• Nenhum resultado encontrado

A Tabela 7 apresenta as mesmas consultas, porém com as orientações alteradas, conforme originalmente propostas pelos alunos As alterações

8 A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

8.3 AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

8.3.1 Exemplos de Ambientes Virtuais

A criação e utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm crescido bastante no Brasil nos últimos anos. As facilidades e gratuidades de recursos disponibilizados na Web permitem o desenvolvimento de diversas plataformas educacionais, podendo ser citadas como grandes exemplos o TelEduc, Moodle e e-ProInfo.

Ressalta-se que o Hospital Educacional, hoje, não se equipara com esses ambientes consolidados, principalmente por não possuir uma equipe pedagógica e de suporte técnico para o seu desenvolvimento, manutenção e expansão. Não obstante, esses outros ambientes podem orientar os próximos passos deste trabalho, por isso a importância desta reflexão.

8.3.1.1 TelEduc

Conforme pode ser lido no seu site oficial115:

O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa [...]. O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram

115

idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários. Com isso, ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponíveis no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades (TELEDUC, [19--?]).

O TelEduc é um ambiente em desenvolvimento no Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED)116 da Universidade Estadual de Campinas. O logotipo deste ambiente é apresentado na Figura 33.

Figura 33. Logotipo TelEduc.

O TelEduc é um software livre (código aberto), com GNU General Public License. Com as liberdades garantidas por este tipo de licença117, ele pode então ser instalado, modificado e distribuído conforme a necessidade de seus usuários. Ele está disponível para download em seu site oficial.

O TelEduc possui outras características, conforme descritas pelos seus desenvolvedores:

 Fácil instalação;  Recursos gratuitos; e

 Traduzido em 3 línguas (Português, Inglês e Espanhol).

O TelEduc é uma plataforma que possui mais de 4.000 instalações118. Os desenvolvedores listam algumas dessas instituições. Há instituições públicas e particulares, de nível superior e médio, no Brasil e exterior. Contudo, eles não mencionam nenhuma que esteja localizada no estado da Bahia119. No site oficial, não há uma explicação porque algumas são mencionadas em detrimento de outras. Eis algumas que são mencionadas:

116

http://www.nied.unicamp.br/

117

As liberdades e responsabilidades inerentes a utilização de software com GNU General Public License podem ser lidas em seu site oficial (http://www.gnu.org/licenses/gpl.html).

118

Acessado em nov. 2009 (Fonte: http://www.teleduc.org.br/pagina/principal/)

119

 Universidade Federal de Rondônia, Alta Floresta d'Oeste (RO);  Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE);

 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal (RN);  Centro Universitário de João Pessoa, João Pessoa (PB);  Universidade Católica de Pernambuco, Recife (PE);  Universidade Federal de Itajubá, Itajubá (MG);  Universidade Estadual Paulista, São Paulo (SP);  Colégio Militar de Porto Alegre, Porto Alegre (RS); e

 INECOM Ingenieros Limitada, Centro de Formación Pukará, Chile.

Quanto às funcionalidades e recursos oferecidos, lista-se alguns no Quadro 2: Funcionalidades e Recursos

Dinâmica do Curso

Contém informações sobre a metodologia e a organização geral do curso

Agenda Traz a programação de um determinado período do curso (diária, semanal, etc.) Avaliações Lista as avaliações em andamento no curso

Atividades Apresenta as atividades a serem realizadas durante o curso Material de

Apoio

Apresenta informações úteis relacionadas à temática do curso, subsidiando o desenvolvimento das atividades propostas

Leituras Apresenta artigos relacionados à temática do curso, podendo incluir sugestões de revistas, jornais, endereços na Web, etc.

Perguntas Frequentes

Contém a relação das perguntas realizadas com maior freqüência durante o curso e suas respectivas respostas

Enquetes Ferramenta para criação de enquetes

Mural Espaço reservado para que os participantes possam disponibilizar informações consideradas relevantes para o contexto do curso

Fóruns de Discussão

Permite acesso a uma página que contém tópicos que estão em discussão naquele momento do curso. A participação ocorre por meio do envio de mensagens

Bate-papo Permite uma conversa em tempo-real entre os alunos do curso e os formadores Diário de Bordo Permite aos participantes registrarem suas experiências (sucessos, dificuldades,

dúvidas) ao longo do curso, proporcionando um processo reflexivo sobre o processo de aprendizagem

Quadro 2. Funcionalidades e Recursos do TelEduc.

8.3.1.2 e-ProInfo

Em seu site oficial120, lê-se:

O e-ProInfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que utiliza a Tecnologia Internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem. O e-ProInfo é composto por dois Web Sites: o site do Participante e o site do Administrador (E-PROINFO, [19--?]).

O e-ProInfo é desenvolvido e promovido pelo Ministério da Educação. O logotipo deste ambiente é apresentado na Figura 34.

Figura 34. Logotipo e-ProInfo.

Conforme o site oficial, o e-ProInfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que utiliza a Tecnologia Internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem.

Diversos especialistas trabalham diretamente no e-ProInfo. Eles estão divididos em equipes de Desenvolvimento (7 membros), Infra-estrutura (4), Relações Institucionais (4) e Capacitação (2)121. Esta lista não inclui professores e administradores de cursos, pois estes são de responsabilidade das instituições cadastradas que utilizam o ambiente.

A quantidade de especialistas que trabalham no e-ProInfo é um indicativo do esforço necessário para manter um ambiente em pleno funcionamento.

Várias instituições estão cadastradas neste ambiente, tais como, universidades federais, universidades estaduais, institutos federais de educação tecnológica e secretarias estaduais de educação. O cadastro informa também instituições não educacionais. Entre as instituições cadastradas, há algumas do estado da Bahia. Eis

120

http://www.eproinfo.mec.gov.br/

121

alguns exemplos, conforme listado no site e-ProInfo122:

 Universidade do Estado da Bahia (UNEB);

 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB);

 Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET - BA) [sic];  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);

 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);  Ministério da Justiça (MJ);

 Ministério do Meio Ambiente (MMA);  Ministério Público do Trabalho (MPT); e

 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio).

De acordo com o tutorial123 disponível no ambiente, o e-ProInfo é composto de ferramentas síncronas e assíncronas, tais como124: Fórum, Videoconferência, Bate- papo, e-Mail, Quadro de Avisos, Notícias, Enquete, Diário de Bordo e Biblioteca.

8.3.1.3 Moodle

Pode-se ler no seu site oficial125:

Moodle é um software livre que você pode usar para criar web sites interativos onde professores e estudantes podem se comunicar e colaborar em modelos educacionais. Ele necessita ser instalado em um servidor web (o qual pode ser um de seus próprios computadores ou um de uma empresa de hospedagem web) (MOODLE, [20--?], tradução nossa).

O logotipo deste ambiente é apresentado na Figura 35.

122 Acessado em nov. 2009 (Fonte: http://eproinfo.mec.gov.br/fra_eProinfo.php?opcao=7) 123

e-ProInfo, disponível em <http://eproinfo.mec.gov.br/help/index.htm>

124

Diferentemente do TelEduc e do Moodle que listam as funcionalidades e os recursos explicando ao usuário a sua implementação (significado) no ambiente, o e-ProInfo apenas lista as ferramentas sem explicar a sua implementação. Para aqueles ambientes, foi colocado um quadro explicativo para cada um, enquanto que para este somente estão listadas suas funcionalidades, neste documento.

125

Figura 35. Logotipo Moodle.

Da mesma maneira que o TelEduc, o Moodle é um software livre (código aberto), podendo ser também modificado e distribuído conforme a necessidade de seus usuários. Ele está disponível para download em seu site oficial.

Talvez o Moodle seja o maior e melhor exemplo de plataforma educacional na Web. As estatísticas oficiais relativas à sua utilização são realmente impressionantes. Algumas delas estão apresentadas na Tabela 14 a seguir, datadas de 24 de novembro de 2009:

Tabela 14. Estatísticas do Moodle Registro de sites validados 43.682

Número de países 208 Cursos 2.985.051 Usuários 30.562.522 Professores 1.230.624 Matrículas 19.619.127 Forum posts 34.126.516 Recursos 24.239.138 Questões em testes 38.353.754 Fonte: Moodle, disponível em: <http://moodle.org/stats/>

A abrangência geográfica do Moodle é global e o Brasil é um país em destaque neste ambiente, ocupando a quarta posição com 2.568 sites registrados. Alguns deles estão listados a seguir:

 Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública;  Universidade Federal da Bahia;

 Universidade Salvador;  Universidade de Brasília;

 Escola Nacional de Saúde Pública (Fundação Oswaldo Cruz);

 Instituto Anísio Teixeira – Secretaria da Educação do Estado da Bahia;  Universidade Luterana do Brasil;

 Universidade Federal de Goiás, e  Conselho Nacional de Justiça.

Especificadamente na UFBA, o Moodle é o AVA utilizado como suporte educacional para diversos cursos de graduação como, por exemplo, em algumas disciplinas dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Educação. Inclusive, a instalação Moodle na UFBA, chamado ‘Moodle Ufba’126, possui um link na primeira página do Portal UFBA na Web. Estatísticas de utilização do ‘Moodle Ufba’ foram divulgadas à comunidade acadêmica da UFBA por email. Nele, informa-se que a instalação Moodle na UFBA atingiu 24.000 usuários cadadastrados, 11.000 estudantes e 800 disciplinas ou cursos (MOODLE UFBA, 2009).

O Moodle não apenas provê um ambiente de aprendizagem, mas também promove uma comunidade com os seus usuários127. Nesta comunidade, os usuários têm fóruns para apresentação de sugestões e a possibilidade de postar contribuições de código-fonte para distribuição livre a toda comunidade. Isso não é observado nos exemplos anteriores e serve como sugestão para o Hospital Educacional.

O ‘Moodle Ufba’ contém um guia de referência sobre as funcionalidades do Moodle

on-line. Neste guia, lê-se funcionalidades e recursos existentes no ambiente,

conforme apresentadas no Quadro 3:

126

http://www.moodle.ufba.br/

127

Funcionalidades e Recursos

Materiais Arquivos preparados e armazenados via upload no curso, páginas editadas no próprio Moodle ou páginas web externas feitas para serem exibidas como parte do curso

Fórum Onde acontecem as maiores interações dos cursos. Pode ser estruturado de formas diferentes, incluindo avaliações das postagens efetuadas e exibindo imagens e arquivos anexados. Os participantes podem solicitar assinatura dos fóruns, recebendo notificações por e-mail

Tarefa Permite aos professores dar notas eletronicamente a materiais enviados pelos alunos ou realizadas/entregues pessoalmente em encontros presenciais

Questionário Instrumento de composição de questões (verdadeiro-falso, múltipla escolha, associação, etc.) e de configuração de questionários

Bate-papo Permite aos participantes uma interação síncrona (bate-papo, discussão, tira- dúvida) via web

Lição Exibe conteúdo de um modo flexível, baseada em ramificações e rotas de acesso. Consiste num número de páginas que contêm, ao final, uma questão, redirecionando o aluno pelo conteúdo disponível

Pesquisa de Opinião

O professor propõe uma pergunta (enquete) e disponibiliza múltiplas respostas. Pode ser útil em votações, coleta de opiniões sobre determinado tema, etc.

SCORM SCORM (Shareable Content Object Reference Model) é um conjunto de especificações que, quando aplicadas a um conteúdo de um curso, produz objetos de aprendizagem (LO's) pequenos e reutilizáveis

Glossário Os participantes podem criar e manter uma lista de definições, como um dicionário Wiki Página web que pode ser editada colaborativamente, ou seja, qualquer participante

pode inserir, editar, apagar textos. Oferece suporte a processos de aprendizagem colaborativa

HotPot Permite aos professores disponibilizar palavras-cruzadas, questionários "múltipla- escolha", frases truncadas, associações, entre outras atividades

Quadro 3. Funcionalidades e Recursos do Moodle.

Fonte: ‘Moodle UFBA’. Disponível em: <http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=30>