• Nenhum resultado encontrado

Jacob Levy Moreno e as relações interpessoais

CAPÍTULO 1 – AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICAS DE

1.4 O campo semântico do vocábulo grupo

1.6.6 Jacob Levy Moreno e as relações interpessoais

Figura 12

Jacob Levy Moreno18

Resgato a genialidade de Moreno ao cruzar os campos da filosofia, sociologia, psicologia e psiquiatria, vendo-o aventurar-se nos mais diferentes campos de ação humana: teatro, trabalho comunitário, política, recreação, educação, espiritualidade (religião e cosmologia). É essa ousadia de Moreno que o faz tão singular (BARRETO, 2001, p.19).

Nasceu no ano de 1892, no seio de uma família judia originária da Espanha.

Aos cinco anos de idade, Moreno foi para Viena com a família, onde iniciou seus estudos. Em 1912, já estudante de Medicina na Clínica Psiquiátrica de Viena, veio a conhecer Sigmund Freud, que o interrogou sobre sua atividade profissional. A resposta de Moreno foi imediata, e de acordo com depoimento de Lemoine (1978, p.10) foi a seguinte “Começo onde você termina... você coloca as pessoas em uma situação artificial em seu consultório, eu os encontro na rua e em casa, em seu meio natural. Você analisa seus sonhos, eu tento lhes dar coragem para sonhar ainda”.

De acordo com Andersom (1977, p.15), em 1908 Moreno funda uma sociedade de que participa um pequeno grupo de amigos. Denominam-se de “Religião de Encontro”, cujo lema era a poética declaração, cujo texto dizia:

Um encontro de dois: olhos nos olhos, face a face.

E quando estiveres perto, arrancarei teus olhos e os colocarei no lugar dos meus; Tu arrancarás meus olhos

e os colocarás no lugar nos teus; Então te verei com teus olhos E tu me verás com os meus

Segundo Loch (1982, p.26):

No período compreendido entre 1915 e 1917, (Moreno) teve como encargo a assistência médica a refugiados tiroleses no Campo de Mittendory, quando despontam suas

primeiras idéias sobre o estudo das estruturas psicológicas dos grupos. Isto lhe permitiu observar as tensas condições de vida dos refugiados, o que lhes impediria, posteriormente, a reconstrução de uma comunidade em melhores condições.

Começam então, ainda que de forma rudimentar, seus estudos a respeito da Sociometria, com vistas à descrição da posição de cada indivíduo no contexto do grupo.

Segundo Bustos (1979), o termo Sociometria aparece pela primeira vez em carta que Moreno encaminhou às autoridades de Departamento do Interior da Monarquia austro-húngara, onde sugeriu uma organização sociométrica dos refugiados.

Entre 1917 e 1924, inicia a elaboração de suas obras literárias. Entre elas destacam-se

Convite ao Encontro e As Palavras do Pai.

Em sua obra Convite ao Encontro utiliza, pela primeira vez, a expressão comunicação

interpessoal. O encontro a que se refere o autor não envolve apenas uma relação afetiva,

profissional ou intelectual, mas, antes de mais nada, uma reunião em que o importante é que os participantes estejam juntos, compartilhando momentos, o aqui e agora, em nível intenso de comunicação.

A obra As Palavras do Pai, produto de uma crise pessoal, existencial e teológica, caracteriza-se pelas poesias nas quais o autor apresenta-se como criador de seus momentos, de suas situações e de suas circunstâncias.

No ano de 1918, juntamente com Buber, foi co-diretor da revista Der Nue Damon, onde permaneceu até o ano seguinte. Ambos enfatizam o tema do encontro, mas de forma diferente. Buber, considerado por Fonseca Filho (1980) como um filósofo da religião e historiador, trabalha o tema do encontro de maneira erudita e mística, enquanto Moreno caracteriza o tema do

encontro através da ação, em qualquer lugar e a qualquer momento, referindo-se ao mesmo quando duas ou mais pessoas acham-se frente a frente, interatuam e experimentam-se.

Em 1921 fundou o teatro Vienense da Espontaneidade utilizando o teatro experimental e a representação espontânea, em que os autores podiam desempenhar fatos cotidianos, experiência que constituiu a base de suas referentes à Psicoterapia de Grupo e do Psicodrama.

Em 1925 o autor emigra para os Estados Unidos. Andersom (1977) considera que é nesse período que Moreno se dedica à introdução do Psicodrama no campo da saúde mental e começa a divulgá-lo na cultura norte-americana, inclusive mantendo contato com alguns dos grandes autores da época, como Isadora Duncan, Gordon Graig e Stanislavski. Para Anzieu (1961), os motivos que levaram Moreno a emigrar para os Estados Unidos foram a deserção dos atores do teatro espontâneo e a não aceitação das idéias de seus livros O Teatro Espontâneo e As Palavras

do Pai.

As atividades psicodramáticas de Moreno iniciam-se no Instituto Plymouth, em Brooklin, e na Clinica de Higiene Mental do Hospital Monte Sinai. Entre 1929 -1931 dirigia sessões de Psicodrama público no Carnegie-Hall.

Segundo Loch (1982, p.28):

A partir do trabalho feito com prisioneiros, em Sing-Sing, em 1932, passa a utilizar a

expressão “psicoterapia de grupo” e escreve seus livros sobre Psicodrama. “Fundamentos da Sociometria” decorreu da necessidade de criar instrumentos de investigação e de avaliação quantitativa das relações entre os membros do grupo.

A obra em referência surge quando investiga as relações interpessoais em grupos de jovens delinqüentes, e, conforme Schutzemberg (1970b), os resultados dessa atividade começam a ser percebidos quando se observa a melhora na adaptação social e o aumento da produtividade na lavanderia de New York States Training School for Girls, de Hudson.

Em 1934 constrói em Beacon o primeiro teatro terapêutico, junto a clinica e ao instituto destinado à formação dos psicodramatistas. Atualmente, estas instituições constituem o Centro Mundial para Psicodrama, Sociometria e Psicoterapia de Grupo. Moreno pôs em evidência os efeitos terapêuticos do desempenho dramático.

Em 1935 funda o Sociometry, Journal of Interpersonal Relations e, em 1941, o primeiro teatro terapêutico, no St. Elizabeth Hospital, de Washington.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o sociograma e o teste de espontaneidade assumem grande importância quando passam a ser utilizados na seleção dos oficiais designados aos postos de comando das atividades militares. De acordo com Celedón [s.d.] apud Loch (1982), a partir de 1940, seus métodos psicoterapêuticos encontram acolhida na psiquiatria, sociologia e na pedagogia e tendem a difundir-se, em âmbito internacional, a partir de cursos ministrados por Moreno em diversos países europeus.

De acordo com Bermudez (1970, p.96) em 1969, durante o IV Congresso Internacional de Psicodrama, realizado em Buenos Aires, em seu discurso, Moreno se expressa da seguinte maneira, referindo-se à sua atividade:

Eu criei vocês, vocês devem continuar criando, criando-se a si mesmos; têm que trabalhar para uma forma final de humanidade. Deixo a vocês o Psicodrama, a dinâmica de grupos, a Sociometria, a psicoterapia de grupo. Mas falta vocês viverem tudo isso, não o deixarem em livros mortos; têm que vivê-lo, para chegar a uma solução.

Em 14 de maio de 1974, o criador do Psicodrama morre em Beacon, Nova York, com a idade de 83 anos.

No próximo capítulo trataremos da teoria Socionômica e suas vertentes: a Sociodinâmica, a Sociatria e a Sociometria.

CAPÍTULO 2