• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.3. Notícias sobre as Práticas Integrativas e Complementares: quantidade reduzida e

As notícias veiculadas por um órgão público podem criar sentidos que influenciam os modos como as populações percebem, pensam e praticam seu viver. A mídia digital se estabelece na sociedade contemporânea como uma ferramenta diferenciada no que tange tanto à construção de sentidos como às formas de produção-reprodução social, cultural e econômica de determinadas práticas sociais.

Foram identificadas as notícias e analisados os conteúdos veiculados. No total apenas 25 notícias relacionavam-se de algum modo às PIC, correspondendo a 0,14% do total de 17.852 notícias, no período entre 2013 e 2018, conforme Tabela 3.

Tabela 3 – Quantidade de notícias relacionadas com o termo “Práticas Integrativas e Complementares” encontradas no portal da prefeitura entre os anos 2013-2018,

Jundiaí-SP.

Ano Número de notícias

2013 05 2014 08 2015 04 2016 02 2017 01 2018 05 Total 25 Fonte: Elaborado pelo autor.

Dando sequência, pode-se identificar a temática relacionada ao contexto das PIC estruturando as publicações por data e também pelos títulos das notícias veiculadas no portal, como mostramos abaixo no Quadro 9.

Quadro 9 – Data de publicação, título e tema principal das notícias encontradas no portal da prefeitura de 2013-2018, Jundiaí-SP.

Data Título Tema principal

20/05/2013 Jundiaí estuda política para plantas medicinais Plantas medicinais 23/07/2013 Shantala é um dos destaques da Semana do Bebê Shantala

29/08/2013 Saúde em movimento amplia ações nos bairros Informações gerais 15/10/2013 Agentes de saúde têm capacitação em técnica chinesa Formação

03/12/2013 Lian Gong melhora saúde em grupos por toda a cidade Lian gong

22/05/2014 Moradores do Tamoio recebem orientação sobre chás Plantas medicinais 04/06/2014 Primeira-dama acompanha dança circular no Jd. Esplanada Dança circular 11/06/2014 Grupo de ginástica da UBS Tamoio faz confraternização Informações gerais 26/06/2014 UBS Anhangabaú realiza roda de chás Plantas medicinais 07/07/2014 Santa Gertrudes recebe evento sobre chás medicinais Plantas medicinais 23/07/2014 Crescem pontos para práticas da saúde preventiva Lian gong

11/08/2014 Prefeitura destaca saúde pública em congresso da FMJ Informações gerais 25/09/2014 Atividades continuam pela Semana do Idoso Informações gerais 10/06/2015 Prefeito inaugura Academia de Saúde no Santa Gertrudes Informações gerais 16/11/2015 Programação do 1o Fórum de Prevenção de Violência Informações gerais 26/11/2015 Agricultura urbana pode gerar renda e ‘riqueza solidária’ Plantas medicinais 17/12/2015 Saúde promove workshop de dança circular Dança circular 29/02/2016 Saúde faz capacitação de dança circular para profissionais da

rede

Formação

22/03/2016 Academia de Saúde promove oficina de cultivo de plantas Plantas medicinais 26/04/2017 Saúde realiza mapeamento para ampliar tratamento alternativo Acupuntura 02/04/2018 UGPS promove oficina de cultivo de fitoterápicos em

kokedama

Fitoterápico

25/04/2018 Arteterapia na UBS Rami confecciona toucas para crianças com câncer

Arteterapia

08/06/2018 Oficina na UBS Caxambu destaca propriedades fitoterápicas de plantas

Fitoterápico 14/06/2018 UBS Rami inaugura o Cantinho da Saúde Plantas medicinais 14/08/2018 Técnica de massagem é prática integrativa ofertada em UBSs Shantala

A partir deste ponto, identificou-se que no ano de 2013 as notícias foram publicadas de forma mais homogênea havendo certa cadência em sua produção e publicação na mídia. Não sabemos ao certo, porém isso talvez tenha contribuído para que o ano seguinte, 2014, fosse o ápice do número de publicações sobre o tema. Nestes dois anos, o município teve uma Coordenadora à frente das PIC, por sinal, uma mulher com formação em Naturologia. Não foi encontrado nenhum indício de outra coordenação antes dela assumir este cargo no Município, ou seja, trata-se de um cargo recente na história da saúde jundiaiense.

Outro ano de maior publicação no portal, historicamente, foi o de 2018 quando houve a publicação da terceira Portaria ministerial que ampliou em mais dez PIC, no 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública, evento ofertado pelo MS em março daquele ano, no Rio de Janeirow. Este megaevento pode ter mobilizado o município de Jundiaí sobre a necessidade de publicar mais sobre o que as grandes mídias reportavam em seus jornais na época. Ao mesmo tempo, as notícias não fizeram nenhuma menção ao congresso, embora, o autor desta pesquisa tenha sido aprovado para participar de uma mesa no evento.

Resta-nos levantar algumas provocações sobre o papel das PIC nos municípios, refletindo sobre os tipos de notícias que interessam às administrações públicas emitirem, geralmente visando ao sucesso dos seus programas municipais, sendo pouco formadoras de opinião crítica.

A sensação que fica permeia o fato de que os que estão no governo se utilizam destes espaços para autopromoção, dando pouca visibilidade às políticas públicas; ocorrendo que, nos bastidores, as decisões são privadas de acordo com as diretrizes de seus mandatos. Tem-se como exemplo, sentido na pele, quando um profissional da rede foi abordado por uma repórter em busca de notícia e ela pergunta ao profissional se o público que frequenta determinado grupo é “bacana” e

interessante * e* complementa sua frase questionando se o espaço público é bonito, apresentável. Ocorrido que demonstra uma valorização do que é dominante e que,

de fato, acontece por todos os lados, até nos corredores da vida. Parece notório o padrão de beleza e o apelo comercial também nos espaços públicos. Não se

w Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/sus-incorpora-10-novas-

acredita que a beleza seja algo ruim, muito pelo contrário, no entanto qual seria o padrão? Ele existe e é gerado socialmente.

A partir da leitura das notícias do período de 2013 a 2018, no portal da prefeitura, foi elaborada a identificação das categorias e subcategorias da PIC, de acordo com o Quadro 10, abaixo:

Quadro 10 – Categorias e subcategorias das PIC a partir das notícias encontradas no portal da prefeitura, 2013-2018, Jundiaí-SP.

Número de notícias Categorias Subcategoria

02 Formação em PIC -

17 Modalidades das PIC

Acupuntura (1) * Arteterapia (1) * Dança Circular (2) * Lian Gong (2) * Plantas medicinais (7) * Fitoterapia (2) * Shantala (2) *

06 Informações gerais sobre as PIC - Obs.: - sem registro de subcategoria; * números de notícias referentes à subcategoria. Fonte: Elaborado pelo autor.

O conteúdo da categoria de Informações gerais sobre as PIC referia-se à presença de profissionais que ofertam as PIC nos serviços da AB que também participaram de eventos pontuais de entidades privadas, filantrópicas e públicas. Neste mesmo sentido, também foi noticiada a participação da coordenação das PIC em inaugurações e fóruns intersetoriais entre as pastas das secretarias municipais. Ainda, esta categoria apresentou conteúdos divulgando grupos de ginástica e atividade física, considerando-os como integrantes do campo das PIC.

Na categoria das Modalidades das PIC veicularam-se informações sobre a oferta das PIC existentes em eventos específicos ou propriamente nos serviços da AB, havendo maior volume de informações sobre plantas medicinais e fitoterápicos, fato que, podemos sugerir, tenha ocorrido devido à coordenadora técnica das profissionais de farmácia ser servidora pública e estudiosa no assunto.

Ressaltam-se os cursos oferecidos para os trabalhadores do SUS, mesmo que com baixíssima presença no município. A partir dessas notícias, verificamos que Jundiaí realizou educação permanente envolvendo lian gong e

dança circular, o que possibilitou criar a categoria de Formação em PIC. Resta-se saber se, nos serviços, tais formações reverberaram como ofertas à população. Mais à frente, nesta pesquisa, analisaremos melhor como se encontra a gestão em PIC nas US.

Entendemos que a subcategoria das plantas medicinais e fitoterapia fica sob atenção do núcleo profissional de Farmácia e as ações acontecem em torno de rodas de chás, oficina de uso e cultivo de plantas medicinais, aromáticas e culinária. No caso da dança circular percebe-se, no caminho das notícias, que teve início com o envolvimento da primeira dama na época, no ano de 2014. Subsequentemente, houve uma oficina e capacitação para os trabalhadores. Nota- se a presença de uma coordenação em PIC.

Para o lian gong as notícias dizem respeito à capacitação para formar instrutores entre os trabalhadores da saúde, no que também estava inserida a coordenação em PIC como agente do processo de capacitação. A shantala apresentou uma relação de eventos pontuais que, geralmente, aconteciam na semana de comemoração do programa “primeiríssima infância”.

A arteterapia foi mencionada devido a um grupo de mulheres que realizavam trabalhos manuais na US, confeccionando toucas para crianças com câncer. Já a Acupuntura veio com um título interessante que mencionava um mapeamento na cidade a fim de ampliar terapias alternativas; o que chamou a atenção foi que a médica generalista da rede de saúde e acupunturista precisava cancelar sua agenda de generalista para atender com a técnica. A própria médica se dizia coordenadora em PIC e interessada em ampliar as terapias.

Nenhuma das publicações identificadas fez menção a PNPIC, cabendo- nos questionar sobre este aparente desinteresse do poder público em comunicar e esclarecer à população sobre a existência desta política pública de Saúde.

Assim, a pequena quantidade de notícias veiculadas no portal eletrônico da prefeitura do município e os conteúdos limitados, podem estar diretamente vinculados à baixa conscientização sobre a eficácia e efetividade das PIC, entre munícipes, profissionais de saúde e gestores de saúde do SUS.

4.4. Atuação na gestão das Práticas Integrativas e Complementares e perfil