• Nenhum resultado encontrado

O nosso guião de entrevistas está dividido em três eixos, conforme Yin (2016): Eixo 1: Apresentação do estudo, identificação e histórico pessoal (acadêmico/profissional) do entrevistado; Eixo 2: Reconstrução da experiência dos entrevistados (gestores, coordenadores e alunos extensionistas) sobre os temas que se relacionam com o estudo de caso; Eixo 3: reflexões sobre o significado da experiência que o PAIE proporcionou aos envolvidos no processo (gestores, coordenadores e alunos extensionistas).

EIXO 1: APRESENTAÇÃO DO ESTUDO, IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO PESSOAL

Objetivos O que quero saber? Questões da entrevista

• Dar a conhecer a pesquisa do projeto de tese. • Clarificar os aspectos formais e éticos. 1. Apresentação do entrevistado/informação sobre o Programa (explicação sobre a entrevista e sua relação com a pesquisa)

2. Garantia de confidencialidade

Meu nome é João Paulo de Oliveira, sou pesquisador-estudante do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Évora – Portugal e estou a desenvolver um estudo, sob a orientação da profa. Dra. Maria da Conceição Ferreira Monteiro Leal da Costa, com educadores e educandos participantes do Programa de Apoio Institucional à Extensão (EDITAL Nº. 02/2017-PROEX/IFRN) no IFRN-

Campus Mossoró. A investigação tem como finalidade compreender como o Programa de Apoio Institucional à Extensão (PAIE) contribui com a formação dos estudantes do Ensino Médio Integrado no IFRN (Campus Mossoró).

Para que a investigação possa se concretizar agradeço imenso a possibilidade de realização dessa entrevista que será um instrumento que me permitirá recolher os dados que possibilitarão a análise e reflexão sobre o tema. Para garantir a fidedignidade do seu testemunho, gostaria de proceder à gravação da entrevista, pelo que agradeço a sua

Voltar ao índice 496

Objetivos O que quero saber? Questões da entrevista

autorização para tal. A partir de agora iremos dar início à entrevista e peço que a considere como uma conversa natural, cuja confidencialidade me comprometo a garantir. Ao término da investigação, comprometo-me ainda a dar feedback sobre os resultados da mesma. • Caracterizar os entrevistados nos aspectos relevantes para a tese. 3. Identificação do perfil do coordenador.

3.1 Formação inicial (incluindo tipo de profissionalização) à atual. 3.2 Cargo e tempo de serviço no IFRN

3.2 Resumo do percurso na Instituição (setores, disciplinas lecionadas, serviço desenvolvido).

1) Pode fazer um breve resumo da sua trajetória de formação (da inicial à atual) referindo as instituições onde estudou e como foi a sua formação inicial (presencial, à distância)?

2) Pode fazer um breve resumo do seu percurso como servidor/a do IFRN (quando iniciou suas atividades, o cargo e disciplinas ministradas) até chegar ao contexto atual?

EIXO 2: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E RECONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA DOS ENTREVISTADOS

Objetivos O que quero saber? Questões da entrevista

• Compreender a visão que o coordenador de

4. Como o coordenador de projeto relaciona a formação humana integral e a superação

1) Como compreende a integração curricular no Ensino Médio Integrado?

2) Como vê o papel do Projeto nesse contexto de formação do EMI durante esses sete meses de execução?

Voltar ao índice 497

Objetivos O que quero saber? Questões da entrevista

projeto tem sobre a formação no EMI.

da dualidade entre o saber- fazer e o saber-pensar. • Compreender como o coordenador de projeto do PAIE percebe a contribuição do PAIE para a formação humana integral do aluno (na perspectiva da educação para a cidadania) 5. Integração curricular. 5. 1 Como o coordenador de projeto avalia a integração de conteúdos no EMI a partir do PAIE.

5.2 Como o conhecimento adquirido é aplicado na sociedade.

1) Qual sua visão sobre a relação do PAIE e o currículo integrado do Ensino Médio Integrado?

2) Como os projetos de extensão integrantes do PAIE podem contribuir com a sociedade em geral, considerando-se os conteúdos curriculares para a formação de técnicos de nível médio integrado?

• Compreender como o coordenador de projeto faz a relação entre as atividades de 6. Programa Institucional de Apoio à Extensão e Prática Profissional.

6. 1 Como relaciona a extensão e a componente prática

profissional.

1) Como vê a relação entre as atividades de extensão e o componente curricular prática profissional?

1. 2) As atividades de extensão condizem com os objetivos da prática profissional do curso? Por quê?

Voltar ao índice 498

Objetivos O que quero saber? Questões da entrevista

extensão desenvolvidas pelo Programa de Apoio Institucional à Extensão e a prática profissional (componente curricular). • Compreender a dinâmica do projeto e suas repercussões na formação dos alunos extensionistas. 7. O projeto de extensão 7.1 Como o coordenador pensou no projeto e sua relação com a formação dos alunos do EMI.

1) O que levou o senhor/a a desenvolver um projeto de extensão?

2) Fale um pouco sobre os aspectos importantes do projeto relativamente a:

a. Estruturação do projeto: gestão do tempo, momentos relevantes, escolhas das escolas...

b. Atividades propostas: origem, razões da escolha da tarefa c. Metodologia adotada e recursos utilizados

d. Dificuldades enfrentadas

e. Atividades que ficaram por fazer

Voltar ao índice 499

EIXO 3: SIGNIFICADO DA EXPERIÊNCIA

Objetivos O que quero saber? Questões da entrevista

• Compreender o significado da extensão (suas diferentes concepções) e a relação que o coordenador de projeto do PAIE faz com a formação do aluno de Nível Médio.

8. Desenvolvimento da extensão por meio do Programa de Apoio Institucional à Extensão. 8.1 Como o coordenador de projeto compreende a extensão e percebe o significado do Programa de Apoio

Institucional à Extensão para formação do aluno.

8.2 Como o coordenador de projeto compreende o papel do extensionista e os aprendizados que ele desenvolve.

1) Como compreende a extensão na Educação Profissional e Tecnológica?

2) Como o senhor acha que o projeto contribuiu para a formação dos alunos extensionistas?

3) Que aprendizados as atividades de extensão desenvolvidas pelo PAIE proporcionam aos estudantes no processo de integração com a comunidade?

• Compreender quais são os valores relacionados à educação para a cidadania social 9. Valores desenvolvidos durante a participação no Programa de Apoio Institucional à Extensão. 1. Solidariedade

1) Como você caracteriza o Programa Institucional de Apoio à de Extensão (PAIE) do IFRN (críticas, limitações, importância...)

2) Como o Programa Institucional de Apoio à Extensão (PAIE) estimula o desenvolvimento da educação para a cidadania dos alunos do EMI?

Voltar ao índice 500

Objetivos O que quero saber? Questões da entrevista

que o Programa de Apoio Institucional à Extensão pode desenvolver nos alunos na visão dos coordenadores de projetos de extensão do PAIE. (Conforme grelha de observação) 2. Criticidade 3. Tolerância 4. Disponibilidade para o diálogo

5. Atenção a problemas dos alunos externos 6. Respeito ao próximo 7. Autonomia 8. Iniciativa/proatividade 9. Persistência 10. Capacidade de superar conflitos

3) Na sua opinião, que responsabilidades, a participação na comunidade, por meio do projeto (Integrante do PAIE) coordenado pelo senhor, foram desenvolvidas pelos alunos extensionistas?

4) Poderia descrever um episódio desafiador e um episódio gratificante durante a participação dos alunos no projeto (Integrante do PAIE)? Na sua opinião, qual o significado de cada um desses episódios (o desafiador e o gratificante) para a formação dos alunos?

5) Cite situações que ocorreram durante o projeto e que, na sua visão, contribuíram para a educação para a cidadania dos alunos com base nos valores :

a. Solidariedade; b. Criticidade; c. Tolerância; d. Disponibilidade para o diálogo; e. Atenção a problemas dos alunos externos; f. Respeito ao próximo; g. Autonomia; h. Iniciativa/proatividade; i. Persistência; j. Capacidade de superar conflitos

• Refletir sobre o papel do Programa de Apoio

Institucional à Extensão na

10. Reflexão final: a extensão e a educação para a cidadania no EMI

10.1 O lugar da extensão na formação de Nível Médio.

1) Estamos terminando a nossa conversa e gostaria que fizesse uma síntese sobre as contribuições do Programa de Apoio Institucional à Extensão (PAIE) na formação e na vida do aluno no seu processo de humanização.

Voltar ao índice 501

Objetivos O que quero saber? Questões da entrevista

educação para a cidadania

10.2 O lugar da extensão na vida.

NOTA:

Esse instrumento foi validado pela professora orientadora Conceição Leal da Costa (Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação (DPE) da Universidade de Évora) e pela profa. Dra. Ilane Ferreira Cavalcante (Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional-PPGEP do IFRN Campus Natal-Central).

Voltar ao índice 502

APÊNDICE 14 - GUIÃO DE ENTREVISTA – GESTORES