• Nenhum resultado encontrado

Ensino-aprendizagem do sujeito surdo: um estudo de caso Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro

Resumo:

Este trabalho objetiva discutir o papel da afetividade e das interações na aprendizagem e no desenvolvi- mento de um sujeito surdo de família ouvinte, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos desse processo, argumentando a favor do bilinguismo (Língua Brasileira de Sinais e Lín- gua Portuguesa) desde o nascimento e as condições em que ocorreram. O sujeito da pesquisa foi escolhido pelas características educacionais que apresentava em sua vida acadêmica, especificamente no Ensino Mé- dio. Tais características se distinguem, em muito, dos resultados apresentados por seus pares surdos e de mesmo nível escolar. Nesse contexto, surgiram algumas inquietações sobre as razões do seu sucesso esco- lar, motivando-nos a traçar o caminho dessa criança que nasceu em um lar de ouvintes, averiguar e discutir como as interações puderam influenciar o aprendizado e o desenvolvimento delediante de situaões de afeti- viadade. A presente investigação recorre à metodologia da pesquisa qualitativa e parte de um estudo de caso, utilizando-se de narrativas escritas pela mãe do sujeito além de entrevistas e relatos do sujeito, hoje adulto. Para a análise dos dados, baseamo-nos, principalmente, na teoria sócio histórico-cultural de Vygo- tsky (1930; 1989; 1997; 2000), discutindo conceitos como linguagem e pensamento, interação, afetividade, relações sociais e desenvolvimento linguístico. Além deste, também autores como Fernandes & Correia (2005) e Villar & Junior (2008), dentre outros, nos auxiliam nas reflexões sobre as temáticas voltadas para os surdos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para as reflexões sobre o ensino-aprendizagem dos surdos.

Palavras-chave: surdo, afetividade, família, sinais afetivos e aprendizagem.

Abstract:

This dissertation focuses on the function of the affection and in the interactions in learning and develop- ment of a deaf subject that cames from a hearing family, with a intention to promote a discussion that takes into consideration the various aspects that this process, arguing in favor of bilinguism (Brazilian Sign Lan- guage and Portuguese) since birth and under what conditions happened. The subject of the research was chosen because of the various educational features presented in his academic life, specifically in the high school. These characteristics are really different of the results demonstrated by other deafs and same grade level. In this context, came some questions about the reasons of his academic success, it has motivated us to trace all the trajectory of this child who was in a hearing home, and how the influence of the affection to the development him. This research uses the methodology of qualitative research and begins with case study, using narratives that has been written by the mother of the subject, besides interviews and reports from the subject, now adult. To analyze the data’s, we used mainly the socio-cultural-historical theory of the Vygotsky (1930; 1989; 1997; 2000), discussing concepts like language and thought, interaction, affection, so- cial relationships and language development. Besides him, also authors like Fernandes & Correia (2005) and Villar & Junior (2008), among others that help us to promote reflections about themes of the deafness area. It is hoped that this work can contribute to the reflections about the teaching-learning of the deafs.

Introdução

No momento em que escrevemos este trabalho, próximo da metade da segunda década do Século XXI, muitas são as pesquisas que investigam a surdez, que tratam principalmente de inclusão, identidade, ensino- aprendizagem de Língua Portuguesa, reversões para a deficiência - como implante coclear, avanços das tec- nologias utilizadas nas próteses -, entre outros temas.

Nesse contexto, a nossa pesquisa discute o papel da afetividade e das interações na aprendizagem e desen- volvimento de um sujeito surdo de família ouvinte.

Dessa forma, o presente estudo, de natureza qualitativa, desenvolveu-se a partir da nossa experiência profis- sional e se fundamenta, principalmente, na teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky (1930; 1989; 1997; 2000; 2003), discutindo conceitos como linguagem e pensamento, interação, afetividade, relações sociais e desenvolvimento linguístico, em particular da criança surda, nos quais encontramos elementos norteadores para inscrever a temática deste estudo. Além deste, também autores como Fernandes & Correia (2005) e Villar & Junior (2008), dentre outros, nos auxiliam a promover reflexões sobre as questões específicas dos surdos, como aspectos biológicos da surdez, aquisição linguística do surdo e aprendizagem de Língua Por- tuguesa.

Nesta pesquisaargumentamos a favor do bilinguismo desde o nascimento, da importância da afetividade no processo de aprendizagem e desenvolvimento no contexto familiar. Para que os estudantes surdos possam se desenvolver com qualidade de vida e alcançar inserção na sociedade, observamos que as condições ofe- recidas para a sua aprendizagem e desenvolvimento são significativas para superar as dificuldades que en- frentamos na educação dos surdos,utilizando-se das duas línguas: Língua de Sinais (LS) e Língua Oral do país, no caso do Brasil, respectivamente Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa.

Objetivos

Nosso objetivo geral é relatar o desenvolvimento linguístico de um sujeito surdo nas duas línguas (Língua de Sinais e Língua Oral do país). Para tanto, traçamos o caminho de uma criança que nasce surda num lar de ouvintes, a partir do que nos conta a mãe e o próprio sujeito. Para atingir este, traçamos dois objetivos específicos de pesquisa:1.Averiguar e discutir como as interações influenciam o aprendizado e o desenvolvi- mento de um sujeito surdo. 2. Investigar a influência da afetividade para o desenvolvimento da criança

Metodologia

Pautamo-nos na perspectiva qualitativa das pesquisas em ciências humanas por se tratar de um estudo de caso, já que nos interessamos pela história de um sujeito surdo que apresenta características diferenciadas quanto ao seu desempenho linguístico bilíngue em relação a outros surdos.

O sujeito desta pesquisa é um surdo bilateral, com perda auditiva sensorial de 100 dB, ou seja, surdez pro- funda, diagnosticada pela realização do exame objetivo indolor e não invasivo, conhecido no meio clínico de saúde como ‘BERA’2. O resultado diagnosticou que “Caio” (pseudônimo do sujeito surdo desta pesquisa), tinha uma perda auditiva severa causada por danos nas células ciliadas da cóclea.

Fonte: http://www.akousis.com.br/como-a-audicao-funciona/ (Adaptada)3

A metodologia de coleta é a denominada de pesquisa narrativa, que abrange histórias de vida, relatos orais, depoimentos, biografias e outros. A escolha dessa abordagem surge do interesse de compreender o desen- volvimento de um sujeito surdo que demonstra em sua vida adulta um conhecimento aceitável, pela socie- dade, da língua oral por ela utilizada, e pela comunidade surda, da língua de sinais vivenciada com seus pa- res. Acreditamos, como Chizzotti (2003), que “o testemunho oral das pessoas presentes em eventos, suas

2Sigla americana para “Brainstem Evoked Response Audiometry” (Exame do Potencial Evocado Auditivo do

Tronco Encefálico) e que tem por finalidade investigar a integridade das vias auditivas do ouvido interno, detec- tando ou não a existência de perda auditiva seja na cóclea, no nervo auditivo e na via auditiva central localizado no troco encefálico.

percepções e análises podem esclarecer muitos aspectos ignorados e indicar fatos inexplorados do pro- blema” (p. 17).

Para compreendermos a constituição do sujeito por meio dos fragmentos históricos obtidos, analisamos as narrativasrealizadas no mês de junho/2014 pela mãe. Observamos no mais íntimo desse núcleo social, suas memórias, num determinado tempo e espaço para traçar impressões sobre a sua formação e desenvolvi- mento da linguagem.

Nessa medida, ao final da primeira fase de análise dos dados percebemos lacunas de informações, e para dar mais coesão e consistência ao trabalho, lançamos mão da metodologia “entrevista focalizada”, que foi realizada com a mãe e com Caio.

Gil (1999) classifica a entrevista como instrumento metodológico em quatro tipos: informal, focalizada, por pautas e estruturada, e compreende todas elas como uma técnica de coletas de dados “em que o investiga- dor se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas com o objetivo de obtenção de dados que lhe interessam na investigação” (p. 117).

Foram realizadas entrevistas com o sujeito da pesquisa, através do recurso de mídia visual, levando em con- sideração que o sujeito tem sua identidade pautada na comunicação visual espacial e se utiliza principal- mente da Libras para interagir, e, principalmente, por essa língua contar com o recurso linguístico das “ex- pressões faciais e corporais”, que é parte integrante dela, compreendido pelos linguistas da área como um fonema. Depois de feitas as filmagens, realizamos a tradução oral da Libras para a Língua Portuguesa, com gravação de áudio e finalmente a transcrição dos dados, permitindo a avaliação e também o registro escrito no trabalho. Gil (1999, p. 125) observa que “o único modo de reproduzir com precisão respostas é registrá- las durante a entrevista, mediante anotações ou com o uso de um gravador”.

Esta metodologia já é bastante utilizada nos estudos atuais na Educação e na Linguística Aplicada no Brasil, e entendemos que os dados ora estudados podem ser muito frutíferos e relevantes para nossas reflexões acerca do sucesso desse sujeito, cujo estudo pode auxiliar no desenvolvimento da educação dos surdos.