• Nenhum resultado encontrado

OS NÚMEROS ALÉM DO NOVE

No documento Os Números (páginas 167-171)

“ O CIENTISTA ABDICA DOS “PODERES PARA SE CONSAGRAR AO CONHECIMENTO NO QUAL ELE ENCONTRA A SERENIDADE DE ESPÍRITO E DO CORAÇÃO ”.

1 9 9 5

T E M A 0. 3 9 4

O

s números além do nove, no que dizem respeito ao lado simbólico, são conhecidos por números da completitude. Este nome deriva de complementaridade porque em si eles não têm mistérios plenos, e sim são somatórios do simbolismo dos números que o compõem.

T

odos os mistérios estão essencialmente contidos do zero ao nove, por isso além deste número (nove ou sete) tem inicio uma nova escala apenas num nível mais alto, um passo acima na espiral evolutiva.

NÚMERO DEZ:

D

iz a Tradição que Deus fez o mundo em dez níveis de emanações representadas pelos 10 Sephiroth da “Árvore da Vida”. Nesta palestra não voltaremos a analisar esse lado, pois acreditamos já haver sido bem compreendido em palestras que já apresentamos anteriormente.

D

ez é o número símbolo da plenitude e da perfeição. Segundo a Doutrina Pitagórica o número dez é o

mais perfeito dos números possíveis, quando diz: “A década serviu de medida para o Todo, como um esquadro e

um nível nas mãos do Ordenador”.

A

importância desse número pode ser sentida por alguns dos seus desdobramentos: 4 ESTRUTURAÇÃO MATERIAL. 6 APERFEIÇOAMENTO . 10 = 4 + 6 MATÉRIA E HARMONIA. 3 TRINDADE - CRIADOR. 7 CRIAÇÃO. 10 = 3 + 7 CRIADOR E CRIAÇÃO.

5 + 5 = 10 CONSCIÊNCIA EM INVOLUÇÃO E CONSCIÊNCIA EM EVOLUÇÃO = QUEDA E ASCENSÃO.

A

mão é símbolo da humanidade por um meio físico de interação entre o EU e o mundo material. São os cinco sentidos simbolizados nos 5 dedos que representam um pentagrama. Simbolicamente a mão direita é positiva, construtora. Nesse sentido falam-se do caminho da mão direita como sinônimo de magia branca, de misticismo, de caminho a Deus. Neste caso os cinco dedos apresentam-se em sentido ascendente, direcionados para cima. Por outro lado citam-se o caminho da mão esquerda, o das relações negativas do espírito com o mundo, e neste caso os cinco dedos voltados para baixo, para o inferior. Frente a frente as duas mãos simbolizam o dez, o envolvimento e o desenvolvimento do espírito, queda e ascensão.

O

dez simboliza o retorno à unidade depois de um ciclo completo de criação, por isso é a Harmonia da

Criação.

N

os Salmos está escrito: “Para ti... eu canto um canto novo, Para ti, faço soar a lira de dez cordas”. As

B

asicamente todos conhecem o número dez como Númeeo dos Mandamentos, pois são dez os mandamentos bíblicos.lxxii

E

ste simbolismo está explico na religião Judaica quando diz serem necessárias dez pessoas para ser aberta a sinagoga. - Assembléia de Oração.

A

religião Tibetana, conhecida como Lamaismo, fala de dez direções possíveis (quatro pontos cardeais, mais quatro pontos intermediários), mais o Nadir e o Zênite.

A

inda em correspondência com a Árvore da Vida a Tradição chinesa diz que o homem tem dez almas.

Dez é a globalidade de um ciclo, o retorno à unidade de uma criação simbolizada pelos nove primeiros números.

S

egundo a Doutrina Hermética existem sete princípios essências revelados, mais um, o oitavo a ser descoberto pelo adepto e mais um, o nono a ser sentido. Este jamais pode ser descrito porque só se penetra em seu mistério pelo sentimento, sendo impossível se encontrar palavras que o descreva. É um nível só de sentimento e sensação não se descreve; é um mistério, um estado inefável. Por isso o dez também é chamado de o Número de Hermes porque é no dez que se inicia um novo ciclo de nove, e assim por diante.

A

Tradição Cabalística refere-se aos Dez Nomes Secretos de Deus: EHEIE, JAH, EL, ELOHIM, ELOI

GIBOR, ELOAH, JHVH SABAOTH, ELOHIM SABAOTH, SHADAI E ADONAI.

O

dez é o UM de cada ciclo por isso lhe é atribuído a simbologia dos nomes secretos de Deus.

E

m numerologia o número dez é formado da soma de 1 + 2 + 3 + 4 = 10, tendo, por isso, o mesmo sentido que o número 4. Também, em sua redução, se faz 1 + 0 = 1, recebendo, também, os atributos do número 1. É, portanto, um número “terrestre”, do “Reino” - o Malkut da Cabala.

ARCANO CORRESPONDENTE NO TARÔ: A Roda da Fortuna

*****************

NÚMERO ONZE:

A

ssim como o dois é a primeira polarização, o onze é a segunda polarização. Um novo ciclo começa no

dez, o equivalente ao um. O ciclo recomeça em dez cuja polarização é, pois o onze, portanto o onze é um

segundo ponto de partida, uma nova origem e que corresponde numero logicamente ao dois, com toda a “experiência” dos números precedentes. Por isso é considerado um número de poder assim como os seus múltiplos, 22, 33, 44,... 111, 666 etc.

A

astronomia diz que o Sol tem um ciclo ativo de 11 anos, ciclo de maior atividade das “manchas” solares, das tempestades magnéticas em todo sistema solar. Ë o poder reiniciando um novo ciclo de atividades.

T

odo o necessário para a manutenção da vida na terra é fornido pelo SOL, ele é a fonte abastecedora de tudo o que se faz necessário ao homem em seu desenvolvimento espiritual. O Sol segue perfeitamente o ciclo numérico, suas atividades completam um ciclo em nove anos. As atividades estabilizam-se no décimo e reinicializa-se um novo ciclo de atividade no onze. Esta é a razão oculta do ciclo de atividade solar conhecido para ciência como o ciclo de atividade de onze anos.

O

s ciclos de atividade solar embora conhecidos como de onze anos na realidade não são onze anos, pois o 11º, que é o de grande atividade, é na realidade o primeiro de um novo ciclo. O décimo primeiro ano é conhecido pelo nome de ciclo de atividade magnética máxima do Sol, quando se originam as “manchas solares” cuja influência socio-psicocomática tem sido comprovada como cita François-Xavier Chaboche.

P

ara alguns o 11 é considerado um número desafortunado por alguns motivos que nos leva a pensar assim. Só se inicia um ciclo novo para aqueles que não conseguiram atingir a meta num ciclo anterior, portanto, na escala evolutiva o espírito que não consegue se aperfeiçoar num ciclo inicia outro e por isso ele é considerado desafortunado, o perdedor. Isto leva a muitos considerarem o onze como “a dúzia do diabo”.

H

á os que interpretam o número onze de modo diferente, dizendo ser ele um número afortunado, pois é o número dos discípulos fieis a Jesus, e ser ele o portal de entrada num plano mais elevado.

É

a união de 1 + 1, representando a força. Seu arcano no Tarô é, claro, A FORÇA. Na Numerologia Pitagórica o 11 é considerado um Número Mestre (os números mestres são 11, 22 e 33), enquanto no sistema caldeu o 11 é tomado como um número muito negativo, desfavorável.

E

m numerologia o onze é a união de 1 + 1, representando a força. Seu arcano no Tarô é, claro, A FORÇA. Na Numerologia Pitagórica o 11 é considerado um NÚMERO MESTRE (os números mestres são 11, 22 e 33), enquanto no sistema caldeu o 11 é tomado como um número muito negativo, desfavorável.

P

or ser o número da força o 11 em numerologia é considerado um número desfavorável, símbolo da luta interior, da rebelião e da dispersão, que governa o perigo, a traição, dificuldades na vida, inimigos e conflitos com o sexo oposto.

***************

NÚMERO DOZE: (Já estudado no Tema 0.392).

N

úmero formado por 1+ 2 = 3. É o número de Zeus, pai dos deuses, que os romanos clonaram como Júpiter. No Tarô é O Enforcado, pelo que esse número, sendo terrestre, é dos mais fortes na numerologia, em termos de negatividade

NÚMERO TREZE:

O

número treze é tido como um número “aziago”, fatídico, negativo, mas não existe qualquer mistério que justifique isso. Alias é um número que podemos considerar sem mistério a não ser aqueles inerentes ao um e ao três. Não tem expressão direta no mundo da matéria.

O

sentido negativo que lhe dão resulta de uma superstição: Jesus mais 12 apóstolos perfaziam um total de treze e um deles foi o traidor, por isso associaram esse número à traição, mas na realidade não tem haver. Por essa mesma razão alguns consideram treze pessoas à mesa como sinal de mau augúrio, exatamente por lembra a Ceia Larga.

J

á no Egito foi considerado um dia nefasto porque no mês de Aviv (ao primeiro mês egípcio) deu-se uma das “pragas”... “Á meia noite todas as casas do Egito foram atingidas...” Não havia uma casa em que não houvesse um morto. Foi a noite do décimo quarto dia do mês de Avive (Êxodo XII, 6 - XIII, 4, que é a noite da passagem... Esses fatos ocorreram durante a noite, como os hebreus contavam o dia a partir do nascer do sol e os egípcios a partir do seu ocaso, o l4º dias de Aviv coincide durante algumas horas com o 13o mês de Tut.

E

mbora se desconheça algumas razões inerentes ao mistério dos números existem listas e mais listas assinalando o l3º como um número ruim, a data 13 é a que mais acumula coisas negativas na história da humanidade...Coincidência? Mistério?...

N

o passado já Hesíodo aconselhava aos camponeses a não começarem a semear no 13o dia do mês.

D

iz à lenda que o “covil das feiticeiras” tem o diabo como 13º hóspede...

A

Numerologia considera o número treze um número tudo ou nada, que pode ser bom ou mau. Governam a fotografia e a imagem, a música, os espetáculos e o ocultismo. Quando for o número do nome, o número de nascimento, ou número cármico, evite os números 6, 8 e 9.

NÚMERO 21

E

m numerologia é um número favorável que governa o sucesso e a realização no final da vida. Seu lema seria: “Depois da tempestade vem a bonança”. A predominância da energia do 21 no mapa de alguém indica que a experiência adquirida nos anos de privações pode ser o segredo de sua realização posterior. Após os 30 anos as

coisas costumar tomar uma direção mais positiva para o 21. Em resumo: é um número de sorte.

NÚMERO 22

C

orresponde ao número de letras do alfabeto hebraico e tem grande significação cabalística. Está diretamente ligado á Árvore da Vida. São 22 as vias de interligação entre os sephiroth e é um número ligado diretamente a arte divinatória, ao Tarô. Cada uma das vias tem significação especial. Também é o número dos Arcanos Maiores do Tarô.

O

s capítulos do apocalipse são 22 e isso tem significação esotérica.

É

tido com número de completitude e da perfeição.

C

omo representa o número de ligações possíveis entre os sephiroth são tido como o número da inter- relação entre toas as coisas da natureza e que pode envolver perigos, por isto é, por muitos, considerado um número desfavorável. Em numerologia implicam falsos amigos, traições, desapontamentos e facilidade em ficar deprimido. Reflete também um inconformismo, uma certa excentricidade, excessos e uma adaptação às circunstâncias de modo incorreto. É um número de risco. Os números 4, 6 e 8 devem ser evitados. Isto se aplica a números de nascimento, endereços e números de telefone.

****************

NÚMERO TRINTA E TRÊS: (33)

N

úmero que corresponde às 22 vias da “Árvore da Vida” e que somados aos dez sephiroth, que por sua vez somados ao Ayn, totalizam 33 representando o número de tudo o que se manifesta a partir do NADA.

N

úmero de anos vividos por Jesus na presença visível na terra.

É

o número dos Cantos da Divina Comédia escrita por Dante.

T

ambém é o número de degraus da Escada Mística Bizantina (fundamento cabalístico) cujo significado ao iniciado não é dado o direito de revelar.

E

ste é um número favorável muito forte. O 3 duplicado é um reflexo de dinheiro, que promete grandes negócios e altas posições. Quando, porém, 33 é o Número de desejo da Alma, a pessoa pode anelar isso tudo, mas, de fato, ser o contrário do que almeja.

***************

NÚMERO QUARENTA:

C

onsiderado o número da provação, do jejum e do retiro. O Dilúvio durou 40 dias e 40 noites. Jesus Jejum por 40 dias.

M

oisés esperou 40 dias para receber as tábuas da Lei, tempo em que Ele se deu conta de sua verdadeira missão e do engano em que vivera até então.

A

peregrinação dos Judeus no deserto durou 40 anos.

E

lias foi alimentado pelos corvos durante 40 dias.

A

Bíblia recomenda que uma parturiente deve permanecer de quarentena durante 40 dias em isolamento.

N

a Grécia existiu um ritual, a revisão fúnebre, que era celebrada 40 dias depois da morte de uma pessoa.

O

número 40 é formado de 4 (o material) e zero (o infinito), à volta do material ao Nada. O surgimento de outra condição e o fim total da anterior.

S

imboliza a purificação.

N

úmero favorável. Número de domínio material forte.

***************

SETENTA E DOIS:

É

um número também de significado místico. É o número representativo do circulo ampliado de Apóstolos de Jesus. Os mórmons têm um conselho dos 72 baseado nisso. A V O H Também tem um Conselho composto por 72 veneráveis.

P

latão fala no seu livro A Republica de número nupcial. Tanto os Caldeus quanto os Hebreus contam em seus calendários mágicos 72 anjos tutelares.

***************

O

mistério de um número sempre está ligado à sua natureza cósmica, àquilo que ele está ligado no que tange as qualidades isoladas de cada um no plano universal e cósmico. Geralmente os números da completitude, aqueles acima do 9 tem o seu poder mágico ligado não à soma e sim ao produto. É algo resultante da ação de um sobre o outro e não uma simples complementação de poder.

No documento Os Números (páginas 167-171)