• Nenhum resultado encontrado

O diagnostico sobre a gestão das florestas públicas no Brasil tem por objetivo enfatizar os processos de (1) planificação, (2) de formulação e implementação da política ambiental no Brasil á luz do conhecimento (3) lei de gestão sustentável das florestas públicas. Para cumprir com tais objetivos, os diagnósticos deverão estar orientados no sentido de responder as seguintes perguntas:

1. Em relação ao processo de planificação:

1.1. Quais são os principais objetivos das políticas e programas florestais e quais são os instrumentos de que dispõe o governo para a sua realização?

1.2. Existe alguma oposição regional ou local em relação às ações executadas ao nível nacional?

1.3. De onde provêem (e como se atribuem) as prioridades estabelecidas e qual é a base de poder real dos responsáveis pelas políticas florestais?

1.4. Qual é o processo utilizado para garantir a participação de todos os setores sociais na formulação dessas políticas?

1.5. Como se definem os níveis de recursos destinados às políticas florestais?

1.6. Quais são as principais fontes de financiamento com o qual conta o setor florestal (nacionais, internacionais, privadas, publicas, participação do usuário)?

1.7. Qual foi a recente evolução do gasto público dedicado a programas e políticas ambientais (percentual do PIB, do gasto publico total e gasto por habitante), bem como aquela voltada para o setor florestal?

2. Em relação à formulação implementação da política ambiental no Brasil à luz do conhecimento.

2.1. Qual é a estrutura organizacional do setor ambiental e florestal no Brasil e como estão organizados os programas nesta área?

2.2. As organizações governamentais ambientais que atuam a nível local dependem do poder central ou existem níveis de autonomia entre a estrutura nacional, regional e local?

2.3. Quais são os aspectos marcantes da “cultura” e da historia recente de organizações encarregadas das políticas e programas ambientais; e em que medida a “essência” dessas organizações é compatível com a participação de distintos setores sociais na formulação de políticas?

2.4. Quais são os grupos políticos, grupos de interesse e organizações de base com especial expressividade na área ambiental e no Setor Florestal, e qual é a composição e atuação social de seus membros, e como definem seus objetivos?

2.5. Qual grau de importância tem as organizações voluntarias e não-governamentais na política ambiental e florestal?

2.6. Que graus de concessão ou de conflito prevalecem na formulação e implementação da política ambiental e especificamente a florestal no Brasil? Como se conseguiu que diversos grupos sociais aceitem as decisões relacionadas a essas políticas?

2.7. Que tipo de controle exerce os partidos políticos e o poder legislativo nas ações da área ambiental da Administração Pública?

2.8. Qual tem sido o tipo de resposta do Estado às mobilizações populares e reivindicadoras em torno às questões ambientais no Brasil?

2.9. O interesse criado a partir da execução de políticas e programas ambientais representa amplos setores sociais ou permitiu, em troca, o surgimento de clientelas (oligarquias?) cujos objetivos a longo prazo poderiam contrariar a própria finalidade dos programas?

2.10. A execução de programas ambientais favorece o domínio de uma perspectiva profissional especifica? De que maneira isto poderia distorcer os objetivos acordados? 2.11. Que medidas específicas foram previstas para garantir que nenhum grupo social fique excluído da formulação da política ambiental ou florestal, ou seja, discriminado na distribuição de resultados?

2.12. Existem mecanismos de cogestão nos programas de meio ambiente e/ou florestais? Como operam e quem participa desses?

2.13. Quais os mecanismos o governo utiliza para fazer a ponte entre a formulação da política ambiental e geração de conhecimento?

2.14. Como se dá a relação dos formuladores de política com o conhecimento gerado pelas comunidades científica e tradicional?

2.15. Quais mecanismos utilizados para avaliação da qualidade da informação científica e técnica utilizada pelos formuladores de política? Como se configura o processo decisório nesse caso?

3. Em relação à Lei de Gestão de Florestas Públicas

3.1. Como você avalia a criação do Serviço Florestal Brasileiro?

3.2. Como os aspectos históricos, culturais e institucionais refletem na formulação da Lei de Gestão de Florestas Públicas?

3.3. Quais mecanismos e critérios técnicos foram considerados na formação do Cadastro Nacional de Florestas Públicas e no Plano Anual de Outorga Florestal?

3.4. Quais instrumentos e mecanismos foram utilizados para a participação dos diversos atores das esferas pública, privada e social no processo de formulação da Lei de Gestão de Florestas Públicas? Você identifica a falta de algum ator relevante no processo?

3.5. Como foram definidos os conteúdos mínimos do Estudo de Impacto Ambiental exigido para o manejo florestal bem como os critérios para aprovação dos Planos de Manejo Florestal Sustentável? Quais tipos de conhecimento são utilizados na avaliação dos mesmos?

3.6. Como se dá a configuração e distribuição dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Florestal, criado pela Lei de Gestão de Florestas Públicas, e quem participa nas diversas etapas de decisão em relação ao montante de recursos atribuídos?

3.7. Quais os mecanismos e critérios de valoração dos bens e serviços florestais utilizados na concessão florestal previstos na lei, em suas respectivas regulamentações, bem como na formulação do preço mínimo no processo licitatório?

3.8. Como e quais atores e entidades que participaram do processo decisório na valoração das áreas previstas para concessão?

3.9. Quais critérios foram utilizados na formulação das fórmulas para atribuir nota técnica aos projetos na licitação?

3.10. Até que ponto os percentuais previstos para a reserva absoluta previstos em lei asseguram a manutenção do equilíbrio ecológico?

3.11. Quais impactos que a lei pode trazer para o mercado de bens e serviços florestais e para a geração de emprego e renda nas comunidades?

3.12. De que forma a lei pode impactar no acesso das comunidades locais às florestas públicas e aos benefícios decorrentes da criação de Reservas Extrativistas e de Desenvolvimento Sustentável?

3.13. Existem instrumentos e atividades efetivas para o fomento ao conhecimento e conscientização da população sobre a importância da conservação e uso sustentável das florestas, bem como programas e projetos de capacitação para empreendedores locais?

3.14. Quantas consultas públicas e de que forma as mesmas foram consideradas no processo decisório na formulação e implementação da Lei?

3.15. Como os Estados, Distrito Federal e Municípios irão promover as adaptações necessárias de sua legislação à prescrição da lei?