• Nenhum resultado encontrado

O termo teste designa um conjunto de provas que se aplica a pessoas para apreciar seu desenvolvimento mental, suas aptidões, habilidades, conhecimentos etc. Na realidade o teste é uma medida de desempenho ou de execução, seja através de operações mentais ou manuais, de escolhas ou de lápis-papel. O teste é geralmente utilizado para servir de base para melhor conhecer as pessoas nas decisões de emprego, de orientação profissional de avaliação profissional, de diagnóstico de personalidade etc. Os testes psicométricos constituem uma medida objetiva e estandardizada de amostras do comportamento das pessoas. Sua função é analisar essas amostras de comportamento humano, examinando-as sob condições padronizadas e comparando- as com padrões baseados em pesquisas estatísticas.

Aptidão como base para a capacidade.

O resultado do teste psicométrico de uma pessoa é comparado com os padrões de resultados alcançados por uma amostra representativa de pessoas e, assim, enquado em percentis. Os testes psicométricos focalizam principalmente as aptidões, procurando a determinação de quanto elas existem em cada pessoa, com o intuito de generalizar e prever aquele comportamento em determinadas formas de trabalho.

Os testes psicométricos baseiam-se nas diferenças individuais das pessoas, que podem ser físicas, intelectuais e de personalidade. Analisam o quanto variam as aptidões de um

Capacidade Treinamento ou exercício ou prática Aptidão

=

+

74 indivíduo em relação ao conjunto de indivíduos tomados como padrão de comparação. Assim, os resultados dos testes de uma pessoa são comparados com as estatistícas de resultados, recebendo valores em percentis em relação ao padrão de comparação.

Enquanto as provas de conhecimentos ou de capacidade medem a capacidade de realização atual de uma pessoa, os testes psicométricos enfatizam as aptidões individuais. Há grande diferença entre aptidão e capacidade. A aptidão nasce com as pessoas, é inata e representa a predisposição ou potencialidade da pessoa em aprender determinada habilidade de comportamento. A aptidão, por ser inata, pode passar despercebida pela pessoa, que deixa de utilizá-la durante toda sua vida. Assim, a aptidão é uma habilidade em estado latente ou potencial na pessoa e que pode ser desenvolvida ou não por meio do exercício ou da prática.

Capacidade é a habilidade atual da pessoa em determinada atividade ou compor-

tamento. Ela é adquirida do desenvolvimento de uma aptidão preexistente por meio do treinamento ou da prática ou exercício. Assim, a capacidade está plenamente disponível e pronta para ser utilizada pela pessoa em suas atividades. É a habilidade atual da pessoa.

Enquanto uma prova de conhecimento ou de capacidade oferece um diagnóstico das habilidades da pessoa, um teste de aptidão oferece um prognóstico futuro de seu potencial de desenvolvimento.

Aptidão Capacidade

 Predisposição natural para determinada atividade ou tarefa.

 Existe sem exercício prévio, sem treino ou aprendizado.

 É avaliada por meio de comparações.

 Permite prognosticar o futuro do candidato no cargo.

 Transforma-se em capacidade por meio de exercício ou treinamento.

 É a predisposição geral ou específica para aperfeiçoamento no trabalho.

 Possibilita o encaminhamento futuro para determinado cargo.

 É estado latente e potencial de comportamento.

 Habilidade adquirida para realizar determinada ati- vidade ou tarefa.

 Surge depois do treinamento ou do aprendizado.  É avaliada pelo rendimento no trabalho.

 Permite diagnosticar o presente: refere-se à habili- dade atual do indivíduo.

 É o resultado da aptidão depois de exercitada ou treinada.

 É a disposição geral ou específica para o trabalho atual.

 Possibilita a colocação imediata em determinado cargo.

 É estado atual e real de comportamento.

Diferenças entre aptidão e capacidade.

Uma interessante abordagem das aptidões é oferecida pela teoria multifatorial de Thuurstone. Segundo ele, a estrutura mental das pessoas é formada por um número relativamente pequeno de grandes fatores mais ou menos independentes entre si, cada um deles responsável por determinada aptidão. Thurstone definiu cerca de sete fatores especifícos e acrescentou um fator geral (Fator G), ao qual denominou inteligência geral, e o que preside e complementa todas as aptidões. A seguir construiu uma série de testes para medir cada um dos sete fatores específicos. Os fatores específicos são:

1. Fator V: ou compreensão verbal. Relaciona-se com a facilidade no uso adequado das palavras. É também denominado aptidão verbal e envolve raciocínio verbal. Os testes para o Fator V envolvem leitura, analogias verbais, sentenças desordenadas, vocabulário etc. Seria o fator mais encontrado em escritores, poetas e pessoas que sabem utilizar as palavras.

2. Fator W: ou fluência de palavras (word fluency). Relaciona-se com a fluência verbal, isto é, com a facilidade de falar. Seria o fator mais encontrado em oradores, vendedores e pessoas que falam bem.

3. Fator N: ou fator numérico. Está diretamente relacionado com a rapidez e exatidão em cálculos numéricos simples. Seria o fator mais encontrado em pessoas que fazem cálculos mentais com rapidez.

4. Fator S: ou relações espaciais. É a habilidade para visualizar relações espaciais em duas ou três dimensões. Seria o fator mais encontrado em projetistas, desenhistas, motoristas de

75 caminhões e pessoas que fazem cálculos geométricos ou projeções mentais a respeito de espaço e diensão.

5. Fator M: ou memória associativa. Envolve facilidade de memorização, que pode ser visual (de imagens, símbolos, palavras escritas etc.) auditiva (palavras ouvidas, sons, música etc.) etc.

6. Fator P: ou rapidez perceptual. É a habilidade para perceber rápida e exatamente detalhes visuais ou reconhecer rapidamente similiraridades e diferenças. É também denominado aptidão burocrática ou atenção concentrada. Seria o fator mais encontrado em funcionários que trabalham com números e letras (como digitadores, auxiliares de escritório etc.),

7. Fator R: ou raciocínio. Pode ser tanto o raciocínio indutivo ou concreto (das partes para o todo) como o raciocínio dedutivo ou abstrato (d todo para as partes).

Nome:_______________________________________ Data:_____ /_____ /________ 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 1. Fator G 2. Fator V 3. Fator W 4. Fator N 5. Fator S 6. Fator M 7. Fator P 8. Fator R

Laudo de resultados detestes psicométricos.