• Nenhum resultado encontrado

6 CONCLUSÃO

6.1 OBJETIVOS E ACHADOS DA PESQUISA

A gestão de projetos, programas e em seu conjunto, a gestão de portfólios, são meios cada vez mais utilizados pelas organizações para atingir seus objetivos estratégicos. Os projetos de Tecnologia da Informação ganham mais relevância devidoao aumento das economias digitais. A correta gestão da carteira de projetos, ou portfólio de TI permite às empresas garantir a correta utilização dos investimentos, cada vez mais altos nessa área, e que poderão gerar a vantagemnecessária à sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo principal identificar a existência e a força das relações entre a maturidade em gestão de portfólio de projetos (GPP) e o alinhamento estratégico da área de TI em organizações de diversos setores da economia.

Para cumprir com este objetivo, o estudo iniciou por meio de pesquisa bibliográfica acerca dos temas: gestão de portfólio de projetos, maturidade em gestão de portfólio de projetos e alinhamento estratégico de Tecnologia da informação.

Foram estudados em profundidade os processos que compõem a dinâmica da gestão de portfólio de projetos, comparados os diversos modelos de maturidade em GPP e alinhamento estratégico de TI disponíveis na literatura, viabilizando a definição dos constructos e formulação das hipóteses que foram exploradas por meio de pesquisa eletrônica (survey) direcionada a profissionais de tecnologia da informação de organizações de diversos portes e setores da economia. Os dados coletados foram tratados, de forma eliminar observações com dados faltantes, e analisados por meio da utilização das técnicas estatísticas qualitativas: estatística descritiva, análise de correlação de Spearman e análise de correspondência (ANACOR). Com objetivo de aumentar a robustez do estudo foi empregada a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE) utilizando osMínimos Quadrados Parciais, ou

Partial Least Squares (PLS)com o objetivo de permitir o teste das hipóteses formuladas com

base na teoria.

Por meio das análises dos dados coletados, foi possível avaliar a relação entre maturidade em gestão de portfólio de projetos, objetivo principal da pesquisa, verificando sua existência, força e variáveis mediadoras. Também foi possível atingir aos objetivos específicos de verificar o grau de maturidade em gestão de portfólio de projetos da área de Tecnologia da Informação, além de verificar o grau de alinhamento estratégico de TI e o posicionamento e estratégico nas organizações estudadas.

Foi ainda possível atingir à outro objetivo específico delineado no capítulo 1, propondo um modelo de diagnóstico/análise relacionando a maturidade em gestão de portfólio de projetos (MGPP) de TI ao alinhamento estratégico da área de Tecnologia nas organizações.

De acordo com os resultados encontrados na pesquisa é possível explicar a relação entre o desenvolvimento de capacidades nos processos de gestão de portfólio de projetos (maturidade) e o aumento do alinhamento estratégico de TI com as demais áreas de negócios nas organizações. Os resultados obtidos na avaliação qualitativa e quantitativa permitiram responder à questão de pesquisa acerca da relação entre o grau de maturidade em gestão de

portfólio de projetos de TI e o grau de alinhamento estratégico da área de Tecnologia da Informação nas Organizações.Aoaceitar a hipótese H1 da pesquisa, a partir dos resultados

encontrados, foi possível comprovar a existência de forte relação entre a maturidade em gestão de portfólio de projetos e o alinhamento estratégico de TI, onde 62,5% do alinhamento estratégico de TI pode ser explicado pelas variáveis maturidade em GPP, de acordo com o modelo formulado na pesquisa.

Foi ainda possível identificar, ao aceitar a hipótese H5, a validade da contribuição do posicionamento de TI para a relação principal. O posicionamento de TI pode ser classificado de acordo com a necessidade, alta ou baixa, de uma TI confiável e necessidade de novas aplicações. A pesquisa revelou influência positiva deste componente na relação entre maturidade em GPP e alinhamento estratégico de TI, de acordo com as análises de correlação e correspondência realizadas para esta variável.

A rejeição de algumas hipóteses também foi considerado um achado dentro do estudo proposto. As hipóteses H2, H3 e H4, que tratavam da influência do setor de atuação, porte da organização e existência de um escritório de projetos, respectivamente,na relação principal

não foram suportadas pelo estudo, ou seja, segundo os dados da amostra pesquisada, não foi encontrada relação significante destes componentes com a maturidade em gestão de portfólio de projetos ou alinhamento estratégico de TI.

Embora não formulada como uma das hipóteses deste estudo, a variável experiência em gestão de portfólio de projetos apresentou boa correlação tanto com a variável de maturidade, quanto com a variável de alinhamento estratégico de TI, o que leva à inferência sobre a importância do tempo de experiência em gestão de portfólio de projetos (GPP) para o desenvolvimento destas capacidades. De acordo com os mapas perceptuais gerados por meio da análise de correspondência – ANACOR, foi possível identificar que, para a amostra estudada, as organizações atingem um maior grau de maturidade em GPP e alinhamento estratégico de TI no período compreendido entre três e cinco anos.

De acordo com a amostra do estudo o nível geral de maturidade em GPP ainda é baixo com valor de aproximadamente 1,98, em uma escala de 1 a 5, o que caracteriza o primeiro nível de ―consciência dos processos‖, tendo alguns setores apresentado nível três, denominado ―Processos Gerenciado‖. Na análise por setor não foram encontrados valores acima do nível três, constituindo diversas oportunidades para o desenvolvimento das organizações nesta disciplina.