• Nenhum resultado encontrado

Grupo de Sujeitos I (10º Ano)

No documento Índice. Resumo...3. Abstract...4 (páginas 64-74)

Capítulo 3 – Descrição dos Dados

3.1.1. Propriedades do verbo matriz e selecção do modo em frases afirmativas

3.1.1.1. Grupo de Sujeitos I (10º Ano)

Apresenta-se no quadro 7 a distribuição dos modos indicativo e conjuntivo da encaixada por grupo de verbos, de acordo com as produções dos sujeitos do grupo I.

Produções dos Sujeitos (%) Grupo de Verbos Modo seleccionado na encaixada Indicativo Conjuntivo I Indicativo 100% 0% II Conjuntivo 3.3% 96.7% III Indicativo 100% 0% IV Conjuntivo 40% 60% V Indicativo/ Conjuntivo 82.5% 15% VI Indicativo/ ?Conjuntivo 100% 0%

Quadro 7 – Valores percentuais relativos ao(s) modo(s) seleccionado(s) no teste de produção pelo grupo de sujeitos I (10º ano).

Com base no quadro 7, verifica-se que, no que diz respeito ao primeiro conjunto de verbos (verbos afirmar e saber), o grupo de sujeitos I selecciona apenas o indicativo, apresentando este modo 100% do total das ocorrências, o que corresponde à alternativa correcta. Exemplificam as produções dos sujeitos os dados seguintes:

(106) O Presidente da Câmara afirma que3 a localidade de Ferreira precisa de obras no jardim.

(107) Eu sei que os meus amigos são dignos de confiança.

3

Colocou-se a negrito as frases incompletas que constavam do teste de produção, correspondendo a restante frase às produções dos sujeitos.

Pela observação do gráfico 1 abaixo, podemos igualmente constatar que neste grupo de verbos o tempo predominante do modo indicativo é o presente, registando no total 14 ocorrências (70%), distribuídas equitativamente pelos dois verbos constituintes (7 ocorrências cada) – cf. quadro 1, anexo 7. Como exemplos, vejam-se alguns dos dados produzidos pelos sujeitos em (108) e (109):

(108) O Presidente da Câmara afirma que o Alentejo é um bom local para se viver. (109) Eu sei que há eleições para o governo de 4 em 4 anos.

Seguem-se as formas perifrásticas4 com 5 ocorrências (25 %; cf. gráfico 1), 2 das quais com o verbo afirmar, construídas com o verbo auxiliar ir no futuro, e 3 com o verbo saber, estando o verbo auxiliar no presente (2 ocorrências são construídas com o verbo auxiliar ter e uma com o verbo auxiliar dever) – cf. quadro 1, anexo 7. Estes dados estão exemplificados em (110) e (111), respectivamente. Com uma ocorrência (5%), surge, em terceiro lugar, o futuro, como atesta o exemplo (112) – cf. quadro 1, anexo 7.

(110) O Presidente da Câmara afirma que a cidade irá beneficiar com o aeroporto. (111) Eu sei que devo estudar mais.

(112) O Presidente da Câmara afirma que haverá obras de remodelação da estrada principal.

Assim, através da observação do gráfico 1, podemos identificar os três tempos produzidos pelos sujeitos no modo indicativo, com uma preferência clara pelo presente.

4

De forma a facilitar a descrição dos dados, as formas perifrásticas são apresentadas no quadro dos verbais, especificando-se os tempos predominantes do verbo auxiliar.

Grupo de Verbos I Presente 70,0% Futuro 5,0% F. Perifrásticas (Pres/Fut) 25,0%

Gráfico 1 – Modo e respectivos tempos verbais produzidos pelos sujeitos do grupo I (10º ano) no grupo de verbos I.

Quanto ao grupo de verbos II (verbos lamentar, querer e esperar), predomina a selecção do conjuntivo com 96.7%, correspondendo o indicativo a 3.3%. Os dados seguintes exemplificam as produções correctas dos sujeitos, estando o verbo da encaixada no conjuntivo, conforme o alvo:

(113) As raparigas lamentam que os rapazes olhem tão pouco para elas. (114) Os professores querem que os alunos se esforcem mais.

(115) A Madalena espera que eu melhore rápido.

Representando no total 93.3%, o presente do conjuntivo é o tempo mais produzido pelos sujeitos (28 ocorrências; cf. (113) a (115)) e a única ocorrência agramatical, que corresponde a uma produção no indicativo, verifica-se com o verbo lamentar (cf. quadro 1, anexo 7), como documenta o seguinte exemplo:

(116) *As raparigas lamentam que ele não é um bom aluno.

Veja-se, assim, o gráfico 2, que apresenta as produções dos sujeitos relativamente à escolha do modo e respectivos tempos verbais na encaixada, e que, como já referido anteriormente, revela uma preferência do modo conjuntivo sobre o indicativo.

Grupo de Verbos II Presente 3,3% Presente 93,3% Pret. Perfeito Composto 3,3%

Gráfico 2 – Modos e respectivos tempos verbais produzidos pelos sujeitos do grupo I (10º ano) no grupo de verbos II.

Relativamente ao grupo de verbos III (verbos sentir, achar, prometer e dizer), o indicativo foi o único modo seleccionado pelos sujeitos, apresentando, assim, 100% de ocorrências, de acordo com as produções-alvo, o que se pode verificar pelos exemplos (117) e (118):

(117) Os alunos sentem que o 10º ano é complicado.

(118) O teu irmão promete que te irá ajudar a realizar o trabalho.

Pela observação do gráfico 3, podemos verificar que os tempos do modo indicativo predominantes são, em primeiro lugar, o presente, com 19 ocorrências (47.5%; cf. (119)) e, em segundo, as formas perifrásticas, com 15 ocorrências (37.5%), distribuídas pelos quatro verbos constituintes, sendo que 9 destas últimas ocorrências envolvem o verbo prometer (cf. (120)) e são construídas com o verbo ir (destas 9 ocorrências, em 7 o verbo auxiliar encontra-se no presente e em 2 este está no futuro - cf. quadro 1, anexo 7). Por último, temos o pretérito perfeito com 12.5% (5 ocorrências; cf. (121)) e o futuro com 2.5% (1 ocorrência; cf. (122)) – cf. quadro 1, anexo 7.

(119) Aqueles Senhores acham que têm direito ao aumento da reforma. (120) O teu irmão promete que vai arrumar o seu quarto.

(121) Tu e o André dizem que o chefe da loja não foi roubado.

Indicativo

(122) O teu irmão promete que levantará as notas.

Assim, o gráfico 3 reúne a informação relativa aos tempos verbais seleccionados pelos sujeitos no modo indicativo.

Grupo de Verbos III

Presente 47,5% Futuro 2,5% Pretérito Perfeito 12,5% F. Perifrásticas (Pres/Fut/P.I.) 37,5%

Gráfico 3 – Modo e respectivos tempos verbais produzidos pelos sujeitos do grupo I (10º ano) no grupo de verbos III.

No que concerne ao grupo IV (verbo duvidar), os dois modos foram seleccionados, sendo que o modo conjuntivo, em conformidade com o alvo, apresenta uma maior percentagem relativamente ao modo indicativo, a saber, 60% e 40%, respectivamente. A selecção do conjuntivo e do indicativo na encaixada encontra-se, respectivamente, exemplificada nos seguintes dados:

(123) A chefe da loja duvida que aqueles jovens sejam de confiança. (124) *A chefe da loja duvida que eu paguei.

Com este grupo de verbos, os dados integram 4 ocorrências agramaticais no indicativo, 2 que correspondem ao uso do pretérito perfeito (20%; cf. (125)) e 2 ao uso de formas perifrásticas (20%; cf. (126)), uma com o verbo auxiliar ir no futuro e uma com o verbo auxiliar ter no presente – cf. quadro 1, anexo 7.

(125) *A chefe da loja duvida que foi roubada. (126) *A chefe da loja duvida que irá ter prejuízo.

Quanto ao conjuntivo, os dados comportam 6 ocorrências (cf. quadro 1, anexo 7) que, como se observa no gráfico 4, correspondem ao presente (40%) e ao pretérito perfeito composto (20%), o que se observa pelos dados que se seguem, respectivamente:

(127) A chefe da loja duvida que ganhe algum dinheiro com a nova marca. (128) A chefe da loja duvida que aquilo tenha sido um engano.

Atente-se no gráfico 4, que apresenta os tempos verbais produzidos em cada modo na encaixada, com o respectivo valor percentual.

Grupo de Ve rbos IV F. Perifrásticas (Pres/Fut) 20,0% Pretérito Perfeito 20,0% Pret. Perfeito Composto 20,0% Presente 40,0%

Gráfico 4 – Modos e respectivos tempos verbais produzidos pelos sujeitos do grupo I (10º ano) no grupo de verbos IV.

No grupo de verbos V (verbos acreditar, imaginar, suspeitar e prever), por seu turno, verifica-se um valor de 82.5% para o modo indicativo e 15% para o modo conjuntivo. A selecção destes modos encontra-se exemplificada nos seguintes dados, respectivamente:

(129) Eles imaginam que todas as crianças do mundo são felizes. (130) Eu e a Teresa suspeitamos que eles tenham copiado nos testes.

Indicativo

Note-se que, como ilustrámos através do exemplo (104), estes verbos admitem os dois modos na encaixada, sendo a sua distribuição determinada pela atribuição do valor de verdade à proposição da encaixada.

Todos os verbos constituintes deste grupo, à excepção do verbo imaginar, apresentam ocorrências no modo conjuntivo (total de 6 ocorrências), predominando o presente (12.5%; cf. (131) e (132)), sobretudo na frase com o verbo prever (3 ocorrências; cf. (133)) – cf. quadro 1, anexo 7.

(131) O pequenino Francisco acredita que na vida tudo seja fácil.

(132) Eu e a Teresa suspeitamos que o Professor de Filosofia tenha uma filha. (133) O Pedro prevê que um tsunami destrua Portugal.

De entre as ocorrências no modo indicativo, destacam-se as formas perifrásticas com 40% do total das produções (16 ocorrências; cf. (134) e (135)), o que corresponde a 9 ocorrências com o verbo auxiliar no presente (verbo ir ou estar) e a 7 (verbo ir) com o verbo auxiliar no futuro. Segue-se o presente com 27.5% (cf. (136) e (137)). Note-se, no entanto, que o presente do indicativo é produzido em todas as frases dos verbos constituintes, à excepção da frase com o verbo prever (cf. quadro 1, anexo 7).

(134) Eles imaginam que estão a jogar no computador.

(135) Eu e a Teresa suspeitamos que irá ocorrer um atentado em Portugal. (136) O pequenino Francisco acredita que o Pai Natal existe realmente. (137) Eles imaginam que o casamento é um mar de rosas.

Com um valor inferior, (5%), o futuro, exemplificado em (138), e o pretérito perfeito, ilustrado em (139), são tempos igualmente seleccionados pelos sujeitos na encaixada.

(138) O pequenino Francisco acredita que um dia será um grande gestor. (139) Eu e a Teresa suspeitamos que o Filipe copiou no teste de Geografia.

Acrescente-se ainda que um dos sujeitos não completou a frase com o verbo prever (frase 28, “O Pedro prevê que …”) – cf. quadro 1, anexo 7.

O gráfico 5 mostra todos os tempos verbais produzidos pelos sujeitos em cada modo e revela, como já referido anteriormente, uma produção mais elevada do indicativo face ao conjuntivo. Grupo de Ve rbos V P res ente 27,5% Futuro 5,0% P retérito P erfeito 5,0% Futuro do P retérito 2,5% P .M.Q.P . Co mp. 2,5% N. R. 2,5% P res ente 12,5% P ret. P erfeito Co mpo s to 2,5% F. P erifrás ticas (P res /Fut) 40,0%

Gráfico 5 – Modos e respectivos tempos verbais produzidos pelos sujeitos do grupo I (10º ano) no grupo de verbos V.

Por último, no sexto grupo de verbos (verbo pensar), o indicativo foi o único modo seleccionado, correspondendo, por isso, a 100% das ocorrências. Os exemplos (140) e (141) ilustram as produções dos sujeitos:

(140) O Sr. José e a D. Graça pensam que a sua casa necessita de uma remodelação. (141) O Sr. José e a D. Graça pensam que os vizinhos são muito barulhentos.

Como regista o gráfico 6, com o verbo pensar predomina claramente o presente do indicativo (80%) – cf. quadro 1, anexo 7 –, ilustrado nas frases (140) e (141).

Este gráfico permite-nos igualmente verificar que as formas perifrásticas (uma ocorrência, construída com o verbo auxiliar estar no presente) e o futuro do pretérito apresentam o mesmo valor percentual, 10%, relativamente ao total das ocorrências, o que corresponde aos seguintes dados, respectivamente:

Não Respondeu Indicativo

(142) O Sr. José e a D. Graça pensam que Portugal está a passar por uma enorme crise.

(143) ?O Sr. José e a D. Graça pensam que a sua filha conseguiria ter melhores resultados. Grupo de Ve rbos VI Presente 80,0% F. Perifrásticas (Pres) 10,0% Futuro do Pretérito 10,0%

Gráfico 6 – Modo e respectivos tempos verbais produzidos pelos sujeitos do grupo I (10º ano) no grupo de verbos VI.

Tendo em conta os dados apresentados nesta secção, podemos concluir que, relativamente à selecção do modo e do tempo do verbo da encaixada:

(i) Os grupos de verbos I e III, que seleccionam na encaixada o modo indicativo, apresentam uma taxa de sucesso total (100%), não se verificando produções incorrectas.

(iii) Nos grupos de verbos II e IV, que admitem na oração complemento o modo conjuntivo, predomina claramente a produção do modo conjuntivo: no grupo II, a selecção do conjuntivo corresponde a um valor percentual de 96.7%, sendo a percentagem de produções incorrectas de 3.3%; no grupo de verbos IV, o conjuntivo, embora apresente um valor inferior, 60%, é também o modo mais seleccionado pelos sujeitos.

(iv) No que diz respeito ao grupo de verbos com selecção dupla de modo (indicativo ou conjuntivo), verifica-se, no grupo V, que o modo mais seleccionado pelos sujeitos é o indicativo, com um valor percentual de 82.5%. Neste grupo, as produções de conjuntivo perfazem um total de 15% e dizem respeito aos verbos acreditar, suspeitar e prever. Relativamente ao grupo VI, o indicativo apresenta 100% de ocorrências.

(v) Relativamente aos tempos verbais produzidos pelos sujeitos na encaixada, podemos afirmar que, de entre os seleccionados no modo indicativo, o presente é marcadamente o tempo predominante. A este, seguem-se as formas perifrásticas, com o verbo auxiliar no presente e/ou no futuro, e, em terceiro lugar, o pretérito perfeito.

Quando ao conjuntivo, o cenário é idêntico: o presente é o tempo mais utilizado pelos sujeitos. Em segundo lugar, surge o pretérito perfeito composto.

Neste contexto, importa recordar que todas as frases constituintes do teste de produção apresentam o verbo da oração matriz no presente do indicativo, facto este que irá ser tomado em consideração aquando da análise dos dados (cf. Capítulo 4 – Análise dos dados).

No documento Índice. Resumo...3. Abstract...4 (páginas 64-74)