• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida pela busca de fontes bibliográficas, ou seja, materiais que já foram publicados sobre o tema da pesquisa (GIL, 2017). Nesta tese ela foi realizada para a elaboração da revisão de literatura – necessária para a construção do conhecimento pela seleção de artigos com relevância no assunto para fazer parte do portfólio bibliográfico, permitindo ao pesquisador conhecer os fenômenos de forma ampla (GIL, 2017). Esta etapa do estudo consistiu, em um primeiro momento, na delimitação do tema e proporcionou o suporte teórico desta tese. Mais especificamente, a pesquisa bibliográfica permitiu auxiliar a atender os objetivos específicos “a” e “b”, de acordo com a Matriz de Consistência (Quadro 3).

Neste trabalho, a pesquisa bibliográfica foi realizada a partir de levantamento bibliométrico realizado conforme Lacerda, Ensslin e Ensslin (2012). Os procedimentos da pesquisa podem ser divididos em três etapas principais: investigação preliminar, seleção de artigos para o portfólio bibliográfico e análise bibliométrica do portfólio (Figura 10).

O processo de pesquisa teve início, portanto, com uma investigação preliminar, quando foi feita a escolha de palavras-chave dentro da área de conhecimento e dentro do foco da pesquisa, a fim de possibilitar a busca por referências bibliográficas dentro das bases de dados de indexação de periódicos (RUTHES; SILVA, 2015). As palavras escolhidas para o levantamento bibliométrico inicial foram: transferência de tecnologia, capacitação tecnológica, universidade e contrato de licenciamento.

Figura 11 – Estrutura do levantamento bibliométrico

Fonte: Adaptado de Lacerda, Ensslin, Ensslin (2012)

As bases de dados foram selecionadas de acordo com a área da pesquisa e a significância para o tema da pesquisa (RUTHES; SILVA, 2015). Em princípio, foram escolhidas três bases relevantes: Web of Science, Scopus e Scielo. A Web of Science é uma base largamente utilizada da Thomson Reuters, com aproximadamente 12.000 periódicos de todas as áreas do conhecimento (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, s/d). A Scopus indexa mais de 21.000 periódicos; pertence à editora Elsevier e engloba várias categorias, entre elas Ciências Sociais Aplicadas, objeto deste estudo (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, s/d). A Scielo foi escolhida por ser uma base nacional, referência no meio acadêmico brasileiro.

Após a escolha das bases a serem utilizadas, e tendo definidas as palavras- chave das buscas, as palavras alinhadas com o tema foram traduzidas para o inglês, por ser o idioma básico de buscas nas principais bases de dados. Durante a investigação preliminar verificou-se que a palavra “contrato de licenciamento” não apresentou nenhum resultado nas bases pesquisadas junto às demais palavras, por isso decidiu-se por retirar esta palavra para a seleção de artigos. Houve uma diferença

na utilização das palavras no plural ou singular; assim, foi utilizado o operador asterisco (*) como símbolo de truncamento para encontrar a palavra tanto no singular quanto no plural e variações de escrita das palavras.

De posse das palavras-chave e das bases, iniciou-se o processo de seleção de artigos para a construção do portfólio bibliográfico que compõe o referencial teórico desta pesquisa (LACERDA; ENSSLIN; ENSSLIN, 2012). O recorte temporal utilizado para a busca foram publicações dos últimos dez anos (2010 - 2019), com vistas a conhecer o estado da arte mais recente sobre o tema. Foram procurados somente artigos de periódicos, excluindo-se qualquer outro tipo de publicação; a busca foi feita em todas as áreas de conhecimento existentes nas bases.

A pesquisa inicial, combinando as três palavras-chave, resultou em dois artigos na Web of Science, enquanto na Scopus foram encontradas seis referências. Na base Scielo a pesquisa não retornou artigos, somando, portanto, oito artigos de acordo com a Tabela 4. Dos artigos encontrados na base da Scopus, um é igual ao do Web of Science, resultando ao final em um portfólio bibliográfico de sete artigos na busca combinada. Após a leitura na íntegra dos sete artigos da pesquisa inicial, foram encontradas outras palavras similares e/ou relevantes para a pesquisa, ampliando-se a busca para quatro estratégias (2 a 5) apresentadas na Tabela 4, realizadas em dois momentos: a) entre novembro e dezembro de 2017 e b) entre setembro e outubro de 2019.

Tabela 4 – Resultado das buscas por palavras-chave

Buscas Palavras-chave Web of

Science

Scopus Scielo Total 1 "Technology transfer" AND "Technological

capability" AND university

2 6 0 8

2 "Technology transfer" AND "Technolog* capabilit*" AND Universit*

9 9 1 19

3 "Technology transfer" AND "Technolog* development" AND Universit*

38 71 9 118

4 "Technology transfer" AND "university-industry collaboration"

75 42 9 126

5 "Technology transfer" AND "triple helix" AND university

89 39 1 129

Total 213 167 20 400

Outras palavras encontradas nessas leituras iniciais foram incluídas nas buscas, porém sem apresentar resultados ou voltarem os mesmos artigos já encontrados, por isso foram excluídas das buscas: "knowledge transfer", "public research institutes", "university-industry-government linkages", "technology learning activities" e "technology process innovation".

O tema principal desta tese é a transferência de tecnologia, por isso esta palavra esteve presente em todas as estratégias de busca realizadas nas bases de dados. A segunda palavra: capacitação tecnológica foi substituída em algumas estratégias por desenvolvimento tecnológico (busca 2), ou hélice tripla (busca 4), outros conceitos alinhados ao tema principal e que levam em consideração um ator principal na transferência de tecnologia que é a empresa. A terceira palavra (universidade) é para delimitar a busca por trabalhos que tratem de TT de universidades11, escopo deste trabalho. A palavra cooperação universidade-empresa

(busca 3) também foi utilizada, pois agrega os dois atores principais do processo de transferência de tecnologia, segundo a Lei de Inovação (BRASIL, 2004).

Dando sequência à análise bibliométrica, as referências encontradas foram exportadas para o software EndNote X7® para filtragem dos artigos. O primeiro passo foi eliminar os artigos duplicados, resultando em 288 artigos. Em segundo lugar foi realizada uma leitura dinâmica, que incluiu o título, palavras-chave e resumo, buscando os artigos alinhados aos assuntos desta pesquisa, sendo descartados 158 artigos, o que totalizou 130 artigos nesta fase.

O terceiro passo da filtragem incluiu a retirada de trabalhos sem citações, a não ser de publicações de 2017 na primeira pesquisa e de 2019 na segunda, pois estes ainda não tiveram tempo suficiente de serem citados a fim de escolher artigos com reconhecimento científico desde sua publicação. Neste critério foram excluídas 35 referências que não tinham nenhuma citação apontada no Google acadêmico. Foram utilizadas as citações no Google Acadêmico para padronizar o número de citações, uma vez que os artigos foram encontrados em bases diferentes e cada uma somente coloca o número de citações dentro de sua própria base de dados. Como último passo dessa filtragem de artigos, procedeu-se à busca pelas referências com acesso disponível ao texto completo, seja pela própria ferramenta dentro do EndNote X7® ou

11 As ICTs são o escopo principal desta pesquisa, porém esta sigla ou a expressão instituições de ciência e tecnologia é de uso nacional, e, portanto, inexiste nas bases internacionais. Desta forma, optou-se por usa a palavras universidade na seleção de artigos.

busca no Portal de Periódicos da Capes. Ao final da filtragem, foram selecionados 83 artigos para compor o corpus dinâmico do portfólio bibliográfico.

Como passo final, foi realizada análise do portfólio bibliográfico para verificar o alinhamento do artigo integral aos assuntos da pesquisa, segundo a percepção da pesquisadora (LACERDA; ENSSLIN; ENSSLIN, 2012). Para isso, os 83 artigos encontrados foram lidos na íntegra para permitir a utilização somente de artigos relevantes e alinhados aos objetivos da pesquisa, pois somente a leitura dos resumos não permite esta inferência.

Além do levantamento realizado nas bases de dados, foi realizada uma busca no banco de teses e dissertações da Capes com as mesmas palavras-chave. Finalmente, 51 artigos e 10 teses selecionados formaram o corpus dinâmico final da pesquisa, conforme de visualiza na Figura 11. Um quadro contendo estes dados encontra-se nos Apêndices (Apêndice A), ao final deste trabalho.

Figura 12 – Filtragem dos artigos e definição do corpus total

Fonte: Autoria própria (2020)

Porém, ainda foram incorporados como corpus estático obras seminais dos autores de base descritos no embasamento teórico (item 1.7 desta tese) e outros artigos citados dentro do corpus dinâmico, que foram selecionados pela sua relevância e incorporados pelo que é chamado por Wohlin (2014) por leitura em bola

de neve. Este processo de bola de neve permite trazer outros trabalhos importantes que não foram contemplados no levantamento bibliométrico, seja por não fazerem parte das bases de dados escolhidas ou por não estarem dentro do recorte temporal selecionado. Foram identificadas 2.480 referências dentro dos 61 documentos aderentes, e destas foram incorporados 9 artigos e 11 capítulos de livros ou livros ao portfólio final desta obra, totalizando 20 documentos (Apêndice B).

Além disso, foram incorporados ao corpus final 11 documentos de materiais publicados em sites oficiais como do INPI, MCTIC, Organização para cooperação e desenvolvimento econômico (OCDE) e legislações sobre inovação no Brasil (Apêndice C) para formar o conjunto teórico desta pesquisa, totalizando 31 documentos incluídos no corpus estático. Desta forma, 92 arquivos foram utilizados como corpus final para a construção do referencial teórico, do mapa conceitual, das categorias de análise e dos instrumentos de coleta de dados.