• Nenhum resultado encontrado

4 ASPECTOS NÃO APLICÁVEIS

4.1 Relativos a prazos processuais

4.1.2 Do prazo para contestação

O inciso V do art. 2º da IN nº 39/2016 do Tribunal Superior do Trabalho veda aplicação ao Processo do Trabalho do art. 335 do novo diploma processual, que estabelece o prazo para contestação.

O art. 297 do CPC menciona que a resposta do réu compreende: contestação, exceção e reconvenção. A CLT, por sua vez, utiliza para tal o termo genérico “defesa” (art. 847, 848 § 1°, 799 c 767).

130 CPP - Art. 798. Todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se

interrompendo por férias, domingo ou dia feriado

131 DELLORE; ROQUE; GAJARDONI; DUARTE; MACHADO, op. cit. 132 LEITE, 2016, op. cit. p. 454.

oralmente, e no prazo de vinte minutos133. Anote-se que a audiência é agendada automaticamente pelo sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), sem prazo padrão prefixado, de acordo com a regulamentação do sistema PJe-JT134

Todavia, é possível a apresentação antecipada da peça contestatória, o que é corriqueiro e tornou-se regra na prática trabalhista, havendo esta de ser protocolada até a data da audiência no Processo Judicial Eletrônico, mais especificamente, uma hora antes da audiência, informação que consta dos mandatos de intimação do Sistema PJe-JT. Tal ritualística obedece à regulamentação insculpida no artigo 29 da Resolução CSJT nº 136, de 25 de abril de 2014, que rege o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho

.

135

Tais preceitos hão de ser interpretados conjuntamente com a norma insculpida no Art. 841 do diploma obreiro

.

136

Na verdade, a notificação inicial destinada ao réu é feita por meio de registro postal (CLT, art. 481, §1º, primeira parte) e tem a função de citá-lo e, ao mesmo tempo, intimá-lo para comparecer à audiência e nela apresentar a sua resposta.

, que determina que seja a citação do reclamado, em regra, seja efetuada pela via postal e, no mesmo ato, realizada a notificação do mesmo para comparecimento à audiência, a ser designada no mínimo após 5 (cinco) dias do recebimento da notificação. A esse respeito, leciona Carlos Henrique Bezerra Leite:

137

133CLT - Art. 847 - Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a

leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes.

134Resolução CSJT nº 136, de 25 de abril de 2014 - Art. 26. A distribuição da ação e a juntada da

resposta, dos recursos e das petições em geral, todos em formato digital, nos autos de processo eletrônico, serão feitas diretamente por aquele que tenha capacidade postulatória, sem necessidade da intervenção da secretaria judicial, de forma automática, mediante recibo eletrônico de protocolo, disponível permanentemente para guarda do peticionante.[...] § 2º O sistema fornecerá, por ocasião da distribuição da ação, o número atribuído ao processo, o Órgão Julgador para o qual foi distribuída e, se for o caso, olocal, a data e o horário de realização da audiência, da qual estará o autor imediatamente intimado

135Resolução CSJT nº 136/2014 - Art. 29. Os advogados credenciados deverão encaminhar

eletronicamente contestação, reconvenção ou exceção, e respectivos documentos, antes da realização da audiência designada para recebimento da defesa.

§ 1º A parte reclamada poderá, justificadamente, atribuir sigilo à contestação, reconvenção ou exceção e aos respectivos documentos juntados.

§ 2º Fica facultada a apresentação de defesa oral, por 20 (vinte) minutos, conforme o disposto no art. 847 da CLT.

136CLT - Art. 841 - Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 48 (quarenta

e oito) horas, remeterá a segunda via da petição, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência do julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias.

§ 1º - A notificação será feita em registro postal com franquia. Se o reclamado criar embaraços ao seu recebimento ou não for encontrado, far-se-á a notificação por edital, inserto no jornal oficial ou no que publicar o expediente forense, ou, na falta, afixado na sede da Junta ou Juízo.

Isso faz com que, na prática, a despeito da inexistência de prazo prefixado para a defesa no processo trabalhista, seja garantido um mínimo de cinco dias para a preparação da defesa pela parte reclamada, em homenagem ao princípio do contraditório e da ampla defesa garantidos pela Carta Magna, podendo sua violação caracterizar cerceamento de defesa. Nesse sentido, jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho:

RECURSO DE REVISTA. PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO. NULIDADE. CERCEAMENTO DE DEFESA. NOTIFICAÇÃO. AUDIÊNCIA. PRAZO MÍNIMO DE CINCO DIAS PARA PREPARAÇÃO.

1. A audiência inaugural no processo trabalhista será a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias da notificação (art. 841 da CLT). Assim, caso inobservado o aludido prazo e postulada a sua devolução para a preparação da defesa, cabe ao Juiz deferir e designar nova data para a audiência. 2. Se a reclamada, contudo, comparece à audiência e

apresenta defesa oral, ainda que nela aponte o acenado vício, não há cerceamento de defesa porquanto atingida a finalidade da lei e inexiste prejuízo. 3. Segundo a lei, não se declara nulidade sem a constatação de prejuízo à parte (CLT, art. 794). 4 . Ausência de afronta ao princípio constitucional da ampla defesa, insculpido no art. 5º, LV, da Constituição Federal . 5. Recurso de revista não conhecido. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. CONCESSÃO. ASSISTÊNCIA SINDICAL. NÃO CONFIGURAÇÃO. SÚMULA Nº 219, I, DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO 1. Na Justiça do Trabalho, a condenação ao pagamento de honorários advocatícios, conforme diretriz perfilhada na Súmula nº 219, I, do TST, não decorre pura e simplesmente da sucumbência. Tal condenação exige a satisfação da assistência jurídica por sindicato da categoria profissional e da declaração de hipossuficiência econômica. 2. Contraria a Súmula nº 219, I, do TST acórdão regional que defere honorários assistenciais ante a mera declaração de hipossuficiência econômica. 3. Recurso de revista de que se conhece e a que se dá provimento, no aspecto. (TST - RR: 2241920145040451, Relator: João Oreste Dalazen, Data de Julgamento: 11/03/2015, 4ª Turma, Data de Publicação: DEJT 20/03/2015). (grifo nosso)

Conforme levantado pelo julgado supra, a norma do Art. 841 da CLT há de servir de supedâneo para a concessão, a pedido, de nova designação audiência em caso de notificação do reclamado a menos de cinco dias da data da audiência. O desrespeito a tal norma configura, inclusive, violação arbitrária a direito líquido e certo do reclamado, abrindo espaço à impetração de mandado de segurança, conforme jurisprudência de Tribunais Regionais do Trabalho, ora ilustrada:

MANDADO DE SEGURANÇA. ART. 841 DA CLT. AUDIÊNCIA REALIZADA MENOS DE CINCO DIAS APÓS A CITAÇAO. PREJUÍZOS À AMPLA DEFESA E AO CONTRADITÓRIO. SEGURANÇA CON- CEDIDA. O artigo 841, caput, da CLT estabelece o prazo mínimo de cinco dias entre a efetiva notificação e a realização da audiência, interregno este que, pela mens legis do dispositivo, é tido como razoável e indispensável à

construção dos argumentos defensivos da parte contra a qual a reclamação é dirigida. Na hipótese, emana dos autos a demonstração inequívoca de que a citação se perfez menos de dois dias antes da audiência. Diante de tal circunstância, afigura-se inelutável a concessão da segurança para que se designe nova audiência. (TRT-13 - MS: 108492 PB 00100.2009.000.13.00-1, Relator: UBIRATAN MOREIRA DELGADO, Data de Julgamento: 23/07/2009, Tribunal Pleno, Data de Publicação: 13/08/2009)

De mais a mais, há que se extrair, por lógico, a impossibilidade da aplicação do clássico prazo de 15 (quinze) dias para contestação do processo civil, independente de qualquer modificação trazida pelo novel Código de Processo Civil, tais como o termo inicial do prazo de contestação a partir da tentativa de conciliação ou da opção pela não autocomposição138

Em seu artigo 2º, VIII, exclui a Instrução Normativa a aplicação de mais um aspecto do novo diploma processual civil - a prescrição intercorrente no processo de execução e no cumprimento de sentença, trazida em seus verbetes de nº 921, §§ 4º e 5º, e 924, V

.