• Nenhum resultado encontrado

GARRAFADA PARA IMPOTÊNCIA:

No documento Tratado dos 256 Odus de Ifá Brasil (páginas 63-68)

Ewe tuko, (Aristolochia trilobata. Lin.); pau de cajá (Allophyllus cominia. Sw.); ewe atiodo (Rhizophora mangle. Lin.); ewe abá (Spendias membin. Lin.); raiz de uva-do-mato. Prepara-se uma infusão destas ervas fervidas em conjunto; coa-se e mistura-se com vinho branco. Toma-se três doses por dia, durante sete dias. No oitavo dia toma-se uma infusão de folhas de mamoeiro (Carica papaya. L.).

EXÚ ALAMIBARÁ.

Arranja-se um boneco masculino de cedro para servir de imagem para o Exú. Na cabeça do boneco faz-se um buraco onde se introduz um pedacinho de osso de leri egun. Prepara-se a massa onde será fixada a estatueta com os seguintes ingredientes: Pó de preá; obí; orogbo; aridan; pó de cabeça de gavião; pó de raiz de efunkoko (Pithecolobium arborem. L. Urb.); de ewe abá e de pega-pinto. Pronta a mistura, espalha-se sobre o opon e reza-se Ogbetua. Depois mistura-se com a tabatinga e acrescenta-se azougue, otí, mel, epo-pupá, uáji, efun e osun. Coloca-se a massa dentro de um alguidar de barro e fixa-se o vulto de madeira em cima. Come um pombo preto, cujas penas, axés e cabeça são colocados dentro do alguidar.

EXÚ OBAKERE.

Este Exú também é assentado num boneco de cedro que deve ser vestido com uma calça de pano listrado de preto e vermelho e uma camisa branca. Sobre a cabeça, coloca-se um chapeuzinho de palha.

À massa, acrescenta-se os pós de cabeça de gavião, de osso de egun, de casco de ajapá, de cabeça de frango, de peixe defumado, de codorna, de ouro, de prata, de cobre, de efun e de preá. Depois de misturar todos os pós com a tabatinga, acrescenta-se à mesma: 7 ataré; um pouco de iyerosun; três búzios; três pedaços de azeviche; 1 pedaço de marfim; azougue; mel; dendê; aguardente de cana e as seguintes vegetais picados em pedaços bem pequeninos: raiz de arabá, de limo-de-rio (Osmunda regalis. Lin.), e de levante. Folhas inteiras de vence-demanda; ewe ka (mentha sativa. Lin.); ewe okoeran (Erva guiné); ewe kunino (amansa-guapo); abre-caminho; para-raio; ewe fendebilo (Guarea trichilliodes. Lin.) e vence-demanda.

Enfeita-se a roupa com 11 búzios. Leva, no pescoço, um fio com 11 contas vermelhas, 11 contas negras, 11 contas brancas e 7 búzios.

EXÚ BELEKE

Um otá polido pequeno, 3 grãos de milho, 13 grãos de ataré, 2 esporas de galo bem grandes. Faz-se um furo nas esporas e, dentro da primeira, coloca-se pó de preá, dentro da segunda, pó de peixe defumado. Modela-se uma cabeça com a tabatinga onde se misturou 7 diferentes tipos de folhas de Exú devidamente trituradas, azougue, epo-pupá, mel de abelhas, otí, efun, osun, uáji, aridan, obí e orogbo, (tudo bem picadinho). Enfeita-se com 3 moedas de cobre, 3 búzios para os olhos e a boca e coloca-se, no alto do crânio, uma pena de ekodidé e uma faquinha. Coloca-se 3 ofazinhos de ferro dentro do alguidar.

EXÚ LALÚ

Assenta-se com um otá poroso. Leva a massa idêntica à de Exú Beleke à qual acrescenta-se ouro, prata, 3 unhas de galo e iyerosun rezado de Ogbetua. Com três búzios faz- se os olhos e a boca, coloca-se 3 moedas de cobre em volta e enfeita-se a base com muitos búzios. Leva três ofás de ferro pequenos dentro do alguidar.

I I I I I I I I I OGBEATE REZA DE OGBEATE

Ogbe Mata Alamata; Alamata omó Awoxe Mafitarun adifafun Omá Banixe ekodidé, adê, ekú, ejá, eiyelé, efun, osun. Obatalá owo mesan elebó.

Disse Ifá: "Orunmilá sempre faz alguma coisa em favor das mulheres". É preciso tomar muito cuidado com acidentes de trânsito.

A pessoa sairá vitoriosa numa questão judicial, mas poderá permanecer presa por algum tempo.

Cuidado com a morte que entra e sai de sua casa.

Cuidado com os ciúmes das mulheres. Cuidado com as mulheres. Oxun vive esperando por sua atenção e por seus cuidados. Neste Odu conheceram-se Oxun e Ogun.

Aqui nasceram as pestes que dizimam populações.

Nasceram os poderes do cérebro humano e todo o sistema cerebral. Por este caminho Orunmilá foi atirado ao rio.

Por ser o grande traidor, Ogbeate recebe o nome de Oberekuntele.

O Awo deste Odu deve ter um okpele de metal que faça barulho ao ser jogado para que Oxun saiba que está trabalhando com Ifá.

Tem que colocar um freio de cavalo no igbá-Ogun para que possa manter controle sobre seus filhos e afilhados.

Coloca-se, em Oxun, 5 ferramentinhas de lavoura, confeccionadas em metal dourado que devem ser lavadas com omieró e rezadas no tabuleiro com Ogbeate.

Deve usar um cinto de couro de touro na cintura sempre que quiser resolver qualquer problema.

Tem que possuir um okpele feito de pau-ferro. Este okpele tem que comer um galo junto com Xangô e peixe fresco com Ogun para que nunca diga mentiras.

Assinala um pouco de fraqueza sexual. Colocar arapucas de passarinho em Elegbara e um Ogun.

Tem que criar uma galinha e deixar que ponha ovos que não podem ser comidos. Não se pode ter gaiolas vazias em casa.

Quando estiver doente deve consultar outro babalawo.

Quando quiser ter muitos clientes, ponha 16 tabuinhas com mel para Orunmilá e tome banho com botões de rosas amarelas e um pouco de mel.

Colocar, em Orunmilá, 21 otás pequeninos que tenham comido uma galinha choca.

EXÚ DE OGBEATE (OBARANKE)

Prepara-se a massa com tabatinga; terra de quatro esquinas; poeira colhida de um remoinho de vento; erva de São Diego (Gomphrena globosa.Lin,); ewe oma (Espaedea amoena. A.Rich.); cansanção; 13 ataré; obí; orogbo; osun e aridan. Assenta-se num otá polido. Modela-se uma cabeça com olhos e boca de búzios e, em cima, coloca-se uma pena de ekodidé.

I I I I I I I I I I OGBEXE REZA DE OGBEXE

Ogbexe kan kanton obajë dewá ekodidé saraundere ololukere lodiye Iyalode okere jimoro enidesun ediferemo otolarefa eji bojo nila. Odu Ajibagadara niawasi niawasi, ikowoxe Iyami waxe, xiiyami mori yeye o!

Este é o Odu da espionagem.

Aqui as armas de fogo foram trazidas ao mundo.

Fala de tiros, maldiçöes, zombaria, doenças do estômago e das vísceras.

É caminho de Ibú Akparo, rainha do riso e da falsidade. Faz-se de surda para justificar o fato de não querer ouvir o que se lhe diz.

Aqui surgiram as tatuagens.

Ifá das farpas. É preciso muito cuidado com as vistas. Os amigos não são reconhecidos.

Aqui o papagaio era o único que entendia a Ogbexe porque era igual a ele. Faz com que a carne do papagaio seja venenosa.

Aqui acaba o preconceito de cor. O negro vive com o branco e o branco vive com o negro.

Foi Oxun quem criou este Odu, é o filho que carrega em seus braços. Fala de um Egun protetor.

Seus filhos são proibidos de trabalharem à noite. Não bebem água com açúcar.

Não podem soprar pós (exé) em ninguém.

Não são aceitos em diversos lugares. São repudiados. Não podem tingir os cabelos.

Qualquer coisa que se faça para Xangô, por este caminho, deve ser feita às quatro horas da manhã.

O ebó de Ogbexe leva corrente de ferro.

Sacrifica-se um galo a Xangô e oferece-se inhame pilado a Elegbara para resolver qualquer dificuldade.

Coloca-se, em Elegbara, cinco instrumentos musicais: tambor, gan, xekeré, flauta e cavaquinho.

No documento Tratado dos 256 Odus de Ifá Brasil (páginas 63-68)