• Nenhum resultado encontrado

PORTFÓLIO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES

VALENTIM, C. F.¹; SILVA, C. R.¹; AMARAL, K. A.¹; JUBINI, G. M.¹;

ANDREOLLA, V. R. M.²

¹Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Ibatiba; ²Universidade Federal do Paraná (UFPR). gilberto.jubini@ifes.edu.br

1. INTRODUÇÃO

Os conteúdos de matemática necessitam ser es- tudados e os raciocínios desenvolvidos devem ser registrados. O portfólio de ensino, aprendiza- gem e avaliação utilizado pelo professor e pelos alunos no curso de Técnico em Meio Ambiente, no IFES campus Ibatiba, tem ajudado o processo como um todo. O objetivo deste trabalho consis- te em uma comparação entre os documentos disponibilizados no portfólio do professor e os registros realizadospelos alunos, na visão de es- tudantes do Primeiro Ano do curso de Técnico em Meio Ambiente.

O termo “portfólio” é oriundo do italiano porta- foglio que significa recipiente onde se guardam folhas soltas, começou a ser empregado em artes plásticas em que o artista fazia uma seleção de trabalhos que exprimiam sua produção. No am- biente educacional a ideia permanece a mesma, sem a necessidade de guardar essas produções em uma pasta de papel cartão (TORRES, 2008). Segundo TORRES (2008) o portfólio é um ins- trumento pedagógico de identificação da qualidade de ensino, aprendizagem, mediante a avaliação de desempenho do aluno e do profes- sor. Consiste em arquivar de forma organizada e em sequência, tudo o que foi trabalhado com re- lação a uma temática ou a uma disciplina em uma pasta ou arquivo, incluindo aulas, ativida- des, trabalhos, apostilas, exercícios e pesquisas relacionadas ao assunto. Ao ser solicitado pelo docente, esse dará orientações e acompanhará a elaboração individual de cada aluno, podendo periodicamente servir o mesmo como um instru- mento de avaliação.

Com a elaboração de um portfólio, o professor passa a ter um diálogo com cada aluno, de forma individualizada, desde que esse mantenha seus registros atualizados. Também permite ao acadê- mico, refletir sobre a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos que estabelecerão sua valoração de aprendizagem(TORRES, 2008).

Hernández (2000) define portfólio como sendo um continente de diferentes documentos como notas pessoais, experiências de aulas, trabalhos pontuais, controle de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, dentre outras; que proporcionará evidên- cias de que o conhecimento foi construído, das estratégias que foram utilizadas e da disposição de quem o elaborou para continuar o aprendizado.

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Foi realizado um contrato didático entre o pro- fessor e os alunos, onde ocorreu uma discussão sobre a organização do portfólio e como o ins- trumento é utilizado no processo de ensino, aprendizagem e avaliação. O professor orientou os alunos para organizar e registrar as resoluções das atividades propostas no portfólio, adotando uma rotina de estudos diários, em momento indi- vidualizado e silencioso, reservando cerca de 10 a 15 minutos de estudos para cada aula assistida. Aos alunos é permitido o acesso ao portfólio do professor, podendo tirar fotos e comparar as re- soluções, encontrar erros nas resoluções das atividades que estão no portfólio do professor, sendo orientados a não copiarem as resoluções sem saber os “por quês”, ou seja, é necessário estar pró-ativo e disposto a aprender.

Para que o aprendizado e o conhecimento seja adquirido com o uso do portfólio, o professor, organiza o seu próprio portfólio e disponibiliza a organização dos planos de aulas e as resoluções das atividades propostas.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com a figura 1, pode ser observado os tópicos do contrato didático, realizado entre alu- nos e professor no primeiro dia de aula e que é sempre atualizado no decorrer do período letivo, registrado no portfólio do professor.

Fig. 1: Tópicos do contrato didático realizado

com os 1º anos, no início do período letivo de 2016.

Na figura 2, é mostrado um plano de aula que o professor disponibilizou, em seu portfólio, para que os alunos antecipem os estudos.

Fig. 2: Plano de aula disponibilizado para os

alunos antes da aula.

Os tópicos do contrato didático realizado entre alunos e professor no primeiro dia de aula e re- gistrado no portfólio dos alunos, pode ser observado na figura 3.

Fig. 3: Tópicos do contrato didático realizado

com os 1º anos, no início do período letivo de 2016 e registrado no portfólio dos alunos. Na figura 4, observa-se a organização do roteiro de estudo, com os principais tópicos estudados com o objetivo de auxiliar os alunos na resolu- ção das questões. O roteiro é orientado pelo professor, mas organizado de maneira individual pelos alunos e registrado no portfólio.

Fig. 4: Roteiro de estudos, organizados pelos

A figura 5, mostra a resolução das atividades propostas. Os alunos se organizam em equipes para discutirem as resoluções e comparar os re- sultados obtidos. As discussões são importantes para a aprendizagem e fixação do conteúdo estu- dado. O estudo coletivo auxilia na aprendizagem, ou seja, diminui a disparidade en- tre os saberes adquiridos pelos alunos.

Fig. 5: Organização das resoluções realizadas no

portfólio.

Foram coletados depoimentos de alunos do Ifes, Campus Ibatiba, sobre a utilização do portfólio como instrumento de ensino, aprendizagem e avaliação (Tabela 1).

Tabela 1: Depoimentos dos alunos:

Nome Opinião

Wilian Gomes Novais

“O portfólio me ajudou a ter mais segurança.” Romantiezer Oliveira Da Silva “Ajudou-me a adquirir conhecimento.” Leonardo Lino Dos Santos

“Me ajudou a ter mais regularidade nos estudos” Graciele Dias De

Oliveira

“Ajudou a me organizar”

Elias Bruno Mendes Coelho

“Logo que o professor ensinava já colocávamos em prática, e com isso ficamos mais seguros ao fazer a avaliação.” João Vitor Ruivo

Panza

“Ajuda na prática e aprendizado dos conteúdos”

O professor precisa organizar o planejamento das aulas e realizar seus registros. Para o uso do portfólio é necessário um contrato didático dinâ- mico e flexível que pode ser revisado e atualizado no decorrer do período letivo.

Os alunos precisam estar dispostos a realizarem as resoluções das atividades propostas e registra- rem no portfólio, sendo assim ficam mais seguros, melhoram o desempenho, adquirirem conhecimento, apresentam mais regularidade nos estudos, suas ideias e registros ficam melho- res organizadas, são motivados a prática da leitura e da escrita e consequentemente a fixação dos conteúdos estudados.

Alguns alunos que adotaram o portfólio, relata- ram que passaram a ter melhor desempenho em outras disciplinas, pois passaram a organizar me- lhor as resoluções das atividades, os registros e o raciocínio.

4. CONCLUSÕES E PERSPECTIVAS

Concluiu-se que o uso do portfólio de ensino, aprendizagem e avaliação auxilia a organização de professores e alunos, devendo ser usado como um instrumento de avaliação contínua que possibilita o retorno as atividades realizadas, se auto avaliarem e estudar os conteúdos que obser- vam ter dificuldades. O professor pode observar

as resoluções das atividades e disponibilizar ta- refas de recuperação de conteúdo de maneira contínua.

5. BIBLIOGRAFIA

TORRES, S. C. G. Portfólio como Instrumento

de Aprendizagem e suas Implicações para a Prática Pedagógica Reflexiva. Rev. Diálogo

Educ., Curitiba, v. 8, n. 24, p. 549-561, maio/ago. 2008.

HERNÁNDEZ, F. Cultura Visual, mudança

educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre:

Artmed, 2000.

AGRADECIMENTOS

Ao Ifes – Campus Ibatiba, que oportunizou a re- alização deste trabalho e a publicação no evento realizado no próprio campus. Em especial aos alunos que disponibilizaram os cadernos para re- alização das imagens e aos que fizeram depoimentos e autorizaram a publicação.

Outline

Documentos relacionados