• Nenhum resultado encontrado

• Episódio “Cascão x Mônica e os lutadores”

Figura 7 - Fantoche e espada do conjunto de objetos/brinquedos disponibilizado pela pesquisadora.

Fonte: fotografado pela pesquisadora.

As crianças estão na sala apenas com a Educadora Social e recebem as duas caixas de brinquedos. É importante observar que nesse dia estavam apenas as meninas da sala e MaxSteel. MaxSteel logo pega uma espada e a balança no ar sozinho enquanto as meninas correm para brincar com as bonecas. MaxSteel encontra um cocar de índio e o coloca. Em seguida acha um fantoche do Cascão. Nesse momento, ao vestir o fantoche, vai em direção à Educadora Social e diz: – “Eu tô brincando com Cascão”.

Ela diz: – “Faz o Cascão ir lá fazer as comidas” – apontado em direção ao chão onde as meninas estão brincando de boneca.

MaxSteel vai até elas e diz: – “Eu quero comida” – balançando o fantoche sem soltar a espada da outra mão. Anna, que observa a cena o reprende e diz: – “Não, é o Cascão.”

Então MaxSteel (re)produz: – “Eu sou o Cascão” – e continua, com expressão triste – “me dá comida, por favor, eu quero comer, eu quero comer, eu quero comer”

Anna novamente o responde, enquanto Bella apenas os observa.

Anna diz: – “Você não vem insistir” – “comer fica gordo” – batendo palma e rindo. Então MaxSteel se levanta e vai até a Educadora Social e diz: – “O Cebolinha não tá aqui”.

Então a Educadora Social pega o fantoche da Mônica e diz: – “Onde será que ele está o Cebolinha? – com uma voz mais fina.

MaxSteel responde: – “Ele não tá aqui”.

Mulher Maravilha, que observa a cena, pega um fantoche da Tia Anastácia, vai até onde estão a Educadora Social e MaxSteel e diz: – “Eu sou o Cascão, eu sou o...” – olha para o fantoche de Cascão que MaxSteel segurava e continua – “Eu... Eu sou o Cebolinha e vou pegar seu coelhinho” – olhando em direção à Educadora Social que usava o fantoche da Mônica.

Então MaxSteel vira para a Mulher Maravilha e diz: – “Toma, toma, toma!!” – batendo o fantoche do Cascão contra o fantoche que Mulher Maravilha segurava até derrubá-lo.

A Educadora Social diz: – “Obrigada Cascão” – afinando a voz novamente.Mulher Maravilha, que observa a cena, sai correndo, pega uma varinha mágica e diz: – “Eu sou uma fada... Tim tim tim” – apontando na cabeça do fantoche do Cascão que MaxSteel segurava, como se fizesse mágica.

MaxSteel apenas a observa sem reação, então Mulher Maravilha insiste: – “Tim, timmmm” – na cabeça do fantoche novamente.

Nesse momento MaxSteel diz: – “ahhhhh” – balançando e tremendo seu fantoche no ar e fazendo expressão de dor.

Mulher Maravilha diz: – “Há! Eu dominei ele direitinho” – pulando pela sala, sorrindo e indo brincar com as amigas.

MaxSteel volta a brincar sozinho pela sala como se duelasse com o ar. (...)

Depois de alguns minutos, ao observar MaxSteel brincando sozinho com a espada em uma mão e o fantoche do Cascão ainda na outra mão, Mulher Maravilha pega novamente sua varinha mágica, se aproxima dele e diz: – “Tim, tim tim” – apontando a varinha para cabeça do Cascão.

MaxSteel olha para o fantoche e olha para a colega e com um sorriso diz: – “Há!” – apontando a espada para a varinha, quando eles começam a duelar.

Mulher Maravilha diz: – “Tim, tim”. MaxSteel diz: – “Tchan, tchan, tchan”

De repente, Mulher Maravilha diz: –“Espera” – e pega uma espada com capa, largando sua varinha e dizendo: – “Há” – retirando a espada da capa.

MaxSteel observa a Mulher Maravilha e sua nova espada e, em seguida, olha sua espada, que é menor e não tem capa. Então, vai à procura de uma espada igual à da colega. Encontra e retira a capa com uma expressão de alegria. Enquanto isso, Mulher Maravilha coloca a capa encaixada em seu short, segurando apenas a espada. MaxSteel observa novamente e a imita tentando colocar a espada em seu short, porém sem sucesso. Assim, larga a capa e volta a duelar com Mulher Maravilha, agora os dois em coro: – “Tim, tim, tim”.

M2/CE - CLASSE ESPECIAL • Episódio “O milho”

Figura 8 - Milho do conjunto de objetos/brinquedos disponibilizado pela pesquisadora.

Fonte: https://bit.ly/3sfyYGq44.

Mickey está na sala com a professora da Classe Especial 1 (a responsável por ele diretamente) e a professora da Classe Especial 2 (professora que compartilha a classe com eles). Nesse momento seu colega está dormindo. A professora CE 1 coloca duas caixas de brinquedos disponibilizadas pela pesquisadora para Mickey e se junta à professora CE 2 para organizar a próxima atividade.

Mickey tira tudo da caixa e começa a jogar os brinquedos para cima. A professora CE 1 diz: – “Não faz assim, vai quebrar os brinquedos”.

Nesse momento, Mickey se levanta, indo em outra caixa, onde encontra um milho. Então Mickey se senta e começa a tentar descascar o milho. Em seguida, o coloca na boca e a professora CE 1 diz: – “Isso é o quê? O milho?! Que delícia, você reconheceu o milho é?! Ah, o Mickey gosta de milho, né, Mickey?”

Enquanto isso, Mickey continua com o milho na boca em silêncio, olhando para cima. A professora CE 1 diz: – “Você vai comer o milho?”

Mickey se levanta e, olhando para cima, começa a girar com o milho na boca. Depois para de girar ainda com o milho na boca, tentando mastigá-lo. A professora CE 1 não comenta mais nada e logo Mickey se desinteressa pelo objeto/brinquedo.

44 A foto do “milho” não foi possível de ser obtida, tendo em vista que as fotos individuais foram feitas ao final da pesquisa e o objeto/brinquedo em questão não foi encontrado. Apesar disso, a foto é uma réplica idêntica do utilizado no episódio.

7.2.3 M3 - Brincadeira direcionada com mediação das professoras

No momento 3 (M3), foram observadas situações de brincadeira em que as professoras participavam e mediavam de forma específica. Elegeu-se um conjunto de objetos/brinquedos disponibilizados pela pesquisadora que não estavam no momento 2 – ainda com o intuito de tirar o viés dos brinquedos diferentes em cada sala e considerando serem objetos/brinquedos provavelmente mais comuns no cotidiano das crianças de ambas as salas. Para isso foram disponibilizados, para cada sala, um conjunto idêntico de frutas e verduras, um liquidificador, pratos, copos e talheres em miniatura, que foi denominado kit “Vamos fazer um suco” (Figura 9). Um detalhe importante é que as frutas e verduras se repartiam ao meio e tinham um velcro interno que encaixava as duas partes. É importante ressaltar que esse momento foi direcionado pela pesquisadora. Em ambas as salas, a instrução dada pela pesquisadora às professoras foi: “brinquem de faz-de-conta que estão fazendo um suco”.

Figura 9 - Kit “Vamos fazer um suco” disponibilizado pela pesquisadora.

Outline

Documentos relacionados