• Nenhum resultado encontrado

a) controladores diretos e indiretos

A Companhia tem como controladores a Cemig Geração e Transmissão – CEMIG GT (“CEMIG GT”), que possuiu 56,69% do seu capital total e 48% do capital votante, e o Fundo de Investimento em Participações Coliseu (“FIP Coliseu”), que possui 38,59% do seu capital total e 49,96% do capital votante. O controle da Companhia é compartilhado e regulado por meio de acordo de acionistas firmado entre a CEMIG GT e o FIP Coliseu.

CEMIGGT

A CEMIG GT é uma das maiores concessionárias de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, em termos de capacidade instalada de geração e receita autorizada de transmissão, respectivamente, conforme dados obtidos da ANEEL. As atividades da CEMIG GT compreendem a geração e transmissão de energia elétrica dentro e fora do Estado de Minas Gerais, sendo que sua principal base de operação está localizada nesse Estado.

A CEMIG GT é subsidiária integral da Companhia Energética de Minas Gerais (“CEMIG”), que, por sua vez, é uma sociedade de economia mista controlada pelo Estado de Minas Gerais, que detém 50,96% do seu capital votante e 22,27% do seu capital social total. A CEMIG apresentou a segunda maior receita líquida do setor elétrico brasileiro em 2011, de acordo com o Sistema de Informações Empresariais Economática, com operações em 22 Estados brasileiros. A CEMIG é responsável pelo atendimento de cerca de 33 milhões de pessoas em 805 municípios em Minas Gerais e no Rio de Janeiro e pela gestão da maior rede de distribuição de energia elétrica da América do Sul, com mais de 490 mil km de extensão. A CEMIG possui uma capacidade instalada de 6.781 megawatts, correspondentes a 5,8% da capacidade brasileira, de acordo com o Relatório Informações Gerenciais da ANEEL, divulgado em março de 2012, e possui, ainda, 10.064 km de linhas de transmissão. Ademais, fornece 2.340 megawatts-médios para o mercado livre de energia do Brasil, o que a Companhia acredita representar cerca de 22,5% do mercado brasileiro.

FIPCOLISEU

O FIP Coliseu é um fundo de investimento em participações constituído exclusivamente para a implementação da operação de aquisição da Companhia pela CEMIG. O FIP Coliseu é administrado pelo Banco Modal S.A. e gerido pela Modal Administradora de Recursos Ltda., gestora de private equity, focada em investimentos nos setores de energia elétrica e de óleo e gás, com mais de R$2,5 bilhões de ativos sob gestão, em março de 2012, sendo que seus principais quotistas são:

(i) a Fundação CEEE de Seguridade Social (24,98% do patrimônio), entidade fechada sem fins lucrativos de previdência complementar patrocinada pela CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações, AES SUL Distribuidora Gaúcha de Energia S.A., Rio Grande Energia S.A., Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e Companhia Riograndense de Mineração, e que conta com, aproximadamente, 14 mil participantes, sendo que a maior patrocinadora é a CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações, que, por sua vez, é controlada pelo Estado do Rio Grande do Sul (100% do capital total);

(ii) o Santander Participações S.A. (24,98% do patrimônio), subsidiária integral do Banco Santander (Brasil) S.A., instituição financeira controlada pela sociedade holandesa Sterrebeeck BV (46,99% do capital total), pela sociedade espanhola Grupo Empresarial Santander S.L. (28,75% do capital social) e pela Santander Insurance Holding S.L. (5% do capital social), sendo ambas controladas pelo Banco Santander S.A., sociedade espanhola cujo capital social se encontra pulverizado, não havendo acionista ou grupo de acionistas controladores;

(iii) a Forluz – Fundação Forluminas de Seguridade Social (22,61% do patrimônio), entidade fechada sem fins lucrativos de previdência complementar patrocinada pela CEMIG, CEMIG D, CEMIG GT, dentre outras, e que conta com, aproximadamente, 21 mil participantes, sendo que as patrocinadoras e os participantes não possuem qualquer vínculo entre eles por força de qualquer acordo de voto, não sendo qualquer deles capaz de individualmente influenciar as atividades da Forluz e/ou originar a orientação dos negócios da Companhia; e

8.1 - Descrição do Grupo Econômico

(iv) o BB–Banco de Investimentos S.A. (15,02% do patrimônio), subsidiária integral do Banco do Brasil S.A., que, por sua vez, é controlado pela Secretaria do Tesouro Nacional (59,10% do capital total).

b) controladas e coligadas

A Companhia é controladora (ou controladora em conjunto) das seguintes sociedades:

• Empresa de Transmissão do Alto Uruguai S.A. – ETAU, sendo a Companhia titular de 52,58% de suas ações, cujo controle é compartilhado juntamente com Eletrosul (27,42%), DME Energética Ltda. (10%) e Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (10%), conforme regulado por meio do acordo de acionistas. A concessão da ETAU compreende 188 km de linhas de transmissão de 230 kV, que se estendem de Santa Catarina até o Rio Grande do Sul, e quatro subestações, sendo três delas compartilhadas e uma própria. Para maiores informações, vide Seções 6.3 e 6.5 deste Formulário de Referência.

• Brasnorte Transmissora de Energia S.A., sendo a Companhia titular de 38,67% de suas ações, cujo controle é compartilhado juntamente com Eletronorte (49,71%) e Bimetal (11,62%), conforme regulado por meio do acordo de acionistas. A concessão da Brasnorte compreende duas linhas de transmissão de energia elétrica de 230 kV, com extensão de aproximadamente 382 km e quatro subestações no Estado do Mato Grosso. Para maiores informações, vide Seções 6.3 e 6.5 deste Formulário de Referência.

• NTE - Nordeste Transmissora de Energia S.A., sendo a Companhia titular de 100% de suas ações. A concessão da NTE compreende 383 km de linhas de transmissão, sendo aproximadamente 200 km de 500 kV, que se estendem de Alagoas até Pernambuco, e 183 km de 230 kV, no Estado da Paraíba. Para maiores informações, vide Seções 6.3 e 6.5 deste Formulário de Referência.

• UNISA - União de Transmissoras de Energia Elétrica Holding S.A., sendo a Companhia titular de 100% de suas ações, observado que a conclusão da aquisição de 50% dessas ações de emissão da UNISA está sujeita à implementação de determinadas condições suspensivas. A UNISA é titular de 100% de participação no capital social total da STE Transmissora de Energia S.A. (“STE”), ATE Transmissora de Energia S.A. (“ATE”), ATE II Transmissora de Energia S.A. (“ATE II”) e ATE III Transmissora de Energia S.A. (“ATE III”). A concessão da STE compreende 389 km de linhas de transmissão de 230 kV, no Rio Grande do Sul. A concessão da ATE compreende 370 km de linhas de transmissão de 525 kV, no Paraná e em São Paulo. A concessão da ATE II compreende 942 km de linhas de transmissão de 500 kV, que se estendem de Tocantins até a Bahia. A concessão da ATE III compreende 454 km de linhas de transmissão de 500 kV, no Pará e no Tocantins. Para maiores informações, vide Seções 6.3 e 6.5 deste Formulário de Referência.

A Companhia não possui coligadas.

c) participações da Companhia em sociedades do grupo

A Companhia não possui participação em outras sociedades do grupo econômico em que se insere, além das participações nas Controladas, conforme descrito no item (b) do item 8.1 deste Formulário de Referência.

d) participações de sociedades do grupo na Companhia

Além dos acionistas participantes do bloco de controle (FIP Coliseu e CEMIG GT), não há sociedades participantes do Grupo TAESA que possuam participações na Companhia.

e) sociedades sob controle comum