• Nenhum resultado encontrado

DE NEGÓCIO NA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA

e processos de negócio em turismo e hotelaria

DE NEGÓCIO NA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA

3.1 O ambiente empreendedor em Portugal

e na Área Metropolitana de Lisboa

A promoção de um ambiente competitivo tem sido o ob- jectivo prioritário dos Programas de Governo no século XXI, realidade que fica bem patente no número de estru- turas de apoio e dinamização actualmente ao empreende- dorismo em Portugal. De acordo com o estudo realizado pela Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras em 2017, destacam-se os seguintes números:

3270 salas de incubação;

3004 startups em incubação (1022 em incubação virtual e 1983 em incubação física);

2547 empregos criados por novas startups nos primeiros 12 meses;

80,43% de taxa de sobrevivência das startups incubadas após 12 meses do início da incubação;

67,76% de taxa de sobrevivência das startups incubadas após 24 meses do início da incubação. fig. 4.1

Neste contexto, a Área Metropolitana de Lisboa des- taca-se com contexto nacional, com um total de 25 incuba- doras (Revista Exame, 2017). fig. 4.2

No seio da AML, a cidade de Lisboa destaca-se no presente âmbito, apresentando um ecossistema já relativa- mente consolidado, pelo menos no que concerne às dife- rentes estruturas que compõem este universo. fig. 4.3

No presente âmbito e no contexto específico de Lis- boa, destaca-se uma estrutura que emanou de uma ideia do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa em 2009/20109: a Startup Lisboa. Fundada oficialmente a 2 de fevereiro de 2012, através de uma parceria entre a Câ- mara Municipal de Lisboa, o Banco Montepio e o IAPMEI, a Startup Lisboa é uma associação privada sem fins lu- crativos que oferece aos empreendedores e empresários espaço para escritórios, além de uma estrutura de apoio

figura 4.1. Caracterização do Ecossistema Nacional 2017

Fonte: Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras (2017).

figura 4.2. Retrato das Incubadoras Nacionais com destaque das existentes na Área Metropolitana de Lisboa (2017)

- orientação, parcerias e benefícios estratégicos, acesso a in- vestimentos, actividades de networking e uma comunidade baseada em conhecimento e compartilhamento, apoia a criação de empresas e os seus primeiros anos de actividade.

Desde a sua fundação em 2012, a Startup Lisboa ma- terializou a sua actividade nos seguintes números:

Lisbon’s presence on Europe’s ecosystem is rather recent but compared to many already established start-up hubs the capital of Portugal already offers dynamic environ- ment for sustainable business expansion and growth

(Startup Heat Map, s.d.)

De acordo com o relatório da Atomico (2017), susten- tado nos questionários online lançados a fundadores de start

-ups europeias pela European Startup Initiative (2017), Lisboa

trata-se de um hit global emergente, sendo a oitava cidade

figura 4.3. Caracterização do Ecossistema do Empreendedorismo na cidade de Lisboa

Fonte: Made of Lisboa (2019).

europeia favorita, entre as 30 consideradas, para a criação de

startups. A qualidade do ecossistema, a facilitação e custos

para fazer negócios e o talento existente foram os factores principalmente indicados para justificar Lisboa como um destino atractivo para a fundação de startups. Ainda segundo os dados da European Startup Initiative (2016), Lisboa é, proporcionalmente, a cidade mais citada pelos fundadores, considerando a falta de atenção dos media.

Recentemente impulsionada pela realização da con- ferência anual Web Summit, a comunidade de starups da capital tem proliferado, sendo sustentada por incubado- ras como a Startup Lisboa, Labs Lisboa, a Inovisa e os Tec Labs e por programas de aceleração como o Building Glo- bal Innovators, a EIT InnoEnergy ou o Lisbon Challenge. Adicionalmente, foi realizado um forte investimento no Hub Criativo do Beato, que será um local de referência para o futuro de Lisboa enquanto cidade empreendedora.

figura 4.4. A actividade da Startup de Lisboa em números (2018)

Pedidos de apoio recebidos 4000

Startups suportadas 300

Nacionalidades dos Empresários de envolvidos 35

Postos de trabalho criados 1870

Investimento realizado pelas startups 100 Milhões

Edifícios históricos reabilitados no centro da cidade com espaços

de trabalho 2

Residência para empreendedores (Casa Startup Lisboa) 1

Business lounge no Aeroporto de Lisboa (Airport Business Center) 1

Programa de soft landing (lançamento em Lisboa) 1

Programas de aceleração (From Start-To-Table, WPP Booster) 2

A lançar brevemente:

Espaço de Incubação para Alimentos e Bebidas 1

Espaço de Incubação no Hub Criativo do Beato 1

3.2. Ideias de Negócio Inovadoras em Turismo

na Área Metropolitana de Lisboa

A dimensão empreendedora e inovadora em turismo no contexto da Área Metropolitana de Lisboa materiali- za-se presentemente num portfolio de novos negócios

figura 4.5. Retrato das Incubadoras Nacionais com destaque das existentes na Área Metropolitana de Lisboa (2017)

Designação Descritivo

Baubnb A Baubnb propõe uma alternativa aos hotéis caninos, ao disponibilizar pet-sitters qualificados e certificados a receber o animal de estimação quando o dono for de férias. Durante este período, é possível receber fotografias no telemóvel ou até realizar uma chamada via Skype.

City Guru A aplicação oferece experiências alternativas de conhecer a cidade, definindo percursos que podem começar com um simples café e passar por pontos como uma estação de metro, jardins secretos ou cemitérios, ou até estilos musicais como kizomba ou kuduro, para além do fado.

Climber Hotel A Climber Hotel é uma ferramenta de revenue management para hotéis independentes, que permite a distribuição do preço ideal e dinâmico, com base na análise do consumo e perfil dos clientes, contribuindo para a optimização de receitas.

Doinn A plataforma facilita o acesso de serviços associados ao arrendamento para férias. Os anfitriões têm acesso a um conjunto de funcionalidades como gestão do calendário, facturação, check-in ou check-out ou serviços de limpeza ou de manutenção da casa. Adicionalmente, também podem melhorar a satisfação dos seus hóspedes ao oferecer eventuais serviços solicitados, tais como bilhetes para exposições, serviços de transfer ou tours.

Explore & Hunt A empresa permite aos utilizadores descobrir o espaço à volta através de um jogo online com desafios e adivinhas como uma caça ao tesouro. Enquanto ganham pontos, as pessoas vão aprendendo factos divertidos sobre as atracções turísticas.

Hijiffy Na Hijiffy, visa-se o benefício mútuo do utilizador, que tem direito a um assistente virtual do hotel que responde às suas dúvidas, e do hotel, ao procurar aumentar o número de reservas diretas, através de um canal de comunicação aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Infraspeak Permite que os gestores hoteleiros se foquem completamente na satisfação dos seus hóspedes, ao tratar do funcionamento das operações do hotel, como por exemplo reportar avarias ao staff, disponibilizar informação necessária aos técnicos para assegurar a manutenção do hotel ou mesmo acções relacionadas com a gestão financeira, de stocks ou humana do hotel, partilhando estas informações com os gestores hoteleiros e executivos em tempo real.

Impactrip O operador turístico promove experiências turísticas alternativas, que combinam o turismo e o voluntariado no sentido de descobrir Portugal de forma diferente e com um impacte social e ambiental positivo.

Live Electric Tours Vencedor do programa de aceleramento do Turismo de Portugal em 2017, possibilita ao turista conhecer Lisboa ao seu ritmo, em regime self-drive, numa viatura 100% eléctrica, equipada com GPS, audio guide, free wifi e ainda uma novidade mundial, uma câmara live, que permite partilhar essa experiência em directo com familiares e amigos, através das redes sociais.

Portugal 4 All Senses A Portugal 4 All Senses propõe-se a oferecer um destino para todos, inclusivo, através eliminação de barreiras em experiências e pacotes