• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E ANÁLISE DOS DADOS DE CAMPO

4.2 FASE 2: CONSOLIDAÇÃO DE DIRETRIZES E/OU PROGRAMAS

A pesquisa, nas fontes primária e secundária, possibilitou a estratificação das políticas públicas nacionais, representadas em três categorias:

• Referências principais – o conjunto de leis, decretos, resoluções, deliberações normativas entre outros, que evidenciam ou caracterizam efetivamente a definição de políticas, planos e/ou programas de turismo (governo);

ANO DOCUMENTO DE ORIGEM

DISPOSIÇÃO 2003 Plano Nacional de Turismo

(PNT): diretrizes, metas e programas 2003/2007.

Lançamento do documento.

Finalidade: explicitar o pensamento do Governo e do setor produtivo e orientar as ações necessárias para consolidar o desenvolvimento do setor do turismo.

Princípios orientadores: redução das desigualdades regionais e sociais; geração e distribuição de renda; geração de emprego e ocupação; e equilíbrio do balanço de pagamentos.

Objetivos gerais: desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando as diversidades regionais, culturais e naturais e estimular e facilitar o consumo do produto turístico nacional nos mercados interno e internacional.

Objetivos específicos: dar qualidade ao produto turístico; diversificar a oferta turística; estruturar os destinos turísticos; ampliar e qualificar o mercado de trabalho; aumentar a inserção competitiva do produto turístico no mercado internacional; ampliar o consumo do produto turístico no mercado nacional; e aumentar a taxa de permanência e gasto médio do turista.

Macroprogramas: Gestão e relações institucionais, Fomento, Infra-estrutura, Estruturação e diversificação da oferta turística; qualidade do produto turístico; promoção e apoio à comercialização; informações turísticas.

1996 Política Nacional de Turismo: diretrizes e programas – 1996/1999.

Lançamento do documento.

Finalidade: promover e incrementar o turismo como fonte de renda, geração de emprego e desenvolvimento sócio-econômico do País.

Diretrizes: implantação de infra-estrutura básica e turística; capacitação de recursos humanos para o setor; modernização da legislação; descentralização da gestão do turismo; e promoção do turismo no Brasil e no Exterior.

Programas: Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur); o Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT); o Programa Nacional de Ecoturismo; o Programa de Formação Profissional no Setor Turístico; e o Plano Anual de Publicidade e Promoção.

ANO DOCUMENTO DE ORIGEM

DISPOSIÇÃO

1992 Decreto nº 448/02 Regulamento os dispositivos da Lei nº 8181/03 de 1991 que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo.

Diretrizes da Política Nacional de Turismo: a prática do Turismo como forma de promover a valorização e preservação do patrimônio natural e cultural do País; a valorização do homem como o destinatário final do desenvolvimento turístico.

Objetivos: democratizar o acesso ao Turismo Nacional, pela incorporação de diferentes segmentos populacionais, de forma a contribuir para a elevação do bem estar das classes de menor poder aquisitivo; reduzir as disparidades sociais e econômicas de ordem regional, através do crescimento da oferta de emprego e melhor distribuição de renda; aumentar os fluxos turísticos, a taxa de permanência e o gasto médio de turistas estrangeiros no País, mediante maior divulgação do produto brasileiro em mercados com potencial remissivo em nível internacional; difundir novos pontos turísticos, com vistas a diversificar os fluxos entre as Unidades de Federação e beneficiar especialmente as regiões de menor nível de desenvolvimento; ampliar e diversificar os equipamentos e serviços turísticos, adequando-os às características sócio-econômicas regionais e municipais; estimular o aproveitamento turístico dos recursos naturais e culturais que integram o patrimônio turístico, com vistas à sua valorização e conservação; estimular a criação e implantação de equipamentos destinados a atividades de expressão cultural, serviços de animação turística e outras atrações com capacidade de retenção e prolongamento da permanência dos turistas.

1991 Lei nº 8.181/03 Dá nova denominação à Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), que passa a ser Instituto, estabelece sua finalidade, competências e dá outras providências.

1988 Constituição Federal Art. 180 – A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, promoverão e incentivarão o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico.

Art. 24 – VII - proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico;

VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

1969 Resolução nº 71/04 Indica a elaboração do Plano Nacional de Turismo como instrumento da Política Nacional de Turismo.

Objetivos: desenvolvimento do turismo receptivo; o incremento do turismo interno; desenvolvimento do turismo com estímulo a atividades correlatas; estímulos aos investimentos privados de interesse turístico; e concessão de estímulos fiscais e outras facilidades para a canalização de empreendimentos turísticos. 1966 Lei nº 55/11 Define a política nacional de turismo, bem como cria o Conselho

Nacional de Turismo e a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) revogada em 1991 pela Lei nº 8181/03.

Conclusão Quadro 8: Referências Principais

• Referências secundárias – o conjunto de leis, decretos, resoluções, deliberações normativas entre outros, que dão sustentação ao fomento das políticas, planos e/ou programas de turismo (Governo);

ANO DOCUMENTO DISPOSIÇÃO

2005 Decreto n º 5406 Regulamenta o cadastro obrigatório para fins de fiscalização das sociedades empresárias, das sociedades simples e dos empresários individuais que prestam serviços turísticos remunerados, e dá outras providências.

2005 Portaria nº 57 Estabelece os procedimentos e requisitos necessários para o cadastramento das sociedades empresariais, das sociedades simples e dos empresários individuais no Ministério do Turismo.

2002

Deliberação Normativa nº 433

Cadastramento de Flats: empreendimentos ou estabelecimentos que explorem ou administrem a prestação de serviços de hospedagem em unidades mobiliadas e equipadas (UH), inclusive os conhecidos “Flats”, “Apart-hotel” ou “Condohotel”, estarão sujeitos ao cadastramento obrigatório de que trata a Deliberação Normativa nº 416, de 22/11/2000. 2002 Deliberação Normativa

nº 432

Edita relação atualizada com identificação dos Municípios prioritários para o Desenvolvimento do Turismo no Brasil. Revoga a Deliberação Normativa nº 417/00

2002

Deliberação Normativa nº 431

Institui o Sistema de Cadastramento dos Bacharéis em Turismo junto a EMBRATUR, visando quantificar e qualificar o universo profissional. Revoga a Deliberação nº 395 de 18/09/1998.

2002 Deliberação Normativa nº 430

Cria o Comitê Gestor de Programa Pólos do Ecoturismo do Brasil com o objetivo de gerir e apoiar o desenvolvimento dos Pólos de Ecoturismo, selecionados pela EMBRATUR, através de uma política baseada no turismo sustentável, promovendo a identificação e a formatação de produtos e serviços ecoturísticos e definindo estratégias próprias.

2002 Deliberação Normativa nº 429

Altera o regulamento geral dos meios de hospedagem e cria um novo Sistema Oficial de Classificação dos Meios de Hospedagem

2001

Deliberação Normativa nº 427

Dispõe sobre os critérios para apreciação dos planos de curso para educação profissional de nível técnico Guia de Turismo, com base na análise das diretrizes curriculares nacionais estabelecidas à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.

2001

Deliberação Normativa nº 426

Dispõe sobre normas e procedimentos para cadastramento e classificação dos Guias de Turismo, bem como fixa os critérios para aplicação das penalidades previstas no art.10 da Lei nº 8623 de 28/01/1993. Revogam-se os parágrafos 2º, 3º, 4º e 5º do art.11 e o parágrafo 3º do art. 12 da Resolução Normativa CNTur nº 4, de 20/01/1983; o art 2º da Resolução Normativa CNTur nº 12 17/10/84; a Deliberação Normativa nº 325, de 13/01/94; a Deliberação Normativa nº 377, de 17/06/97; a DL nº 5461 de 17/12/97; a DL nº 5462 de 17/12/97 e a DL nº 5480 de 24/03/98.

2001 Deliberação Normativa nº 425

Fixa valores de preços a serem cobrados pela EMBRATUR, bem como os órgãos delegados, em contrapartida aos serviços de credenciamento, cadastro, classificação, habilitação à obtenção de estímulos financeiros e demais serviços. Revoga a Deliberação Normativa nº 415 de 23/10/00. 2001

Deliberação Normativa nº 423

Estabelece exigência para a obtenção de recursos para implantação de projetos no âmbito do PROINTUR, anexo da Deliberação Normativa nº 419 de 15/03/01.

ANO DOCUMENTO DISPOSIÇÃO 2001

Deliberação Normativa nº 416

Regulamenta o cadastro de empresas de que trata o inciso X do art. 3º da Lei nº8181 de 28 de março de 1991 (Agência de Turismo, Empresas Organizadoras de Eventos, Meios de Hospedagem, Transportadoras Turísticas e Empresas do Sistema Compartilhado).

1999

Deliberação Normativa nº 411

Determina às instituições financeiras oficiais e aos Municípios reconhecidos como Municípios Turísticos ou com Potencial Turístico, que ao aprovar projetos destinados à construção, ampliação e reforma de empreendimentos, dêem prioridade àqueles que contemplem padrões e critérios que objetivem proporcionar às pessoas portadoras de deficiência, condições adequadas e seguras de recepção e acessibilidade autônoma.

1999

Deliberação Normativa nº 406

Reduz em 30% a participação da EMBRATUR nos eventos comerciais e institucionais constantes no Calendário Turístico Internacional.

1998 Deliberação nº 401 Altera os incisos II e III do Art. 10 da Deliberação Normativa nº 372/97 (Prazos de carência e amortização dos projetos a serem apoiados com recursos do FUNGETUR e dá outras providências.

1998 Deliberação Normativa nº 400

Aprova o “Programa de Financiamento de Agências de Turismo” mediante a utilização de recursos do Fundo Geral de Turismo – FUNGETUR e dá outras providências.

1998

Deliberação Normativa nº 399

Cria o Conselho Consultivo do Turismo Nacional – CTN, com o objetivo de cooperar na formulação e no acompanhamento da implementação da Política Nacional do Turismo.

1998

Deliberação Normativa nº 392

Institui a obrigatoriedade de formalização de contrato escrito entre os prestadores de serviços turístico entre si e seus fornecedores, inclusive transportadoras aéreas, marítimas e terrestres, regulares ou não, quando se tratar de venda de produtos e serviços turísticos ao consumidor; a celebração de seguro de responsabilidade para a cobertura de dano e dá outras providências.

1998

Deliberação Normativa nº 391

Institui o Compromisso de Ajustamento de Conduta, a suspensão temporária da atividade; a divulgação trimestral de relação dos maus prestadores de serviços e produtos turísticos e dá outras providências.

1998

Deliberação Normativa nº 390

Dispõe sobre exigência de parecer técnico emitido por profissional egresso de cursos superiores de Bacharel em Turismo, nos projetos de empreendimentos turísticos situados na área de atuação da SUDENE e SUDAM e nos pedidos de apoio institucional ou financeiro oriundos de Estados e Municípios turísticos ou de potencial e dá outras providências. 1997

Deliberação Normativa nº 383

Aprova o “Programa de Crédito Popular de Incentivo ao Emprego no Turismo” mediante utilização de recursos do Fundo Geral de Turismo – FUNGETUR.

1997

Deliberação Normativa nº 382

Inclui entre os serviços permissíveis e não privativos de Agências de Turismo, a corretagem de seguros, especialmente àquela destinada à cobertura de riscos em viagens turísticas através de Agências de Turismo. 1997

Deliberação Normativa nº 378

Aprova o Regulamento do Sistema de Tempo Compartilhado em Meios de Hospedagem de Turismo – revogado o Art. 10 pela Deliberação Normativa nº 417/2000

1997

Deliberação Normativa nº 372

Aprova o regulamento, que regerá o funcionamento e as operações do FUNGETUR, criado pelo Decreto nº 1191 de 27/10/1971, o qual determina entre outras, o cadastramento das empresas que desejam beneficiar-se das aplicações de recursos do FUNGETUR.

ANO DOCUMENTO DISPOSIÇÃO 1996

Deliberação Normativa nº 362

Prorroga, por mais 60 dias, o prazo, referido no Art 2º da Deliberação Normativa nº 360, de 16 de abril de 1996, para que a EMBRATUR apresente um novo Sistema de Classificação Hoteleira, e dá outras providências.

1996 Deliberação Normativa nº 361

Determina a realização de pesquisas, estudos e levantamentos necessários à regulamentação da Lei nº 8912.

1996 Deliberação Normativa nº 358

Aprova o projeto Brazilian Tourism Web, bem como os contratos de adesão para os serviços de veiculação completa e veiculação especial.

1995 Deliberação Normativa nº 356

Considerando a necessidade da Embratur rever alguns aspectos tratados na Resolução CNTur nº 1913 de 13/01/82, adequando a realidade da Política Nacional de Municipalização, altera a redação da linha “c”, II, e insere a letra “m”, nos seguintes termos:

c) Considera “non edificandi” as áreas situadas além da cota altimétrica+100 metros, bem como no cimo dos morros, com exceção das localidades no perímetro urbano, a serem definidos em comum acordo com a EMBRATUR, por convênio.

m) a fiscalização do cumprimento do convênio referido na letra “c” ficará a cargo do Município.

1995

Deliberação Normativa nº 355

Estabelece forma de cobrança dos preços dos serviços de análise, administração, operação e fiscalização dos projetos de implantação, ampliação, adaptação e modernização de empreendimentos que visem acesso ao Fundo de Investimentos do Nordeste – FINOR e do Fundo de Investimento da Amazônia – FINAM.

1995

Deliberação Normativa nº 346

Regulamenta normas e padrões de proteção ao turista e ao consumidor. Revogados o inciso I do Art 1º e da Deliberação Normativa nº 416/00 de 22/11/00.

1995

Deliberação Normativa nº 338

Estabelece norma relativa a responsabilidade sobre o uso de programas de computador.

1994

Deliberação Normativa nº 332

Estabelece condições necessárias à designação de credenciamento de dirigentes e técnicos envolvidos com o controle de qualidade do produto turístico nacional, a receberem a carteira de fiscalização. Revoga a Deliberação Normativa nº 301 de 03/12/1991.

1994

Deliberação Normativa nº 327

Simplifica exigências para classificação de prestadores de serviços turísticos.

1993 Lei nº 8623 Dispõe sobre a profissão de Guia de Turismo e dá outras providências. 1993 Decreto nº 946 Regulamenta a Lei nº 8.623 de 28 de janeiro de 1993, que dispõe sobre a profissão de Guia de Turismo e dá outras providências.

1992

Deliberação Normativa nº 310

Cria normas técnico-administrativas de procedimentos para o exame de pleitos de credenciamento para operação no mercado de câmbio de taxas flutuantes por empresas/empreendimentos turísticos e especifica as suas atribuições e as do Banco Central do Brasil – BACEN.

1991

Deliberação Normativa nº 293

Dispõe sobre a liberdade do exercício e exploração de atividades e serviços e dá outras providências. As pessoas jurídicas que exploram quaisquer ramos de atividades, bem como as pessoas físicas domiciliadas no País, poderão apresentar Consulta de Viabilidade à EMBRATUR e aos agentes financeiros credenciados para operar o FUNGETUR, visando obter acesso, respectivamente, aos incentivos fiscais e financeiros do setor turístico. Revogadas as disposições a contrário.

ANO DOCUMENTO DISPOSIÇÃO

1991

Deliberação Normativa nº 292

Dispõe sobre a liberdade do exercício e exploração de atividades e serviços turísticos e dá outras providências. As pessoas jurídicas que exploram quaisquer ramos de atividades, bem como as pessoas físicas domiciliadas no país, poderão apresentar Consulta de Viabilidade à EMBRATUR, visando obter acesso, respectivamente, aos incentivos fiscais e financeiros do setor turístico.

1991

Deliberação Normativa nº 287

Estabelece os preços relativos aos serviços de cadastro e classificação de atividades e serviços turísticos. Revoga a Deliberação Normativa nº 285, de 24/10/1990.

1990

Deliberação Normativa nº 271

Modifica o art. 5º da Deliberação Normativa nº 259, de 28/08/1989 que trata da responsabilidade de expedição e controle das credenciais de controle de qualidade.

1989

Deliberação Normativa nº 259

Autoriza o credenciamento, mediante carteira de fiscalização federal, exclusivamente aos servidores que efetuam vistorias e inspeções de qualidade em empresas, empreendimentos e equipamentos turísticos.

1988 Resolução Normativa nº 32 Aprova o regulamento para a Classificação das Atividades e Serviços de Transporte Turístico de Superfície. 1988 Deliberação Normativa

nº 246

Disciplina formalidades para a classificação dos veículos e embarcações de turismo e a habilitação das empresas que explorem os serviços de transportes turístico de superfície.

1988 Deliberação Normativa nº 240 Institui a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes de “Camping” FNRH-C e dá outras providências. 1988

Deliberação Normativa nº 239

Institui o Cadastro de BOLSA DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS, a ser operacionalizado pela Diretoria de Investimento.

1987

Deliberação Normativa nº 236

Fixa critérios e condições para dar continuidade à venda das ações integralizadas pela EMBRATUR no capital social das empresas do setor turístico com recursos do FUNGETUR e do Orçamento Fiscal, podendo ser parcelada em até 10 vezes.

1987

Deliberação Normativa nº 232

Determina inclusão de programas de treinamento de mão-de-obra nos projetos/empresas que pleitearam acesso aos benefícios fiscais e/ou financeiros para implantação de meios de hospedagem de turismo e dá outras providências.

1987 Deliberação Normativa nº 229

Estabelece Normas de Acompanhamento dos projetos de empreendimentos turísticos aprovados pelo CNTur.

1987 Deliberação Normativa nº 223

Normas para cadastramento na EMBRATUR de empresas ou entidades que explorem ou administrem meios de hospedagem de turismo ou Acampamentos Turísticos – CAMPING, a solicitação de sua classificação deve ser por intermédio de seus Órgãos Delegados, no prazo de 90 dias após a classificação de seus empreendimentos.

1987 Deliberação Normativa nº 221 Dispõe sobre o funcionamento e credenciamento dos “Albergues da Juventude”

1987 Deliberação Normativa nº 216

Implanta o programa Clube da Terceira Idade, em cada Unidade da Federação, com o objetivo de proporcionar meios para a prática do turismo de lazer, individualmente ou em grupo, a seus associados, mediante a obtenção de preços de serviços turísticos inferiores aos vigentes no mercado. 1987 Deliberação

Normativa nº 215

Cria a “Comissão de Legislação Turística – COLTUR”, em caráter permanente, com o objetivo de realizar estudos e apresentar sugestões à reformulação da Legislação Turística.

1987 Deliberação Normativa nº 209

Regulamenta o credenciamento de Albergues da Juventude, a cobrança do fornecimento de placas e plaquetas de identificação.

ANO DOCUMENTO DISPOSIÇÃO

1986 Decreto-lei nº 2294 Dispõe sobre o exercício e a exploração de atividades e serviços turísticos e dá outras providências.

1986 Deliberação Normativa nº 197

Determina que as empresas postulantes a obtenção de estímulos fiscais e financeiros fixados na legislação turística deverão manter, pelo período de 5 anos, o enquadramento do empreendimento realizado, em nível de projeto, em consonância com as Matrizes de Classificação dos Meios de Hospedagem.

1986 Deliberação Normativa nº 196

Determina que os projetos de construção de empreendimento turístico, em todo o território nacional, que visem á obtenção dos incentivos e estímulos fiscais, econômicos ou financeiros, deverão ser apresentados à EMBRATUR oferecendo facilidade de acesso para deficientes físicos, aplicadas as normas da ABNT NBR 9050.

1986 Deliberação Normativa nº 193

Determina que os pedidos de alteração das finalidades dos financiamentos com recursos do FUNGETUR aprovados devam ser objeto de homologação por parte da EMBRATUR, inclusive aqueles dentro do limite de alçada dos Bancos operadores do Fundo.

1986 Deliberação Normativa nº 192

Regula os preços de serviços a serem cobrados pela EMBRATUR para o fornecimento de cada placa e plaqueta de classificação aos meios de hospedagem de turismo que serão, respectivamente, de 3 OTNs e 0,15 OTNs.

1986 Deliberação Normativa nº 185

Dispõe que a emissão, pelos Agentes Financeiros, dos Certificados de Obra Concluída para os projetos de empreendimentos turísticos financiados com recursos do Fundo Geral de Turismo – FUNGETUR, deverá ser precedida de vistoria da qual participe obrigatoriamente um técnico designado pela EMBRATUR.

1986 Deliberação Normativa nº 184

Determina que os projetos públicos só terão acesso aos Fundos Administrados pela EMBRATUR, mediante implantação em área ou próprio público de Albergues da Juventude e Clubes da Terceira Idade, nos locais onde os empreendimentos turísticos serão executados.

1985 Deliberação Normativa nº 170

Fixa normas e critérios para a aplicação de incentivos fiscais ao turismo, em consonância com os princípios estabelecidos pelo Decreto-lei nº 1376/74. 1985 Deliberação Normativa nº 169

Suspende, por tempo indeterminado, a aprovação de pedidos de saneamento financeiro com recursos do Fundo Geral do Turismo – FUNGETUR, através de participação acionária no capital social de empresas turísticas.

1985 Deliberação Normativa nº 168

Estabelece que durante o exercício de 1986, pelo menos 75% do valor das aplicações do FUNGETUR deverão, nos termos do que dispõe a Resolução nº 365, de 07/04/1976, do Banco Central do Brasil, beneficiar as atividades turísticas baseadas nos incisos I, II e III do Art. 14 do Decreto-lei nº 1439 de 30/12/1975.

1985 Deliberação Normativa nº 163

Regula o processo e a forma de comprovação dos requisitos para registro de agências de turismo, na EMBRATUR.

1985 Deliberação Normativa nº 161 Dispõe sobre o regulamento comercial entre as Agências de Turismo e seus usuários para operação de viagens e excursões turísticas. 1985 Deliberação

Normativa nº 153

Prorroga por 90 dias, contados a partir da publicação desta DB, o prazo para que a empresa ou entidade que explore ou administre acampamento turístico, requeira a classificação do empreendimento junto à EMBRATUR. 1985 Deliberação

Normativa nº 148

Disciplina o processo para classificação e registro na EMBRATUR, dos acampamentos turísticos e das pessoas jurídicas e suas filiais que o explorem ou administrem.

1984 Deliberação Normativa nº 134

Estabelece procedimentos para a classificação dos veículos e embarcações para turismo e para registro das empresas que os explorem para realização de transporte turístico de superfície.

ANO DOCUMENTO DISPOSIÇÃO 1984

Resolução Normativa nº 14

Dispõe sobre as condições operacionais a que estão sujeitas as empresas prestadoras de serviços remunerados para a Organização de Congressos, Convenções, Seminários e Eventos congêneres.

1984 Decreto nº 89707

Dispõe sobre Empresas Prestadoras de Serviços para Organização de Congressos, Convenções, Seminários e Eventos congêneres.

1984 Deliberação Normativa nº 131

Regula o relacionamento comercial entre as agências de turismo e seus usuários para operação de viagens e excursões que obedecerão ao disposto nos artigos 25 a 31, da Resolução Normativa nº 04 de 28/118/1983, do Conselho Nacional de Turismo – CNTur.

1983 Deliberação Normativa nº 117

Regula a informação, pelas empresas ou entidades exploradoras ou administradoras de meios de hospedagem à EMBRATUR e os limites dos preços praticados em seus estabelecimentos, inclusive do café da manhã quando não incluído nesses preços.

1982 Deliberação Normativa nº 104

Institui a obrigatoriedade do registro de que tratam os artigos 4º e o art. 8º, do Decreto nº 87348 de 29/06/1982, para as filiais das empresas que já explorem ou venham a explorar os serviços de transporte turístico de superfície.

1982 Decreto nº 87348

Regulamenta a Lei nº 6505 de 13 de dezembro de 1977, e estabelece as condições em que serão prestados os serviços de transporte turístico de superfície e dá outras providências.

1981 Deliberação Normativa nº 91

Disciplina o processo de registro, na EMBRATUR, das Agências de Viagens e Turismo, nas categorias de Agências de Viagens e Agências de Viagens e Turismo, e de suas respectivas filiais.

1981

Deliberação Normativa nº 86

Dispõe sobre os preços de diárias e semanadas praticados pelos meios de