• Nenhum resultado encontrado

Advertência verbal

Advertência

153

3. REQUISITOS

O contrato de trabalho por prazo determinado deverá ser efetuado por escrito e depende da existência de algumas circuntâncias de duração para ter legitimidade, como segue:

a) Termo prefixado - data certa para a extinção do contrato;

b) Execução de serviços específicos fora da atividade-fim da empresa - contratação de técnico para treinamento de operadores, na implantação de equipamento altamente sofisticado;

c) Certo acontecimento suscetível de previsão aproximada - como ocorre na hipótese do trabalho por safra.

3.1 PRESSUPOSTOS DE VALIDADE

A validade do contrato por prazo determinado só se configura quando existir uma das situações indicadas no § 2° do artigo 443 da CLT.

 Serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo - está relacionado com um trabalho exigido excepcionalmente pelo processo produtivo, como a contratação de trabalhadores para consertar uma máquina estragada, ou vincula-se a necessidade de substituir um trabalho em especial (empregado doente ou em férias), contrato de substituição.  Atividades empresariais de caráter transitório - neste caso, trata-se de empresas cujas atividades se dão por fluxos, por exemplo, uma empresa teatral ou de espetáculos que contrata um artista ou um cantor, para apresentação durante um temporada.

 Contrato de experiência - para ser estabelecido, é necessário que a experiência seja real e palpável e que esteja relacionada com uma espécie de prestação que realmente se adeqüe à necessidade de prova. A prova é relativa as habilidades técnicas, relacionadas com o ofício para o qual foi contratada.

3.2 PROVA DO CONTRATO

Ao empregador, caberá provar a determinação do prazo, através do contrato escrito e das anotações efetuadas na Carteira de Trabalho.

3.3 DURAÇÃO

O contrato de trabalho por prazo determinado não pode ser estipulado por mais de 02 anos. (Art. 445, caput, CLT).

O contrato de experiência não poderá exceder a 90 dias (Parágrafo único, art. 445, CLT).

3.4 PRORROGAÇÃO

Em relação ás reiteradas prorrogações do contrato por prazo determinado, a lei em vigor admite apenas uma prorrogação, pois a segunda prorrogação ensejaria, a partir deste momento, a vigência deste contrato sem determinação de prazo.

Asseveramos que considera-se válido o contrato e a primeira prorrogação e desde que a soma dos dois períodos não ultrapasse dois anos. Utiliza-se esse mesmo raciocínio para o contrato de experiência.

4. CONTRATO POR PRAZO INDETERMINADO

O contrato de trabalho por prazo indeterminado, como acontece nos demais contratos dessa natureza, realiza-se, de regra, no que se refere á sua duração, sem determinação de prazo.

154 Juridicamente a indeterminação do prazo se presume, por conseguinte, deverá a empresa quando adotar contrato de trabalho por prazo determinado fazer de forma expressa, ou seja, por escrito. Caso não esteja fundamentado nos itens anteriores, o contrato será considerado sem duração certa, ou seja, por prazo indeterminado, e regulado pelas normas próprias, a tal contrato (Art. 451, CLT).

5. SUCESSÃO DE CONTRATOS

Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 06 meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos.

A empresa não poderá celebrar com o mesmo empregado contrato de trabalho por prazo determinado num período inferior a 06 meses.

6. RESCISÃO DO CONTRATO

Detrato de trabalho por prazo determinado poderá ser rescindido pela extinção normal do contrato, ou seja, pela expiração normal do prazo pré-estabelecido.

Neste caso, será devido ao trabalhador, apenas, a quitação das verbas rescisórias, tais como 13° salário, saldo de salários e férias acrescidas de 1/3. Não será devido o Aviso Prévio, a multa do FGTS, nem qualquer tipo de indenização.

6.1 RESCISÃO ANTECIPADA

O contrato de trabalho por prazo determinado permite a ambas as partes, a qualquer momento, rescindir o contrato, sem que se possa falar em aviso prévio, a não ser que a prestação de serviços prossiga após o prazo máximo previsto para o contrato.

Na rescisão injusta desse tipo de contrato, por parte do empregador, antes do prazo, será devido ao empregado, a título de indenização, 50% dos salários a que teria direito, contados da data da rescisão até o momento preestabelecido para o término do contrato (Art. 479, CLT).

6.2. RESCISÃO POR INICIATIVA DO EMPREGADO

O empregado poderá rescindir o contrato antes do prazo, sem motivo justificado, entretanto, poderá ter que pagar a indenização citada no item anterior, se houver termo estipulado no contrato e se da ruptura deste ensejar em prejuízos ao empregador.

7. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO DA LEI N° 9.601/98

A Lei n° 9.601/1998, regulamentada pelo Decreto n° 2.490, de 04/02/1998 trazem, para trabalhadores e empregadores, a possibilidade de utilização de uma antiga previsão da CLT com uma nova roupagem, o contrato por prazo determinado, desde que precedido de negociação coletiva.

Esta modalidade de contrato por prazo determinado se distingue daquela prevista na CLT quanto aos requisitos para contratação e no que diz respeito a determinadas obrigações e direitos de ambas as partes.

7.1. CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS

O contrato abrange qualquer atividade desenvolvida pela empresa ou estabelecimento.

A pré-condição para a empresa contratar dessa forma é a de aumento do número de empregados do estabelecimento. Por essa razão, não é possível a empresa utilizar essa alternativa para substituir seus empregados permanentes (contratados por prazo indeterminado) por outros contratados por prazo determinado. Isto seria fraude, como prelaciona o artigo 9° da CLT.

155

7.2. INSTRUMENTO COLETIVO DE TRABALHO

O contrato deve ser instituído por convenção ou acordo coletivo que estipulará as regras básicas, além de outras cláusulas de interesse das partes, respeitados os limites da nova Lei.

A Convenção ou o Acordo coletivo estabelecerá, obrigatoriamente, a indenização devida no caso de rescisão antecipada (quando uma das partes resolver terminar o contrato antes do prazo combinado).

7.3. PRORROGAÇÃO DO CONTRATO

As partes ao realizarem este contrato por prazo determinado podem prorrogar por mais de uma vez, sem que se torne por prazo indeterminado, desde que não ultrapasse o limite de 02 anos.

A empresa deverá aguardar o intervalo de 06 meses para contratar novamente o mesmo trabalhador por prazo determinado.

7.4. DEPÓSITOS MENSAIS - CONVENCÃO OU ACORDO COLETIVO

Na convenção ou no acordo coletivo, as partes estabelecerão a obrigatoriedade de a empresa efetuar depósitos bancários mensais, sem natureza salarial, em nome de cada empregado. O trabalhador poderá retirar os valores depositados na forma e ocasião que forem estabelecidas em convenção ou acordo coletivo de trabalho. Estes depósitos não substituem o recolhimento do FGTS, que, nesta modalidade, é de 2%, com acréscimo de 0,5% de contribuição social para algumas empresas, de acordo com a Lei Complementar n° 110/2001.

CONTRATO DE APRENDIZAGEM