• Nenhum resultado encontrado

6. ANÁLISE DA ESTRUTURA E DO CONTEÚDO

6.2.2. Hora do Faro

Exibido nas tardes de domingo, o programa de auditório Hora do Faro é apresentado por Rodrigo Faro e está no ar desde 2014. A atração tem vários quadros, que auxiliam pessoas comuns a resolver diferentes problemas cotidianos (relacionamento amoroso, encontro de um ente querido, pagamento de dívidas, realização de sonhos). A participação de Marcelo Rezende no dominical aconteceu em março de 2016 e teve 02h30min de duração. O apresentador participou de uma edição especial do quadro “Vai dar namoro”, cujo objetivo é encontrar uma namorada para o jornalista. O quadro foi realizado no mesmo contexto em que, no Cidade Alerta, Percival fazia uma campanha para “desencalhar” o apresentador, com um cartaz que compôs o cenário do telejornal por alguns meses, com os dizeres: “Encalhado à venda por R$1,99”.

Em relação à estrutura do quadro, mais do que promover um romance no palco, ele mostra a saga de Rezende para “desencalhar”. O quadro começa com a visita de Faro à casa do apresentador, que faz várias perguntas a Rezende em busca de uma descrição da parceira ideal. Depois de ressaltado e comprovado que o apresentador está de fato “encalhado”, ele recebe o convite para participar do “Vai dar namoro”. Rezende aceita a proposta e segue com Faro para a Record, onde se prepara para então participar do jogo e escolher uma nova namorada. Para criar humor, o episódio é também permeado por recortes de fala de Marcelo Rezende, no Cidade Alerta.

Assim como na participação no programa Xuxa Meneghel, o dominical explora vários aspectos da vida amorosa e sexual do apresentador. No entanto, se com Xuxa a relação é marcada pela confidencialidade, no caso de Rodrigo Faro a descontração e o humor é que ganham destaque. Ao mesmo tempo em que Faro caracteriza Rezende como galã, um homem desejado e sexy, também caçoa de sua aparência, criticando seu nariz, barriga, a falta de cabelo e o próprio fato de estar encalhado. Faro também explora o fato de Marcelo Rezende ser campeão de cartas da Record, chegando à casa do apresentador munido de um saco de cartas, que segundo ele, comprovam que Marcelo é desejado pelas mulheres.

A entrevista acontece em vários cômodos da casa de Rezende. Sentados em uma mesa na varanda, os dois falam sobre vida de solteiro, preferências amorosas e vida sexual, nomeada por ambos pelo bordão “sapeca iaiá”. Faro também quer saber os motivos do fim dos relacionamentos anteriores de Marcelo, sendo três deles, casamentos. Já na sala, Rodrigo Faro faz a proposta para que Marcelo participe do quadro “Vai dar namoro”:

Eu gosto muito de você. E eu tenho uma proposta pra te fazer. Eu não posso ver esses seus olhinhos tristes. Você que recebe cantada do Brasil inteiro. Você que é o campeão de cartas do Brasil. Eu não posso ver mais o seu sofrimento. Então, eu, como seu amigo, como um homem que gosta de você e que representa, neste momento, as milhares de mulheres que agora estão na frente da televisão chorando com o seu sofrimento, com o seu encalhamento, vamos dizer assim. Eu queria dizer que eu vim aqui hoje para te propor, Marcelo Rezende, participar, pela primeira vez na história do nosso programa, desde a época do Melhor do Brasil. Hoje Marcelão, eu quero fazer um “Vai dar namoro” pra você, Marcelão.

Após aceitar participar do quadro, justificando que sua situação amorosa é comparável à seca nordestina, os dois continuam a conversa. Na cozinha, Rodrigo conhece Didi, empregada doméstica que trabalha na casa de Rezende e revela alguns detalhes da rotina do jornalista. De volta à varanda, o assunto relacionamento retoma e Marcelo confidencia a Rodrigo que apesar de não estar em um relacionamento sério, há momentos de sapeca iaiá. Em outro cômodo da casa, Rodrigo homenageia Rezende com uma sátira do Cidade Alerta.

Ele mostra ao apresentador o telejornal “A verdade aperta”, apresentado por Farelo Regente (Rodrigo Faro). Nesta imitação, Faro traz notícias sensacionalistas sobre a vida de Rezende, a partir de fotos do apresentador.

Já no quarto, Faro visita o closet de Marcelo Rezende, mexe na gaveta de cuecas e também nas roupas do apresentador. Marcelo mostra a Faro um presente que as filhas lhe deram para o sapeca iaiá: duas cuecas, sendo uma com estampa de jacaré e a outra de girafa. Rodrigo dirige a conversa de modo que a vida amorosa e o sapeca iaiá sejam sempre destacados. Para compreender o gosto do jornalista, Faro propõe um jogo, no qual Marcelo vê fotos de algumas famosas e tem que dizer se é sapeca iaiá ou corta pra mim. Monique Evans, Paola Oliveira e Ivete Sangalo são escolhidas para o sapeca iaiá e Rita Cadilac, Cleo Pires e Anita vão para o corta pra mim.

Da descontração e humor, a conversa se torna séria quando Rodrigo pergunta sobre família. Rezende se emociona ao falar dos filhos e da saudade que sente devido à distância. Antes de irem para o estúdio, Marcelo recebe dois presentes de Faro: o vinho “Sangue do Faro”, fazendo analogia à marca popular “Sangue de boi” e dois copos de requeijão. Faro então mostra o carro conversível - que ele diz ser de Percival51 -, que os levará em grande estilo para a Record.

No estúdio, Faro reforça que Rezende está encalhado e cria expectativa sobre as cenas que virão. Ele conta que irá encontrar Rezende no camarim e, enquanto isso, é exibido uma retrospectiva da visita do apresentador a Rezende. Dando prosseguimento ao quadro, são exibidas cenas inéditas dos apresentadores no conversível indo para a Record. Ao chegarem à emissora, eles visitam o camarim de Rezende e em seguida vão para o camarim de Faro, onde Rezende se arruma. Os telespectadores acompanham a produção do jornalista e após uma hora e dezesseis minutos de programa, Faro anuncia o início do quadro “Vai dar namoro”.

O jornalista entra no palco ao som do samba “Corta pra mim, corta pra mim”. Enquanto isso, a plateia segura corações e recebe Rezende de pé. Rodrigo e Marcelo se abraçam e a plateia grita o nome de Marcelo. Faro explica para o jornalista a dinâmica do jogo e destaca que as pretendentes são fãs do jornalista. Rodrigo chama então a repórter do Cidade Alerta, Fabíola Rabo de Arraia (Fabíola Gadelha) para ser conselheira amorosa de Rezende. Fabíola entra dançando e Marcelo Rezende fala sobre a roupa da repórter, que destaca seu busanfã (bumbum). A repórter não se incomoda com o comentário, revela que

51 Uma das brincadeiras de Marcelo Rezende no Cidade Alerta é que Percival é muito rico e desfruta de uma vida cheia de luxos, tendo carros importados, iate.

tem ciúme de Marcelo (que ela chama de papi) e que será difícil para as candidatas conseguirem sua aprovação.

Rodrigo Faro conta que serão dez participantes52 e que o programa selecionou as mais bonitas. Entre as candidatas está uma famosa que também deseja namorar Rezende, sendo sua identidade mantida em sigilo até o final do quadro. As candidatas são reveladas uma a uma, sendo algumas delas escolhidas pelo apresentador por meio de brincadeiras. A primeira é escolhida pela foto da boca. O apresentador tem três opções e escolhe aquela que claramente revela que a participante é mais velha. Nena entra no palco e é entrevistada por Rodrigo Faro. Ela conta que tem 70 anos e é modelo e atriz. Faro pergunta a parte do corpo de Marcelo que ela mais gosta e também se ela gostaria de namorar Rezende. Em seguida, a participante tem 30 segundos para fazer uma declaração para o apresentador. Faro pergunta se a candidata está aprovada e Rezende diz que todas as participantes ficarão no sofá com ele.

Faro chama então a segunda pretendente, Bianca, que entra correndo para abraçar Rezende. A jovem conta que é muito fã do jornalista e que já fez plantão na porta da emissora para vê-lo. Bianca fica muito emocionada e se diz apaixonada por Marcelo que, segundo a jovem, é puro de coração e carente. Rodrigo faz as perguntas padrão à candidata sobre idade e profissão e ela conta que além de babá, seu trabalho, no momento, é amar Marcelo Rezende. Ela tem então 30 segundos para fazer sua declaração ao apresentador, que se emociona com a simplicidade e sinceridade da candidata. Rodrigo então chama Rezende para entrar em uma cabine escura com a terceira pretendente. Antes disso, Faro entra na cabine e entrevista Benedita, que tem 62 anos. Marcelo entra em seguida, abraça Benedita e conversa com a pretendente por alguns segundos. Saindo da cabine, a mulher entrega dois reais a Rezende e comemora que comprou o apresentador, que se diverte com a brincadeira.

Mais uma vez, Faro instiga Rezende a descobrir a identidade da pretendente famosa. O jornalista conversa com a pretendente, que tem a voz distorcida, e a questiona sobre o motivo de gostar dele e o que ela deseja fazer caso seja sua escolhida. Para conhecer a quarta candidata, Rezende participa de outra brincadeira. O apresentador abre três caixas e escolhe a candidata a partir de uma peça íntima. A primeira caixa contém um baby doll sensual; a segunda um sapato de salto vermelho e a última, uma calçola marrom. Marcelo então escolhe a dona da calçola. Entra Linda, uma mulher de meia idade, que é microempresária. Ela revela que gosta de Rezende por ser uma pessoa espiritualizada e, como as outras candidatas, também se declara para o jornalista. A próxima pretendente participa da Parede do Toque.

52 Ele fala inicialmente que são dez participantes, mas só seis participam do quadro, sem nenhuma justificativa ao público sobre o corte.

Michele, que tem de 24 anos, é maquiadora e modelo fotográfico e é elogiada por Faro pela beleza. Ainda sem se verem, ela e Rezende são posicionados um de frente para o outro, separados por uma parede com vários furos. Marcelo coloca a mãos em um dos furos e toca o corpo de Michele, sendo orientado por Faro sobre as partes que deve tocar. Depois é a vez de Michele apalpar o apresentador. Rodrigo pergunta se ele quer conhecer Michele e retira a parede. A moça também se declara ao apresentador e depois o abraça. A sexta e última candidata é chamada. Rodrigo pede que o jornalista se posicione de costas para o telão e conversa com a famosa, que tem a voz disfarçada, e revela que gosta de Rezende por ele ser sexy e sedutor. O suspense continua. Rodrigo Faro incita as outras candidatas, que falam que não gostaram da chegada da famosa. Marcelo e a famosa ficam então de costas um para o outro e Geisy Arruda53 é então revelada. A moça também se declara a Rezende e depois se junta às outras pretendentes no sofá. Faro pede então que cada uma das pretendentes tente conquistar Rezende. Michele entrega morangos; Bianca pede que Rezende deite em seu colo e faz carinho no apresentador; Nena dá um morango com chantilly; Benedita dá um abraço; Linda brinda com champanhe.

Em seguida, as candidatas são posicionadas no centro do palco. Faro pergunta a Fabíola quem Rezende deve escolher e a repórter diz que ele não deve escolher ninguém, pois precisa conhecê-las melhor. Faro diz que sabe do respeito que o apresentador tem pelas mulheres e por isso não pedirá um beijo e sim que o apresentador escolha a candidata ou as candidatas que ele deseja levar para jantar. Uma a uma, o apresentador diz que deseja levar para jantar. Rezende é então envolto pelas participantes e Faro exalta as qualidades pessoais do apresentador, finalizando o quadro com o pedido de que as participantes abracem Marcelo, que se diz muito feliz por ter participado do programa e que vai levar todas as participantes para jantar de modo a retribuir o amor que elas têm por ele.

Em relação aos assuntos retratados, como o objetivo do programa é encontrar uma namorada para Rezende, ganha destaque a vida pessoal do apresentador e de modo especial sua vida amorosa e sexual. Marcelo é questionado sobre antigos relacionamentos, qualidades, defeitos, características que busca em uma parceira, além de serem explorados aspectos do cotidiano do apresentador como o gosto pelas redes sociais e a distância da família, assunto que faz com que o apresentador se emocione. A vida profissional de Rezende também aparece com menor frequência, sendo destacado seu modo de apresentação do Cidade Alerta e também a falta de tempo ocasionada pela longa rotina de trabalho. No quadro abaixo

53 Geisy Arruda é uma subcelebridade, que ganhou visibilidade após ter sido hostilizada por colegas da universidade em que estudava, por trajar um vestido curto.

elencamos os principais assuntos abordados, sendo a pessoa Marcelo Rezende o principal assunto do quadro.

QUADRO 10 – Assuntos abordados pelo programa

Vida pessoal Vida profissional

Motivos de estar “encalhado” Relação com os fãs (recordista de cartas) Assédio das mulheres Relação com as repórteres do Cidade Alerta

Mulher ideal Modo de apresentação do Cidade Alerta

Família/filhos Excesso de trabalho

Fim dos relacionamentos (defeitos) Vida de solteiro (sapeca iaiá)

Rotina em casa (hobbies) Redes sociais (selfies/nudes54)

Solidão/ vaidade/ fé

Em relação às interações estabelecidas, percebemos Faro como o grande interlocutor de Marcelo Rezende. Os dois estabelecem uma relação descontraída, permeada por brincadeiras e insinuações de cunho sexual. Vemos nesse quadro que é Faro quem conduz todo o episódio, havendo uma demarcação clara entre o papel de entrevistador e entrevistado. Ainda que Faro, em alguns momentos, pareça compartilhar aspectos de sua vida pessoal, ele o faz com efeitos de humor, ao dizer, por exemplo, que era rejeitado pelas garotas na adolescência, ou diante de alguma pergunta mais picante, que a esposa o colocará para dormir na casinha do cachorro. Didi e Fabíola Gadelha aparecem no quadro como mulheres que conhecem Rezende e têm uma relação de proximidade com o apresentador. Elas têm pouca interação com Rezende, sendo convocadas a falar sobre ele. Tímida, Didi só responde as perguntas de Faro e, diante de questões comprometedoras, opta por ficar calada. Já Fabíola Gadelha, que participa no palco como conselheira amorosa, aceita com bom humor os comentários de Rezende sobre sua roupa e bumbum e mostra intimidade com o “chefe” ao chamá-lo de “papi”. Assim como Didi, também a repórter fala no programa apenas nos momentos em que é interpelada por Faro, sendo Rezende o assunto principal.

As outras interlocutoras de Rezende são as seis pretendentes, que apesar de estarem ali, próximas a ele, têm que obedecer as regras do quadro, estabelecendo assim uma interação controlada com o apresentador: entram no palco, fazem uma breve apresentação dirigida por Rodrigo (nome, idade, profissão, o que gostam em Marcelo Rezende) e depois têm 30 segundos frente a frente com Marcelo para se declararem. Rezende as recebe com afeto,

54

Envio ou recebimento de fotografias e vídeos de nu em redes sociais Fonte: Produzido pela autora

abraça as candidatas, mas vemos aí uma relação de total distanciamento e, em alguns momentos, de constrangimento do apresentador diante das declarações apaixonadas, que fogem da expectativa de Rezende, que parece encarar o quadro como uma grande brincadeira, uma demonstração de carinho das fãs e não como um momento propício para encontrar sua cara metade, o que ao final, de fato, não acontece.