• Nenhum resultado encontrado

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA INVESTIGAÇÃO

4.3 Procedimentos e etapas da pesquisa

4.3.2.3 Elaboração do planejamento mensal

Procedemos à realização do planejamento da disciplina Linguagens, que teve como objetivo auxiliar as professoras na elaboração de estratégias metacognitivas a serem desenvolvidas com arrimo nos seus objetivos.

A elaboração do planejamento mensal foi realizada nos dias 28 e 29 de outubro e 01 de novembro de 2010, com nossa participação. Trabalhamos os objetivos, conteúdos, procedimentos, avaliação e intervenções metacognitivas, envolvendo, portanto, a reflexão e reformulação das ações, de forma que o professor desenvolvesse estratégias pedagógicas que permitissem um ensino metacognitivo da leitura e escrita: que intervenções poderiam ser pensadas para o aluno se sentir implicado e também responsável por sua aprendizagem, tornando-se mais autônomo? (Ver modelo no Apêndice I).

No planejamento, foram levantadas estratégias de ação e execução juntamente com o professor, levando em consideração: (a) os conteúdos curriculares desenvolvidos pela professora, (b) os conhecimentos teóricos sobre a metacognição disponibilizados, (c) as necessidades e desafios que o ensino de leitura e escrita lhes traz no dia a dia e (d) as necessidades específicas de seus grupos de alunos. Haja vista os dados referentes a como o aluno aprende, que estratégias utilizam (dados obtidos pela avaliação inicial dos alunos na fase anterior) e como o professor ensina, realizamos reflexões sobre a prática educativa e como esta pode ser ampliada de forma que os alunos realizem descobertas sobre as utilizações funcionais e a respeito das características formais da linguagem escrita, ajudando-os a terem maior clareza de seus conhecimentos.

As professoras iam redigindo os objetivos, conteúdos, procedimentos, avaliação e intervenções metacognitivas levando em consideração os aspectos há instantes suscitados, ao passo que conosco iam debatendo. Durante a realização do planejamento com o acompanhamento da pesquisadora, as professoras demonstraram algumas dificuldades em elaborar os objetivos e as intervenções. Com as discussões e orientações necessárias, elas foram elaborando o material de forma responsável e competente.

O planejamento possibilitou às professoras que organizassem seu pensamento e estruturassem práticas interventivas que trabalhassem aspectos metacognitivos não pensados antes. No modelo de planejamento que havíamos proposto (Apêndice I), incluímos um item para as intervenções metacognitivas, além dos objetivos, conteúdo, procedimento e avaliação, para que facilitasse inicialmente, o trabalho das professoras ao pensar essas estratégias de intervenção (que perguntas específicas elas iriam formular para trabalhar a metacognição). Na metodologia também deveriam estar explicitado os procedimentos específicos das atividades que envolviam o trabalho metacognitivo.

As atividades de leitura e compreensão, produção textual e gramática foram pensadas de forma a envolver, em seus procedimentos e estratégias, a participação ativa dos alunos, a ativação de seus conhecimentos prévios, a predição e inferências deste o título e ilustrações dos textos, a utilização de questionamentos sobre o texto e o pensamento dos alunos, a elaboração e autocorreção de textos baseadas em uma ficha de critérios criada pelos alunos com o auxílio da professora, o levantamento de hipóteses sobre algumas regras ortográficas, de forma a levar o aluno a inferi-las, em vez de apenas assimilá-las.

Uma vez explicitados os objetivos, conteúdos e procedimentos, as professoras descreveram as intervenções metacognitivas para que esses objetivos fossem atingidos. Em cada procedimento referente à atividade, elas registravam as perguntas e intervenções feitas aos alunos.

As atividades foram pensadas sempre levando em consideração três áreas a serem desenvolvidas: Leitura e Compreensão, Produção Textual e Gramática. Em cada unidade do livro didático, as professoras discriminavam as atividades referentes a cada uma dessas três para cobrir os objetivos propostos.

4.3.3 3ª Etapa: Acompanhamento

Após a formação, prosseguimos com o acompanhamento das práticas pedagógicas no dia a dia dentro da escola. Essa etapa constituiu-se no acompanhamento das atividades

planejadas durante a formação e na reflexão da prática cotidiana das professoras em sala de aula, durante o período de cinco meses consecutivos: novembro e dezembro do ano de 2010, janeiro, fevereiro e março de 2011, quando teve fim o ano letivo, com exceção do período de recesso do final de ano (de 18 de dezembro de 2010 a 3 de janeiro de 2011).

Durante o acompanhamento, foram levados em consideração os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação, as necessidades dos alunos e os desafios da prática cotidiana no ensino da leitura e escrita. Essa etapa de acompanhamento também envolveu reflexão e reformulações das ações com vistas a repensar as práticas pedagógicas das professoras acompanhadas, de modo a permitir um ensino metacognitivo da leitura e escrita.

O acompanhamento aconteceu de forma individual e coletiva. O acompanhamento individual de cada professora envolveu sessões de observações participantes no contexto da sala de aula. O acompanhamento coletivo compreendeu sessões de análises das práticas, nas quais foram confrontados os dados das observações com o planejamento, conhecimentos adquiridos na formação, dando ensejo às professoras de fazerem reflexões sobre suas práticas docentes. Para essa confrontação, utilizamos a mesma metodologia da entrevista de explicitação. Descreveremos com maior propriedade as sessões de observações participantes e as sessões de análises das práticas nos próximos tópicos.

O acompanhamento e reelaboração das práticas, portanto, se davam tanto de forma individualizada, a partir do metiê de cada professora, como de forma coletiva com origem nas discussões e confrontos das práticas com o referencial teórico. Para melhor visualizarmos os dados de frequência das observações participantes e das sessões de análises, organizamos algumas informações em um quadro.

Quadro 4 − Dados de frequência das observações e sessões de análises das práticas

OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES SESSÕES DE ANÁLISE

DAS PRÁTICAS PROFESSORAS Número de aulas

acompanhadas

Número de planejamentos acompanhados

Número de sessões de análise das práticas

Débora 4 - -

Elisabete 34 02 02 (conjuntas)

Lia 29 02 02 (conjuntas)

Total 67 04 02

Foram observadas 67 aulas no total: 34 aulas da professora Elisabete, 27 da professora Lia e quatro da professora Débora. Como expresso anteriormente, no início do acompanhamento, a professora Débora se desvinculou da escola, o que a impediu de continuar na pesquisa. Por essa razão, apenas quatro aulas foram observadas na sala dessa docente.

O leitor pode ter observado na ilustração que o número de aulas acompanhadas foi maior na professora Elisabete (34) do que na professora Lia (29). Isso decorre do fato de que todos os dias, no primeiro horário, a professora Elisabete dava aulas de Linguagem, o que possibilitou um campo maior de observação de nossa parte, apesar da nossa tentativa de fazer distribuição mais equitativa dessas observações.

As sessões de análises das práticas foram realizadas com as duas professoras em dois momentos distintos no transcorrer do acompanhamento, em 24 de janeiro de 2011 e 04 de fevereiro de 2011.

Nos próximos itens, descreveremos com detalhes o modo como procedemos às observações participantes e sessões de análise das práticas, essenciais nessa etapa.