• Nenhum resultado encontrado

Se você deseja descobrir as cores e seus estados de espírito atuais, ou de sua vida em um futuro imediato, a adivinhação através das cores pode ajudá-lo.

No documento Astrologia e Artes Adivinhatórias (páginas 83-85)

Seus sentimentos, simpatias e antipatias, seus ímpetos, impulsos e repulsas, seus excessos e frustrações. Seus sentimentos, emoções, sensações, nostalgias. Sua ambivalência, contradições, sua dupla natureza: o instinto e a razão

Primeiro lance: quem sou? Os

significados que aqui damos referem-se às posições (l.a, 2."...), e não às cores que se apresentam, cuja escolha é unicamente estética.

Você, o seu ser profundo, a sua verdadeira personalidade.

Você, suas aspirações, desejos, sonhos, seu ideal, suas verdadeiras motivações, sua imaginação.

Sua aparência, a imagem que tem de si mesmo e a que mostra aos outros.

Sua aparência, relações sociais, a influência que os outros exercem sobre você e as circunstâncias. Sua ambivalência, dúvidas, inquietações morais, materiais ou espirituais.

A

ntes de se aventurar em um lance cromatomânico, é preciso primeiro recortar oito círculos em cartolina ou em papel das seguintes cores: amarelo, escarlate, azul, verde, violeta, castanho, negro e cinzento. Mas, em uma de suas faces, as cores desses círculos deverão ficar ocultas, colando-lhes um mesmo fundo (por exemplo, branco) em todos. Existem duas formas de lance: a pri- meira é realizada com a fmalidade de in- terrogar-se sobre si mesmo, para fazer um pequeno balanço, para saber em que ponto se encontra cada um na vida; a se- gunda é feita para descobrir o futuro imediato. Estes dois lances diferem em seu objetivo e em sua realização.

PRIMEIRO LANCE

Quem sou?

Evidentemente que não devemos reali- zar este lance todos os dias, nem todas

as semanas ou todos os meses, pois em- bora seja verdade que tudo se move, muda e evolui sem cessar em nós e à nossa volta, também é verdade que ne- cessitamos de vários lapsos de tempo para que o nosso comportamento psi- cológico, moral, afetivo ou espiritual se transforme.

Sem dúvida que se pode produzir de um dia para o outro, mas antes que um fenômeno apareça realmente, é neces- sário um certo tempo.

Aconselhamos a realizar este lance, tanto para si como outra pessoa do seu meio, só de vez em quando.

Por exemplo, faça-o pela primeira vez quando descobrir este princípio adivi- nhatório, novo para você, e depois deixe passar um ano, pelo menos, não antes. Exceto se, após a primeira vez, você ou a pessoa que o consultou atravessar uma crise psicológica grave.

Além disso, se utilizar este jogo com de- masiada freqüência e com finalidades psicológicas adivinhatórias, influirá fa- talmente no resultado e na interpretação que poderá obter com o mesmo, pois conheceria demasiado bem as cores. Para realizar o primeiro lance, pode uti- lizar uma simples folha em branco como suporte, para que as cores dos cír- culos fiquem melhor realçadas, ou então elaborar uma espécie de quadro de jogo como explicamos a seguir:

• Trace uma linha horizontal e uma linha vertical que se cruzem no centro. • Em seguida, trace duas linhas diago- nais que cruzem a vertical e a horizon- tal em seu centro.

Você acabou de desenhar uma estrela de oito pontas ou um octógono. Se dese- jar que seu suporte seja perfeito, uti- lize um compasso, um transferidor e uma régua.

Trace então um círculo e divida-o em oito partes iguais, tal como indicamos, com a ajuda do transferidor para traçar as linhas diagonais. Mas também você pode fazer isso sem suporte.

Em todo caso, com ou sem suporte, co- loque os oito círculos coloridos à sua frente:

1. Escolha um, sem pensar demasiado, que corresponda à sua cor favorita do momento.

Ponha-o na ponta superior da estrela que desenhou em seu suporte, isto é, sobre a linha vertical. Se não tiver su- porte, coloque-o simplesmente diante de você, mas bastante afastado da borda da mesa.

2. Em seguida, escolha a segunda cor que mais o atraia e coloque-a na linha diagonal situada à direita da linha ver- tical ou, se não tiver suporte, ligeira- mente abaixo da primeira.

3. Selecione agora uma cor que gostaria de ter ao lado das outras.

Em seguida coloque seu círculo na linha horizontal à direita ou, sem suporte, à direita e abaixo do segundo círculo, de maneira a que os três juntos formem um quarto da roda que desenhou. 4. Continue da mesma forma com os restantes cinco círculos coloridos, indo

da cor que mais gosta para a que menos lhe agrada. O conjunto de cores assim colocadas formará uma roda ou as oito pontas de uma estrela de oito braços. Obviamente que cada colocação tem um significado particular, ao qual po- derá atribuir uma interpretação. De- pois, fazendo a síntese das informações reveladas por este lance, poderá fazer um pequeno balanço de seu estado psi- cológico ou do da pessoa que o con- sulta.

SEGUNDO LANCE O que me espera?

Este segundo lance pode ser realizado com mais freqüência, se se quiser, pois diz respeito ao aleatório, isto é, ao for- tuito ou ao acidental como muitas vezes acontece com os jogos adivi- nhatórios; ou seja, ao que M.-L. Von Franz, uma colaboradora do psicana- lista Carl Gustav Jung chamou o "acaso significativo".

Desta vez, já não se trata de escolher uma cor segundo suas preferências, mas remetendo-se ao acaso, sobre o qual todas as pessoas sabem que faz habi- tualmente bem as coisas.

1. Vire os círculos coloridos de maneira a que não possa vê-los. Misture-os co-

mo se fossem cartas e escolha um, pri- meiro sem virá-lo. Não o coloque no topo da estrela como no lance anterior, mas à esquerda, diante de você se não tiver suporte, e na ponta esquerda da linha horizontal, se realizou um suporte. Uma vez aí colocado, vire-o para cima para descobrir a cor que selecionou. 2. Escolha um segundo círculo e colo- que-o na ponta diagonal que se encon- tra por baixo do que colocou em pri- meiro lugar; se não tiver suporte, ponha-o ligeiramente separado, à direita. Como pode constatar, neste caso dis- pomos os círculos no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio.

3. Da mesma forma, o terceiro círculo, que você escolherá ao acaso, deverá ser colocado abaixo da linha vertical ou, se preferir, à direita e ligeiramente por baixo da segunda.

4. A seguir, continue o jogo segundo o mesmo princípio, até chegar a formar uma roda ou uma estrela com 8 círcu- los coloridos.

Depois disto, só lhe restará realizar uma interpretação deste lance, seguindo a ordem de sua escolha das cores, pois cada círculo se encontra em u m lugar preciso e tem um sentido particular; mas isso veremos mais adiante.

Seus projetos, amigos, segredos.

Você e seu presente, suas iniciativas.

Suas aquisições, a segurança de sua situação, seus contatos,

relações com os que lhe são próximos.

Segundo lance: que me espera? Como no primeiro lance, são as posições que têm significados particulares, não as cores.

Seus êxitos, sua vida social e profissional.

Suas mudanças, dons, proezas, suas especulações, aspirações, suas eventuais novas possibilidades.

Suas relações exteriores, seu parceiro ou cônjuge, suas associações.

Seus sentimentos, desejos, motivações, seu trabalho, sua vida cotidiana, sua saúde. Sua família, lar, residência.

A cromatomancia

No documento Astrologia e Artes Adivinhatórias (páginas 83-85)

Outline

Documentos relacionados