• Nenhum resultado encontrado

O que é mais relevante, na opinião d e Florian Bartunek

1 Invista em ações de empresas com vantagens competitivas claras, ou seja, que tenham criado “barreiras” à entrada de competidores. É o caso de companhias que se mantêm na liderança de seus setores por anos, como a fabricante de bebidas Ambev. 2 Só compre ações de companhias bem administradas, com donos ou executivos

confiáveis. Analisar a gestão é algo subjetivo: ajuda estudar o histórico dos profissionais que comandam a empresa.

3 Prefira empresas que tenham potencial de crescimento e receitas previsíveis.

4 Não analise apenas o preço, mas a qualidade da companhia. Boas empresas se tornam baratas com o tempo.

5 Num cenário de crise, não adianta tentar prever o tempo; o melhor é construir a Arca de Noé e investir em papéis de empresas que sofram menos num período turbulento.

LIVROS INDICADOS

ções comuns, lucros extraordinários Philip Fisher

“Philip Fisher foi um investidor americano em ações de muito sucesso e um dos inspiradores de Warren Buffett. Esse livro, de fácil leitura, foi lançado em 1958 e contém lições de investimento ainda contemporâneas.”

ade in America Sam Walton

“Um empresário será um empresário melhor se estudar investimentos. Um investidor será um investidor melhor se estudar negócios. Livros de negócios são leitura

obrigatória para investidores. Quem tem um interesse específico por algum setor da economia e do mercado de ações deve buscar conhecimento nos livros dos líderes e destaques desses setores. No varejo, esse livro de Sam Walton é leitura imperdível.” Pioneering Portfolio Management

David F. Swensen

“David Swensen é uma lenda entre os investidores institucionais. Como responsável pelo fundo de investimentos da Universidade Yale, Swensen criou novos paradigmas

de investimentos, além de ficar no topo de seus pares em termos de performance por décadas. O livro traz lições para os investidores em diferentes mercados.”

Poor Charlie’s Almanack Charles T. Munger

“Segundo Warren Buffett, o amigo Charlie Munger é das pessoas mais inteligentes que ele conhece. Munger acredita que um investidor deve estar sempre estudando e ter uma formação mais ampla, em diversas disciplinas.”

“Um dos maiores desafios do investidor é resistir à volatilidade do mercado de ações. As perdas são dolorosas. Conhecer-se bem e saber quanto risco consegue

suportar é fundamental. Todos nós temos vieses que acabam ajudando ou atrapalhando nossa performance como investidores. Por isso, estudar teoria comportamental dá uma grande vantagem comparativa. Esse livro do prêmio Nobel de economia Daniel Kahneman é uma boa introdução ao assunto.”

One Up on Wall Street

Peter Lynch e John Rothchild

“Com 1 milhão de cópias vendidas, esse livro torna investir em ações acessível ao investidor não profissional. Com lições simples e muito bom senso, a leitura é rica e divertida.”

1 Em 31/12/2015.

2 O Pactual foi fundado em 1983, como uma distribuidora de valores, no Rio de Janeiro. Tornou-se um banco e, em 2006, foi comprado pelo suíçoUBS. Pouco depois, um grupo de sócios liderado por André Esteves recomprou o Pactual doUBS e criou oBTG Pactual.

3 Operar significa comprar e vender ações, moedas, títulos de renda fixa e outros ativos financeiros na data da negociação e também nos mercados futuros.

4 Michael Milken é considerado um dos criadores do mercado de títulos de alto risco ( junk bonds). Foi chefe dessa área na corretora americana Drexel Lambert até ser condenado por fraude e manipulação do mercado. Foi preso e pagou multa. Hoje, é filantropo.

5 O Plano Cruzado foi um pacote econômico criado em 1986 para tentar combater a hiperinflação. Estabelecia, entre outras coisas, o congelamento de preços.

6 Investidor húngaro-americano que criou um dos fundos de hedge mais bem-sucedidos do mundo.

7 O Plano Collor foi mais um pacote econômico fracassado criado para acabar com a hiperinflação. Congeloudepósitos bancários e os recursos aplicados na caderneta de poupança. 8 A crise do México foi motivada pela desvalorização cambial e pela falta de recursos para rolar a dívida externa do

país. Provocou uma onda de desconfiança em relação a países emergentes.

9 A frase foi dita por Rubens Ricupero, então ministro da Fazenda, a um jornalista pouco antes de uma entrevista na TV Globo. Mas a fala foi captada por antenas parabólicas e vazou para o público. Ricupero pediu demissão.

10 As crises asiática e russa foram provocadas por um conjunto de fatores: elevado endividamento externo, brusca desvalorização cambial e saída de investimentos estrangeiros. Geraram uma onda de desconfiança em relação a países emergentes.

11 A taxa de câmbio brasileira, que era controlada desde o início do Plano Real, passou a flutuar, o que provocou uma rápida desvalorização do real. O Banco Central chegou a elevar a taxa de juros para 45% ao ano para tentar conter a saída de investimentos estrangeiros.

Jato e solto pouco depois.

13 OBCN acabou sendo vendido ao Bradesco em 1997.

14 Jorge Paulo Lemann fundou o banco Garantia, que foi vendido ao banco Credit Suisse, e a gestora de fundos de private equity GP. Atualmente é sócio da empresa de investimentos 3G, que controla a fabricante de bebidasAB

InBev, a rede de lanchonetes Burger King e a companhia de alimentos Heinz.

15 Um dos homens mais ricos do mundo, o americano Warren Buffett é dono da empresa de investimentos Berkshire Hathaway e de um histórico invejável de sucessos. Entre 1965 e 2015, suas aplicações renderam, em média, 19% ao ano, quase duas vezes mais que o índice S&P500, da Bolsa de Nova York.

CAPÍTULO 4