• Nenhum resultado encontrado

Depois de revelado o âmbito em que vai ser inserida a dissertação, passa-se agora a explicar o porquê da escolha do tema. Como foi referido, a escolha deste tema baseia-se no amplo consenso entre os políticos e a própria Igreja Católica de Timor-Leste na defesa da língua portuguesa como símbolo e património da identidade nacional ao longo dos séculos.

Por outro lado, um timorense orgulha-se de utilizar a língua portuguesa como língua oficial, substituindo o bahasa indonésio e o inglês, justificando-se tal através de três razões. Primeiro porque o povo de Timor-Leste nunca se quis identificar como indonésio no tempo da ocupação; o sentimento de pertença era mais o de ser português e sentia-se mais europeu do que asiático. Em segundo lugar, apesar de o inglês

26 Freitas, Bendito, “Intervenção do ministro da Educação de Timor-Leste na Conferência de “Promoção e Difusão da Língua Portuguesa” Universidade de Aveiro 11/4/2014. Disponível em: www.ua.pt/conferenciapdlp/ReadObject.aspx?obj=33507.

ser considerado um idioma de cariz internacional, foi recusado como língua oficial porque a Austrália, parceiro estratégico da Indonésia, em termos políticos, apoiou continuamente a integração de Timor-Leste na Indonésia durante 24 anos.

Do ponto de vista político e geográfico, Timor-Leste sente-se isolado no seio das duas potências regionais. Neste contexto, para se livrar deste isolamento, tornou-se conveniente e seguro ficar com a CPLP, e em particular com Portugal, pelo facto de Portugal ser membro da União Europeia. Ultimamente, os factos evidenciam isto mesmo, através da postura da política externa australiana face ao país, devido ao petróleo e gás natural no mar de Timor-Leste. Em terceiro lugar, ou em última análise, a opção pela língua portuguesa como língua oficial de Timor-Leste justifica-se pelo facto de ter sido esta o único veículo de comunicação da resistência armada e da sua ação político-diplomática ao longo da ocupação indonésia.

Este trabalho tem por objetivo examinar a importância, as vantagens e os benefícios que Timor-Leste pode obter com a sua integração na CPLP, a nível político, económico e sociocultural. Do ponto de vista político-diplomático, a língua portuguesa e a sua comunidade são expressões de liberdade e refletem o estreitamento das relações sociais e da aproximação entre povos e nações, atribuindo-lhes um reconhecimento pela política de concertação, pelos esforços na luta pela libertação de Timor-Leste e de afirmação da independência do país.

Não se pode subestimar a importância do que a CPLP representa para os seus Estados-membros. Este é um fórum multilateral privilegiado para o aprofundamento das relações sociais, culturais e políticas através da cooperação entre Estados-membros, de concertação política e diplomática nos fóruns internacionais, e de apoio à consolidação dos Estados-membros e prossecução dos seus objetivos nacionais.

A escolha deste tema tem por objetivo analisar qual a importância geopolítica da língua portuguesa. Numa análise de raiz pode-se dizer que o interesse capital da língua é o interesse nacional, cujas premissas assentam nos valores demonstrados pelo capital linguístico lusófono. Neste contexto, apontam-se os seguintes valores: o equilíbrio geopolítico de Timor-Leste passa pelo reforço da cooperação privilegiada com outros países da CPLP, e também pelo multilateralismo e pela projeção de uma economia de envergadura, pela concertação político-diplomática, pelas vertentes sociais, culturais e pelas vantagens comparativas e competitivas com outros povos não lusófonos.

Ao enunciar-se a importância geopolítica da língua portuguesa e ao assumir-se Timor-Leste como Estado-membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, comunidade que, convém relembrar, está presente nos quatro continentes, Timor-Leste assume a importância do valor estratégico que

esta estrutura multilateral de Estados falantes de uma língua comum representa. Esta importância geopolítica assume cada vez maior projeção no mundo com a concertação política e diplomática dos seus Estados- membros, com o reforço da cooperação a nível económico, social e tecnológico, e com a defesa dos seus interesses nacionais.

Outro dos objetivos deste trabalho é examinar o estreitamento das relações que Timor-Leste procura desenvolver não só com os países da CPLP, mas também na medida em que Timor-Leste pretende defender os seus interesses nacionais no contexto do equilíbrio geopolítico regional. Nesta perspetiva, para além do aprofundamento das relações com as diversas organizações internacionais, entre as quais a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e com as plataformas regionais, seria igualmente imprescindível e natural promover-se a franca cooperação com os Estados vizinhos no âmbito de uma política de boa vizinhança e de intercâmbio comercial.

Por outro lado, torna-se de suma importância o desenvolvimento de Timor-Leste no sentido de uma diminuição da dependência do apoio externo. Como é sabido, Timor-Leste detém uma posição e um valor estratégico de grande importância, uma vez que está situado num dos quatro principais canais de passagem marítima que faz ligação entre os Oceanos Índico e Pacífico. Por estar localizado na fronteira entre o sudeste do continente asiático e a Oceânia, é necessário que haja uma sensibilidade acrescida para esta questão.