• Nenhum resultado encontrado

MISTÉRIOS DO NÚMERO NOVE

No documento Os Números (páginas 156-160)

“QUALQUER NÚMERO É SUPORTE DE UMA PERCEPÇÃO TRANSCENDENTE”.

L. LAFONI

1 9 9 5

O

número nove é considerado por algumas doutrinas como o número representativo da Tríplice Manifestação: Mundo Divino Beriah, Mundo Divino Yetzirah, e Mundo Divino

Asiyyah - Mundo do Espírito, Mundo da alma, e Mundo da Matéria . Tríplice manifestação da

Trindade 3 x 3 .

P

elo estudo da “Árvore da Vida” que fizemos em uma série de palestras vimos entre os esquemas aqueles da “Árvore” aplicada ao ser humano ( Tema 0.013 )

E

ste esquema mostra a manifestação plena do ser humano. Por certo JESUS é a expressão máxima do que pode vir a ser o Verdadeiro Homem e ELE disse: EU SOU O ALFA E O ÔMEGA...

V

eja-se que a letra alfa tem valor numérico 1 e o ômega tem valor numérico 800 1 + 800 = 801 = 8 + 1 = 9

P

or esta relação numérica os cabalistas atribuem o número 9 a Jesus.

O

nove representa a totalidade de qualquer coisa, é a expressão plena de todos os seus elementos. A cabala atribui ao número 9 as sucessivas emanações de DEUS, vindo do mais elevado até chegar ao mais denso.

N

ove é o número de meses da gestação humana plena. É um número que gera a si mesmo. Multiplicando por ele mesmo dá 81. Desdobrando-o temos 8 + 1 = 9

O

nove forma uma “Arvore” completa e por isto é considerado o número da inspiração. Na mitologia grega vamos encontrar nove musas inspiradoras, filhas de Zeus e de Mnemósine: Clio, Alípoe, Melpómene, Talia, Euterpe, Erato, Terpsícone, Polínia, e Urânia as quais respectivamente presidem a História, a Eloqüência, a Poesia heróica, a Tragédia, a Comédia, a Música, Poesia amorosa, à Dança, à Poesia lírica e à Astronomia.

N

o Evangelho de Matheus, citando o Sermão da Montanha ,existem nove Bem- aventuranças:

Bem aventurados os pobres de espírito... Bem aventurados os mansos....

Bem aventurado os que choram...

Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça... Bem aventurados os misericordiosos...

Bem aventurados os puros de coração... Bem aventurados os pacíficos...

Bem aventurados os que sofrem perseguições por amor da justiça... Bem aventurados pois quando vos insularem e perseguirem...

O

nove é o signo de toda circunferência pois a soma do valor absoluto dos algarismos do total de seus 360 graus é nove: de 360 graus = 360 = 3 + 6 + 0 = 9

“As sagradas Escrituras” contém muitos segredos ocultos sob a forma de números, que advém permanecer misteriosos para aqueles que ignoram o significado dos números. Por esse motivo , é necessário que aquele que pretende atingir um conhecimento superior seja também versado em aritmética”... “Os números sacros” nesta visão de mundo, são a base estrutural que torna possível a compreensão dos princípios da criação, e que, desde às origens, constituía um saber esotérico das escolas sacerdotais”...

Já no Antigo Egito existiam grupos de divindades (Psedjet), grupo de nove, enéadas, sendo a mais conhecida delas a de Ábidos.

Nove são os graus básicos da Ordem Rosa-cruz, e que corresponde à uma “viagem” em volta dos três triângulos expressos na “Árvore da Vida”.

FIG. 2

O

s ciclos de nove dias sempre foram considerados períodos de poder espiritual, d’onde a origem das novenas. Depois da morte de um papa celebram-se missas durante nove dias, simbolizando o seu nascimento para uma nova vida.

O

número nove também tem significação no ritual maçônico; é nove mestres que foram em busca da sepultura de Hiran, o mestre construtor do Templo de Salomão, degolado pelos obreiros.

A

lgumas Tradições antigas ensinam que existem nove mundos, que são:.

M

undo Astral, também chamado de Mundo da Lua. É o que se encontra mais próximo

do plano terreno.

M

undo mental ou Mundo de Mercúrios. O “devachan” dos teósofos. O mundo da Inteligência operativa e causativa de toda forma de vida e da operativa.

M

undo Espiritual, ou Plano Búdico, ou Céu de Vênus. que corresponde ao estado etéreo

da matéria. O princípio da vida manifesto no mundo físico.

M

undo do Espírito Puro. Mundo Nirvânica, Mundo Átmico. É um mundo também

conhecido pelo nome de Céu do Sol e corresponde ao estado radiante da matéria; dos princípios latentes da vida individual.

M

undo Paranirvánico, Céu Paranirvânico, ou Céu de Júpiter. É o aspecto mais elevado

do princípio anterior.

O

céu de Saturno está acima do tempo cronológico no qual se manifestam as coisas, e que tende a dissolver tudo em sua consciência de ánanda ou prefeito repouso.

O

céu das Estrelas, ou Céu de Urano é o que forma o espaço, raiz da consciência individualizada da divindade. Corresponde ao Ser Absoluto, o qual se mostra como tempo, espaço, vida, pensamento, a energia, a matéria de todas as coisas.

T

odos esses planos podem ser estudados como um sephirah e em parte já desenvolvemos um estudo em palestra anteriores ( Temas: 043, 044, 045, 046 ) .

A

Cabala e outras doutrinas que têm suas bases metafísicas sempre tem estruturas baseadas no números 1-2-7-9. A cabala afirma a existência de nove coros de anjos e diz : Os anjos, energias elementos, pensamentos, aspirações e inspirações , de se dividem em três hierarquias, cada uma se baseia em três ordens, formando em sua totalidade nove coros quer recebem o nome de Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos.

N

ão nos alongaremos na descrição dessas hierarquias pois o assunto é bem apresentado em alguns livros especializados e também seria fugir da nossa meta pois o que visamos aqui é mostrar que os números trazem em si algo inerente a princípios que transcendem a simples função de contar coisas.

N

ão visamos fazer um estudo prático da numerologia, essa não é a nossa intenção nestas palestras, e sim mostra que há fundamentos na numerologia, a par de fantasias, devaneios e ilusões que na maioria das vezes alimentam interesses de pessoa inescrupulosas.

O

estudo sério dos números é feito como parte integrante de alguns sistemas ligados à Tradição, e também existem ordens iniciáticas autênticas que estudam os números, seguidos da Escola Pitagórica, e que através delas o neófito pode receber conhecimento necessários a se tornar um “iniciado” nos Grandes Mistérios Natureza Divina, através do conhecimentos dos números.

No documento Os Números (páginas 156-160)