• Nenhum resultado encontrado

6. ANÁLISE DA ESTRUTURA E DO CONTEÚDO

6.2.1. Xuxa Meneghel

Exibido nas noites de segunda-feira, Xuxa Meneghel é um programa de auditório, que estreou na Record em 17 de agosto de 2015 e saiu do ar em 19 de dezembro de 2016. A atração era apresentada por Xuxa e mesclava atrações musicais, games, reportagens, entrevistas e quadros de transformação de participantes anônimos. A participação de Marcelo Rezende no programa não se encaixa em um quadro específico, sendo um misto de entrevista e game. O apresentador recebeu Xuxa em sua mansão, sendo os cômodos de sua casa, cenário das conversas e também das brincadeiras.

Em relação à estrutura do episódio, que foi exibido em janeiro de 2016, e teve 24 minutos de duração, vemos inicialmente Xuxa do lado de fora da casa, com um filhote de cachorro nos braços. A apresentadora conta ao público que está chegando à casa de Rezende e que o cachorrinho Percival (apelidado por ela como Pepê) é um presente, já que Marcelo perdeu um cachorro (Xuxa nomeia como amigo), da mesma raça, há pouco tempo. Ela bate na porta e é recebida pelo jornalista, que se alegra com o presente e a abraça. Já no hall de entrada da casa, com o “presente” nos braços, Marcelo se emociona ao falar do antigo cão, que viveu com ele durante quatorze anos. Em seguida, vemos Marcelo e Xuxa no sofá da casa. A conversa inicia com a apresentadora falando sobre a violência urbana e ressaltando Marcelo como porta voz das pessoas. Marcelo então comenta sobre a questão da impunidade no Brasil e o problema do desemprego, compartilhando com a apresentadora sua experiência

pessoal do tempo em que ficou desempregado. Em seguida, aparece a vinheta do quadro “Contos de fadas da Xuxa”. Rezende é então convidado por Xuxa para o momento “sapeca iaiá”, no qual ela faz perguntas relacionadas a vida amorosa e sexual, enviadas pelo público, especialmente para o apresentador. As perguntas estão dentro de corações fechados e Marcelo sorteia a pergunta que irá responder, que é lida por Xuxa: “A melhor amiga da mulher que você está saindo não para de te dar bola. Ela é um mulherão. Ela te chama no banheiro, pede ajuda com o lacinho da calcinha, que esta incomodando e diz: ‘corta pra mim’. Como você sai dessa?” Marcelo então responde que valoriza a fidelidade e eles conversam sobre traições. Xuxa confidencia inclusive que foi traída em todos os antigos relacionamentos. Cabe destacar que mais do que uma dinâmica pergunta e resposta, Marcelo e Xuxa conversam de forma descontraída, compartilhando histórias pessoais e confidências, como amigos.

Dando continuidade ao quadro, Xuxa mostra alguns brinquedos sexuais (algema, chicote, máscara) para Marcelo Rezende e ele se mostra curioso para saber a serventia dos assessórios. De um modo bem humorado, a apresentadora explica o uso dos objetos, questionando se Rezende usaria. Um dos objetos apresentados é uma caneta, com cheiro e sabor, que pode ser usada no corpo. Percebendo o interesse de Marcelo pelo assessório, Xuxa o presenteia e ele conta que usará em breve.

Ainda no sofá, Xuxa mostra, no tablet, vídeos com cenas engraçadas do Cidade Alerta. A primeira retrata as brincadeiras entre Percival e Rezende, que então fala brevemente sobre a amizade com o parceiro de cena. O segundo vídeo mostra uma cena em que Marcelo dizia, no telejornal, que não tinha camisas para trabalhar. O apresentador revela então que depois da brincadeira ganhou tantas camisas que precisou doar. O último vídeo é de Rezende contando aos telespectadores que iria se ausentar do Cidade Alerta para ir ao casamento da filha, que estava “encalhada”. Xuxa repreende o jornalista por essa forma de se referir à filha e temos um corte para o jornalista, diante de um painel, mostrando à apresentadora fotos dos cinco filhos.

A conversa vai então para a cozinha. Xuxa convida Rezende para falar de dois prazeres: comida e mulher, sendo suas perguntas sempre relacionadas aos dois temas: “Você ficaria com uma mulher que não gosta de comer?”; “No seu relacionamento, qual é o tempero pra dar certo?”; “Cheiro ou gosto?”; “O que não pode ter na cozinha e no relacionamento?”; “O que você toma até se embriagar em um relacionamento?”. Após as perguntas, a apresentadora explora a cozinha de Rezende e depois o convida para o jogo “Meias Verdades”.

Sentados em uma mesa, um de frente para o outro, os dois têm que contar uma história de sua vida, que pode ser totalmente verídica ou uma meia verdade, dependendo do envelope sorteado. Marcelo conta uma meia verdade, que foi preso pelo rapa na época em que trabalhava como camelô, enquanto Xuxa conta uma história verídica, que quando criança fez a professora desmaiar com um rato de mentira. Os dois continuam conversando sobre o tempo de escola e Xuxa compartilha com Marcelo uma história de assédio que sofreu por parte de um professor na infância e que ocasionou sua perda de interesse pela matemática. Rezende então diz a Xuxa que traz no Cidade Alerta muitos casos de mulheres, porque acredita que esse é um modo que encontrou para protegê-las.

Rezende: Eu botei na cabeça que a única contribuição que eu podia dar era fazer um programa protegendo as mulheres. Eu passo, permanentemente, denunciando marido, noivo, namorado, maníaco, pedófilo. Todos. Por quê? Porque quando a mulher sofre um assédio como esse, ela fica sozinha no mundo.

Xuxa então pede a Marcelo que também se comprometa no combate à violência contra as crianças, conscientizando sobre a violência doméstica, que é, segundo a apresentadora, um abuso de poder diário, uma questão cultural. Os dois firmam então esse compromisso. Finalizando a entrevista, Xuxa, de mãos dadas com Rezende, agradece a conversa e Marcelo dá as boas vindas à apresentadora na Record, discursando sobre o novo momento de sua carreira na emissora.

Em relação aos assuntos retratados, por mais que o lado profissional de Rezende apareça em alguns momentos (vídeos do Cidade Alerta, caracterização de Rezende como grande jornalista, como porta voz do povo), a entrevista privilegia aspectos da vida pessoal do apresentador, sendo a vida amorosa o assunto mais comentado. O jornalista também é convocado a falar sobre o cenário brasileiro, sendo a violência urbana e o desemprego assuntos ressaltados no início da conversa. Cabe ressaltar, no entanto, que também na abordagem destes temas o apresentador convoca sua própria vida; ao falar do desemprego, problema que assola o país, Marcelo também compartilha sua experiência como desempregado. O mesmo acontece quando o apresentador fala sobre os casos de violência contra mulher, já que ele define sua abordagem no telejornal como uma contribuição e um modo que encontrou para proteger as vítimas.

Para facilitar a visualização dos temas, elencamos, no quadro abaixo, os principais assuntos abordados durante a entrevista. Como ressaltado, a vivência pessoal do apresentador, seus valores e crenças, predominam mesmo quando ele é convocado a falar sobre sua trajetória profissional ou sobre os problemas que afetam o país.

QUADRO 9 – Assuntos abordados pelo programa

Vida pessoal Vida profissional Cenário Brasileiro

Perda do cachorro Papel do jornalista como porta voz do povo

Violência urbana/impunidade Impactos do desemprego em sua

vida e casamento

Modo de apresentação do Cidade Alerta

Desemprego Relacionamento amoroso/ vida

sexual (sapeca iaiá)

Desemprego Violência contra a mulher Família Combate à violência contra a

mulher

Violência contra as crianças

Gosto pela cozinha Cultura da violência

Passado como camelô Tempo de escola

Em relação às interações estabelecidas, percebemos que Xuxa e Marcelo mantêm durante todo o episódio uma relação de proximidade, amizade, intimidade, alternando, muitas vezes, o papel de entrevistador/entrevistado, na medida em que Rezende também faz perguntas pessoais para a apresentadora, que compartilha com o jornalista aspectos de sua vida. Se, no Cidade Alerta, o apresentador convoca a todo o momento o público, nesta participação vemos que Xuxa é sua principal interlocutora, aquela a quem ele se dirige, sendo a conversa marcada pela relação olhos nos olhos; uma visita entre amigos, cabendo ao telespectador o papel de testemunha dessas confidências e amizade.