• Nenhum resultado encontrado

O caso da “orgánica” , da “Misión” e da “Visión” nos “Estatutos Preumed 2017 2020”.

4 A PSU: ANÁLISE DISCURSIVA DE UMA QUESTÃO POLÊMICA.

5.4. As esferas político, jurídica, econômica e acadêmica: análise de documentos e interações na página web

5.4.2. O caso da “orgánica” , da “Misión” e da “Visión” nos “Estatutos Preumed 2017 2020”.

Existem mais duas esferas que fazem parte da dialogia na página web e do nosso corpus. Se partirmos do texto “Estatutos Preumed 2017-2020”, observaremos nele os indícios discursivos do Preumed sobre a polifonia entre várias esferas de atividade: a normativo-jurídica, a gerencial, a científica e a ética.

Se voltamos aos “Estatutos”, foi pela curiosidade em relação ao discurso normativo-jurídico na página web do cursinho. Embora estejamos frente a um texto normativo, observamos nele uma forte polifonia entre as esferas supracitadas. Olhemos os recortes apresentados a seguir:

188 Imagem 66: Estatuto “De la orgánica”.

Destacamos para a nossa análise três recortes e os seus indícios: E1:“Para lograr un óptimo funcionamento Institucional...”

E2:“El Consejo desempeñará sus funciones por un año calendario...” E3:“… desde el momento de la elección de sus representantes”.

Ainda que estejamos olhando um “Estatuto” normativo – com sujeitos apagados, anônimos, objetivos –, o discurso gerencial de quase todo o recorte poderia perfeitamente ser parte de um texto que descreve a organização por departamentos de uma empresa privada: por exemplo, “para lograr un óptimo funcionamento Institucional...”. Além do mais, temos enunciados que materializam o tempo no espaço “El Consejo desempeñará sus funciones por un año calendario...”. Mas, de nossa perspectiva, o fechamento da última frase faz toda a diferença, já que o enunciado “… desde el momento de la elección de sus representantes” coloca em destaque discursivamente elementos da gestão da organização, da orgânica do projeto, embora escolha formas jurídicas que regulam a prática do professor no tempo e no espaço do cursinho, portanto, o professor ligado ao cronotopo educativo universitário. Além do mais, coloca em pauta a questão da democracia, ou da política, ou melhor: do ato ético dos professores.

Um outro recorte do “Estatuto” se destaca por sair do sujeito neutro para se apresentar como uma autoria coletiva, “creemos” (acreditamos), que autoriza o pronome “nós”. Talvez como indício do

189 compromisso com a questão no “Protocolo de Resolución de Conflictos”, sem dúvida orientado a enfatizar o caráter coletivo da autoria no Preumed, como observamos nos materiais significantes verbo-visuais antes discutidos.

Imagem 67: “Protocolos de Resolución de Conflictos”.

Se observamos o enunciado “En PREUMED creemos en el respeto por todos nuestros alumnos y profesores, sin importar su edad, sexo, género, orientación sexual, discapacidades, etc...”, podemos fazer mais uma observação, já que esse recorte traz um enunciado que ecoa com muita força a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No “Estatuto” Preumed, é reforçado o respeito pelos professores e estudantes: “sin importar su edad, sexo, género, orientación sexual, discapacidades, etc...”. No recorte da Declaração Universal de Direitos Humanos, o enunciado apresenta uma questão como segue:

190 Imagem 68: Declaração Universal do Direitos Humanos69.

Fonte: http://www.un.org/es/universal-declaration-human-rights/

Tanto o enunciado “Toda persona tiene derechos y libertades proclamados en esta Declaración, sin distinción alguna de raza, color, sexo, idioma, religión, opinión política...”, da Declaração dos Direitos Humanos, quanto o enunciado “sin importar...” do Estatuto foram construídos com o uso de uma preposição que nega, ou sinaliza carência de questões materiais ou imateriais, e ao mesmo tempo, afirma algo universal.

Além do mais, queremos discutir a polifonia na missão do cursinho popular, que seria o eixo do projeto político pedagógico do cursinho. Olhemos a seguir o recorte:

191 Imagem 28: Estatuto Preumed

Pegaremos os seguintes recortes verbais da missão e da visão do cursinho, os quais apresentaremos organizados de acordo com o tema do qual tratam, isto é: sobre os professores do cursinho, sobre a prática educativa do cursinho, sobre o futuro dos estudantes do Preumed e sobre o vestibular.

Sobre os professores de Preumed:

Missão: “Preumed es una comunidad educativa sin fines de lucro” Visão: “Preumed es una comunidad autogestionada”

Missão:“conformado por un grupo de jóvenes, que intentan colaborar con el acceso a la educación superior de estudiantes de bajos recursos”

192 Sobre a prática educativa do Preumed:

Missão:“através de la entrega de una educación de calidad, horizontal e integral” Visão: “entrega una educación de integral, crítica y de calidad”

Sobre o futuro dos estudantes do Preumed:

Visão: “y formar sujetos críticos de la sociedad chilena actual”

Visão: a los estudiantes que será, cada uno en su futuro quehacer, los agentes de cambio de nuestra sociedad”

Sobre o vestibular:

Missão: “cuyo fin es obtener un buen resultado en la prueba de selección universitaria” Visão: “que en el contexto y preparación para la prueba de selección universitaria”

O Preumed se define não como um grupo qualquer, mas como uma comunidade, consequentemente a autoria seria a autoria de uma comunidade. Ademais, lembremos as liberdades oferecidas pelo YouTube, entre elas:

“Libertad para elegir dónde pertenecer”:

“creemos que todos deberían poder encontrar comunidades de apoyo...y unirse en torno a intereses y pasiones comunes”

Mesmo que o Preumed, no campo digital das plataformas WordPress e YouTube, como sinalizamos no exercício parafrástico70, possa replicar as instituições de diferentes esferas discursivas, como aqueles que definiam e controlavam as formas e modos de pertencer, há que se considerar que

70Lembremos de parte do exercício: “Antes, as pessoas não tinham liberdade de encontrar comunidades de apoio e se

unir em torno de interesses, agora, com o YouTube todas as pessoas podem encontrar comunidades de apoio e se unir em torno de interesses e paixões, logo a plataforma permitiria a liberdade de pertença. Antes, quem controlava ou obstaculizava encontrar comunidades de apoio e se unir?”

193 o projeto já é uma comunidade antes de fazer uso da plataforma YouTube – ou talvez justamente por ser antes comunidade se constitui como autor grupal nessa plataforma. Então, o Preumed retomaria a missão do YouTube, embora não para encontrar comunidades de apoio, já que estaria organizados como tal, nem para se unir, já que estaria unido em torno de interesses e paixões comuns. Em outras palavras, a liberdade oferecida pelo YouTube já é exercida pela comunidade Preumed no campo do ato ético, antes e fora do campo digital.

A comunidade Preumed define a sua prática educativa como de qualidade, horizontal, integral e crítica, isto é, a valora – de qualidade –, descreve suas formas de organização – horizontal –, e sinaliza seu conteúdo – integral e crítica. Desse modo, o conteúdo – integral e crítica –, se desdobraria para além da prova de seleção universitária (PSU) nas características futuras dos seus estudantes que seriam críticos e agentes de câmbio.

A comunidade Preumed, que inclui professores e estudantes, apresenta a polifonia do sentido da sua missão, assim sinaliza para nós indícios discursivos de que sua prática consideraria primeiro, a esfera universitária através da PSU; segundo, elementos da esfera econômica no lucro, na autogestão e no foco nos estudantes de baixa renda; e, terceiro, também levaria em consideração a esfera educativa na definição da dita prática como de qualidade, horizontal, integral e crítica – aliás, o horizontal e crítico destacaria o ato ético e o campo do político na prática do cursinho, cujo caráter coincidiria com a formação de sujeitos críticos e agentes de mudança.

Assim sendo, de acordo com os nossos indícios discursivos da página web do cursinho popular, aos poucos vai aparecendo a natureza da polifonia nos “Estatutos” como normativa e regulamento coletivo das esferas em dialogia, e a página web como o primeiro encontro dos candidatos com esse coletivo Preumed, afinal, uma autoria coletiva de um portal web.