• Nenhum resultado encontrado

 PERÍMETRO DE AÇÃO INTEGRADA JARDIM JAPÃO

3. DO PLANO AO PROJETO: ESTUDOS DE CASO: PERÍMETROS DE AÇÃO INTEGRADA CABUÇU DE BAIXO 05 E CABUÇU DE CIMA

3.2. METODOLOGIA DE ANÁLISE

A metodologia de análise dos casos escolhidos foi elaborada a partir da verificação nesses dois PAIs (CdB 05 e CdC 08), da presença dos critérios de

priorização definidos no PMH (existência de riscos alto e muito alto (R3 e R4)63, grau

de precariedade e índices de vulnerabilidade social e de saúde), e dos critérios não explicitados no PMH (da constituição dos PAIs e de outros critérios, como a existência de Ação do Ministério Público e do conhecimento da previsão de intervenções públicas para os assentamentos dos dois perímetros), conforme apontado no capítulo anterior.

A verificação será realizada a partir da construção e da leitura de mapas e tabelas que representem tais informações, aliados as observações de campo e a experiência da autora. Esses dados apontam tanto a quantidade, como a qualificação desses critérios de elegibilidade do planejamento habitacional da Região Norte.

Os casos foram analisados a partir do seguinte roteiro metodológico:

 Leitura Urbana

A Leitura Urbana no contexto do PAI corresponde às fases de levantamento de dados, diagnóstico e identificação das demandas.

Este item se subdivide em: Ficha Técnica; Mapa de Localização e Situação do PAI; Histórico da Ocupação; Planilha de previsão de intervenção nos PAI entre 2009 e 2024; e Estrutura Urbana do PAI existente na ocasião da elaboração do PMH e da indicação dos PAIs para o Concurso Renova SP.

63 Existem várias áreas de risco na cidade de São Paulo, por esse motivo, a PMSP encomendou dois

levantamentos de áreas de risco do IPT (o primeiro em 2003 e segundo em 2010), com a indicação das emergências mais graves. As áreas de risco foram classificadas pelo tipo (escorregamento ou solapamento de margem de córrego), e do grau de intensidade do risco (baixo – R1, médio-R2, alto- R3 e muito alto-R4). Dada à complexidade e volume das situações de risco existentes na cidade de São Paulo, a PMSP trabalha emergencialmente com as áreas de risco alto e muito alto, cuja classificação do IPT aponta como as situações mais emergenciais, que se não forem extintas as situações de risco, podem ocorrer danos letais aos moradores dessas áreas.

198  Ficha Técnica

Consiste no resumo dos seguintes dados: nome da Bacia hidrográfica ao qual pertence o PAI; numero de assentamentos precários; diferenciados por tipo que compõe o PAI; numero de domicílios nos assentamentos precários que compõem o PAI; estimativa da população nos assentamentos precários; estimativa do numero

de domicílios em risco no PAI, números de domicílios para realocação; área do PAI,

área dos assentamentos precários; estimativa de custos de intervenção no PAI; e Ações da Sehab para o perímetro.

 Mapa de Localização e Situação

Contendo a localização do PAI e dos assentamentos precários contidos no PAI, classificados pelo tipo de assentamento (favela, loteamento irregular e núcleo urbanizado), e com a denominação de cada assentamento em foto aérea. Na escala da cidade e do PAI.

 Breve Histórico do PAI

Breve histórico do PAI e dos assentamentos que o compõem. Resgata as origens dos assentamentos precários na cidade e os principais aspectos da sua evolução, bem como melhorias realizadas ao longo do tempo.

 Estrutura Urbana do PAI

Procura retratar a estrutura do PAI, tanto física quanto social, na ocasião da elaboração do PMH e da indicação para projeto no programa Renova SP.

Dados referentes à: localização; entorno; mobilidade e sistema viário; divisão física dos assentamentos; equipamentos públicos; infraestrutura, topografia; intervenções públicas; espaços públicos e áreas de lazer; associações comunitárias. Para essa verificação, serão também utilizadas fotos e mapas quando necessário.

 Planilha de previsão de intervenção no PAI entre 2009 2024

Elaborada a partir de dados técnicos do PAI na sua Subprefeitura correspondente, somados aos dados técnicos de cada assentamento, contendo os nomes, tipo do assentamento, tipo de serviço a executar, número de

199 domicílios, estimativa de reassentamentos necessários, os custos e a distribuição nos quadriênios de cada assentamento que compõe o PAI..

 Situação Fundiária

Mapa com a propriedade de cada assentamento, mais um relatório das principais questões fundiárias.

Particularidades da situação fundiária do trabalho com o conjunto dos assentamentos precários que compõem o PAI. Aspectos relevantes para a proposição dos projetos e definição do desenho dos PAIs.

No trabalho com a totalidade dos assentamentos do PAI, nos deparamos com as mais diversas e inusitadas situações fundiárias, principalmente nos assentamentos de propriedade particular (loteamentos irregulares e favelas constituídas em terrenos particulares), é importante trabalhar o conjunto dessas situações, de modo a assegurar a solução dos problemas por completo.

As questões fundiárias interferem muito nas definições dos projetos e propostas para essas áreas.

 Análise da existência dos critérios de elegibilidade definidos pelo PMH no PAI – que comprovem a existência dos três critérios de priorização do PMH Mapas e tabelas com a indicação do risco existente.

Mapas e tabelas com a indicação do grau de consolidação e precariedade do PAI e mapas e tabelas com a indicação do grau de infraestrutura existente no PAI. Índices de vulnerabilidade social e de Saúde na Subprefeitura onde está situado o PAI.

 Analise dos critérios não explicitados pelo PMH – Critérios de priorização e

de definição dos Perímetros de Ação Integrada

Tabelas com a indicação dos demais fatores que influenciam na tomada de decisão do poder público, como: Ação do Ministério Publico; Intervenção Pública prevista para os assentamentos que compõem o PAI; Ocupação em áreas improprias de preservação ambiental ou legalmente proibidas; Assentamentos que com obras em andamento; distribuição equilibrada das intervenções na cidade.

200 Tabelas com a análise da existência dos Critérios de definição dos Perímetros de Ação integrada no PAI.

 Concepções, Propostas e Intervenções Previstas

Este item apresenta o diagnóstico do PAI elaborado no projeto Renova e uma tabela com a priorização dos assentamentos contidos nos dois PAIs objeto de estudo de caso, onde foram priorizados para intervenção da Sehab os assentamentos com risco alto e muito alto.

A Priorização da intervenção nos assentamentos precários que constituem o

PAI64 - apresenta uma tabela realizada pela Sehab, para indicar as prioridades a

serem trabalhadas no PAI. Essa priorização, leva em consideração vários aspectos de ordem estrutural a Sehab, a ser detalhado no desenvolvimento deste item.

Por fim, é apresentado o conceito urbanístico adotado no momento da elaboração do Plano Urbanístico pelas projetistas que venceram o Concurso Renova SP para os dois perímetros Cabuçu de Baixo 05 e Cabuçu de Cima 08.

 Estágio Atual

Registro do momento atual das ações nos dois PAIs objeto de estudo de caso: andamento do Concurso Renova SP - estágio em que se encontram os projetos para os dois PAIs; as ações da Sehab e demais setores do poder público no território; registro de como foram encaradas as prioridades de intervenção nos dois PAIs.

64 Os assentamentos precários foram priorizados no PAI, pois os mesmos se constituem de vários

assentamentos, e não é possível dada a estrutura da Sehab e dos demais agentes envolvidos, o trabalho em todos os assentamentos ao mesmo tempo, por esse motivo, foi feita uma priorização dos assentamentos que constituem o PAI.