• Nenhum resultado encontrado

Com o advento da globalização nas últimas décadas e com o alastrar deste fenómeno pelo globo, muita coisa mudou A nível social e económico, foram e continuam a ser várias as mudanças que vão alterando continuamente o mundo em que vivemos a uma grande velocidade.

A nível industrial e empresarial, as mudanças são também inevitáveis. Existe hoje mais tecnologia que desempenha várias novas funções e que desempenha tarefas que anteriormente eram destinadas ao homem. Existem hoje mais instituições e mecanismos globais que pretendem defender de forma mais abrangente os direitos dos trabalhadores como a OIT e as suas convenções normativas.

Este breve capitulo não pretende ser um compêndio sobre a gestão dos recursos humanos e sobre as suas abordagens e teorias diversas. Os aspectos Maios importantes sobre a gestão dos recursos humanos, já foram aqui referidos nos subcapítulos anteriores, pelo que os parágrafos seguintes pretendem dar uma visão mais geral centrada nos pontos fundamentais.

Hoje em dia todos os elementos humanos de uma organização, são o motor da mesma, quer isto dizer que são os seus trabalhadores, gestores e até os funcionários administrativos e de limpeza que contribuem para um bom desempenho de empresa.

Os recursos humanos de uma empresa são portanto todos os elementos acima referidos. São eles que vão contribuir para o sucesso da empresa. É pois absolutamente imperial que se faça uma boa gestão desses recursos. Em termos comunicativos, é necessário ao empregador ou gestor desenvolver bons processos e ter bons mecanismos que promovam uma boa comunicação. Ser claro e objectivo a transmitir as mensagens

93

para os seus subordinados, não ser redundante e não criar desvios e ruídos desnecessários às mensagens que se vão transmitir é essencial.

Numa organização os seus elementos são muito susceptíveis ao rumor, e as informações que carecem de verdade, são muitas vezes veiculadas a grande velocidade o que pode causar perturbações nos trabalhadores. Por isso os empregadores devem ter muito cuidado com as fugas de informações e a má interpretação das mensagens que transmite. Se necessário deve convocar reuniões com o pessoal da empresa para esclarecer as informações contraditórias e para transmitir as mensagens mais importantes sem correr o risco de eventuais desvios da mensagem.

A comunicação por parte do empregador deve ser também feita com cortesia para evitar atritos com os seus funcionários que ponham em causa o seu desempenho e por consequência que afectem negativamente o desempenho da empresa.

Por isso mesmo a comunicação deve ser estratégica, ou seja o empregador deve saber o que vai dizer e a quem o vai dizer e como o fazer, o empregador deve portanto desenvolver e planear bem, antes de executar. Pois só com bom planeamento, ele pode obter uma boa execução, tanto de si mesmo para com os outros, como pode também obter uma boa execução dos seus subordinados relativamente às tarefas destes.

Falar de organização é falar de equipa. Esta por sua vez pode ter várias equipas de menor dimensão. É pois necessário que todos os elementos trabalhem em conjunto para se cumprir o objectivo ou seja para a equipa ser bem sucedida. Isto implica que se devem tomar todas as precauções para evitar mal-estar e outros atritos dentro da equipa pois só assim esta pode atingir os seus objectivos.

O factor humano de uma organização, é o seu elemento chave para se obter um bom funcionamento desta. Mas não só a nível interno, pois externamente é necessário fazer uma boa gestão dos recursos humanos. A forma de lidar com os clientes e com os fornecedores deve ser a mais correcta possível, pois assim a reputação e credibilidade da empresa, atinge e mantêm bons níveis que fazem com que esta se torne uma instituição confiável.

É pois necessário gerir bem os trabalhadores e funcionários que operam dentro desta. É necessário gerir muito bem as emoções, as motivações e os comportamentos de todo o pessoal da empresa e deve fazer-se isso de maneira bem-feita para assim se atingir o objectivo máximo de fazer com que a empresa seja bem sucedida no mercado.

94

Os conflitos devem ser também eles bem geridos. Ocorrem vários conflitos entre o empregador e os seus trabalhadores aquando de situações de despedimento. Por exemplo essas situações devem ser bem geridas na óptica do empregador para assim este evitar um certo contágio aos seus subordinados.

Imagine-se que um funcionário é despedido da empresa onde trabalha. Como represália, vai caluniar o seu ex-patrão para junto dos outros funcionários da empresa, seus ex-colegas. Esta situação pode gerar alterações profundamente negativas entre o empregador e os seus funcionários. No processo de negociação Também é necessário haver boa gestão do processo. É importante que o empregador não tome posições extremadas e que faça concessões para evitar situações negativas.

Em suma, a gestão de recursos humanos, implica que o empregador lide bem com as várias situações que envolvem os seus subordinados. Gerir bem as emoções e sentimentos contraditórios, usar de uma boa comunicação e de boas estratégias, planear muito bem, ser sensível e acima de tudo flexível nos processos de negociação e nos contextos conflituosos. As pessoas na organização, são o seu motor criativo e dinamizador, e portanto a gestão de recursos humanos, deve ser promovida pelas organizações pois isso só traz benefícios portanto quanto melhor a gestão de recursos humanos na empresa, melhor o seu desempenho. (AAVV 2000: 325-327).

95