• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4 – MODELO PROPOSTO

4.2 Apresentação das Etapas do modelo

4.2.4 Etapa 4: Determinar as dimensões do clima organizacional importantes para a

Esta etapa tem por objetivo a determinação das dimensões do clima organizacional, bem como os indicadores destas dimensões a serem considerados. Dada a importância da participação dos diversos setores da empresa (BARÇANTE E CASTRO, 1995), sugere-se à equipe constituída na Etapa 1, que verifique se tais setores estão convenientemente representados, convidando, se necessário, novos integrantes de forma a se conseguir uma boa cobertura da organização. Composta a equipe que conduzirá esta etapa, sugere-se fazer, ao grupo, uma apresentação conceitual sobre clima e cultura organizacionais, e das dimensões sugeridas com base no levantamento bibliográfico dos diversos modelos de diagnóstico de clima organizacional existentes. Após a apresentação, a equipe é convidada a identificar os indicadores para as dimensões, bem como avaliar a pertinência das dimensões sugeridas e/ou a inclusão de novas consideradas relevantes para a organização pesquisada, considerando-se os objetivos estratégicos para a Gestão do Conhecimento elaborados na Etapa 3.

Para a execução desta etapa é utilizada a entrevista semi-estruturada proposta por Rizzati (2002, p. 304), adaptada para este trabalho (Anexo A). Os dados obtidos serão categorizados, constituindo-se nas dimensões do clima organizacional para a Gestão do Conhecimento e nos indicadores para estas dimensões, conforme mostra a figura 20.

As dimensões identificadas passam a ser tratadas como dimensões do clima organizacional para a implantação da Gestão do Conhecimento na organização, e serão utilizadas na Etapa 7 que tratará da caracterização das relações causais entre estas dimensões e os fatores críticos para a sua implantação, tratados na próxima etapa deste modelo. Os indicadores aqui identificados serão utilizados na Etapa 9, quando o impacto das dimensões do clima organizacional críticas para a implantação da Gestão do Conhecimento na organização será diagnosticado.

Dimensões do Clima Organizacional para a Gestão do Conhecimento

Indicadores

Id1.1 – Percentual de horas dedicadas ao aprendizado.

Id1.2 – Disponibilidade de recursos tecnológicos para

comunicação e informação.

Id13 – Existência de áreas destinadas à interação social

entre funcionários. D1- Suporte da Organização

Id1.4 – Encorajamento da empresa ao relacionamento

social entre funcionários de setores interdependentes. Id2.1 – Confiança nos superior imediato.

Id2.2 – Reconhecimento da liderança por competência.

Id2.3 - Percepção das críticas como construtivas

Id2.3 - Sociabilidade

D2 - Suporte da Supervisão

Id2.3 - Abertura do superior imediato para novas idéias.

... ...

Idn.1 – Rigidez na hierarquia formal.

Idn.2 – Percepção de foco excessivo nos setores.

Idn.3 – Número de assinaturas para aprovações nos

documentos. Dn – Impedimentos Organizacionais

Idn.4 – Locais apropriados para interações sociais.

Figura 20: Exemplos de dimensões e indicadores do clima organizacional para a Gestão do Conhecimento.

4.2.5 Etapa 5: Determinar os fatores críticos para a implantação da Gestão do Conhecimento Nesta etapa, tem-se por objetivo identificar os fatores críticos para que se consiga alcançar os objetivos estratégicos da Gestão do Conhecimento na organização definidos na Etapa 3. A equipe, que deve manter a mesma base da constituída para a Etapa 3, é solicitada a refletir sobre a inclusão de especialistas nas áreas relacionadas aos objetivos estratégicos para a Gestão do Conhecimento e, utilizando o diagrama de Ishikawa descrito no Capítulo 3, faz a identificação dos fatores críticos para Implantação da Gestão do Conhecimento.

Como se está tratando da implantação da Gestão do Conhecimento na organização, o levantamento dos fatores críticos deve ser conduzido à luz dos Objetivos Estratégicos da Gestão do Conhecimento (OEGC), identificados na etapa 3, e dos processos internos da empresa, notadamente aqueles que têm alguma ligação com tais objetivos.

Os Fatores críticos são encontrados a partir da identificação daquelas características ou habilidades que a organização dispõe e que conduzem ao sucesso nos objetivos estratégicos

por ela determinados, bem como pelos obstáculos a serem transpostos para a implementação de cada objetivo estratégico da Gestão do Conhecimento. Essas características, tanto as que a organização possui quanto aquelas que precisam ser desenvolvidas, são consideradas seus pontos fortes e pontos fracos respectivamente, e devem todos serem transformados em fatores críticos (TIFERES, 2006, p. 74).

Para auxiliar na construção do diagrama de Ishikawa, ou de outra das ferramentas escolhidas pela equipe, sugere-se o auxílio das perguntas apresentadas na figura 21.

Quais são as características ou habilidades que possuímos e são condutoras ao alcance do Objetivo Estratégico da Gestão do Conhecimento de número “x” (1; 2; 3; ...; n) nesta organização?

Quais os obstáculos presentes no contexto atual e que podem afetar a consecução do Objetivo Estratégico da Gestão do Conhecimento de número “x” (1; 2; 3; ...; n) nesta organização?

Figura 21: Perguntas auxiliares na identificação dos fatores críticos para a implantação da Gestão do Conhecimento na organização.

Após a submissão, dos Objetivos Estratégicos da Gestão do Conhecimento identificados, à análise da equipe, uma listagem com todos os Fatores críticos deve ser elaborada, filtrando-se as duplicidades ou fatores vinculados a mais de um Objetivo Estratégico da Gestão do Conhecimento. A figura 22, apresenta um exemplo de tal listagem.

Fatores críticos para a implantação da Gestão do Conhecimento

Objetivos estratégicos da Gestão do Conhecimento afetados pelo fator

FCS-IGC1 – Plataforma de TIC OEGC1; OEGC4

FCS-IGC2 – Integração entre áreas OEGC1; OEGC2

FCS-IGC3 – Espaços para áreas de relacionamento OEGC2

FCS-IGC4 – Incentivos para o aprendizado OEGC3; OEGC5

FCS-IGC5 – Disponibilidade de tempo OEGC3; OEGC5

FCS-IGC6 – Colaboração entre áreas OEGC4

Figura 22: Exemplo da lista dos Fatores Críticos para a Implantação da Gestão do Conhecimento.

Os Fatores críticos, aqui identificados e doravante designados por Fatores Críticos para Implantação da Gestão do Conhecimento (FCS-IGC) serão foco de análise sob a perspectiva da relação de causa e efeito das Dimensões do Clima Organizacional em tais fatores e, por conseguinte, na implantação da Gestão do Conhecimento na organização, objeto da etapa 8. Também serão estudadas, na próxima etapa deste modelo, as relações de causa e efeito entre tais fatores críticos e os objetivos estratégicos da gestão do conhecimento, bem

como o estabelecimento dos laços causais entre os Fatores críticos para Implantação da Gestão do Conhecimento aqui determinados.

4.2.6 Etapa 6: Estabelecer os laços causais entre os Fatores críticos para Implantação da