• Nenhum resultado encontrado

Práticas pedagógicas com recursos digitais, projetos, materiais e gestão que fazem a diferença

3. FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM TDIC

Embora as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) circulem no meio educacional desde os anos de 1980, percebe-se que a formação inicial dos docentes ainda não atende a essa demanda. Bastos (2010, p. 20) indica que “a limitada incorporação do tema „TIC e educação‟ no currículo da formação inicial de docentes na América Latina ocorre num contexto de uma tardia e desigual difusão dessas tecnologias na Região.” Dessa maneira, a formação continuada e em serviço aparece como uma opção importante para ampliar a atuação docente com esse tipo de recurso didático.

Ao longo dos últimos três anos, como parte do Projeto Conecta Positivo e das funções da área de Tecnologias Educacionais do Colégio Bagozzi, foram

realizadas diversas ações de formação continuada voltada para as TDIC com as áreas diretiva, pedagógica e docente, tanto na utilização do portal escolar e do livro didático digital, quanto no uso seguro dos recursos midiáticos e de informática disponíveis para professores e alunos. Neste relato serão apresentadas as atividades formativas desenvolvidas na Instituição, nas modalidades presencial e a distância.

3.1. FORMAÇÃO CONTINUADA PRESENCIAL

As pesquisas revelam que os professores da América Latina apresentam certa resistência e dificuldade em incorporar as TIC às práticas escolares (Bastos, 2010). Os motivos são variados: já foi mencionada a inclusão tardia dessas tecnologias nos países latino-americanos, também se pode indicar a ausência de formação específica na graduação, a precariedade de recursos e, muitas vezes, a “falta de apoio da direção da escola” (BASTOS, 2010, p. 40). A intenção deste artigo é demonstrar as atividades desenvolvidas pelo Colégio Bagozzi e pela Editora Positivo para superar essas dificuldades. A primeira ação foi, justamente, o apoio ao professor e o estabelecimento de um programa de formação presencial e em serviço para os docentes.

3.2. NOS ENCONTROS PEDAGÓGICOS

Realizadas na última semana de cada mês, as reuniões pedagógicas do Colégio Bagozzi propiciam momento de reencontro, reflexão, planejamento, troca de informações e experiências entre os professores, bem como oportunidade para a formação continuada docente. Eventualmente a Supervisão Pedagógica abre espaço para atuação da área de Tecnologias Educacionais.

Destaca-se a oficina realizada no Laboratório de Informática da escola em abril de 2012 – antes mesmo de o Colégio fazer parte do Projeto Conecta – durante a reunião pedagógica bimestral. Os professores do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio fizeram seus cadastros ou revalidação do acesso ao Portal Positivo e

analisaram conteúdos digitais sugeridos para o segundo bimestre letivo, com orientação e mediação da autora deste artigo.

Em julho de 2013, os professores da Educação Básica do Colégio Bagozzi receberam uma formação da assessoria pedagógica da Editora Positivo. O encontro capacitou docentes das áreas de Língua Portuguesa e Matemática para a utilização dos recursos oferecidos pelo Portal Positivo, oportunizando a ampliação de conhecimentos sobre os recursos digitais disponíveis para as áreas com objetivo de enriquecer as aulas e propiciar a produção consistente e assistida de textos digitais. A atividade contou com o apoio das coordenadoras pedagógicas do Colégio Bagozzi e da área de Tecnologias Educacionais. As práticas pedagógicas desenvolvidas no encontro foram apresentadas no I Seminário Nacional de Práticas em Sala de Aula, da Editora Positivo.

Em julho de 2014, durante a reunião pedagógica, reforçou-se junto aos docentes a importância da utilização do livro didático digital e dos recursos e ferramentas do Portal Positivo no planejamento das atividades pedagógicas. Nesse momento de reencontro e reflexão também foram destacadas as atividades realizadas durante o primeiro semestre, como as ações que possibilitaram cadastro e revalidação de todos os professores e alunos no portal educacional; a formação continuada realizada pelas assessorias da Editora Positivo, demonstrando possibilidades pedagógicas no uso de recursos digitais para cada área do

conhecimento; o reforço da participação nas formações a distância por meio das webconferências do Sistema Positivo de Ensino; o envio de e-mails informativos com as novidades do portal educacional; e o apoio presencial da área de Tecnologias Educacionais na utilização do livro didático digital e do Portal Positivo.

Em agosto de 2014, os professores dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do Colégio Bagozzi participaram de uma formação interna para conhecer mais sobre o livro didático digital e os recursos do Portal Positivo. Foram trabalhadas as ferramentas e jogos, a pesquisa escolar e a utilização dos códigos do livro didático impresso, o cadastro no Portal da Escola da Inteligência e a inscrição no programa de EAD da Editora Positivo.

Em 2015, durante toda a primeira semana de fevereiro, a área de Tecnologias Educacionais participou das reuniões pedagógicas dos diversos níveis de ensino, orientando e informando sobre as tecnologias educacionais, o portal, o livro didático digital, o uso seguro e boas práticas de acesso aos recursos midiáticos e de informática. Na mesma semana, a reunião com familiares dos alunos contou, também, com a ênfase no uso adequados de TDIC. Encontros como esses só são possíveis devido à participação e o apoio dado por toda a comunidade escolar bagozziana dos pais à direção.

Durante o primeiro semestre de 2015, os docentes da Educação Infantil (EI) foram o foco de trabalho. Mediadas pela professora responsável pela área de Tecnologias Educacionais, participaram da formação, cujo objetivo principal foi posssibilitar que o material didático digital fosse utilizado como fonte segura de pesquisa para suas práticas em sala de aula e para sua formação.

3.3. NA EDITORA POSITIVO

Como indicado anteriormente, como resultado das ações desenvolvidas em 2013, o Colégio Bagozzi foi convidado a participar em outubro do I Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula, cujo tema era Saberes em rede: do presencial ao on-line, realizado pela Editora Positivo. O evento aconteceu em Curitiba e tinha por objetivos: possibilitar a reflexão sobre as

implicações pedagógicas dos saberes em rede nas práticas educativas; apresentar alternativas didáticas que incorporassem diferentes recursos tecnoculturais nas práticas de ensino em sala de aula; e promover trocas de experiências entre os participantes. A autora deste artigo apresentou dois trabalhos: Blogs da Mostra Cultural 2013 e Conecta-Positivo-Bagozzi. O projeto Gêneros Textuais foi apresentado pela professora Verônica Radulescu, da disciplina de Oficina de Leitura e Produção de Texto (OPTL).

No início do ano seguinte, os representantes do Colégio Bagozzi participaram de um encontro reflexivo realizado na Editora Positivo para a segunda etapa do Projeto Conecta Positivo, que abordou a ética e a segurança na internet,

com a participação da advogada especialista em Direito Digital Dra. Patrícia Peck Pinheiro, que apresentou a proposta de Certificação Escola Digital Segura. Além de confirmar a continuidade da participação do Colégio Bagozzi no Projeto Conecta, foi ressaltada a importância do uso ético e seguro da internet na escola e fora dela. O encontro também reforçou a importância de seguir o caminho para a utilização adequada e segura das TDIC.

Mais uma vez, em outubro de 2014, a professora responsável pela área de Tecnologias Educacionais do Colégio Bagozzi participou do II Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula, com o tema A voz e a vez do professor, realizado em São Paulo. Na mesa redonda intitulada “Conectar e aprender: manter e inovar com as tecnologias digitais”, foram apresentados alguns dos projetos realizados por professores do Ensino Fundamental e Médio utilizando as TDIC, bem como as atividades de formação continuada presencial e a distância. O destaque foi o Projeto Magazine, da professora de Lingua Inglesa Luciane Rigoni, exibido em vídeo.

No mês de julho de 2015 o Sistema Positivo de Ensino, por meio do Centro de Formação da Editora Positivo, ofereceu formações presenciais do Programa de Cursos do Sistema Positivo de Ensino para todos os professores. Um grupo significativo de docentes do Colégio Bagozzi particpou do encontro. O que chama a atenção é que a iniciativa de participação foi espontânea, sem uma mediação mais intensa dos gestores e orientadores do Colégio. Para inscrição, os professores

procuraram informações, orientação e mediação na área de Tecnologias Educacionais do Colégio.

Dando continuidade às atividades do Projeto Conecta, em agosto do mesmo ano, o Colégio Bagozzi participou do encontro na Editora Positivo para as escolas participantes, no qual se tratou da Certificação Escola Segura Digital 2015/2016 e sobre o uso pedagógico dos objetos digitais. Representando o Colégio estavam presentes os diretores educacional e administrativo, a supervisão educacional, coordenação de TI e TE, além da secretária da instituição. Esse encontro representou a continuidade da participação do Colégio Bagozzi no projeto.