• Nenhum resultado encontrado

ALGORITMO – Na ciência da computação, é o conjunto de regras e procedimentos lógicos, ações executáveis que visam obter uma solução de um problema ou tarefa, por meio de etapas. Corresponde a uma sequência lógica, finita e definida de instruções a seguir, e são utilizados na linguagem de programação computacional.

ARTEMÍDIA – Vocábulo que designa as investigações poéticas que se apropriam de recursos tecnológicos das mídias e da indústria cultural, ou intervêm em seus canais de difusão, para propor alternativas estéticas. São criações que se manifestam no embate direto com o tempo ubíquo do ciberespaço, gerando estratégias que subvertem, recriam, ampliam e desconstroem o sentido muitas vezes previsto pelo contexto digital.

AVATAR – Imagem que representa o usuário na tela do computador em chats ou games online. O termo tem sido utilizado pela mídia e pela linguagem informática, no sentido de indicar figuras criadas semelhantes ou representativas de seu usuário no ambiente on-line, permitindo a personalização por meio de um corpo virtual, uma espécie de máscara gráfica. BACKUP – Termo em inglês, utilizado em informática, e que significa cópia de segurança. Consiste na existência de cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento. Se houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança pode ser utilizada para restaurar ou substituir os arquivos perdidos, em função de apagamentos acidentais ou da corrupção de dados.

BIT – Sigla para BInary digiT ou dígito binário. Trata-se da menor unidade de medida de dados que pode ser armazenada ou transmitida na comunicação de dados. Um bit pode assumir somente dois valores, sendo zero ou um. Os computadores possuem comandos que testam e manipulam bits, tais instruções são múltiplos de bits, que são chamados bytes.

BLOG ou BLOGUE – Palavra resultante da simplificação do termo weblog, sendo web como rede da internet e log para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Na tradução livre, blog é definido como um diário online. Consiste de uma plataforma para publicação de conteúdo, sendo as mais conhecidas o Blogspot, do Google, e o WordPress. Inicialmente, os blogs surgiram como páginas pessoais onde era possível narrar uma viagem ou fazer um diário virtual. No entanto, a chamada blogosfera evoluiu e atualmente é comum encontrar páginas especializadas em notícias, times de futebol, saúde, humor, entre outros assuntos.

BYTE – É uma unidade de medida da informação digital, um número binário de oito algarismos, equivalente a oito bits.

CIBERCULTURA – O termo tem vários sentidos, e pode ser entendido como uma forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre as tecnologias de comunicação, informação, sociedade e a cultura. Essas relações emergem a partir da década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual.

CIBERESPAÇO – Genericamente, descreve o ambiente gerado pela união de todos os computadores que estão ligados à internet.

CIBORGUE ou CYBORG – O termo deriva da junção das palavras cyber organism (em inglês), ou seja, organismo cibernético, é um organismo no qual foi incorporada uma estrutura ou componente cibernético. Normalmente, estão relacionados com a figura de um ser humano que possui componentes eletrônicos ou mecânicos, com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial. Também pode ser considerado ciborgue outro organismo com modificações de alta tecnologia, mesmo que não tenha uma parte orgânica, que não seja humano.

COMPARTILHAMENTO – Método pelo qual um computador roda vários programas de maneira independente, permitindo, por exemplo, que vários sites ou aplicações fiquem instalados na mesma máquina. Este termo também pode ser utilizado para dados. Na linguagem utilizada na internet, é compreendido como ação ou efeito de compartilhar conteúdos ou posts nas redes sociais; ação de partilhar com (alguém).

CONECTIVIDADE – Capacidade ou possibilidade (de um computador, dispositivo, sistema operacional, programa) de operar em um ambiente de rede. Capacidade para se conectar à Internet.

CURTIR/CURTIDA – Na linguagem da rede social Facebook, o ‘curtir’ representa o clique também conhecido por ‘dar um like’ (do inglês, gostar) no post. É, portanto, a expressão que se curtiu, gostou, aprovou algo na rede social, clicando no botão correspondente, localizado junto ao post.

DADOS – Conjunto de informações que identificam algo ou alguém. O que se consegue processar, decodificar a partir de um computador.

DELETAR – Ato de apagar, cancelar, suprimir (texto, arquivo, documento), apagar da memória; esquecer. Deletar do computador ou outro dispositivo digital através de um botão ou comando específico, normalmente identificado pelo ícone de uma lixeira.

DIGITAL – Relativo a dígitos (algarismo) ou que tem analogia com eles. Que apresenta dados, resultados ou indicações sob forma numérica, por oposição a anlógico; envolve tecnologia eletrônica, como computadores ou internet.

DISPOSITIVO – Conjunto dos mecanismos e componentes que, estando conectados a um computador são capazes de transferir, armazenar e processar os dados, as informações. Aparelho ligado ou adaptado a um instrumento ou máquina, destinado a alguma função especial; mecanismo ou peça que dispõe algo, capaz de acionar uma ordem ou preceito. GOOGLE – O nome de uma empresa multinacional americana de tecnologia de serviços on- line e software. Surgiu a partir do termo matemático “googol”, um número representado pelo numeral 1 seguido de 100 zeros, e que foi criado para indicar a quantidade de informação que um motor de busca online podia processar. O nome acabou funcionando como uma metáfora para a missão dos fundadores Larry Page e Sergey Brin, que é a de organizar toda a informação existente na web.

HASHTAG/TAG – Termo utilizado na Internet para identificar um conteúdo e facilitar a localização de informações associadas a este ou aquele assunto. As tags, ou etiquetas, são termos utilizados na Internet para identificar um conteúdo e facilitar a localização de informações associadas a este ou aquele assunto. Nas redes sociais, como Twitter e Instagram, as tags ou hashtags servem, também, para pesquisar fotos ou postagem que utilizem aquela mesma identificação. Esse termo também é utilizado na computação para introduzir alguma marcação em um código, como o HTML, onde é possível mudar a cor da página ou da fonte através de uma tag. O símbolo da hashtag, # - conhecido no Brasil como “jogo da velha” - era conhecido apenas como um sinal de libra, no Reino Unido, ou para indicar um numeral, nos EUA. Fora dos EUA, o sinal era chamado de “hash sign”, e como a palavra “hashtag” não se refere especificamente ao símbolo “#”, mas ao símbolo e à palavra (ou tag) que o procede, usar o termo hashtag faz sentido e passou a ser adotado pela Internet. Sendo definido como: hashtag (nas mídias sociais de sites e aplicativos) uma palavra ou frase após uma cerquilha, usado para identificar mensagens relacionadas a um tópico específico. INSTAGRAMISMO – É uma analogia aos movimentos artísticos, como o futurismo, cubismo, expressionismo, etc. Contar histórias como uma narrativa cinematográfica, a partir da utilização de selfies na plataforma Instagram.

INTERATIVIDADE – Faculdade estabelecida por permuta entre o usuário de um sistema informático e a máquina, por meio de um terminal dotado de uma tela de visualização.

INTERFACE – Em ciência da computação, é o meio pelo qual um usuário se comunica com o sistema para realizar tarefas; uma forma de comunicação entre as duas partes distintas e que não podem se comunicar diretamente.

LCD – (Liquid Crystal Display ou display de cristal líquido), é um painel fino usado para exibir informações por via eletrônica, como tecnologia empregada para a construção de

monitores de menor tamanho e maior definição. Inicialmente utilizada em calculadoras, passou a equipar notebooks, entre outros.

LED – (Light Emitting Diod ou diodo emissor de luz), pequeno semicondutor que tem a capacidade de emitir luz visível, quando submetido a uma corrente elétrica. É usado para emitir luz em locais e instrumentos onde é mais conveniente a sua utilização, no lugar da lâmpada comum.

LINK ou HIPERLINK – É um texto colorido e/ou sublinhado, ou um elemento gráfico em que o usuário clica para ser direcionado para uma página/site na internet. Os links estabelecem ligações ou vínculos entre endereços na web ou entre arquivos de documentos. MEME – Consiste de uma imagem, vídeo ou pedaço de texto, normalmente humorístico, que é copiado e se espalha rapidamente pelos usuários da internet, alcançando frequentemente um alto potencial de visualizações e compartilhamentos.

MÍDIA – Na língua portuguesa, o termo mídia se originou do inglês media, versão simplificada de mass media, expressão utilizada para fazer referência aos meios de comunicação em massa. Após o advento da internet, a mídia passa a se constituir de forma heterogênea com o desenvolvimento das mídias alternativas, pautando assuntos dos mais diversos e integrando as redes sociais on-line ou mídias sociais como canais de comunicação. ON-LINE – Condição do que ou de quem está conectado à internet. Possui como significado literal “em linha”, definindo o status do objeto que está conectado à rede.

OFF-LINE – É um termo cujo significado literal é “fora de linha” e também pode qualificar alguma coisa que está desligada ou desconectada. É habitualmente usado para designar que um determinado usuário da internet ou de outra rede de computadores não está conectado à rede.

PERFIL – Nas redes sociais, o perfil é constituído pelo modo como o usuário se apresenta em sites de relacionamento, blogs pessoais, comunidades virtuais, plataformas de redes sociais. É configurado com um cadastro de dados pessoais, de contatos e de preferências do usuário.

PIXEL – Um pixel é a menor unidade de medida lógica utilizada para determinar a resolução de um equipamento digital de exibição, como TVs, monitores e telas de smartphones. Cada elemento deste é composto por um conjunto de três pontos nas cores verde, vermelho e azul que, juntos, são capazes de criar inúmeras combinações. A partir da quantidade de pixels presentes em uma tela, é possível definir a resolução daquele produto. A medida do pixel varia de acordo com a resolução física utilizada, assim, se for utilizada a resolução máxima do monitor, um pixel corresponderá a exatamente um ponto no monitor.

PLATAFORMA – Expressão utilizada para denominar a tecnologia empregada em determinada infraestrutura de Tecnologia da Informação ou em telecomunicações, garantindo facilidade de integração dos diversos elementos da infraestrutura. Em informática, consiste em uma base composta por hardware, físico ou virtual, pelo sistema operativo e por aplicações.

POST – Palavra da língua inglesa que equivale a uma publicação, ou seja, uma postagem, como é conhecida na linguagem da internet.

PRINT – Termo da língua inglesa que designa impressão, do ato de imprimir algo. Na linguagem computacional é a imagem obtida pelo ato de obter uma cópia da imagem da tela que se está visualizando, através de comandos específicos no computador ou da tecla Print Screen, disponível nos teclados.

PROTOCOLO – Descrição formal de formatos de mensagem e das regras que dois computadores devem obedecer ao trocar mensagens; conjunto de regras padronizado que especifica o formato, a sincronização, o sequenciamento e a verificação de erros em comunicação de dados.

REDE – Genericamente, é um conjunto de computadores ligados que se comunicam entre si. SELFIE – Termo utilizado para fotografias que normalmente uma pessoa tira de si mesma, obtidas através de dispositivos digitais equipados com câmera fotográfica, como celulares e tablets. De origem inglesa, tanto o uso do termo quanto sua prática tornaram-se recorrentes na contemporaneidade, por meio da prática fotográfica utilizando a câmera frontal dos aparelhos, para, logo após, serem compartilhadas nas redes sociais.

SITE – Ou sítio, é um conjunto de páginas web, um local na internet, identificado por um nome de domínio, constituído por uma ou mais páginas que podem conter textos, imagens e diversos tipos de informações multimídia. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web.

SMARTPHONE – Um telefone celular que combina recursos de computadores pessoais com outras funcionalidades avançadas que podem ser obtidas por meio de programas no formato de aplicativos instalados no aparelho. Possui as características dos computadores, como hardware e software, sendo capazes de conectar redes de dados para acesso à internet, além de sincronização de dados como um computador.

SOFTWARE - É um conjunto de códigos desenvolvido para executar funções específicas, normalmente, para o usuário. Ao contrário do hardware, o software é a parte da informática composta pelos programas, jogos e outras aplicações desenvolvidas a partir de linguagens de programação. Compreende todo programa armazenado em discos ou circuitos integrados de

computador. Geralmente, um software é desenvolvido com uma função específica ou finalidades bem definidas. São exemplos os sistemas operacionais, editores de textos, antivírus, aplicativos de celulares, entre outros.

SUPORTE – Reforço, apoio, superfície ou qualquer objeto que sirva de sustentáculo. Em informática, é o dispositivo destinado a armazenar material de informação. Em arte, consiste nos meios e materiais que servem para sustentar a obra de arte ou sobre o qual a obra é realizada.

TABLET – Um dispositivo digital pequeno e portátil do tipo de um computador, possui espessura fina e tela sensível ao toque (touchscreen).

TECNOCIÊNCIA – Conceito interdisciplinar utilizado para caracterizar estudos de ciência e tecnologia, a fim de designar o contexto social e tecnológico da ciência.

TOUCH – Ou tocar na tela do dispositivo digital que possui a funcionalidade touchscreen, ou tela sensível ao toque, comumente encontrada em smartphones e tablets.

UPLOAD – É o ato de transferir dados de um computador local para um servidor, um processo no qual o usuário envia arquivos do seu computador ou smartphone para servidores de páginas da internet. Através dele, por exemplo, é possível publicar uma imagem no Instagram ou armazenar um documento em um serviço de armazenamento na nuvem.

VIRAL/VIRALIZAÇÃO – Viral é um termo utilizado para nomear um conteúdo de grande sucesso, espalhado de forma rápida e amplamente, tornando-se popularizado na internet e redes sociais. A viralização é o fenômeno que decorre desse processo de tornar viral, fazer com que algo seja compartilhado por um grande número de pessoas, neste caso, usuárias da internet. São exemplos vídeos do YouTube, memes, ações coletivas, entre outros.

VIRTUAL – Diz-se da condição do que não é real ou físico ou que não possui materialidade propriamente dita; aquilo que não é palpável, apenas conceitual; algo simulado eletronicamente. Condição de um ambiente imersivo simulado através de recursos computacionais, a fim de permitir a interação de seus usuários, através de avatares, o estado de presença ocorre independente da presença dos seus usuários.

WEB – Ou World Wide Web é a sigla que denomina a rede mundial de computadores interligados pelo protocolo HTTP/HTTPS que exibem arquivos em linguagem HTML.

WEB 2.0 – Termo utilizado para determinar uma fase posterior aos primeiros sites criados para a internet. Inicialmente, as páginas funcionavam como uma espécie de livro, nas quais os usuários apenas visualizavam o conteúdo sem interagir com o mesmo. A evolução da internet permitiu que surgissem plataformas de publicação coletiva wikis, como a Wikipedia, por exemplo, onde os usuários podem contribuir com informações e alterar o conteúdo dos

artigos. Também são produtos conhecidos da Web 2.0 os blogs, redes sociais e, por exemplo, os espaços para comentários em sites de notícias.