• Nenhum resultado encontrado

Relações de (in)dependência temporal

No documento Índice. Resumo...3. Abstract...4 (páginas 111-132)

Capítulo 3 – Descrição dos Dados

3.2.1. Relações de (in)dependência temporal

Com base no objectivo estipulado aquando da construção do teste II – relações de (in)dependência temporal entre a oração matriz e a encaixada – organizaram-se os verbos em dois grupos (cf. secção 2.1.2.2.): o Grupo de verbos I, composto por 6 frases gramaticais, cujo verbo superior selecciona na encaixada o modo indicativo; e o Grupo de verbos II, formado por 24 frases, cujo verbo matriz selecciona na encaixada o modo conjuntivo. Neste último grupo, 13 frases são gramaticais (Grupo II-A) e 11 frases são

6

Entende-se por classificações correctas a que estão conforme o alvo, e por classificações incorrectas, as que não estão segundo a gramática-alvo.

agramaticais (Grupo II-B), na medida em que nestas últimas foi controlado o tempo verbal da oração complemento.

O quadro 4, repetido nesta secção como quadro 14 por facilidade de exposição, sistematiza esta informação:

Oração Matriz Oração Encaixada Grupo

de Verbos Verbo Tempo Modo Indicativo

Tempo

Modo Conjuntivo

Tempo Frase

Presente Forma Perifrástica v. ir pres. + inf.

_ _ _ _ _ _

13 1. Afirmar

Pret. Perfeito Futuro _ _ _ _ _ _

23

Presente Pret. Perfeito _ _ _ _ _ _

6 2. Saber

Pret. Perfeito Pret. Perfeito _ _ _ _ _ _

18

Presente Presente _ _ _ _ _ _

3

I

3. Sentir

Pret. Perfeito Presente _ _ _ _ _ _

9 Forma Perifrástica v. ir presente + inf. 19 Presente _ _ _ _ _ _ Presente 22 4a. Querer e Desejar

Pret. Perfeito _ _ _ _ _ _ Imperfeito 7

Presente 2

Presente _ _ _ _ _ _ Forma Perifrástica

v. ir presente + inf. 27 Forma Perifrástica v. ir presente + inf. 10 Imperfeito 12 5a. Sugerir Pret. Perfeito _ _ _ _ _ _ Presente 29 Forma Perifrástica v. ir presente + inf. 5 Presente _ _ _ _ _ _ Presente 28 Presente 1 Imperfeito 17 A 6a. Lamentar Pret. Perfeito _ _ _ _ _ _ Forma Perifrástica v. ir presente + inf. 25 Futuro *11 Presente _ _ _ _ _ _ Imperfeito *15 Presente *4 Futuro *14 4b. Querer e Desejar Pret. Perfeito _ _ _ _ _ _ Forma Perifrástica v. ir presente + inf. *24 Imperfeito *8 Presente _ _ _ _ _ _ Futuro *20 5b.Sugerir Pret. Perfeito _ _ _ _ _ _ Futuro *16 Futuro *21 Presente _ _ _ _ _ _ Imperfeito *30 II B 6b. Lamentar

Pret. Perfeito _ _ _ _ _ _ Futuro *26

Tendo em conta os verbos matriz seleccionados para figurarem neste teste, é possível verificar que:

(i) Com alguns desses verbos, existe independência temporal da encaixada relativamente à matriz, pelo que qualquer tempo verbal é aceite na primeira, independentemente do tempo em que se encontra o verbo superior. Esta situação ocorre com os verbos que seleccionam indicativo (cf. (263)), mas também com verbos que seleccionam conjuntivo (cf. (264)). Note-se que, em alguns contextos do conjuntivo, dadas as propriedades semânticas do verbo superior, podem registar-se algumas restrições sobre a encaixada (cf. (265)).

(263) a. O Pedro {afirma/ sabe/ sente} que a Joana {está/ esteve/ tinha estado/ estará} em casa.

b. O Pedro {afirmou/ soube/ sentiu} que a Joana {está/ esteve/ tinha estado/ estará} em casa.

(264) a. O professor lamenta que o aluno {esteja/?estivesse/ tenha sido/tivesse sido/ *estiver} desatento nas aulas.

b. O professor lamentou que o aluno {esteja/ estivesse/ tenha estado/ tivesse estado/*estiver} desatento nas aulas.

(265) O João sugeriu que a Rita vá/ fosse/ *tenha ido/ *tivesse ido/ *for à praia.

(ii) Com outros verbos, que seleccionam o conjuntivo, a encaixada é temporalmente dependente da matriz, no sentido em que o intervalo de tempo em que a primeira se localiza é obrigatoriamente determinado a partir do intervalo de tempo em que se localiza a segunda. Neste caso, só são legítimos alguns tempos verbais na encaixada:

(266) a. Ele {quer/ deseja} que a Inês {vá / *fosse/ *tenha ido/ *tivesse ido/ *for} à praia.

b. Ele {quis/ desejou} que a Inês {fosse/ tivesse ido/ *vá/ *tenha ido/*for} à praia.

Veja-se que, no caso dos verbos referidos em (i), é sempre possível localizar temporalmente o estado de coisas expresso na encaixada relativamente ao momento da

enunciação através de advérbios, como amanhã (cf. (267)), o que não acontece com os verbos referidos em (ii) (cf. (268)).

(267) a. Ontem, o João {afirmou/ soube} que a Maria não vai ao cinema amanhã. b. Ontem, O João {lamentou/ sugeriu} que a Maria não vá ao cinema amanhã. (268) *O João {quis/ desejou} que a Maria vá ao cinema amanhã.

3.2.1.1. Grupo de sujeitos I (10º Ano)

Nesta secção, procede-se à apresentação e descrição dos dados produzidos no teste de avaliação por parte dos sujeitos do grupo I.

Com o grupo de verbos I (afirmar, saber e sentir), composto por 6 frases gramaticais, verificou-se, na totalidade, 83.3% de classificações correctas e 16.7% de classificações incorrectas (cf. gráfico 25). GRUPO DE VERBOS I 83,3% 16,7% Cl. Correctas Cl. Incorrectas

Gráfico 25 – Classificações correctas e incorrectas dos sujeitos do grupo I (10º ano), relativamente ao grupo de verbos I.

Os dados recolhidos revelam um maior número de classificações correctas nas frases que envolvem os verbos afirmar e saber, quer quando o verbo matriz está no presente (F13 e F6, “Eles afirmam que a empresa vai conseguir bons resultados.” e “Os funcionários da loja sabem que os clientes foram exigentes.”, respectivamente), quer

quando o mesmo se encontra no pretérito perfeito (F23 e F18, “A Directora do Colégio afirmou que as aulas começarão em Setembro.” e “ Nós soubemos que a tia Clara viajou para o Brasil.”, respectivamente). As frases que envolvem estes verbos registam 9 classificações correctas cada, à excepção da frase 13 (cujo auxiliar está no presente: “Eles afirmam que a empresa vai conseguir bons resultados.”), que apresenta 10 respostas correctas (cf. quadro 1, anexo 8).

Pela leitura do quadro 15, podemos verificar que as frases com o verbo afirmar e com o verbo saber apresentam um valor percentual elevado de classificações correctas, 95% e 90%, respectivamente.

Relativamente às classificações incorrectas, importa referir o verbo sentir, na medida em que as frases em que este ocorre, F3 e F9 (“O João sente que os irmãos vêem muita televisão por dia.” e “O Professor sentiu que os alunos estão desmotivados.”, respectivamente), apresentam, relativamente às restantes, um maior número de respostas erradas, a saber, 2 e 5 respectivamente – cf. quadro 1, anexo 8 –, perfazendo um valor percentual de 35% de classificações incorrectas (cf. quadro 15). Os dados apurados relativamente à frase 9 mostram que, neste caso, se obtém o mesmo número de avaliações correctas (5) e de avaliações incorrectas (5), apresentando esta tarefa uma taxa de sucesso de 50% – cf. quadro 1, anexo 8.

O quadro 15 mostra-nos que, dos três verbos que constituem o grupo de verbos I, o verbo sentir é o que apresenta um valor inferior de classificações correctas, 65%.

Oração Matriz Classificações (%)

Grupo de Verbos Verbo Frase Correctas Incorrectas 13 1. Afirmar 23 95% 5% 6 2. Saber 18 90% 10% 3

I

3. Sentir 9 65% 35%

Quadro 15 – Classificações correctas e incorrectas, atribuídas a cada verbo do grupo de verbos I, por parte dos sujeitos do grupo I (10º ano).

O gráfico 26 permite verificar que o grupo de verbos II-A (querer e desejar, sugerir e lamentar), constituído por 13 frases gramaticais, apresenta, na totalidade, 79.2% de classificações correctas e 20.8% de classificações incorrectas.

GRUPO DE VERBOS II - A

79,2% 20,8%

Cl. Correctas Cl. Incorrectas

Gráfico 26 – Classificações correctas e incorrectas dos sujeitos do grupo I (10º ano), relativamente ao grupo de verbos II-A.

Relativamente aos verbos querer e desejar, as frases gramaticais 19 e 22 (“O Francisco quer que o primo vá aprender inglês” e “Nós desejamos que os noivos sejam felizes.”, respectivamente) não registam nenhuma classificação incorrecta; a frase 7, cujo verbo superior se encontra no pretérito perfeito (“Eles quiseram que o Pedro viajasse com eles.”), apresenta apenas uma classificação incorrecta – cf. quadro 1, anexo 8. Na totalidade, estes verbos registam 96.7% de classificações correctas.

Quanto ao verbo sugerir, apresenta 24% de classificações incorrectas. A este propósito, destacam-se as frases gramaticais 10 e 29, ambas com o verbo matriz no pretérito perfeito do indicativo (“A Dulce sugeriu que o marido vá escolher o restaurante.” e “Os meus amigos sugeriram que eu tire férias para descansar.”, respectivamente), por apresentarem, cada uma, 60% de avaliações incorrectas contra 40% de classificações correctas (cf. quadro 1, anexo 8). As restantes frases – 2, 12 e 27 (“Ele sugere que as obras comecem em Março.”, “Ontem, a Ana sugeriu ao marido que trocasse de carro.” e “A Educadora sugere que as crianças vão brincar para o jardim.”, respectivamente) – apresentam 100% de classificações correctas, ou seja, todos os sujeitos as consideram, correctamente, frases gramaticais – cf. quadro 1, anexo 8. Como se verifica no quadro 16, o verbo sugerir apresenta 76% de classificações correctas.

Os dados recolhidos registam ainda, relativamente às frases que envolvem o verbo lamentar, um valor percentual de 72% para classificações correctas face a um valor de 28% para classificações incorrectas (cf. quadro 16). As frases 5, 17 e 28 (“O Raul e a Carolina lamentam que a Rita vá sair do país.”, “Elas lamentaram que o Luís estivesse doente.” e “A Luísa lamenta que o Henrique tenha maus resultados a História.”, respectivamente) registam 100% de classificações correctas, ao passo que as frases 1 e 25, em que o verbo matriz se encontra no pretérito perfeito do indicativo (“Os pais lamentaram que o filho seja preguiçoso.” e “Ele lamentou que o Rodrigo vá vender a casa.”, respectivamente), apresentam um número elevado de classificações incorrectas, a saber, 9 (90%) e 5 (50%), respectivamente – cf. quadro 1, anexo 8.

Oração Matriz Classificações (%)

Grupo de Verbos Verbo Frase Correctas Incorrectas 7 19 4a. Querer e Desejar 22 96.7% 3.3% 2 10 12 27 5a. Sugerir 29 76% 24% 1 5 28 17

II-A

6a. Lamentar 25 72% 28%

Quadro 16 – Classificações correctas e incorrectas, atribuídas a cada verbo do grupo de verbos II-A, por parte dos sujeitos do grupo I (10º ano).

Os dados recolhidos no caso do grupo de verbos II-B (querer e desejar, sugerir e lamentar), composto por 11 sequências agramaticais, revelam 92.7% de classificações correctas e 7.3% de classificações incorrectas (cf. gráfico 27) – cf. quadro 1, anexo 8.

GRUPO DE VERBOS II - B

92,7% 7,3%

Cl. Correctas Cl. Incorrectas

Gráfico 27 – Classificações correctas e incorrectas dos sujeitos do grupo I (10º ano) relativamente ao grupo de verbos II-B.

Pode-se constatar que todas as sequências agramaticais que integram os verbos querer e desejar (F4 – “Os filhos quiseram que a mãe faça um bolo.”; F11 – As raparigas querem que os rapazes olharem para elas.”; F14 – “Tu desejaste que o Bruno for contigo ao cinema.”; e F15 – “Eu quero que o Manuel deixasse de faltar às aulas.”) apresentam 100% de avaliações correctas, à excepção da sequência agramatical 24 (“A mãe quis que o filho vá estudar para o quarto.”), que é classificada por 3 sujeitos como gramatical – cf. quadro 1, anexo 8.

Relativamente ao verbo sugerir, as sequências agramaticais 16 e 20 (“Os professores sugeriram que os alunos virem a nova peça de teatro.” e “Eu e a Carla sugerimos que a mãe fizer lasanha.”, respectivamente) não suscitam dúvidas aos sujeitos, registando 100% de classificações correctas. A sequência agramatical 8 (“Os Bancos sugerem que os clientes comprassem acções.”), por sua vez, apresenta apenas uma classificação incorrecta – cf. quadro 1, anexo 8.

Esta situação de sucesso repete-se nas frases relativas ao verbo lamentar, pois as sequências agramaticais 21 e 26 (“Tu lamentas que a Cristina souber da verdade.” e “Eu lamentei que tu partires tão cedo.”, respectivamente) apresentam, cada uma, 90% de classificações correctas – cf. quadro 1, anexo 8. Na sequência agramatical 30 (“Os avós lamentam que os netos fumassem às escondidas.”) verifica-se, com um valor um pouco inferior, uma taxa de sucesso elevada, 80% – cf. quadro 1, anexo 8.

Como revela o quadro 17, todos os verbos que constituem o grupo II-B (verbos querer e desejar, sugerir e lamentar) apresentam um elevado valor percentual de classificações correctas (todos acima dos 85%), embora o verbo lamentar registe uma maior percentagem de avaliações incorrectas (13.3%).

Oração Matriz Classificações (%)

Grupo

de Verbos Verbo

Seqs.

Agram. Correctas Incorrectas *4 *11 *14 *15 4b. Querer e Desejar *24 94% 6% *8 *16 5b. Sugerir *20 96.7% 3.3% *21 *26

II – B

6b. Lamentar *30 86.7% 13.3%

Quadro 17 – Classificações correctas e incorrectas, atribuídas a cada verbo do grupo de verbos II-B, por parte dos sujeitos do grupo I (10º ano).

Em síntese, os resultados do teste de avaliação, aplicado ao grupo I de sujeitos (10º ano), revelam que:

(i) As tarefas relativas a todos os grupos de verbos apresentam, na totalidade, uma elevada taxa de sucesso, sendo o valor percentual de classificações correctas superior a 75%.

(ii) Com o grupo de verbos I, composto por frases gramaticais, regista-se um maior número de classificações correctas quando ocorrem os verbos afirmar e saber. As classificações incorrectas, por seu turno, verificam-se em maior número nas frases com o verbo sentir (65%), salientando-se sobretudo a frase gramatical 9, por constituir, junto dos sujeitos, uma sequência problemática, uma vez que 5 sujeitos a consideram agramatical. Na totalidade, este grupo de verbos apresenta 83.3% de classificações correctas face a 16.7% de classificações incorrectas.

(iii) O grupo II-A, constituído por frases gramaticais com os verbos querer e desejar, sugerir e lamentar, apresenta, por parte dos sujeitos, 79.2% de classificações correctas e 20.8% de classificações incorrectas. Relativamente às classificações correctas, as sequências gramaticais com os verbos querer e desejar são as que registam um melhor desempenho por parte dos sujeitos (96.7%). Quanto às classificações incorrectas, importa referir as frases gramaticais 10 e 29, ambas construídas com o verbo sugerir, por serem avaliadas por 6 sujeitos como agramaticais. Com o verbo lamentar, regista-se dois casos a considerar: a frase gramatical 1, com 90% de classificações incorrectas e, com um valor inferior, a frase 25, que apresenta 50% de classificações incorrectas.

(iv) Com todos os verbos do grupo II-B (querer e desejar, sugerir e lamentar) verifica-se um reduzido número de classificações incorrectas (6% para os verbos querer e desejar, 3.3% para o verbo sugerir e 13.3% para o verbo lamentar). A este propósito, salientam-se as sequências agramaticais 24 (verbos matriz querer e desejar) e 30 (verbo matriz lamentar), por apresentarem 3 e 2 classificações incorrectas, respectivamente. Assim, de todos os grupos considerados, o grupo II-B é o que regista o maior valor percentual de classificações correctas e, consequentemente, o menor valor de classificações incorrectas, a saber, 92.7% e 7.3%, respectivamente.

3.2.1.2. Grupo de sujeitos II (12º Ano)

Nesta secção, são apresentados os resultados obtidos no teste de avaliação, relativamente às classificações atribuídas pelos sujeitos do grupo II (12º ano) a cada grupo de verbos.

Considere-se, em primeiro lugar, o grupo de verbos I (afirmar, saber e sentir), constituído por frases gramaticais, cujos resultados totais se apresentam no gráfico 28. Neste grupo regista-se 76.7% de classificações correctas, sendo de destacar as frases relativas ao verbo afirmar – frases 13 e 23 (“Eles afirmam que a empresa vai conseguir bons resultados.” e “ A Directora do Colégio afirmou que as aulas começarão em Setembro.”, respectivamente) – e a frase 18, que envolve o verbo saber (“Nós soubemos que a tia Clara viajou para o Brasil.”), por serem avaliadas por todos os sujeitos como gramaticais – cf. quadro 2, anexo 8.

Por outro lado, verifica-se, neste grupo de verbos, que as classificações incorrectas perfazem um total de 23.3% do total de ocorrências (cf. gráfico 28). Para este valor percentual concorrem as avaliações incorrectas da frase 6 (3 respostas incorrectas), que envolve o verbo saber (“Os funcionários da loja sabem que os clientes foram exigentes.”), e das frases que envolvem o verbo sentir, nomeadamente as frases 3 (2 classificações incorrectas) e 9 (9 classificações incorrectas) – “O João sente que os irmãos vêem muita televisão por dia.” e “O Professor sentiu que os alunos estão desmotivados.”, respectivamente - (cf. quadro 2, anexo 8). Os dados recolhidos permitem-nos igualmente verificar que, de entre as frases anteriormente referidas, a frase 9 é, de todas, a que apresenta um maior número de classificações incorrectas, na medida em que, como já acima referido, 9 sujeitos a classificam como agramatical – cf. quadro 2, anexo 8.

Através do quadro 18, verifica-se que, dos três verbos do grupo I, o verbo sentir é o que apresenta o valor percentual mais elevado de classificações incorrectas (55%).

Veja-se o gráfico 28, que apresenta as classificações correctas e incorrectas atribuídas pelos sujeitos ao grupo de verbos I.

GRUPO DE VERBOS I

76,7% 23,3%

Cl. Correctas Cl. Incorrectas

Gráfico 28 – Classificações correctas incorrectas dos sujeitos do grupo II (12º ano), no grupo de verbos I.

Oração Matriz Classificações (%) Grupo de Verbos Verbo Frase Correctas Incorrectas 13 1. Afirmar 23 100% 0% 6 2. Saber 18 85% 15% 3

I

3. Sentir 9 45% 55%

Quadro 18 – Classificações correctas e incorrectas, atribuídas a cada verbo do grupo de verbos I, por parte dos sujeitos do grupo II (12º ano).

Atente-se, agora, nos dados relativos ao grupo de verbos II-A (querer e desejar, sugerir e lamentar), composto por 13 frases gramaticais. Neste caso, as avaliações correctas correspondem a um valor percentual de 76.2% e as incorrectas de 23.8% (cf. gráfico 29). GRUPO DE VERBOS II - A 76,2% 23,8% Cl. Correctas Cl. Incorrectas

Gráfico 29 – Classificações correctas e incorrectas dos sujeitos do grupo II (12º ano), no grupo de verbos II-A.

Relativamente a este grupo, as frases 7, 19 e 22 (“Eles quiseram que o Pedro viajasse com eles.”, “ O Francisco quer que o primo vá aprender inglês.” e “ Nós desejamos que os noivos sejam felizes.”, respectivamente), que envolvem os verbos matriz querer e desejar, são maioritariamente classificadas como gramaticais (cf. quadro 2, anexo 8), o que corresponde a 93.3% de classificações correctas (cf. quadro 19).

No que diz respeito ao verbo sugerir, podemos verificar pelo quadro 19 que a percentagem de classificações correctas é de 68% contra 32% de classificações incorrectas. As frases gramaticais 2, 12 e 27 (“Ele sugere que as obras comecem em Março.”, “Ontem, a Ana sugeriu ao marido que trocasse de carro.” e “A Educadora sugere que as crianças vão brincar para o jardim.”, respectivamente) apresentam 100% de classificações correctas. Ao contrário destas, as frases gramaticais 10 e 29 (“A Dulce sugeriu que o marido vá escolher o restaurante.” e “Os meus amigos sugeriram que eu tire férias para descansar.”, respectivamente), cujo verbo matriz se encontra no pretérito perfeito e o verbo da encaixada no presente, registam 90% e 70% de classificações incorrectas, respectivamente – cf. quadro 2, anexo 8.

Por último, nas estruturas que envolvem o verbo matriz lamentar, regista-se 26% de classificações incorrectas (cf. quadro 19), valor este que decorre do facto de a frase gramatical 1 (“Os pais lamentaram que o filho seja preguiçoso.”) registar 8 avaliações incorrectas, e a frase 25 (“Ele lamentou que o Rodrigo vá vender a casa.”) apresentar 5 classificações incorrectas – cf. quadro 2, anexo 8. As restantes frases gramaticais com o mesmo verbo matriz – frases 5, 17 e 28 (“O Raul e a Carolina lamentam que a Rita vá sair do país.”, “Elas lamentaram que o Luís estivesse doente.” e “A Luísa lamenta que o Henrique tenha maus resultados a História.”, respectivamente) – são todas avaliadas correctamente pelos sujeitos como gramaticais, apresentando 100% de classificações correctas.

Oração Matriz Classificações (%) Grupo de Verbos Verbo Frase Correctas Incorrectas 7 19 4b. Querer e Desejar 22 93.3% 6.7% 2 10 12 27 5b. Sugerir 29 68% 32% 1 5 28 17

II-A

6b. Lamentar 25 74% 26%

Quadro 19 – Classificações correctas e incorrectas, atribuídas a cada verbo do grupo de verbos II-A, por parte dos sujeitos do grupo II (12º ano).

Finalmente, as 11 sequências agramaticais, que integram os verbos querer e desejar, sugerir e lamentar do grupo II-B, apresentam um valor percentual de 97.3% no que diz respeito às classificações correctas e de 2.7% relativamente às classificações incorrectas (cf. gráfico 30). GRUPO DE VERBOS II - B 97,3% 2,7% Cl. Correctas Cl. Incorrectas

Gráfico 30 – Classificações correctas e incorrectas dos sujeitos do grupo II (12º ano), no grupo de verbos II-B.

Quanto ao verbos matriz querer e desejar, os dados apurados mostram que as sequências agramaticais 4, 11, 14, 15 e 24 em que aqueles ocorrem (F4 - “Os filhos quiseram que a mãe faça um bolo.”; F11 - “As raparigas querem que os rapazes olharem para elas.”; F14 - “Tu desejaste que o Bruno for contigo ao cinema.”; F15 - “Eu quero que o Manuel deixasse de faltar às aulas.”; e F 24 - “A mãe quis que o filho vá estudar para o quarto.”) apresentam um elevado número de classificações correctas, num total de 49 ocorrências (cf. quadro 2, anexo 8), que equivalem a um valor percentual de 98% (cf. quadro 20).

As sequências agramaticais relativas ao verbo sugerir, sequências 8, 16 e 20 (“Os Bancos sugerem que os clientes comprassem acções.”, Os professores sugeriram que os alunos virem a nova peça de teatro.” e “Eu e a Carla sugerimos que a mãe fizer lasanha.”, respectivamente), são todas correctamente classificadas pelos sujeitos como agramaticais (cf. quadro 2, anexo 8). Por conseguinte, nestas frases verifica-se 100% de classificações correctas (cf. quadro 20).

No que diz respeito ao verbo lamentar, as sequências agramaticais 21 e 26 (“Tu lamentas que a Cristina souber da verdade.” e “Eu lamentei que tu partires tão cedo.”) registam 100% de classificações correctas.

No entanto, a sequência 30, igualmente agramatical (“Os avós lamentam que os netos fumassem às escondidas.”), apresenta 2 classificações incorrectas – cf. quadro 2, anexo 8. Os resultados obtidos com o verbo lamentar equivalem, assim, a 93.3% de classificações correctas e a 6.7% de classificações incorrectas (cf. quadro 20).

Oração Matriz Classificações (%) Grupo

de Verbos Verbo

Seqs.

Agram. Correctas Incorrectas *11 *15 *4 *14 4b. Querer e Desejar *24 98% 2% *8 *20 5b. Sugerir *16 100% 0% *21 *30 *1

II - B

6b. Lamentar *26 93.3% 6.7%

Quadro 20 – Classificações correctas e incorrectas, atribuídas a cada verbo do grupo de verbos II-B, por parte dos sujeitos do grupo II (12º ano).

Sintetizando, os resultados anteriormente expostos, obtidos pela aplicação do teste de avaliação ao grupo de sujeitos II (12º ano), permitem-nos afirmar que:

(i) As frases que integram os três grupos de verbos apresentam um valor percentual de classificações correctas acima dos 75%, embora o grupo II-B se destaque por ser o que apresenta o valor superior, 97.3%.

(ii) Os verbos do grupo I, que ocorrem em frases gramaticais, apresentam, na totalidade, 76.7% de classificações correctas e 23.3% de classificações incorrectas.

Enquanto os verbos afirmar e saber registam um resultado positivo em termos de classificações correctas (100% e 85%, respectivamente), o verbo sentir apresenta um valor mais baixo, 45%, resultante sobretudo dos resultados obtidos na frase 9 (9 classificações incorrectas).

(iii) Com o grupo de verbos II-A, composto por 13 frases gramaticais, verifica-se 93.3% de classificações correctas para as frases com os verbos querer e desejar, não se tendo registado nenhuma sequência problemática. Contudo, o verbo sugerir apresenta um valor superior de classificações incorrectas (32%), na medida em que as frases

gramaticais 10 e 29 comportam um elevado número de avaliações incorrectas (9 e 7, respectivamente). Com 74% de classificações correctas, o verbo lamentar, por sua vez, revela resultados positivos em todas as frases, à excepção das frases 1 e 25, que, apesar de gramaticais, são avaliadas como agramaticais por 8 e 5 sujeitos, respectivamente. Na totalidade, o grupo de verbos II-A apresenta 76.2% de classificações correctas e 23.8% de classificações incorrectas.

(iv) Todos os verbos do grupo II-B apresentam uma elevada percentagem de classificações correctas, perfazendo um total de 97.3%. Com 2.7% de classificações incorrectas, salienta-se a frase 30, construída com o verbo lamentar no presente, em que

No documento Índice. Resumo...3. Abstract...4 (páginas 111-132)