• Nenhum resultado encontrado

6. ANÁLISE DA ESTRUTURA E DO CONTEÚDO

6.2.4. Programa do Porchat

Exibido desde agosto de 2016, o Programa do Porchat é um late night talk show57, que vai ao ar de segunda a quinta feira às 00h15min e é apresentado pelo humorista Fábio Porchat. A participação de Marcelo Rezende teve 35 minutos de duração e aconteceu na semana de estreia do programa. Consistiu em uma entrevista no palco e também na participação em duas esquetes58, relacionadas ao trabalho de Rezende no Cidade Alerta.

57 Formato popular nos Estados Unidos, o late-night talk show é um tipo de programa de variedades e de entrevistas, orientado pelo humor. Este formato inclui monólogos de seus apresentadores, que comentam notícias do dia, esquetes de comédia, entrevistas com celebridades além de atrações musicais. No caso do Programa do Porchat, seu apresentador é comediante de stand-up. Também o SBT e a Rede Globo contam com programas neste formato, o primeiro com o The noite, de Danilo Gentili e a segunda com o Adnight, apresentado pro Marcelo Adnet; em ambos os casos os apresentadores são comediantes de stand up comedy.

58

Peça de curta duração de caráter cômico, exibida no teatro, rádio, televisão, cinema. Fonte: Produzido pela autora

O apresentador anuncia Rezende com os seguintes dizeres: “E chegou a hora de receber o nosso convidado. Os estudos apontam que a palavra tragicômico teve origem na casa dele. O cara consegue dar as notícias mais escabrosas e ainda botar um sorrisinho no nosso rosto. Bota exclusivo pra mim, corta pra ele: Marcelo Rezende.” Os dois se abraçam e Marcelo Rezende senta no sofá, posicionado ao lado da mesa do apresentador. Porchat inicia a conversa falando sobre o Cidade Alerta e o conteúdo do telejornal, que ele nomeia “desgraças”. Marcelo discorda do enquadramento dado pelo apresentador e destaca o Cidade Alerta como um telejornal que denuncia a realidade do brasileiro. Em seguida, Porchat questiona Rezende sobre o sucesso do Cidade Alerta e se a grande audiência estaria relacionada ao gosto das pessoas por tragédias. Antes que Rezende responda, o assistente de palco do programa, Paulo Vieira, interrompe a conversa e relembra o sucesso do apresentador no Linha Direta. Em tom de brincadeira, ele conta sobre o medo que tinha do apresentador e também do programa, que ao final mostrava fotos dos foragidos, segundo Vieira, sempre muito parecidos com pessoas de sua família. Marcelo, também em tom de brincadeira, responde que sentiu medo de Paulo Vieira, devido à sua semelhança com o personagem Huck.

Porchat então anuncia que Marcelo tem muitos contatos para o seu programa, sendo uma de suas fontes um super-herói. O programa então exibe uma esquete na qual Marcelo Rezende liga para o amigo Batman, interpretado por Porchat, e negocia a exclusividade na cobertura das notícias. De volta ao estúdio, Porchat pergunta se Rezende tem medo de bandidos e ele afirma não ter medo de nada, apenas temor, respeito a Deus. Rezende então conta sobre seu encontro em Bangu 1 com o líder do Comando Vermelho, Escadinha, e também sobre o modo como se infiltrou na Máfia Chinesa para investigar a pirataria, em 1998. Mudando o assunto, um dos integrantes da banda Pedra Letícia, pergunta se Rezende gosta de seus imitadores e ele se diverte ao ser imitado por um dos cinegrafistas do programa. Fábio Porchat então anuncia que será exibida sua matéria preferida do Cidade Alerta. Vemos Rezende no estúdio do telejornal, que anuncia:

Hoje nós vamos falar de um crime bárbaro. A história de um homem que viveu anos preso numa casa, com outros seis prisioneiros, sofrendo todo tipo de abuso, de humilhação. Até que finalmente, ele conseguiu escapar. É o caso Branca de Neve e os desesperados sete anões. O nosso repórter Paulo Vieira tem mais informações.

A esquete traz então o repórter entrevistando um dos anões. E depois Rezende comenta sobre a monstruosidade da contraventora que, segundo ele, deveria ser chamada Vermelha de Sangue ou Roxa de hematoma e não Branca de Neve. O apresentador então

anuncia a segunda reportagem sobre a inocente sereia que fugiu de casa em busca do primeiro amor, o que encerra a esquete.

No estúdio, Porchat pergunta a opinião de Rezende sobre Dilma e o impeachment e o jornalista analisa o cenário político nacional, enfatizando que o Congresso Nacional e a classe política brasileira matam mais que o PCC. Porchat muda o foco do assunto e passa a tratar de questões relacionadas à vida pessoal do apresentador. O sucesso no Instagram é o primeiro deles. O segundo é relacionamento amoroso, sendo Rezende nomeado pelo apresentador como o Fábio Junior da Record, devido à quantidade de casamentos. Rezende explica que o fato de ter tido muitas mulheres prova o quanto gosta de casamento e também do sapeca iaiá. Ao comentar sobre os cinco filhos, um de cada mulher, ele explica: “Eu tenho uma tese. O sujeito que faz dois, três filhos na mesma mulher é covardia. Porque desajeita a mulher, empena”.

Finalizando a entrevista, Fábio Porchat pergunta sobre o hoverboard59, que o apresentador comprou para a filha adolescente e mostra um vídeo do apresentador Ratinho, do SBT, caindo do brinquedo. Ele pede que Rezende faça uma demonstração, mas o apresentador prefere ensinar Porchat, que se desequilibra várias vezes ao usar o equipamento. Em seguida, Porchat agradece a presença de Rezende, que engana o apresentador fingindo que sairá andando com o brinquedo. “Você quer que eu ande?”, pergunta o apresentador. Porchat, empolgado, afirma que sim e Rezende então sai do estúdio andando com o brinquedo debaixo do braço.

Em relação aos assuntos retratados, percebemos que a carreira profissional de Rezende e seu posicionamento em relação ao cenário nacional ganham mais destaque do que sua vida pessoal. O apresentador fala do conteúdo do Cidade Alerta, de seu modo de apresentar, conta histórias de sua época como repórter investigativo e opina sobre o cenário político nacional, repetindo algumas soluções já defendidas em seu programa.

QUADRO 13 – Assuntos abordados pelo programa

Vida pessoal Vida profissional Cenário Brasileiro

Religiosidade Temática do Cidade Alerta Violência

Instagram Audiência do telejornal Impeachment

Casamentos Apresentação do C.A Currais eleitorais

Filhos Relação com bandidos Corrupção

Lazer (hoverboard) Máfia Chinesa Justiça e leis

Imitações

59

Espécie de skate elétrico Fonte: Produzido pela autora

Diferentemente dos outros quadros analisados, a entrevista de Marcelo Rezende no Programa do Porchat é mais estruturada, tendo papéis bem delimitados de apresentador e entrevistado. A relação entre eles é descontraída, mas ao contrário dos outros programas analisados, não percebemos proximidade entre eles, o que pode ser explicado pelo fato de Porchat, na época da entrevista, ser recém-chegado à Record. O apresentador também interage pontualmente com Paulo Vieira, assistente de palco do programa, e com um dos integrantes da banda. Para além da entrevista, vemos também Rezende interpretando a si mesmo em duas esquetes, o que reforça o lado brincalhão e bem humorado do apresentador. Na primeira esquete, ele interage com o super herói Batman, interpretado por Porchat, e na segunda, com Paulo Vieira, que interpreta um repórter do Cidade Alerta.