• Nenhum resultado encontrado

Como ponto de partida para o desenvolvimento da Proposta para o ensino de Dança voltada para a Educação Infantil, me inspirei em perguntas registradas no texto Formar professores como profissionais reflexivos (SCHÖN, 1992), conforme segue:

Quais as competências que os professores deveriam ajudar as crianças a desenvolver? Que tipos de formação serão mais viáveis para equipar os professores com as capacidades necessárias ao desempenho do seu trabalho? (p. 80).

Delas emergiu a questão norteadora desta pesquisa: Quais os saberes necessários ao professor para ensinar Dança na Educação Infantil?

Não me refiro aqui nenhum a estilo, tipo ou modalidade de Dança, mas sim à possibilidade de trabalhar a Dança como uma linguagem artística, que possui conhecimentos específicos15. Não pretendo ensinar uma forma ou técnicas, mas apresento a possibilidade de construir um vocabulário de movimento que parte de cada um e que consequentemente possa contribuir para o desenvolvimento emocional, físico, cognitivo e social da criança. Assim, proponho um olhar que auxilie o professor na articulação dos conhecimentos de corpo com os elementos da Dança para a infância.

A Proposta para o ensino de Dança voltada para a Educação Infantil foi pensada para o contexto em que atuo (pré-escola), podendo ser adaptada a outros contextos, mas levará em consideração principalmente o Estado de São Paulo16.

Para tanto, organizei este doutoramento em três partes, descritas a seguir.

1ª parte: Pesquisa Documental – Apresentação do estado atual relativo a pesquisas

que compõem a área de conhecimento desse doutoramento, que pautam o Movimento e a

15

Tratarei adiante dos conhecimentos específicos de Dança, bem como o que acredito ser necessário para a formação dos professores na Proposta para o ensino de Dança voltada para a Educação Infantil.

16 Levarei em consideração esse contexto já que o Instituto de Artes da UNESP, ao qual estou vinculada, e a

maioria dos projetos e ações de formação de professores de que participo estão concentrados no Estado de São Paulo.

34

Dança na Educação Infantil.

Essa investigação foi realizada a fim de conhecer, por meio das pesquisas acadêmicas, a situação da produção de conhecimento científico nesta subárea17da Dança. Isto foi feito para detectar que campos de pesquisa são privilegiados nas IES18; revelar os referenciais teóricos adotados; conhecer as propostas de trabalhos por meio do relato das experiências; definir e classificar as convergências e divergências teóricas.

Ainda na 1ª parte, apresento o levantamento em que verifiquei quais cidades do Estado de São Paulo possuem diretrizes/propostas/orientações curriculares para a Educação Infantil. Exponho ainda uma apreciação preliminar desses documentos destacando as escolhas curriculares das prefeituras no que se referem ao Movimento e à Dança na Educação Infantil. Posteriormente realizei uma reflexão sobre as diretrizes/propostas/orientações que abordam a Dança/Movimento em seu conteúdo, a fim de ressaltar como as práticas educativas em Dança para a Educação Infantil são aplicadas naqueles munícipios.

Por fim, relato sobre a inserção da Dança e da Educação Infantil no ensino brasileiro, para entendermos as origens e percurso dessa subárea do conhecimento.

2ª Parte: Estudo de Caso – Refere-se ao estudo de caso realizado no projeto Poéticas da

Dança na Educação Básica. Esse momento foi destacado, pois por meio desse projeto pude experienciar19 e refletir a respeito dos saberes em dança e quais as possibilidades de uso desses saberes para as crianças pequenas em um curso de formação continuada, principalmente durante a 3ª etapa do projeto no subprojeto que acompanhei e orientei: O Corpo Inventa História, para Educação Infantil, desenvolvido na Creche Central da USP- SP.

Essa vivência foi importante por experenciar, junto aos professores que trabalham na área, os problemas relacionados à prática no momento em que eles emergiam. Dessa maneira, tínhamos a oportunidade de discutir e elaborar novas estratégias para auxiliar as crianças no aprendizado da Dança. Para Schön (1992), é a partir da observação das próprias práticas profissionais e da conversa reflexiva que pode ocorrer a tomada de consciência e modificação para novas ações, dada pela compreensão, troca de conhecimento e experiências.

Essa experiência me estimulou a continuar a pesquisa sobre como o professor que

17

Para esta pesquisa, ao me referir à subárea Dança Educação Infantil, trata-se de um destaque de uma parte da grande área de Dança.

18 IES – Instituição de Ensino Superior.

19 Para Larrosa (2010, p. 25) ―a experiência é em primeiro lugar um encontro ou uma relação com algo que se experimenta, que se prova‖.

35 trabalha com Dança na escola na Educação Infantil organiza e constrói os saberes em dança. Diante disso, e pensando na diversidade de formações dos professores que participaram do projeto, refleti que a Proposta para o ensino de Dança voltada para a Educação Infantil poderia facilitar a organização pedagógica desses profissionais.

Ressalto que obtive autorização da coordenação para utilização desse subprojeto como estudo de caso, o que inclui o direito de uso de imagens e termos de consentimento de cada envolvido. Além disso, essa pesquisa de doutorado foi apresentada à Plataforma Brasil em 14 de junho de 2013 e aprovado pelo Comitê de Ética da Pesquisa-CEP.

3ª Parte: Elaboração da Proposta para o ensino de Dança voltada para a Educação

Infantil – Nessa parte apresento e contextualizo a Proposta para o ensino de Dança

voltada para a Educação Infantil.

Como aporte teórico para a construção da Proposta, utilizei autores como Schön (1987; 1992; 2000), que apresenta entre outros, a reflexão sobre a docência, e Larrosa (2002; 2004; 2010), que aborda o saber da experiência. Vinculei as propostas desses autores aos estudiosos da Dança Vianna (1990) e Laban (1978; 1990) e pesquisadores de Dança na escola, tais como Marques (1997-2012), Godoy (2003-2014), Miller (2010), Rengel (2003; 2004; 2006), a fim de estabelecer interlocução com a Dança na Educação Infantil.

37

1. ESTADO ATUAL: CAMINHOS PARA CHEGAR A UM CONTEXTO

Por que esse estado atual aparece nessa pesquisa de doutoramento?

O principal objetivo foi fazer um mapeamento da produção acadêmica em Dança voltada para a Educação Infantil e seus temas correlatos. O levantamento apresentado mostra as pesquisas realizadas em áreas que trabalham com corpo/movimento/dança/infância20 em um recorte do campo de investigação, a fim de justificar e contextualizar esta tese por meio das referências e abordagens teóricas encontradas.

As pesquisas denominadas ―estado atual do conhecimento‖ trazem em comum o desafio de mapear e discutir a produção acadêmica em diversos campos (FERREIRA, 2002). Podem ser chamadas também de ‖síntese integrativa‖ (ANDRÉ, 2002) ou ―pesquisas que estudam pesquisas‖ (SLONGO, 2004).

Melo (2006) define,

Esses estudos de mapeamento do estado de conhecimento de uma determinada área acadêmica, em diferentes épocas e lugares, buscam identificar e analisar tendências temáticas e metodológicas e principais resultados, tomando como material de análise estudos específicos, traduzidos em artigos, publicações em anais e, especialmente, em dissertações e teses acadêmicas (p. 62).

Para realizar o estado atual desta pesquisa, estabeleci os seguintes critérios para delimitação e posterior classificação de textos relevantes, descritos abaixo, e composto por pesquisas:

• exclusivamente feitas a partir de 1996, ano de publicação da LDB 9.394/96, que considerou a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica;

• realizadas em universidades, públicas ou privadas, que possuíam cursos e grupos de pesquisas relacionados à área de Dança, Pedagogia e Educação Física;

• publicadas em revistas científicas eletrônicas ou impressas, ligadas a essas IES pesquisadas;

20 Essas palavras surgiram após algumas leituras do RCNEI em busca de termos correlatos que pudessem

facilitar encontrar trabalhos ligados à Dança e à Educação Infantil. Adiante explico como se deu a escolha dos termos de referência, termos correlatos e as palavras-chave que foram usadas na busca.

38

• efetivadas no Brasil, já que a intenção deste doutorado foi escrever uma proposta para o ensino de Dança na Educação Infantil para a realidade brasileira, mais especificamente para o Estado de São Paulo;

• apresentadas em congressos de Dança como os da Associação Nacional de Pesquisadores de Dança – ANDA – e Encontro Nacional de Grupos de Pesquisas de Dança – EngrupeDANÇA, por se tratar de espaços reconhecidos academicamente no estudo da Dança.

1.1 MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES

– POR ONDE PASSEI E