• Nenhum resultado encontrado

4. FILANTROCAPITALISMO E SUA INFLUÊNCIA NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

4.3. DE FILANTROPIA A INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO: O PAPEL DO GIFE

4.3.2. O Gife

O Grupo de Institutos Fundações e Empresas é uma “associação de investidores sociais” do Brasil. Iniciou os trabalhos informalmente em 1989. Posteriormente, tornou-se uma organização sem fins lucrativos e transformou-se em Oscip em 2008. Atualmente, de acordo com informações no site do grupo (GIFE, 2019a) é referência no tema investimento social privado. Esses repasses são feitos por empresas, fundações e institutos empresariais, familiares, comunitários ou individuais com recursos oriundos de incentivos fiscais ou pela disponibilização de recursos não-financeiros (recursos humanos, conhecimento, tecnologia, entre outros). O conselho é formado por representantes de instituições, tais como: Instituto Votorantim, Fundação Ford, TV Globo, Instituto Sabin, Fundação Arcelormittal, Instituto Alana, Fundação Grupo Boticário, Fundação Roberto Marinho, Instituto Coca-Cola, Instituto Unibanco, Fundação Amazonas Sustentável, Serasa Experian, Instituto Grupo Boticário, Banco J.P. Morgan e Fundação Tide Setúbal (presidente do conselho à época da pesquisa78).

O grupo tem como missão “[...] gerar conhecimento a partir de articulações em rede para aperfeiçoar o ambiente político institucional do investimento social e ampliar a qualidade, legitimidade e relevância da atuação dos investidores sociais privados”. (GIFE, 2019b, s/p).

Para desenvolver os objetivos definidos em sua missão, o Gife apresenta oito agendas estratégicas prioritárias, dentre as quais destacam-se o “Alinhamento do investimento social às políticas públicas”, favorecendo a articulação entre as fundações e os setores públicos, contribuindo para o avanço das agendas de interesse público; e a “Ampliação da doação no investimento social privado”, através de ações de fomento à cultura da doação, por parte da sociedade. (GIFE, 2019b, s/p).

É formado por 152 associados79, que investem por volta de R$ 2.9 bilhões

por ano, em projetos próprios ou de terceiros. A prestação de contas desses valores

78 Pesquisa no site: https://gife.org.br/quem-somos-gife/. Acesso 26 fev. 2018. 79 Pesquisa realizada em junho de 2019.

é feita através do Censo Gife, um documento de participação voluntária, publicado pelo próprio Gife.

O Censo Gife 201680 contou com a participação de 116 respondentes,

correspondendo a 90% dos associados à época do levantamento, segundo dados do próprio grupo. Para Saez, Santiago e Zacchi (2017) os resultados indicam uma grande diversidade de investidores sociais em termos de perfil, montante de recursos e estratégias de atuação e que a maioria das instituições encontra-se na região sudeste, embora seja perceptível uma tendência de descentralização, tendo a educação como o foco principal de atuação.

No Censo Gife de 2016, Saez, Santiago e Zacchi (2017) apontam que os recursos investidos naquele ano tiveram uma redução de 19% se comparados a 2014 (ano do censo anterior), período de maior investimento na série, conforme pode ser observado no gráfico:

Gráfico 4 – volume de recursos investidos pelos associados

Fonte: Saez, Santiago e Zacchi (2017). Elaborado pela autora.

Outro dado apontado pelo Censo Gife é 46% do valor investido pelas instituições filantrópicas em suas áreas de atuação foram oriundos do repasse de empresas mantenedoras para seus institutos e fundações e 28% foram provenientes

80 Último censo publicado até a data de levantamento desta pesquisa.

3,02 2,97 3,04 3,49 3,34 3,58 2,99 2,90 0,00 0,50 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00 3,50 4,00 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016

de rendimentos de fundo patrimonial (endowment81), conforme pode ser observado

no gráfico:

Gráfico 5 – fonte de recursos

Fonte: Saez, Santiago e Zacchi (2017). Elaborado pela autora.

Quando separados por perfil de investidor, verifica-se que 99% dos investimentos feitos pelo perfil “Empresa” eram com recursos provenientes das próprias empresas, dos quais 59% oriundos de incentivos fiscais. As instituições do perfil “Instituto/Fundação empresarial” utilizavam 43% dos recursos oriundos de leis de incentivo. Ainda de acordo com informações do Censo (SAEZ; SANTIAGO; ZACCHI, 2017) organizações com orçamentos maiores utilizam mais incentivos fiscais: 50% das que têm orçamento de mais de R$ 50 milhões, contra 30% daquelas com orçamento de até 6 milhões.

Além do Censo, o site do Gife possui um “Painel de transparência”, local onde são publicadas informações sobre os associados, obtidas através de indicadores como informações de contato, propósito da organização, detalhamento sobre governança e gestão da instituição, planejamento de atividades, informações econômicas/financeiras e avaliação. O relatório é elaborado a partir de dados fornecidos pelas próprias instituições e organizados pelo Gife. A participação é voluntária e, portanto, as informações disponíveis em julho de 2019 mostram que, dos 152 associados, apenas 65 participaram do levantamento.

81 De acordo com o site da Fundação Getúlio Vargas, endowment é um fundo patrimonial perpétuo,

que gera recursos contínuos para promoção de determinada atividade, através dos lucros da aplicação. Diferencia-se da filantropia tradicional por não ter destinação definida a priori. É um modelo usado em instituições de ensino como Harvard, Oxford, Cambridge, entre outras, que obtêm parcela relevante de orçamentos anuais através da rentabilidade de seus fundos. Fonte: http://edireitogv.com.br/o- endowment/como-funciona. Acesso em: 11 jul. 2019.

47%

28% 6%

5% 5%

9% Provenientes da(s) empresa(s) mantenedora(s)

Provenientes de endowment

Provenientes de outros rendimentos financeiros (exceto fundo patrimonial)

Gerados a partir da venda de produtos e serviços

Subvenções, convênios, termo de fomento e colaboração, contratos e outras parcerias com o setor público

Entre as principais ações do Gife destacam-se: a promoção de uma rede de relacionamentos diferenciada entre os associados, para troca de experiências; a difusão de conhecimentos e práticas para melhorar o desempenho institucional de diferentes organizações; a construção de referências dos melhores investimentos sociais e a representação junto aos governos e “[...] outras redes e associações, acompanhando e influindo no ambiente regulatório do Terceiro Setor.” (GIFE, 2019c, s/p), desenvolvidas em cursos, congressos, reuniões e eventos, cujo objetivo é proporcionar o debate e reflexão sobre as questões do campo social.

Também são produzidos artigos, pesquisas e publicações que auxiliam as instituições parceiras no desenvolvimento de suas atividades e definição estratégica dos investimentos sociais.

A relação dos associados é separada por perfil e por área de atuação: • Perfil: Empresa; Fundação/Instituto Empresarial; Fundação/Instituto Familiar; Fundação/Instituto Independente; Parceiro academia.

• Área de atuação: Alimentação; Apoio à gestão de organizações da sociedade civil; Arte e Cultura; Assistência Social; Cidades e territórios; Cidades Sustentáveis; Comunicação; Conservação e uso sustentável; Cultura; Cultura e Artes; Defesa de Direitos; Desenvolvimento Comunitário/ de base; Desenvolvimento econômico; Desenvolvimento sustentável; Diversidade; Divulgação científica; Educação; Educação e Cidadania; Educação financeira; Empreendedorismo de impacto; Empreendedorismo e negócios de impacto social; Equidade Racial; Esporte e recreação; Formação de jovens para o trabalho e/ou para a cidadania; Geração de Trabalho e Renda; Governança e políticas públicas; Impacto social; Inovação social; Lideranças; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana; Mudanças climáticas; Pesquisa; Pesquisa científica; Proteção à Infância; Saúde; Segurança pública; Terceira Idade.

Em relação às áreas de atuação, há uma maior concentração nos investimentos relacionados à educação conforme pode ser observado no gráfico 7:

Gráfico 6 – distribuição por área de atuação dos associados Gife

Fonte: Saez, Santiago e Zacchi (2017). Elaborado pela autora.

Especificamente em relação aos associados ligados às áreas de “Educação”, “Educação e Cidadania”, “Formação de jovens para o trabalho e/ou para a cidadania” e “Governança e Políticas Públicas”, com os perfis “Empresa”, “Fundação/Instituto Empresarial” e “Fundação/Instituto Familiar”, a distribuição dos associados por perfil e área de atuação fica desta forma:

Quadro 3 – distribuição dos associados Gife por perfil e área de atuação.

Total Gife Empresa Fund./Instituto Empresarial Fund./Instituto Familiar Educação 107 19 55 22 Educação e cidadania 4 1 2 1

Formação de jovens para o trabalho e/ou para a cidadania

64 12 38 5

Governança e Políticas

Públicas 1 0 0 1

Fonte: portal Gife. Elaborado pela autora.

As principais ações desenvolvidas pelos respondentes do Censo Gife 2016, de acordo com Saez, Santiago e Zacchi, (2017) são:

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% Educação

Formação de jovens para trabalho e cidadania Cultura e artes Apoio à gestão de OSCs Desenvolvimento comunitário Meio ambiente Geração de trabalho e renda Esporte e recreação Defesa dos direitos Asssitência social Saúde Comunicação

Gráfico 7 – ações desenvolvidas pelos associados Gife

Fonte: Saez, Santiago e Zacchi (2017). Elaborado pela autora.

Ainda de acordo com o Censo Gife 2016, 86% das 116 organizações que responderam adotam algum tipo de estratégia de aproximação ou alinhamento com políticas públicas, sendo a mais comum a referência a políticas públicas setoriais ou para segmentos populacionais, que acontece em 46% dos casos. (SAEZ; SANTIAGO; ZACCHI, 2017). As outras estratégias adotadas estão distribuídas:

Gráfico 8 – estratégias mais utilizadas pelas instituições associadas

Formação ou apoio técnico

Produção e disseminação do conhecimento

Fonte: Saez, Santiago e Zacchi (2017). Elaborado pela autora. 69% 67% 66% 60% 58% 57% 56% 49% 41% 41%

Fortalecimento de organizações / grupos / comunidades

Mobilização / conscientização / articulação Articulação e fortalecimento de redes Ensino e capacitação de crianças, jovens, membros da comunidade

Promoção de eventos, palestras, seminários

Apoio ao desenvolvimento de políticas públicas

Desenvolvimento e transferência de tecnologia / metodologia

Formação de lideranças

Formação de profissionais do serviço público Promoção e fortalecimento do empreendedorismo 45% 28% 41% 35% 31% 25% 0% 10% 20% 30% 40% 50%

Ações de capacitação de gestores ou servidores públicos

Apoio técnico especializado para elaboração, execução e monitoramento de projetos ou… Ensino e capacitação de crianças, jovens, membros

da comunidade

Sensibilização e disseminação de políticas e dados produzidos pela gestão pública

Produção de conhecimento para auxiliar a elaboração de políticas ou a gestão pública Articulação e mobilização de atores para elaboração,

No gráfico abaixo estão apresentadas as estratégias de ação menos utilizadas pelos associados do Gife, conforme dados dos próprios respondentes e apresentados no Censo Gife de 2016 (SAEZ; SANTIAGO; ZACCHI, 2017).

Gráfico 9 – estratégias menos utilizadas pelas instituições associadas

Apoio direto a equipamentos públicos ou projetos estatais Doação ou disponibilização de bens e materiais

Fonte: Saez, Santiago e Zacchi (2016). Elaborado pela autora.

Na análise dos gráficos fica claro o interesse das instituições ligadas ao Gife em atuar junto aos setores públicos em detrimento de realizar doações de equipamentos materiais, por exemplo. O interesse pela atuação do Gife deve-se, sobretudo, por sua característica de auxílio ao fortalecimento das ações das instituições filantrópicas junto aos serviços públicos, através da articulação das redes de governança filantrópica, a advocacy, que pode ser definida como uma

[...] categoria de atividades - geralmente realizadas por donatários, mas às vezes realizadas por instituições fulantrópicas - cujo principal objetivo é influenciar as opiniões ou ações das pessoas em questões de política pública [...]82 (PROSCIO, 2005, p. 4, tradução minha).

Em 2003 o Gife83 publicou o Guia Gife sobre investimento social privado

em educação (GRUPO DE AFINIDADE EM EDUCAÇÃO DO GIFE, 2003) cujo objetivo era

82 “[…] a category of activities - usually carried out by grantees, but sometimes undertaken by

foundations - whose primary purpose us to influence people´s opinions or actions on matters of public policy.”

83 Outros documentos publicados pelo Gife com orientações sobre como influenciar as políticas públicas

foram publicados, os quais, por questão de espaço, não serão detalhados neste trabalho. A relação completa dos que foram analisados está no anexo I.

18% 12% 10% 9% 7% 4% 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 16% 18% 20% Doação de equipamentos e materiais

Cessão de equipamentos e infraestrutura para execução de políticas públicas

Disponibilização de plataformas digitais e/ou aplicativos de gestão da informação a… Gestão e execução de projetos sociais de

iniciativa do poder público

Apoio financeiro direto a equipamentos públicos

[...] oferecer ao investidor social privado elementos que possam norteá-lo a desenvolver ou financiar de maneira estratégica projetos sociais em educação capazes de fazer a diferença para as comunidades a que se destinam. (GRUPO..., 2003, p. 7, destaques meus).

Além disso, o Guia Gife... afirmava que o resultado esperado de um projeto de investimento social privado em educação seria a aproximação com os governos municipais, estaduais e/ou federal de educação, “[...] a fim de influenciar a elaboração e implementação de políticas públicas”. (GRUPO..., 2003, p. 18).

Sobre esse aspecto, o Censo Gife 2005-2006 (CÂNDIDO, 2006) afirmava que as limitações do sistema educacional atrapalhavam o crescimento do Brasil e resultavam em desigualdade social, desajuste e pobreza, orientando as instituições a priorizarem as ações no ensino fundamental, em redes de ensino mantidas pelos próprios associados ou em trabalho desenvolvido junto às redes públicas.

Por este motivo destacamos o Gife como elemento central na divulgação de discursos capazes de influenciar diretamente nas políticas públicas para a educação, além daqueles que norteiam as ações das instituições filantrópicas junto às redes estaduais de ensino, no que tange à educação integral.