• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA USO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS COM A FINALIDADE DE BOMBEAMENTO DE ÁGUA DE REÚSO

No documento Anais... (páginas 88-90)

ARMAZENADA EM CISTERNAS NA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO

Eliane S. Ampese¹ e Mari A. F. Reis²

¹Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade do Contestado, Campus Concórdia, bolsista FAP, eliane_engcivil@yahoo.com.br

²Professora de Física na Universidade do Contestado, Campus Concórdia, mari@unc.br. Palavras-chave: águas pluviais, energia solar, sustentabilidade em edificações.

INTRODUÇÃO

No Brasil e principalmente em nossa região, a sustentabilidade dos recursos naturais (como água e energia) na construção civil ainda é pouco desenvolvida. Uma das alternativas que pode ser utilizada, para que isso venha de fato a ocorrer, é o reuso de águas pluviais. O reuso da água refere-se ao uso de cisternas para armazenamento da água da chuva, principalmente para uso em vasos sanitários, regas, limpeza de calçadas, etc. A outra se refere à geração da energia solar, que se dá através do efeito fotovoltaico em placas de silício, utilizado para a conversão da energia solar em energia elétrica. Este processo pode ser utilizado diretamente no recalque da água, aplicando um aproveitamento mais sustentável dos recursos naturais. Atualmente, na construção civil, a prática do reuso da água da chuva vem sendo uma necessidade em novas edificações, buscando a sustentabilidade em condomínios, que muitas vezes é pré-requisito na aprovação do projeto. De acordo com a Agência Nacional de Águas – ANA (1), nosso país em comparação com outros tem uma posição privilegiada no mundo, quando se trata de recursos hídricos. A energia solar no momento atual se faz necessária quando se pensa em sustentabilidade, pois além das tarifas elevadas da energia convencional, ela é considerada uma energia limpa, sem nenhum impacto ambiental considerável, quando comparada às hidrelétricas. Neste contexto, o presente trabalho refere-se a um estudo de viabilidades e adequações necessárias para implantação do sistema hídrico pluvial com utilização de energia fotovoltaica para bomba elétrica em edificações, tendo como modelo o estudo de viabilidade realizado no campus da Universidade do Contestado (UnC).

MATERIAL E METODOS

Os dados foram coletados e registrados no período de Junho de 2015 à Agosto de 2015. Além de dados obtidos no referencial bibliográfico e eletrônicos referente ao assunto em questão, foi realizada pesquisa de mercado, avaliando os produtos disponíveis e oferecidos por diferentes fornecedores. A partir das pesquisas, foram realizados os cálculos de dimensionamento do sistema de painéis fotovoltaicos, do tamanho da cisterna e na potência da bomba. Os dados para a disponibilidade da água pluvial no município, bem como dimensionamento de sistema e viabilidade econômica para uso desse recurso na UnC, foram desenvolvidos em um trabalho de conclusão de curso(2). Por conta disso, neste trabalho foi dada ênfase a avaliação de equipamentos e tecnologias existentes no mercado que podem ser utilizados para este tipo de aplicação através de contato direto com fornecedores e fabricantes. Se tratando de energia solar, realizou-se o dimensionamento da bomba para recalque da água e dos painéis fotovoltaicos através dos cálculos já pré-estabelecidos por referencial.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os materiais e equipamentos, para fazer a constituição dos kits (bombas, painel solar fotovoltaico e cisterna), foram avaliados (custo, benefício e possibilidades) para maior facilidade e acessibilidade dos interessados na sua utilização. Entre os critérios avaliados, optamos pela qualidade dos produtos, praticidade de instalação (diminuindo o custo de mão-de-obra) e facilitando a manutenção do sistema. Os dados obtidos no orçamento para os diferentes modelos e representações estão na tabela em anexo (Tabela 1).

Considerando que em nossa região tem grande volume de chuvas, é possível prever uma situação bem favorável para a implantação do sistema. Utilizando um reservatório compatível com o volume a ser acumulado (proporcional ao dimensionamento do telhado) é possível termos água captada para o ano todo. No que se refere ao painel fotovoltaico, verificamos que são encontrados kits (bombas acopladas a painéis fotovoltaicos) para diferentes potências e necessidades em recalque. Nos fornecedores pesquisados já oferecem informações dos tamanhos para cada determinada área construída (área dos telhados) e os valores de implantação do sistema para a captação e recalque de água pluvial. Na instalação de painéis fotovoltaicos acoplados às bombas é possível, inclusive, consultar na data de implantação seus custos, pois, podem ter variações de valores.

CONCLUSÕES

A partir das pesquisas realizadas das tecnologias presentes no mercado verificou-se uma variedade expressiva de modelos, formatos e tamanhos de cisternas para o armazenamento de águas pluviais. Também, verificou-se a existência de kits para aproveitamento desse recurso ambiental: cisterna com filtro. Quanto ao uso de energia solar no recalque da água, também se observou a possibilidade de encontrar no mercado bombas associadas a painéis fotovoltaicos para diversos potencias, de modo que possam atender diferentes demandas de consumo. Em síntese, na análise dos materiais disponibilizados pelos fornecedores observamos que há necessidade emergente, para futuras continuações deste trabalho, de um estudo de associação entre esses kits, de modo que possa atender de forma sustentável, com fácil instalação e manutenção para cada demanda de consumo (residências, condomínios, escolas, comércios e outros) e demanda (volume de água necessária). Também há necessidade de avaliar a eficiência associada à sustentabilidade do kit a ser instalado.

REFERÊNCIAS

1. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. GEO Brasil recursos hídricos. Brasília, 2007. Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/planejamento/estudos/geobrasil.aspx. Acesso em 12 de agosto de 2015.

2. SIMIONI, GUSTAVO; Aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis nas instalações da UnC em concórdia – SC. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), 2014.

Tabela 1. Resultados dos orçamentos junto aos fornecedores de equipamento para reuso de águas pluviais.

FORNECEDOR TECNOLOGIA DEMANDA/MODELO

Fornecedor A Bombas solares (bombas acoplada a painel solar fotovoltaico) 100, 130 e 170 W Fornecedor A

Kits (painéis com bomba) 50, 70 e 140 W

Fornecedor S

Kit Shurflo (bombas acoplada a painel solar fotovoltaico) 8000,9325,2088 Fornecedor F1

Cisterna Horizontal 5.000 L

Fornecedor F2

Cisterna Vertical 5.000L

Fornecedor F3

Kit instalação conexões completo Cisterna Fornecedor F4

Kit filtro completo Único

Fornecedor F5 Caixas de água em polietileno 5.000,7.500, 10.000, 15.000, 20.000 L

88

DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA SECUNDÁRIO DE TRATAMENTO DE

No documento Anais... (páginas 88-90)

Outline

Documentos relacionados