• Nenhum resultado encontrado

F-1847/2011 V2 CONSULT TELECON PROVEDOR LTDA ME

IV PROCESSOS DE ORDEM F

F-1847/2011 V2 CONSULT TELECON PROVEDOR LTDA ME

Trata o presente processo do pedido feito pela interessada para cancelamento de seu registro no CREA- SP, tendo em vista a criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais – CFT.

O Objetivo social da interessada é: “A exploração do ramo de serviços de provedor da internet, reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos e o comércio de equipamentos e suprimentos de informática.” (fl. 224).

Verifica-se às fls. 224 e 242 que a interessada possui registro no CREA-SP desde 31/05/2011 e teve como responsáveis técnicos o Engenheiro Eletricista Rodrigo Gonçalves de Paula no período de 31/05/2011 a 11/04/2016; e o Técnico em Telecomunicações Daniel Gonçalves Plácido, nos períodos de 13/07/2016 a 03/05/2018 e de 12/09/2018 a 20/09/2018. A responsabilidade técnica desse último profissional foi baixada em 20/09/2018, em face da Lei 13.639/2018 que criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais – CFT. Em 05/06/2019 a interessada requereu o cancelamento do seu registro neste conselho, alegando que o profissional que atende como responsável técnico foi transferido para o Conselho Federal dos Técnicos Industriais – CFT e consequentemente a empresa também optou pela migração (fls. 212 a 215).

Apresenta-se às fls. 216 a 221 cópia do documento “13ª Alteração Contratual e Consolidação do Contrato Social de: Consult Telecom Provedor Ltda – ME”.

Apresenta-se à fls. 222, uma cópia do protocolo de solicitação de registro da interessada no CFT. Em 15/07/2020 a interessada foi notificada para apresentar cópia da certidão de registro no CFT, bem como cópias das notas fiscais emitidas nos últimos 12 meses. (fl. 226).

Apresenta-se à fl. 227 Relatórios de Fiscalização, datado de 17/07/2019, no qual consta que as principais atividades desenvolvidas pela interessada são: “Provedor de internet via rádio e fibra ótica “. Consta ainda no verso, no campo Observações: “Internet via rádio e instalação de antena e ativação aprox. 16 km; Internet fibra ótica – rede de cabos própria com pagamento de taxa p/ utilização dos postes – aprox. 4km”. Apresenta-se as fls. 229 a 236 informações sobre a interessada, aparentemente extraídas do site da empresa na internet.

Apresenta-se à fl. 237, declaração da interessada que “não emitiu notas fiscais relacionadas a serviços de engenharia nos últimos 12 meses”. Declara ainda “que o faturamento da empresa é baseado na emissão de notas fiscais de Comunicações e Energia Elétrica – NFCE, atrelada ao Convênio ICMS115//2003”. Apresenta-se à fl. 238, cópia de Certidão de Registro da Interessada no CFT.

O processo foi encaminhado à Câmara Especializada de Engenharia Elétrica para análise e manifestação quanto ao cancelamento do registro da interessada (fl.241).

Apresenta-se à fl. 243, tela resultado de pesquisa feita nesta data no site do Conselho Federal dos Técnicos Industriais – CFT, na qual se verifica que a interessada se encontra registrada naquele conselho. Parecer:

Considerando a Lei 5.194/66, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, e dá outras providências, da qual destacamos:

Art. 7º- As atividades e atribuições profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrônomo consistem em:

a) desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista e privada;

b) planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária; c) estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica; d) ensino, pesquisa, experimentação e ensaios;

e) fiscalização de obras e serviços técnicos; Confea – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resoluções;

MIGUEL APARECIDO DE ASSIS

35

Proposta Relator Processo/Interessado Nº de Ordem

62

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

REUNIÃO N.º 598 ORDINÁRIA DE 18/12/2020

Julgamento de Processos

f) direção de obras e serviços técnicos; g) execução de obras e serviços técnicos;

h) produção técnica especializada, industrial ou agropecuária.

Parágrafo único - Os engenheiros, arquitetos e engenheiros-agrônomos poderão exercer qualquer outra atividade que, por sua natureza, se inclua no âmbito de suas profissões.

Art. 8º- As atividades e atribuições enunciadas nas alíneas "a", "b", "c", "d", "e" e "f" do artigo anterior são da competência de pessoas físicas, para tanto legalmente habilitadas. Parágrafo único - As pessoas jurídicas e organizações estatais só poderão exercer as atividades discriminadas no Art. 7º, com exceção das contidas na alínea "a", com a participação efetiva e autoria declarada de profissional legalmente habilitado e registrado pelo Conselho Regional, assegurados os direitos que esta Lei lhe confere. Art. 24º - A aplicação do que dispõe esta Lei, a verificação e a fiscalização do exercício e atividades as profissões nela reguladas serão exercidas por um Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), e Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), organizados de forma a assegurarem unidade de ação.

Art. 45º - As Câmaras Especializadas são os órgãos dos Conselhos Regionais encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações do Código de Ética.

Art. 46º - São atribuições das Câmaras Especializadas:

a) julgar os casos de infração da presente Lei, no âmbito de sua competência profissional específica; b) julgar as infrações do Código de Ética;

c) aplicar as penalidades e multas previstas;

d) apreciar e julgar os pedidos de registro de profissionais, das firmas, das entidades de direito público, das entidades de classe e das escolas ou faculdades na Região;

e) elaborar as normas para a fiscalização das respectivas especializações profissionais;

f) opinar sobre os assuntos de interesse comum de duas ou mais especializações profissionais, encaminhando-os ao Conselho Regional.

Art. 59º - As firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral, que se organizem para executar obras ou serviços relacionados na forma estabelecida nesta Lei, só poderão iniciar suas atividades depois de promoverem o competente registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu quadro técnico.

§ 1º- O registro de firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral só será concedido se sua denominação for realmente condizente com sua finalidade e qualificação de seus componentes.

§ 3º- O Conselho Federal estabelecerá, em resoluções, os requisitos que as firmas ou demais organizações previstas neste Artigo deverão preencher para o seu registro.

Considerando que o objetivo social da interessada é: “A exploração do ramo de serviços de provedor da internet, reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos e o comércio de

equipamentos e suprimentos de informática”.

Considerando que a interessada que “não emitiu notas fiscais relacionadas a serviços de engenharia nos últimos 12 meses”. Declara ainda “que o faturamento da empresa é baseado na emissão de notas fiscais de Comunicações e Energia Elétrica

Considerando que a interessada possui registro no CREA-SP desde 31/05/2011 e teve como responsáveis técnicos o Engenheiro Eletricista Rodrigo Gonçalves de Paula no período de 31/05/2011 a 11/04/2016; e o Técnico em Telecomunicações Daniel Gonçalves Plácido, nos períodos de 13/07/2016 a 03/05/2018, e de 12/09/2018 a 20/09/2018, e que a responsabilidade técnica desse último profissional foi baixada em 20/09/2018, em face da Lei 13.639/2018 que criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais – CFT. Considerando que temos à fl. 238, uma cópia de Certidão de Registro da Interessada no CFT.

Voto:

63

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

REUNIÃO N.º 598 ORDINÁRIA DE 18/12/2020

Julgamento de Processos

Outline

Documentos relacionados