• Nenhum resultado encontrado

Em linhas gerais, o desenho da pesquisa diz respeito à estrutura geral ou planejamento do estudo, onde se destacam o tipo de trabalho, o tipo de população, o método de análise e o processo de coleta de dados (Maxwell, 2002). Para Flick (2009), o desenho da pesquisa é o desenvolvimento de um plano para coletar e analisar as evidências que permitirão responder as questões de perguntas.

Flick (2009) ainda destaca que, o desenho da pesquisa considera importantes todos os aspectos da pesquisa que permitam a rastreabilidade, e consequentemente conduzam à confiabilidade. Que devem incluir o detalhamento dos métodos de coleta de dados, análise e avaliação dos resultados (Flick, 2009). Para tal, o desenho desta pesquisa foi dividido quatro etapas até chegar à criação do framework baseado nas questões de pesquisa e nos instrumentos utilizados.

Os dados a serem aplicados neste estudo são oriundos de pesquisas na literatura disponível no momento de elaboração do trabalho: publicações periódicas (jornais e revistas científicas nacionais e internacionais), documentos eletrônicos e impressos diversos.

Esse tipo de abordagem, atendeu ao requisito metodológico de ser bibliográfico, e teve como objetivo geral analisar as principais características reveladas pela produção científica internacional escritas em idioma: inglês, espanhol e português, publicados no período de 2010 até 2019.

No caso desta tese, a pesquisa documental envolveu-se com os documentos institucionais dos maiores órgãos de governança do mundo, tais como: OCDE, Banco Mundial, Instituto de Governança do Canadá, Livro branco da governança europeia para a obtenção dos dados primários. Com relação à pesquisa documental, foram escolhidos materiais que de acordo com Gil (2007) “[...] não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados” (Gil, 2007, p.45).

O desenho de pesquisa está divido em quatro etapas e pode ser visto no Quadro 16, e que apresenta:

1) Construção teórica da pesquisa. Trata-se da macrovisão da tese, é o Project charter do trabalho, onde se elaboraram os elementos iniciais que nortearam o desenvolvimento desta tese. Aqui, foi definido o objetivo (o que seria feito). 2) Estabelecimento da metodologia. Etapa de escolha dos métodos científicos a

serem usados para a elaboração do trabalho, procurou-se uma metodologia moderna adequada aos novos tempos dos destinos turísticos inteligentes, que

permitisse a entrega de valor rápido. A metodologia ágil preencheu essa lacuna, então, estudou-se o Scrum e seus ritos para identificar se serviría para o desenvolvimento de uma metodologia científica adequada às demandas da academia. Nesta seção, foi definida de que maneira seria realizado todo o trabalho (o como seria feito).

3) Processamento de dados. Na etapa de ação, a partir da revisão sistematizada da literatura entrou no processo de adaptação do Scrum, definindo papeis e responsabilidades. Depois, entrou em um ciclo virtuoso de desenvolvimento, ao elencar das funcionalidades mais importantes para o momento, criadas listas de macroatividades, estas por sua vez, foram desdobradas em atividades e ações, que foram reduzidas a tarefas, que foram colocadas dentro das Etapas com seus respectivos ciclos e que produziram artefatos de tese. Para finalizar a Etapa os artefatos produzidos foram quando possível integrados uns aos outros. Este processo foi repetido várias vezes, até esgotar todas as funcionalidades e consequentemente finalizar todas as Etapas.

4) Integração e resultados. Os artefatos produzidos em cada ciclo foram sendo encaixados uns aos outros ao finalizar cada funcionalidade e posteriormente foram encapsulados em seções da tese. A funcionalidade “referências” foi também finalizada e o trabalho foi enviado para aprovação dos professores orientadores, ao obter a anuência, foi enviado para a adequação das normas e revisão do sintética e semântica. Finalmente foi apresentado para avaliação final da tese.

Para o desenho da pesquisa foi efetuada uma adaptação da engenharia de software, baseada nos livros: engenharia de software uma abordagem profissional, de Roger Pressman (2011), o livro de Ian Sommerville (2011) intitulado apenas de engenharia de software e do Guia de referência do Scrum elaborado pela Scrum Organization. Fazendo uma correlação entre o processo de desenvolvimento de sistemas de informação e seus estágios, e as etapas do desenho da pesquisa, que vão evoluindo o software desde a análise dos requisitos (coleta de dados), passando pelas fases de avaliação dos processos do sistema (tratamento dos dados) até a entrega (apresentação do framework), conforme o Quadro 17.

1ª Etapa – Fase Exploratória C onst ruç ão T eór ic a da Pesqui sa

Elaboração da introdução da tese, objetivos e justificativa. Determinar o modelo de revisão da literatura a ser efetuado.

Determinação dos critérios para o levantamento bibliográfico e webgráfico. Confecção inicial da ficha para extração de dados da revisão da literatura. Bosquejo inicial do referencial teórico incluindo os clássicos da literatura.

Definição da configuração teórica. Corpus inicial do framework de governança. (Construção conceitual do framework) Elaborar a primeira (1ª) seção da tese (o que fazer).

2a Etapa – Preparação da Pesquisa

E st abe lec im ent o da m et o dolog ia Escolha do modelo a ser usado.

Identificação das principais metodologias usadas na academia, para o desenvolvimento de trabalhos científicos. Seleção da metodologia Ágil.

Análise da metodologia Ágil XP versus a Metodologia Ágil Scrum

Avaliação do Scrum como metodologia científica

Escolha do Scrum como metodologia de trabalho.

Seleção de material a ser usado sobre a metodologia Scrum

Análise das técnicas e processos utilizados na pesquisa científica para a formulação de trabalhos acadêmicos X Scrum.

Definir os critérios e filtros para a revisão sistematizada da literatura usando o protocolo de Kitchenham e Charters (2007).

Revisão

sistematizada da literatura

Planejamento da revisão

Condução da revisão, seleção do material a ser usado ao longo do trabalho. Avaliação da qualidade dos estudos encontrados. Extração e síntese dos dados.

Apresentação e análise dos resultados encontrados. Adicionar material

que não foi incluído na revisão da literatura

Busca das normas internacionais sobre governança e melhoria constante. Busca de modelos de governança internacionais

Proces sa m ent o de dad o s

Adaptação do Scrum. Adaptação do Scrum, definição de papeis e responsabilidades.

Este processo será repetido até a atingir o final da lista de

funcionalidades.

Elaboração da Lista de funcionalidades priorizada;

Desdobramento em tarefas

Etapa (ciclo de atividades) Processo de circularidade

Busca e leitura Sintetizar e extrair Elaboração de artefato (parcial ou completo)

Verificar a completude e a qualidade do artefato; Integrar com outros artefatos correlatos;

Aprovação do conjunto de artefatos.

Integração do artefato com teste de coesão e acoplamento. Encapsulamento do conjunto de artefatos dentro da seção.

4ª Etapa – Apresentação dos resultados

Int eg raç ão e re sul tado s

Elaboração das conclusões, limitações e trabalhos posteriores. Integração de todo o trabalho e revisão final.

Encaminhamento para a confecção de capa, índice, revisão das normas ABNT e APA para as referências, numeração de páginas etc.

Encaminhamento para revisão sintética e semântica do trabalho. Convidar os professores para a apresentação final da tese.

Encaminhamento para os professores avaliadores e apresentação do trabalho. Fonte: Elaborado pelo autor baseado em Creswell (2010).