• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II ESTADO DE ARTE

VESTUÁRIO

2.3.3.3 Padrões de Compra

Além dos motivos racionais e emocionais, Frings (2004, p.59) defende ainda que existem típicos padrões de compra de vestuário de moda, nomeadamente:

Qualidade e preço (Perceived value) - Os consumidores compram de acordo com os seus ideais de qualidade e preços (Pelo aspecto económico e financeiro);

Moda (Item buying) - Os consumidores compram apenas uma peça de vestuário para atualizar o seu guarda-roupa. (Pelo envolvimento que têm com a moda);

88 Crommentuijn-Marsh, P., Eckert, C., & Potter, S. (2010). Consumer behavior towards sustainability

38

Múltipla funcionalidade (Multiple-use clothing) - Os consumidores compram vestuário procurando múltiplas características, como conforto, funcionalidade e uso múltiplo (Pelo desejo de interligarem diferentes necessidades em simultâneo com diferentes ocasiões e atividades);

Por necessidade (Wear now) - As pessoas compram muito próximo da necessidade (Pela própria necessidade da funcionalidade de tal peça de vestuário);

Por conveniência (Convenience) - As pessoas requisitam o seu vestuário pela facilidade e rapidez da compra, como a venda por catálogo ou internet (Por circunstâncias temporais);

Pelos serviços (Service) - As pessoas compram mas exigem serviços em diferentes tipos de stock (Pelos serviços afectos à compra efectuada)

No estudo de Philippa Crommentuijn-Marsh (2010, “Contradictory behaviour”, para.1)89 também o “preço” é efetivamente um fator importante como critério e padrão de compra porque quando a autora confrontou os inquiridos sobre a melhoria de serviços, com especial ênfase na personalização, o entusiasmo dos participantes mostrou depender do custo acrescido ao serviço. A seu ver, os valores emocionais são fortemente representados nas decisões de compra, já que a maioria admitiu julgar as pessoas pelo modo como elas vestem, porém existe um conflito permanente entre os valores pessoais e o seu poder financeiro (Crommentuijn-Marsh, 2010, “Clothing and emotions”, para.1)90.

Crommentuijn-Marsh reforça, ainda, a importância das situações de compra com o tipo de vestuário: “ (…) Enquanto alguns indivíduos despendem bastante tempo para comprar determinadas peças de vestuário, outros compram-nas momentaneamente (…) mesmo no supermercado” (2010, s.p). A maior parte dos indivíduos têm mesmo retalhistas preferidos para diferentes tipos de roupa; “(…) a cadeia tradicional de lojas “tipo Marks & Spencer” é muito requisitada na compra de roupa casual enquanto as cadeias de supermercados são pontos de compra para roupa interior”.

Partindo deste ponto de vista é também interesse considerar o tipo de lojas como um fator relevante de compra e não apenas o tipo de serviços que Frings refere.

89 Crommentuijn-Marsh, P., Eckert, C., & Potter, S. (2010) – cit.88 90 idem

39 2.3.3.4 O Comportamento do Consumidor de Moda com base no Valor das peças de vestuário

Frings (2004, pp. 59-60)91 e Philippa Crommentuijn-Marsh (2004,“Rational and Irrational behaviour”, para.2)92 consideram ainda o tipo de ponderações relacionadas com o próprio valor do vestuário. Frings qualifica-as em considerações de “estilo” (Moda) e considerações práticas; Crommentuijn-Marsh descreve-as, como foi anteriormente referido, em fatores explícitos e fatores implícitos.

Considerações de “Moda” (de Frings)

As considerações de “Estilo” (de Frings) assentam nos elementos fundamentais de design ligados aos aspectos emocionais do vestuário. Eles são:

Cor (Color) - A maior parte das pessoas relacionam a personalidade à cor sendo este um dos primeiros elementos que as fazem aceitar ou rejeitar uma peça;

Materiais (Texture) - A textura transmite a sensação do tecido dando a ideia da sua composição (materiais);

Estilo (Style) - Neste elemento existem outras considerações relacionadas com o design das peças de vestuário, como a “Linha” e a “Silhueta”. É uma consideração ambivalente e pouco objectiva porque pode ser influenciada pelas tendências de Moda ou pelos próprios valores pessoais dos indivíduos.

Considerações práticas (de Frings)

As considerações práticas relacionam-se com os aspetos funcionais do produto em si:

Preço (Price) - Geralmente este é um dos fatores mais importantes para a maioria dos consumidores, sendo um item do padrão de compra;

Pelo forma como se adequa ao corpo (Fit) - O tamanho nem sempre é a garantia do vestuário assentar bem, por isso, a maior parte das empresas costumam trabalhar com tabelas de medidas apropriadas ao seu público-alvo. Elas variam de sector para sector e de marca para marca;

Conforto (Comfort) - A vida ativa das pessoas e o acréscimo de atividades extraprofissionais aumentaram a necessidade de inovações tecnológicas nos têxteis. As pessoas precisam de peças de roupa que as mantenham quentes no Inverno e

91 Frings, G. S. (2004) – cit.76

40

frescas no Verão para se sentirem confortáveis em diferentes ocasiões (no trabalho, em viagens, na prática desportiva, etc.).

Apropriado (Appropriateness) - Esta característica expressa a aquisição de peças de vestuário para diferentes funcionalidades mas para preencher necessidades específicas (ocasiões especiais, eventos, trabalho, etc.) de acordo com a “figura- tipo” de cada consumidor (personalidade, cor e idade).

Marca (Brand or Designer Label) - Alguns consumidores compram pela reputação da sua marca e outras vezes pelo resultado de uma forte campanha publicitária. A marca é tão importante como a combinação do preço/qualidade.

Pela facilidade de limpar (Fiber or Fabric Performance and Care) - a durabilidade e a facilidade ou dificuldade de limpeza e manutenção são factores muito importantes no momento de aquisição das peças de vestuário. Muitos consumidores preferem peças de vestuário de fácil manutenção porque não têm tempo ou dinheiro para gastar em limpezas fora de casa.

As preocupações dos consumidores com o easy-care atenuaram o desenvolvimento têxtil na área da limpeza a seco e popularizam os artigos de algodão em wash and go (“lavar-e-andar”). Aliás, para proteger o consumidor, existem regulamentações internacionais acerca da obrigatoriedade da composição e forma de manutenção das peças na etiquetagem da roupa.

Qualidade e durabilidade (Quality and Durability) - As compras por qualidade aumentaram nos últimos anos. Neste caso, o consumidor considera o vestuário um investimento, dando valor aos detalhes, à qualidade dos materiais e ao trabalho manual. Muitos indivíduos procuram determinadas marcas com base na sua reputação pela qualidade.

Considerações Explícitas e Considerações Implícitas (de Crommentuijn- Marsh)

As considerações explícitas do vestuário são:

Preço (Price) - critério prático de Frings

Manutenção (Care) - critério prático de Frings

Tipos de Materiais (Type of Fibres) - critério de Moda de Frings E as considerações implícitas do vestuário são:

41  Cor (Colour) - consideração de Moda para Frings

Estilo formal (Style) - consideração de Moda para Frings

No documento A sustentabilidade no design de vestuário (páginas 55-59)