• Nenhum resultado encontrado

4. A COMUNIDADE

4.1. Jaicós: a cidade sede

Várzea Queimada, bem como a maioria das cidades onde seus habitantes circulam, está localizada no centro-sul do Piauí, conhecido na divisão político-geográfica do estado como “Alto Médio Canindé”. Isto é possível de ser visualizado nas definições apresentadas nos sites oficiais brasileiros (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, por exemplo), bem como nos livros didáticos. Em várias oportunidades vi no material escolar distribuído na Escola de Várzea Queimada definições da região e do bioma Caatinga.

Como podemos visualizar no mapa apresentado abaixo, Jaicós se localiza próximo à tríplice divisa entre os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí. A cidade de grande porte mais próxima a Jaicós é Petrolina, no estado de Pernambuco, distante cerca de 232 Km. Com relação à capital do Piauí, Teresina, a distância soma 352 Km. Mesmo estando mais próximo de Petrolina, os habitantes de Jaicós recorrem a Teresina para questões graves, como por exemplo, altas complexidades nas internações hospitalares.

Segundo o Censo do ano de dois mil (IBGE, 2000), Jaicós conta com uma população de 15.855 habitantes, sendo que desses 7.376 vivem no perímetro urbano, e 8.479 residem em localidades rurais. Ou seja, a maioria da população jaicoense se concentra nas imediações da cidade indo, para Jaicós em dias específicos (ou com objetivos específicos).

Entre os habitantes de Jaicós, segundo dados do Censo 2000, 4.008 tem alguma deficiência, o que corresponde a 25,27% da população. Essa quantidade é significativa se compararmos aos índices do estado do Piauí (terceiro no ranking nacional, atrás apenas da Paraíba e Rio Grande do Norte), que apontam que 17,63% dos piauienses são pessoas com algum tipo de deficiência. O número é bastante superior ao índice nacional, que revela uma porcentagem de 14,5 da população como portadora de algum tipo de deficiência pesquisada15.

Como apontado anteriormente, a maioria da população de Jaicós vive em áreas rurais, distantes do polo do município. Um dos dias de forte presença da população rural na sede é segunda-feira, quando se realiza a Feira Livre de Jaicós. A feira é organizada em dois locais, próximo à praça central (em frente à Igreja Nossa Senhora das Mercês) e nas imediações do cemitério municipal. Na primeira localização, são vendidos inúmeros produtos, como roupas, grãos, castanhas, farinhas e demais coisas produzidas pelos habitantes das comunidades rurais. A outra é destinada à comercialização de animais, como cabras, vacas, galinhas, etc.

Inúmeros “carros”16

do interior vão à cidade na segunda-feira para comercializar seus produtos ou para obter determinados bens necessários no dia a dia das localidades. A cidade muda totalmente de configuração nas manhãs desses dias já que o movimento se intensifica

15

Esses dados quantitativos precisam ser relativizados, visto os padrões de classificação de “deficiente” e de “deficiente auditivo”. Como vimos na argumentação anterior, em se tratando de surdez, as discussões sobre as categorias e as formas de classificação das pessoas entre “surdas”, “deficientes auditivas” segue agendas políticas de luta dos movimentos sociais organizados em torno da causa, bem como de intelectuais afins. Ainda, não há como mensurar, nos números com relação aos surdos, por exemplo, quantos deles fazem uso de uma língua de sinais, muito menos que língua de sinais é essa, já que, não temos como generalizar o uso de apenas uma língua de sinais no Brasil, a língua brasileira de sinais (libras).

16

Carro é o nome genérico usado para se referir a qualquer meio de transporte, com exceção de moto. Geralmente são diferentes tipos de veículos de uso coletivo (ônibus, automóvel), muitas vezes fretado por um dos moradores e utilizado pelos demais com o pagamento de pequenas quantidades em reais.

e o comércio livre e generalizado se desenha pelas ruas de Jaicós, com pessoas indo e voltando com compras, animais, artesanatos ou outros produtos produzidos na região.

A feira modifica não apenas a configuração da cidade de Jaicós, mas também das comunidades rurais. Jaicós enche de pessoas e o interior fica vazio. Em geral, é um dia que as vendas da cidade lucram muito com o movimento, e é um dia em que não se trabalha na roça. Nas casas da cidade ou do interior são realizadas apenas algumas tarefas, como a preparação das refeições e a limpeza diária.

Além da feira, que é regular e semanal, a população rural se desloca para o município para eventos sendo que, aqui, destaco os “Festejos de Nossa Senhora das Mercês”, realizado anualmente, no mês de setembro, em comemoração ao dia da padroeira do município, a santa que dá o nome à Paróquia da cidade. Os Festejos são eventos de uma semana, com celebrações na paróquia, festas populares em praça pública, bem como inúmeras atrações de bandas de forró, tecnobrega e tecnoforró da região, ou até mesmo de outros estados. Ainda, anualmente, um parque de diversões é montado para receber os visitantes dos festejos. Nos festejos, “em cima da serra”, a população se aglomera em torno da grande roda-gigante, principal atrativo do parque e um dos brinquedos que se mantêm no transcorrer dos anos dos festejos. A rigor, os festejos são esperados com a certeza das rezas para a Santa Padroeira, das festas e da presença da roda-gigante.

A paróquia Nossa Senhora das Mercês é a responsável, nas denominações católicas, pela cidade de Jaicós e as comunidades rurais do entorno. Subordinada à Diocese de Picos (responsável pela administração de todas as paróquias da região), a Paróquia Nossa Senhora das Mercês realiza ações religiosas também nas localidades rurais, como por exemplo, missas em determinados períodos do ano ou intervalos previamente definidos. Além disso, define líderes comunitários que se tornam responsáveis pelas diferentes “capelas” (das localidades rurais), e se encontram em eventos promovidos pela paróquia para definir diretrizes de atuação na cidade e nos locais próximos. Esses líderes religiosos locais, que atuam nas comunidades rurais, são responsáveis pelas aulas de Primeira Eucaristia e Crisma para os adolescentes, além de assumirem a tarefa das celebrações semanais nas localidades de origem.

Em se tratando de serviços do estado, a cidade de Jaicós está organizada na saúde em termos de Programas de Saúde da Família, tendo o atendimento realizado, principalmente, em uma Unidade de Saúde localizada no bairro Serranópolis. Conta ainda com outras

equipes espalhadas pela cidade. Possui também um hospital de atendimento de urgência e de complicações chamado Florisa Martins.