• Nenhum resultado encontrado

6 ANÁLISES FINAIS

6.4 LACUNAS E EXCESSOS DAS RELAÇÕES CAUSAIS DAS

Quanto às 33 relações causais entre os objetivos estratégicos das perspectivas de desempenho do BSC da PMRN, dão uma ideia da utilização do instrumento de gestão. Todavia, conforme análise do pesquisador, esse número de relações de causa e efeito poderia ser elevado para 39 interações entre os objetivos estratégicos.

Tal situação se tornou evidente depois da análise cruzada entre as entrevistas de profundidade e das fontes de evidências contidas nos documentos, através da qual se verificou que as relações de causa e efeito faltantes representadas pelas setas contínuas e as demasiadas representadas pelas linhas de traços interrompidos, que foram detectadas e poderiam ser conformadas na Figura 32. O primeiro exemplo a ser abordado é a relação entre o objetivo estratégico 2, garantir a aplicação financeira dos recursos orçamentários e o objetivo estratégico 6, efetivar medidas disciplinares correcionais.

Essa possibilidade se justifica porque a PMRN é uma organização militar, lida com a segurança pública e a criminalidade, e tem como princípios basilares a hierarquia e disciplina. Assim, a utilização de recursos financeiros torna-se necessária, uma vez que a elaboração, a constante revisão do código de ética e a construção de unidade prisional são relevantes como instrumentos que auxiliam no controle dos possíveis desvios de conduta.

Utilizando-se do mesmo critério de análise, é também percebida a relação de causa e efeito entre o objetivo estratégico 5, evoluir o conhecimento técnico-científico em segurança pública e o objetivo estratégico 10, assegurar as informações necessárias à tomada de decisão. Encontram-se no objetivo 5 a criação de programas de capacitação continuada, o aperfeiçoamento e especialização de pessoal, cujo propósito é capacitar os gestores. Essas medidas se mostram pertinentes para influenciar a capacidade de fornecer informações que fundamentem as decisões da corporação.

A continuação da análise também contribuiu para a verificação de que a interação entre o objetivo estratégico 5, evoluir o conhecimento técnico-científico em segurança pública e o objetivo estratégico 12, aperfeiçoar o policiamento ostensivo e preventivo, é no mínimo lógica. Essa comprovação poderá ser demonstrada no efeito que a capacitação continuada de pessoas sobre a atividade fim da PMRN.

Outra relação causa e efeito ausente se apresenta entre o objetivo estratégico 10, Assegurar as informações necessárias à tomada de decisão e o objetivo estratégico número12, aperfeiçoar o policiamento ostensivo e preventivo. Essa interação se justifica porque a criminalidade é dinâmica e se transfere para os locais que lhe apresentem melhor relação de custo benefício. Nesse sentido, sabe-se que a força potencial da PMRN se caracteriza pela sua ostensividade na qual a incidência de ocorrências policiais precisa ser controlada, o que significa estar presente nos locais de maior necessidade.

Mas, para se fazer presente de forma eficiente e efetiva é necessário o conhecimento da área de gestão e contar nos seus quadros com pessoas qualificadas que possam tomar as melhores decisões, sobretudo na área da segurança pública, onde o fator tempo e a presteza das ações são determinantes para a percepção do cidadão sobre a qualidade do serviço, bem como para o próprio cidadão infrator, que será inibido de praticar suas ações através do aperfeiçoamento do policiamento ostensivo.

Nessa mesma linha de pensamento se observa também a interface entre o objetivo estratégico 13, aumentar a capacidade de resposta imediata e o objetivo estratégico 12, aperfeiçoar o policiamento ostensivo e preventivo. Essa interação tem um cunho especial, pois ao se aumentar a capacidade de resposta tem como consequência a melhoria do

Aprendizado e Crescimento Sociedade Processos Internos Efetivar as medidas disciplinares e correcionais Gerar a motivação dos recursos humanos Evoluir o conhecimento técnico-científico em segurança pública Garantir a aplicação financeira dos recursos orçamentários Assegurar os recursos orçamentários Aprimorara a gestão dos recursos humanos Fortalecer o desenvolvimento dos recursos humanos Assegurar as informações necessárias à tomada de decisão. Aprimorar a gestão logística Efetivar a gestão estratégica Aumentar a capacidade de resposta imediata. Aperfeiçoar o policiamento ostensivo e preventivo Promover as estratégias de policiamento comunitário. Promover o respeito aos direitos humanos e

garantias constitucionais Melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Elevar a sensação de segurança da população. Promover o respeito aos direitos humanos

e garantias constitucionais. Aumentar a confiança da população em relação a polícia militar.

policiamento ostensivo. Por outro lado, se houver melhora no policiamento ostensivo também aumentará a capacidade de resposta da PMRN. Isso vem corroborar a importância de conhecer as relações de causa e efeito das perspectivas de desempenho da PMRN.

Figura 32: Lacunas e excessos das relações de causa e efeito. Fonte: Elaboração do autor.

Esse direcionamento e a sequência dessas considerações levam a relação causal entre o objetivo estratégico 12, aperfeiçoar o policiamento ostensivo e preventivo e o objetivo estratégico 11, promover as estratégias de policiamento comunitário, que por sua vez se liga

ao objetivo estratégico 14, promover o respeito aos direitos humanos e garantias constitucionais. Essa causalidade fortalece a própria filosofia do policiamento comunitário, que é a de expressar em termos operacionais a divisão da responsabilidade pela melhoria da comunidade com os cidadãos, no planejamento e na implementação do policiamento comunitário, reforçando a edificação de uma concreta e construtiva relação com a sociedade.

Por outro lado, mostradas através das linhas de traços interrompidos da Figura 32, as relações causais entre os objetivos estratégicos 6, efetivar medidas disciplinares e correcionais e os objetivos estratégicos promover o respeito aos direitos humanos e garantias constitucionais e aumentar a confiança da população em relação a polícia militar, 14 e 16 respectivamente, passam a ser excessivas. Tal formatação também elimina a lacuna entre as perspectivas aprendizado e crescimento e a de processos internos apresentadas nas Figuras 30 e 31.