• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV – PESQUISA COREOGRÁFICA

4.1. O PRESENTE COM FUTURO

4.1.1. O Processo Coreográfico.

Considerando a pesquisa realizada neste estudo, o processo coreográfico pode ser definido como o conjunto de ações realizadas com o objetivo de criar a obra coreográfica e inclui a fase de criação coreográfica onde o corpo e o movimento são os elementos primordiais e a fase de criação complementar de elementos como o ambiente sonoro, e os poemas. O processo coreográfico da obra Inspiração iniciou-se com um curto período de preparação dos ensaios coreográficos onde delineei as 4 etapas de pesquisa coreográfica e os conceitos coreográficos iniciais que nortearam a pesquisa prática, defini o conceito inicial da obra coreográfica e iniciei o processo de recolha de poemas. De seguida iniciei os ensaios coreográficos que incluíram Sessões de Improvisação, Estudos Fotográficos, Sessões de Composição e Ensaios da Estrutura. Foram utilizados diversos instrumentos de trabalho que mediaram a concretização das tarefas necessárias à composição coreográfica e, ao longo das Sessões de Composição foram sendo explorados e definidos diferentes métodos de composição.

A figura 33 demonstra a complexidade do processo coreográfico, destacando os diferentes constituintes, nomeadamente os agentes, os espaços e os procedimentos, que serão descritos nos itens seguintes. Os agentes são as pessoas que participaram na pesquisa e a sua contribuição é analisada no ponto 4.1.3.1. colaboração coreográfica. Os espaços são os locais onde foi feita a pesquisa coreográfica e os procedimentos são todas as atividades desenvolvidas e instrumentos utilizados para criar a obra coreográfica. No ponto 4.1.1.3. a cronologia relata os acontecimentos distinguindo os diferentes períodos em que decorreram.

Figura 33 – Representação esquemática doprocesso coreográfico

PR

OCE

SS

O

C

OR

EOG

RÁFIC

O

AGENTES

Bailarina-Coreógrafa Movimento, coreografia, som

Mestre de Yoga Poemas, movimento

ESPAÇOS

Estúdio de Yoga Ensaios Coreográficos

Estúdio de Dança Estudos Fotográficos

PROCEDIMENTOS

Preparativos

Conceitos coreográficos, etapas da pesquisa coreográfica, conceito da obra, seleção de poemas, definição da estrutura

coreográfica e sonora, esquema da estrutura

Instrumentos de Trabalho

Corpo, respiração, meditação em movimento, mesa, banco, colunas de som, computador e

componentes (câmara de vídeo, Windows Media Player,

Adobe CS4, Windows Movie Maker, Word, Explorador de

Ficheiros)

Ensaios Coreográficos

Sessões de improvisação, estudos fotográficos, sessões

de composição, ensaios da estrutura Métodos de Composição Seleção de Movimentos e de Sequências do Catálogo, Repetição-Improvisação- Seleção, Estudo do Poema,

Improvisação-Seleção- Composição, Edição de Imagens, Estudo da Respiração,

Seleção de Posições, Visionamento das Gravações

4.1.1.1. Os Espaços.

O processo coreográfico teve lugar em dois espaços diferentes cujas características influenciaram o tipo de atividades realizadas em cada um e conduziram à utilização privilegiada de um dos locais em detrimento do outro.

O Estúdio de Yoga é uma sala destinada para a prática do Yoga, no Centro de Yoga em Lisboa. É um espaço com 11 janelas, 3 portas e chão de madeira lisa (figura 34).

Figura 34 – Fotos: O Estúdio de Yoga. Copyright [2017] by Raquel Oliveira.

Quando entramos nesta sala percebemos que estamos em vários lugares ao mesmo tempo. Fora, se nos deixamos levar pelo ruido exterior da rua, ou se nos deixamos mergulhar durante alguns segundos nos nossos pensamentos sobre o passado ou o futuro. Algumas das vezes esquecemos completamente, tanto o exterior da sala, como o da nossa existência trivial, e ficamos num lugar único que só tem o momento em que respiramos e existimos, onde reconhecemos estar na sala que nos acolhe e resguarda do exterior e que nos permite ao mesmo tempo uma consciência de dentro e de fora em que sabemos estar num aqui e agora irrepetível e único. Este espaço, talvez pela forma crua com que se apresenta vazio, dá uma noção de lugar preenchido pela própria sinergia da sala. Aqui tive todas as minhas aulas regulares de grupo, e particulares, de Yoga, e é onde dou algumas das minhas aulas de dança. Este espaço foi-me disponibilizado para fazer a minha pesquisa prática e criar a minha obra coreográfica. Foi aqui que decorreram a maior parte dos ensaios coreográficos. A sala de Yoga é um espaço especial para mim pois faz parte da minha transformação. Nunca me senti sozinha ou sem inspiração, como se tudo o que já testemunhei neste local me acompanhasse e de alguma forma me convidasse a dar testemunho do que para mim, e para outros alunos do Centro de Yoga, tem sido renascer para uma outra forma de vida dentro do mesmo tempo de vida.

O Estúdio de Dança é uma sala destinada para o ensino de Danças Espanholas, na Escola de Dança Raquel Oliveira. É um espaço retangular com uma janela, 4 portas, espelhos numa das paredes e chão de madeira (figura 35).

Figura 35 – Fotos: O Estúdio de Dança. Copyright [2017] by Raquel Oliveira.

Na 1ª fase do processo coreográfico, alguns dos ensaios ainda foram feitos nesta sala (dois ensaios de estudos preliminares de posições e movimentos de Yoga e duas sessões de improvisação), mas, por sugestão da minha professora de Yoga comecei a ensaiar sempre no Estúdio de Yoga. Para além de o Estúdio de Dança ter espelhos (dificultando a introspeção) e de o chão estar irregular para poder dançar sem calçado protetor, a sala tinha ainda muitas memórias dos anos espanhóis e ia ser mais difícil compartimentar as sinergias do passado e as do presente.

4.1.1.2. Os Procedimentos.

Neste item apresento 12 vídeo-documentários que mostram a evolução das várias atividades que implementei no decurso do processo coreográfico. O presente documento foi concebido para ser lido, e visualizado, em suporte digital e online, pois os vídeo- documentários são parte relevante desta tese e a sua visualização permite testemunhar a parte mais significativa do processo de criação da obra Inspiração. Os vídeo- documentários possibilitam ao leitor ser transportado para os locais onde a pesquisa foi realizada e observar as situações e os movimentos, como se tivesse estado presente no momento. Esta pesquisa coreográfica e performativa pretende assim contribuir para o desenvolvimento da investigação da prática da dança através da apresentação do formato vídeo-documentário pois este permite mostrar a prática e os movimentos de forma mais evidente, se compararmos com a mera descrição escrita do que aconteceu.

Nos primeiros quatro vídeo-documentários mostro, respetivamente, a preparação do processo coreográfico, os instrumentos de trabalho utilizados, as diferentes fases dos ensaios coreográficos e um resumo dos métodos de composição. E nos restantes vídeo-

documentários explico com mais detalhe a forma como os métodos de composição foram aplicados, dando exemplos concretos de como determinadas coreografias foram compostas. Para aceder aos vídeo-documentários deve-se clicar nas imagem ou no link curto que consta na legenda. Estes 12 vídeo-documentários podem ser vistos de seguida na internet, sem regressar ao documento no final de cada vídeo.

Neste vídeo-documentário descrevo a preparação do processo coreográfico que inclui: a definição dos conceitos principais de trabalho e das etapas da pesquisa coreográfica, a definição do conceito da obra, a definição da estrutura coreográfica e da estrutura sonora, a seleção de poemas e o esquema da estrutura coreográfica e sonora.

Vídeo 10 – Vídeo-documentário Preparação do Processo Coreográfico. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/9J4wTG)

Este vídeo-documentário apresenta os instrumentos de trabalho que utilizei durante o processo coreográfico: o corpo, a respiração, a meditação em movimento, uma mesa e um banco, as colunas de som, o computador e seus componentes, o gravador de áudio e o Diário Artístico.

Vídeo 11 - Vídeo-documentário Instrumentos de Trabalho do Processo Coreográfico. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/Ij5Yjy)

Neste vídeo-documentário descrevo as diferentes fases dos ensaios coreográficos que incluíram: Sessões de Improvisação, Estudos Fotográficos, Sessões de Composição e Ensaios da Estrutura.

Vídeo 12 - Vídeo-documentário Os Ensaios Coreográficos. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/39OkdK)

Este vídeo-documentário é um resumo dos diferentes métodos de composição que utilizei: seleção de movimentos e sequências, repetição- improvisação-seleção, estudo do poema, improvisação-seleção-composição, edição de imagens, estudo da respiração, seleção de posições e visionamento das gravações.

Vídeo 13 – Vídeo-documentário Os Métodos de Composição. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/Z5V2JX)

Este vídeo-documentário descreve o primeiro método de composição que utilizei nas Sessões de Composição - a Seleção de Movimentos e Sequências do Catálogo de Movimentos.

Vídeo 14 – Vídeo-documentário Seleção de Movimentos e Sequências. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/jBSUQj)

Este vídeo-documentário descreve a forma como utilizei o método de composição Repetição- Improvisação-Seleção, em conjunto com o método Seleção de Movimentos e Sequências para criar a coreografia Respeito.

Vídeo 15 - Vídeo-documentário Repetição-Improvisação-Seleção. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/EMT5gG)

Este vídeo-documentário mostra a forma como compus a coreografia do poema Pena utilizando maioritariamente o método Estudo do Poema.

Vídeo 16 - Vídeo-documentário Estudo do Poema. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/ZCCNU9)

Neste vídeo-documentário explico em que consiste o método Improvisação-Seleção- Composição e mostro a forma como utilizei este método na composição da coreografia do poema Olhar da Verdade.

Vídeo 17 - Vídeo-documentário Improvisação-Seleção-Composição. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/AWwSVA)

Este vídeo-documentário descreve a forma como utilizei o método Edição de Imagens para criar as coreografias do poema final e do poema Destino Alegria.

Vídeo 18 - Vídeo-documentário Edição de Imagens. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/fMhyVQ)

Neste vídeo-documentário explico a forma como utilizei o método Estudo da Respiração na composição de todas as coreografias da obra Inspiração.

Vídeo 19 - Vídeo-documentário Estudo da Respiração. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/VMP9Ux)

Este vídeo-documentário descreve a forma como criei o Catálogo de Posições que serviu de base à composição coreográfica através da seleção de posições que integrei em várias coreografias diferentes.

Vídeo 20 - Vídeo-documentário Seleção de Posições. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/10H91A)

Neste vídeo-documentário explico a forma como utilizei o método Visionamento das Gravações na composição de todas as coreografias da obra Inspiração.

Vídeo 21 - Vídeo-documentário Visionamento das Gravações. Copyright [2017] by Raquel Oliveira. (Clicar na imagem ou aceder em https://goo.gl/2OmcXK)

4.1.1.3. A Cronologia.

Fazendo uma análise do Diário de Pesquisa Prática foi possível identificar diferentes períodos no Processo Coreográfico, que decorreram entre junho de 2014 e fevereiro de 2016. A cronologia da pesquisa coreográfica foi delineada tendo em conta as características distintas dos diversos ensaios coreográficos: 1ª Fase (junho 2014 a fevereiro 2015); 2ª Fase (fevereiro a setembro 2015); 3ª Fase (outubro a dezembro 2015); 4ª Fase (janeiro e fevereiro 2016) – (ver figura 36).

Figura 36 – Representação esquemática da cronologia do processo coreográfico

A 1ª fase de ensaios decorreu entre dia 23 de junho de 2014 e 19 de fevereiro de 2015, com um primeiro período de preparação dos ensaios (em junho e na primeira quinzena de julho de 2014), e um segundo período no qual fiz os primeiros ensaios coreográficos (na segunda quinzena de julho de 2014 até fevereiro de 2015). No período de preparação dos ensaios coreográficos defini o conceito inicial da obra coreográfica, iniciei o processo de recolha de poemas, e delineei as 4 etapas de pesquisa coreográfica e os conceitos coreográficos iniciais que nortearam a pesquisa prática. O período de ensaios coreográficos caracterizou-se por atividade irregular e esporádica no Estúdio de Yoga e no Estúdio de Dança desde o dia 16 de julho de 2014 até dia 19 fevereiro de 2015. Fiz uma primeira recolha de posições e de movimentos de Yoga, 3 Estudos Fotográficos de Yoga,

CR

ONO

LOG

IA

PR

OCE

SS

O

C

OR

EOG

RÁFIC

O

1ª FASE jun 2014 fev 2015 Preparação ensaios coreográficos

conceitos coreográficos, etapas da pesquisa coreográfica, conceito da

obra, seleção de poemas,

1ºs ensaios coreográficos

recolha de posições e movimentos de Yoga, 3 estudos fotográficos de Yoga, sessões de improvisação, catálogo de posições e de movimentos, definição da

estrutura coreográfica

2ª FASE