• Nenhum resultado encontrado

Divisões: Número de Cargos de Supervisão/Especialização das Divisões:

1 INTRODUÇÃO 1.1 TEMA

4 A CONTROLADORIA EXISTENTE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

2. Divisões: Número de Cargos de Supervisão/Especialização das Divisões:

Diferenciação Vertical: 1. Níveis de Supervisão:

A Auditoria e a Controladoria realizam atividades na Sede (Reitoria), no Hospital Universitário, e nos Campi (Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo). Desta forma, verifica-se que a Auditoria e a Controladoria da Sede desenvolvem a supervisão das atividades realizadas no Hospital e nos quatro campi, o que se constituiria em seis níveis de supervisão.

2. Cargos de Supervisão x Cargos de Produção:

A Auditoria Interna, conforme informado, possui apenas um profissional na sede além do Auditor-Chefe. Não foi mencionado sobre a existência de profissionais no Hospital Universitário ou nos Campi.

A Controladoria Interna, por sua vez, somente mencionou sobre a existência da Controladora-Chefe. Não foi mencionado sobre a

existência de profissionais no Hospital Universitário ou nos Campi. Dispersão Geográfica

Nº Localidade Fora da Sede:

A Auditoria e a Controladoria atuam, além da sede (Cascavel) e no Hospital Universitário, nos campi: Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

2. Amplitude do Controle – Distribuição de Subordinados: Número de subordinados por Divisão:

Não há Divisões nem na Auditoria Interna, nem na Controladoria Interna. Há apenas uma servidora subordinada na Auditoria Interna. Não há subordinados na Controladoria Interna, existindo apenas a Controladora-Chefe.

Número de subordinados da Direção do Órgão: 1 3. Departamentalização - Forma de agrupamento de tarefas:

Por Processos: controles financeiros, contábeis e operacionais, controle do patrimônio, controle da legalidade, entre outros.

4. Processo Decisório - Formas do Processo Decisório

Pode-se considerar que é centralizado na figura do Auditor Chefe, no caso da Auditoria Interna, e na figura da Controladora Chefe, no caso da Controladoria Interna.

5. Formalização - Normas e Procedimentos

Há pouca formalização das normas e procedimentos referentes à Auditoria Interna e à Controladoria Interna, tanto que as unidades nem são mencionadas no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade. Nas respectivas páginas apenas constam pareceres, não constando nenhuma norma quanto aos procedimentos realizados por estas unidades.

6 . V ar iá v ei s d a E st ru tu ra 1. Tamanho e Estrutura

As seguintes características revelam as dimensões da Universidade (Fonte: UNIOESTE, 2013F, Ano Base: 2012):

a) Número de Acadêmicos da Graduação: 9.295 b) Número de Cursos de Graduação: 50

c) Número de Acadêmicos Pós-Graduação Graduação (strito e lato sensu): 1.668

d) Número de Cursos de Pós-Graduação(stricto e lato sensu) 39 e) Número de Docentes: 1.229

f) Número de servidores da área administrativa: 493 Estrutura (Estatuto, UNIOESTE, 2013):

Nível de Administração Superior: ≈9

- Gabinete do Reitor; Pró-Reitorias: de Graduação, de Pesquisa e Pós- Graduação, de Extensão, de Administração e Planejamento; Secretaria Geral; Assessorias; Órgãos de Apoio; Órgãos Suplementares.

Obs. Assessorias, Órgãos de Apoio e Órgãos Suplementares citados mas não especificados.

Nível de Administração Intermediária: ≈35 (Considerando-se 5 campus)

- Gabinete do Diretor-Geral de Campus; Assessorias; Secretaria Administrativa; Secretaria Financeira; Secretaria Acadêmica; Órgãos de Apoio e Suplementares

Obs. Assessorias, Órgãos de Apoio e Órgãos Suplementares citados mas não especificados.

Nível de Administração Básica: ≈16

- Direção de Centro: 16 (especificado no Boletim de Dados, UNIOESTE, 2013F)

Cascavel:

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas Centro de Educação, Comunicação e Artes Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Centro de Ciências Sociais Aplicadas Foz do Iguaçu:

Centro de Educação e Letras

Centro de Engenharia e Ciências Exatas Centro de Ciências Sociais Aplicadas Francisco Beltrão:

Centro de Ciências Humanas Centro de Ciências Sociais Aplicadas Marechal Cândido Rondon: Centro de Ciências Agrárias

Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Toledo:

Centro de Ciências Humanas e Sociais Centro de Engenharia e Ciências Exatas Centro de Ciências Sociais Aplicadas

- Órgãos de Apoio e Suplementares: não especificado 2. Tecnologia

Não é mencionado a existência de sistema de informação específico para Auditoria ou para a Controladoria. Contudo a página contém informações que sugerem haver sistemas de informações específicos isolados nas unidades da Universidade. A Controladoria utiliza-se também do sistema de informações da Controladoria Geral do Estado, conforme mencionado anteriormente.

4.2.4 Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Obteve-se informação na Universidade de Ponta Grossa, via telefônica, de que a unidade de Controle ainda está para ser criada. Realmente, verificou-se que, no Regimento e no Estatuto da Universidade, não há menção sobre a unidade. No entanto, verificou-se, no Organograma (UEPG, 2013) e na página da Reitoria da Universidade (UEPG, 2013B), a existência de uma Coordenadoria de Controle Interno e uma Coordenadoria de Sindicância e Processo Administrativo. Essas unidades, no entanto, não possuem uma página específica. Dessa forma, verifica-se que os órgãos estão previstos, porém ainda em fase de estruturação que deve estar sob a responsabilidade pelos coordenadores designados.

Com relação à ouvidoria, a Universidade disponibiliza o link http://www.ouvidoria.pr.gov.br/, remetendo o reclamante à Ouvidoria Geral do Estado.

Com relação às informações da estrutura da Universidade, elas estão disponíveis na página, possibilitando a análise de sua dimensão, da qual se obtém o seguinte perfil,quadro 18:

Quadro 18 - Perfil da Estrutura da Unidade de Controle da Universidade - UEPG 1 . C ad ei a d e C o m an d o /C o m p le x id ad e/ G ra u d e E sp ec ia li za çã o Diferenciação Horizontal: 1. Tarefa: Especializada/Não-Especializada:

Ainda que se possa apenas considerar como atribuições do agente de controle interno as definidas pela Controladoria Geral do Estado, as quais deverão ser consideradas pelos responsáveis pela estruturação da Coordenação de Controle Interno, é possível identificá-las como tarefas especializadas, envolvendo normativas técnicas desta Controladoria e que requerem conhecimentos das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Direito.

2. Divisões: Número de Cargos de Supervisão/Especialização das Divisões: não consta

Diferenciação Vertical:

1. Níveis de Supervisão: não consta

2. Cargos de Supervisão x Cargos de Produção:

Não há cargos de produção, não havendo, portanto, cargos de supervisão, sendo o agente responsável apenas pelas próprias atividades, no momento.

Dispersão Geográfica Nº Localidade Fora da Sede:

O organograma da universidade (UEPG, 2013B) há quatro campi fora da sede: Telêmaco Borba, Castro, São Mateus do Sul, Jaguariaíva. 2. Amplitude do Controle – Distribuição de Subordinados:

Número de subordinados por Divisão: Não há, no momento.

Número de subordinados da Direção do Órgão: Não há, no momento. 3. Departamentalização - Forma de agrupamento de tarefas:

Não há, no momento.

4. Processo Decisório - Formas do Processo Decisório

Pode-se considerar que é centralizado na figura do agente de controle, tendo em vista que não há outros agentes atuando consigo.

5. Formalização - Normas e Procedimentos

Ainda não há formalização concretizada no Estatuto e Regimento da universidade, ou em Regimento da unidade à qual virá a ser vinculada. Provavelmente esteja em processo de aprovação nos colegiados.

6 . V ar iá v ei s d a E st ru tu ra 1. Tamanho e Estrutura

As seguintes características revelam as dimensões da Universidade (Fonte: UEPG, 2013C, Ano Base: 2012):

a) Número de Acadêmicos da Graduação: 12.039 b) Número de Cursos de Graduação: 32

c) Número de Acadêmicos Pós-Graduação Graduação (strito e lato sensu): 1.919

d) Número de Cursos de Pós-Graduação (stricto e lato sensu): 31 e) Número de Docentes: 859

f) Número de servidores da área administrativa: 814 Estrutura (Fonte: Organograma: UEPG, 2013B): Estrutura de Assessoramento Superior: 10

- Secretaria da Reitoria; Procuradoria Jurídica; Assessoria de Comunicação Social; Assessoria de Captação de Recursos; Secretaria Especial de Registro de Diplomas; Núcleo de Estudos em Meio Ambiente; Escritório para Assuntos Internacionais; Coordenadoria Geral dos Campi Avançados; Coordenadoria de Sindicância e Processo Administrativo; Coordenadoria de Controle Interno.

Estrutura de Planejamento e Administração: 05

- Pró-Reitorias: de Assuntos Administrativos; de Graduação; de Extensão e Assuntos Culturais; de Pesquisa e Pós-Graduação; de Recursos Humanos; de Planejamento.

Órgãos Suplementares: 12

- Prefeitura do Câmpus; Imprensa Universitária; Centro de Desportos e Recreação; Biblioteca Central; Colégio Agrícola; Centro de Processamento de Dados; Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente; Fazenda Escola; Centro de Estudos e Pesquisas; Agência de Inovação e Propriedade Intelectual; Biotério Central; Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância.

Estrutura Didático Pedagógica: 07

Tecnologia; de Ciências Biológicas e da Saúde; de Ciências Sociais e Aplicadas; de Ciências Humanas, Letras e Artes; de Ciências Jurídicas.

2. Tecnologia

O uso de softwares específico para a área de Controladoria, no momento, é o imposto pela Controladoria do Estado. Como ainda não há a estruturação da unidade na universidade, e, portanto, inexistente um respectivo sistema de informação, provavelmente as informações levantadas para a Controladoria do Estado são oriundas de tecnologias específicas de cada órgão da universidade, tal como o sistema acadêmico, os sistemas da Pró-Reitoria de Administração, entre outros verificados nas páginas específicas.

Fonte: Dados secundários (2013)

4.2.5 Universidade do Estado do Paraná – UNESPAR

Esta Universidade, até o encerramento da pesquisa não havia sido credenciada pelo Conselho Estadual de Educação, e, portanto, não havia ainda estruturado suas unidades organizacionais, impossibilitando uma análise de sua estrutura.

4.2.6 Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

Obteve-se informação, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, por via telefônica, de que a unidade de Controladoria ainda está para ser criada. Realmente verificou-se que o Estatuto da Universidade (UENP, 2013) menciona apenas sobre a unidade de Auditoria Interna e sobre a unidade da Ouvidoria.

O Regimento da Reitoria prevê, em seu Artigo 44, a seguinte definição da unidade de Auditoria Interna (UENP, 2013B):

CAPÍTULO IX