• Nenhum resultado encontrado

3 FUNDAMENTAÇÃO METODOLÓGICA

3.2 SUJEITOS DE PESQUISA

3.2.1 Perfil da turma

Acreditamos ser importante abordarmos algumas características referentes à turma escolhida para participar da pesquisa, a fim de que possamos apresentar nossos possíveis sujeitos ao leitor. Além disso, assim, é possível conhecer a realidade do contexto, no qual estávamos inseridas.

A turma selecionada para fazer parte da pesquisa era constituída, inicialmente, por 20 alunos que cursavam o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola localizada no município de Itaara-RS. Entretanto, durante o período em que o estudo estava sendo realizado, 3 dos nossos estudantes deixaram de integrar a turma, fazendo com que, no final, tivéssemos 17 possíveis sujeitos de pesquisa.

A faixa etária da turma varia entre 12 e 14 anos, o que, no início, deixou-nos apreensivas a respeito da maturidade do grupo para encarar um trabalho que exigiria deles: desenvoltura argumentativa; postura de pesquisador no momento de preparação para os debates; capacidade de se avaliar, refletindo sobre suas ações e fragilidades; e amadurecimento para receber a avaliação dos colegas a respeito de seu desempenho.

Todavia, ao longo do processo, fomos surpreendidas pela turma que abraçou com maturidade a pesquisa, apresentando, desde o primeiro debate – debate 2 – realizado, grande avanço em todos os aspectos propostos, os quais serão melhor descriminados na seção referente à análise e resultados.

Essa turma, ainda que não na sua totalidade, era composta por alunos interessados e participativos, porém, conversadores. Rapidamente, perdiam o foco e gostavam de contar sobre experiências vivenciadas ou questionar sobre assuntos fora do contexto da sala de aula. Apesar dessas “distrações”, a turma, durante os momentos que exigiam maior seriedade, como explicações da professora, aquietava-se, escutava com atenção e, às vezes, trazia perguntas e comentários a respeito do conteúdo.

Ressaltamos que, de acordo com a realidade de uma sala escolar, os alunos não eram aqueles “idealizados” que permanecem sempre em absoluto silêncio ou com foco total na

professora. Como já dito, havia, ainda que em sua minoria, alunos pouco interessados e pouco participativos que, a todo momento, tentavam iniciar conversas e brincadeiras com o colega ao lado. Além disso, percebemos que alguns alunos, mesmo que em silêncio, não estavam prestando muita atenção às explicações dadas. Mas, apesar disso, observamos que, nos três debates realizados, todos os alunos haviam compreendido questões relacionadas ao gênero e ao processo avaliativo. Isso porque, durante a realização dos debates, eles cumpriram com as “obrigações” referentes à função de cada um no gênero, assim como a do colega no momento em que o avaliavam.

Tínhamos, portanto, como participantes, um grupo excelente, com vontade de aprender e buscar conhecimentos novos. Podemos observar isso pela frequência nas oficinas, assim como nas preparações para os debates. Também, observamos que, ao longo do processo, os alunos tornavam-se mais críticos e reflexivos a respeito de suas participações nas atividades.

Entretanto, devido ao pouco tempo para a pesquisa e análise do resultado e, tendo em vista a grande quantidade de alunos presentes na turma, definimos alguns critérios que serviram de parâmetros para a escolha do nosso sujeito.

A seguir, apresentamos o Quadro 3239 com os critérios elencados para a seleção. Na primeira coluna constam as etapas de escolha; na segunda, os alunos que cumpriram a etapa, os quais estão identificados com a letra “S”, inicial do termo “sujeito”, seguida do número referente na chamada; na terceira, os alunos eliminados.

Quadro 32 – Critérios para seleção do nosso sujeito de pesquisa

ETAPAS PARA SELEÇÃO SELECIONADOSSUJEITOS 40 ELIMINADOS SUJEITOS

1. Entregar os documentos solicitados assinados (Termo de Consentimento Livre e Termo de Assentimento); S03; S04; S07; S08; S12; S13; S15; S16; S18; S21; S22; S23; S25; S26 S01; S09; S10; S14; S17; S19 2. Optar por ser o sujeito de pesquisa41; S03; S04; S07; S13; S15;

S18; S22; S23; S25; S26

S08; S12; S16; S21 3. Participar de todas as atividades propostas; S03; S07; S13; S15; S18;

S22; S23; S25; S26

S04 4. Integrar o grupo de debatedores nos 3

debates realizados;

S03; S18; S22; S23; S26 S07; S13; S15; S25 5. Manter-se mais tempo com o turno de fala

durante os debates;

S22; S23; S26 S03; S18 6. Aluno que justificou por escrito o critério

número 2. S22 S23; S26

Fonte: Elaborado pelas autoras desta dissertação.

Com o intuito de justificar a escolha dos critérios adotados para a seleção do sujeito a ser analisado nesta dissertação, apresentamos o Quadro 33:

Quadro 33 – Justificativa dos critérios elencados para a seleção do nosso sujeito de pesquisa

CRITÉRIO JUSTIFICATIVA

PRIMEIRO

É indispensável, por serem menores de idade, a autorização de um responsável para a efetiva participação do aluno na pesquisa, ainda que a pesquisadora fosse, também, a professora regente da turma.

SEGUNDO É importante que parta do sujeito, e não apenas da pesquisadora, a vontade e o interesse de ser o foco da análise.

TERCEIRO É necessário que o aluno tenha participado de todas as atividades propostas, conforme nosso terceiro critério, pois, somente assim, será possível averiguar

avanços e/ou retrocessos apresentados pelo sujeito.

QUARTO

É preciso que o aluno pertença a um dos grupos de debatedores, tendo em vista que um dos aspectos analisados na pesquisa é a argumentação. No entanto, decidimos pelo grupo dos debatedores, pois, diferentemente dos avaliadores e da plateia, os argumentos por eles utilizados, além de aparecerem em maior número, são embasados em pesquisas realizadas pelos alunos, apresentando, assim, tipos de argumentos diversificados.

QUINTO É importante que o possível sujeito tenha participado ativamente dos debates para que, assim, tivéssemos maior quantidade de dados para analisar.

SEXTO Foi necessário para que pudéssemos selecionar o nosso sujeito, visto que os três últimos atenderam aos critérios anteriores, podendo, assim, serem sujeitos de

pesquisa.

Fonte: Elaborado pelas autoras desta dissertação.

40 Lembramos que os sujeitos S02, S05, S06, S11, S20 e S24 não aparecerão, pois, apesar de seus nomes estarem

incluídos na lista de chamada, esses alunos não frequentavam as aulas na turma.

Com base nos critérios apresentados, por eliminação, chegamos à definição do nosso sujeito de pesquisa. A fim de que pudéssemos selecioná-lo, foi necessária a inclusão do sexto aspecto, visto que os três últimos – S22, S23 e S26 – poderiam ser igualmente nossos sujeitos pesquisados. A seguir, e de forma breve, apresentamos nosso sujeito.