• Nenhum resultado encontrado

Segundo Guarino e Giaretta (1995), a palavra “ontologia” vem da filosofia e trata da natureza e organização da realidade. Os autores diferenciam “Ontologia” (com a letra “o” maiúscula) que trata da disciplina filosófica e “ontologia” como uma abordagem conceptual particular no nível do conhecimento, ou “ontologia” como um produto (sistema) concreto, no nível de símbolos, a ser usado para um determinado propósito.

Na área da ciência da computação, as ontologias têm como objetivo representar o conhecimento de uma forma genérica, dando ao mesmo um entendimento comum em um determinado contexto, visando a sua futura utilização e compartilhamento. As ontologias estabelecem um vocabulário comum de uma área e definem, com diferentes níveis de formalidade, os significados dos termos e as relações entre os mesmos (CORCHO et al., 2001).

Em uma ontologia, o conhecimento é representado por intermédio de cinco tipos de entidades, nomeadamente: as classes, as relações, as funções, os axiomas e as instâncias. As classes são organizadas, geralmente, em taxonomias. As relações representam o tipo de interação entre conceitos do domínio representado na ontologia. As funções são um caso especial de relação no qual o elemento n é único para os elementos n-1 precedentes. Os axiomas são regras verdadeiras que definem: o significado dos componentes de uma ontologia, as relações complexas em valores de atributos e os argumentos das relações. Os axiomas são também usados para verificar a autenticidade da informação especificada na ontologia e para deduzir novas informações. As instâncias são utilizadas para representar elementos específicos (CORCHO et al., 2001).

Segundo Barresi e Lima (2004), existe uma relação entre: vocabulário, dicionário,

sistema de classificação, taxonomia, enciclopédia e ontologia. Esta relação é

Um vocabulário é uma lista (alfabética) de termos técnicos (palavras) em um determinado idioma. Normalmente, em um campo específico de conhecimento. Esses termos, ou pares de termos, pretendem representar conceitos.

Vocabulário = Lista de Termos

Um dicionário é uma lista de referência de termos técnicos (palavras) com suas definições. Muitos dicionários também fornecem informação de pronúncia, derivações, ilustrações, orientação de uso e exemplos em orações. Existem diferentes tipos de dicionários, como dicionários bilíngües, multilíngües, históricos, biográficos, e geográficos. O dicionário mais simples provê um glossário essencial dos significados mais simples dos conceitos mais simples. A partir deste, podem ser explicados e definidos outros conceitos. Um glossário e um léxico podem ser considerados como tipos de dicionários.

Dicionário = Termos + Definições

Um sistema de classificação agrupa elementos, de acordo com uma determinada característica, com o objetivo de organizar e classificar os mesmos. A estrutura de um sistema de classificação pode variar, sendo que a mais comum é um sistema de classificação por hierarquia.

Um sistema de classificação é um dicionário onde os termos estão relacionados por algumas relações, relações estabelecidas por pessoas. Essas relações podem ser de ordem específica e/ou de ordem abrangente. Uma classificação que não é especializada, mas sim de ordem abrangente é freqüentemente chamada de

enciclopédia.

As taxonomias originalmente foram usadas nos domínios das ciências naturais para classificar organismos em grupos com base nas semelhanças de estrutura ou origem. Hoje em dia este tipo de sistema de organização de conhecimento é usado largamente em diversos domínios. As taxonomias são utilizadas para estruturar o conhecimento com o objetivo de classifica-lo. Embora as relações representadas entre as várias palavras (palavras que representam conceitos) são bastante limitadas e são geralmente restritas a relações de tipo hierárquicas. Uma taxonomia é representada freqüentemente em forma de uma árvore onde conceitos incluídos são conectados pela relação "tem-é", incluindo multi-herança. Uma organização

hierárquica orientada ao objeto nos leva a pensar nas palavras como classes de conceitos. Uma taxonomia pode sustentar uma Ontologia.

Taxonomia = Classes + Definições + Relações Taxonomicas

Uma ontologia denota um entendimento (tipicamente compartilhado) de um domínio particular em termos de conceitos (idéias abstratas que têm algum valor semântico) que estão interconectados por relações relevantes.

Um conceito identifica uma idéia abstrata que tem um valor semântico e uma

relação é um conceito que conecta outros conceitos (1:1, 1:n, n:n). Leva consigo

uma informação válida entre os conceitos relacionados. Assim uma ontologia pode ser vista como uma hierarquia de conceitos que se torna completa relacionando-a com uma taxonomia.

Taxonomia = Enciclopédia + Classes relacionadas com propriedades + Propriedades conectadas com tipos, unidades e classes + Associação entre classes + Restrições

em associações.

A figura 4.2 ilustra a relação entre vocabulário, dicionário, sistema de classificação, taxonomia, enciclopédia e ontologia.

Ontologia Ontologia Relações Relevantes Relação Enciclopédia Informação estruturada Dicionário Dicionário Definição Vocabulário Vocabulário Conceito Classificação Generalização/ Especialização Taxonomia Ontologia Ontologia Relações Relevantes Ontologia Ontologia Relações Relevantes Relação Relação Enciclopédia Informação estruturada Dicionário Dicionário Definição Dicionário Dicionário Definição Vocabulário Vocabulário Conceito Vocabulário Vocabulário Conceito Classificação Generalização/ Especialização Taxonomia

Figura 4.2: Representação da relação entre vocabulário, dicionário, sistema de classificação, taxonomia, enciclopédia e ontologia.

Fonte: BARRESI, S.; LIMA, C. Deliverable D1.1: State of the Art Analysis, FUNSIEC project - Feasibility study for a UNified Semantic Infrastructure in the European Construction sector, eContent 42059Y3C3FPAL2. July 2004.

No presente trabalho adota-se a definição de ontologia da Comité Européen de Normalisation (CEN): “Uma ontologia denota um entendimento (tipicamente

compartilhado) de um domínio particular em termos de conceitos (idéias abstratas com valor semântico) que estão interconectados através de uma série de relações relevantes” (CEN/ISSS, 2004).

Conclui-se que as tecnologias são importantes e podem ajudar na efetivação da Gestão do Conhecimento, mas antes das tecnologias deve-se entender melhor as interferências e reações do comportamento humano. Existem várias abordagens que estudam as interferências e reações do comportamento humano, dentre as quais chama a atenção à da Cognição Distribuída, que além do contexto no qual as pessoas se desenvolvem, considera também elementos internos e externos ao mesmo.