• Nenhum resultado encontrado

Fazer muito de uma vez causa prejuízo Em casa ou no trabalho, distrações levam a escolhas equivocadas, erros dolorosos e estresse desnecessário.

3. A distração prejudica os resultados. Quando você tenta fazer m uita coisa de

um a vez, pode acabar não fazendo nada direito. Descubra o que é m ais im portante no m om ento e concentre sua atenção nisso.

Com o intuito de botar o princípio da ÚNICA Coisa para funcionar, você não pode acreditar na m entira de que fazer duas coisas ao m esm o tem po é um a boa ideia. Em bora agir assim sej a, às vezes, possível, nunca é possível fazê-lo com eficácia.

6 UMA VIDA DISCIPLINADA

“Um dos mais prevalentes mitos de nossa cultura é a autodisciplina.” Leo Babauta Existe um a ideia bastante atraente: a pessoa bem -sucedida é aquela que é “disciplinada”, e leva um a vida igualm ente “disciplinada”.

Mentira.

Na verdade, não precisam os de m ais disciplina do que j á tem os. Só precisam os direcioná-la e m anej á-la um pouco m elhor.

Ao contrário do que boa parte das pessoas acredita, o sucesso não é um a m aratona de ações sistem atizadas. As conquistas não exigem que você sej a um a pessoa disciplinada o tem po todo, nem que cada ação sej a bem planej ada ou que o controle é a solução para toda situação. O sucesso é, na verdade, um a corrida de curta distância, um tiro alim entado pela disciplina apenas o tem po suficiente para que o hábito entre na j ogada e tom e o controle.

Quando sabem os de algo que precisa ser feito, sem que estej a de fato sendo feito, costum am os dizer: “Só preciso ter m ais disciplina”. Ocorre, que precisam os criar o hábito de fazê-lo, e precisam os de disciplina suficiente apenas para construí-lo.

Em qualquer discussão sobre o sucesso, as palavras “disciplina” e “hábito” acabam se interceptando. Em bora separadas pelo significado, conectam -se poderosam ente para form ar a fundação da conquista: trabalhar regularm ente sobre algo até que isso trabalhe regularm ente por você. Quando você se disciplina, está na verdade treinando para agir de um m odo específico. Mantenha essa ação por certo tem po, e ela se tornará rotineira – em outras palavras, um hábito. Então, quando você vê pessoas que parecem “disciplinadas”, o que está vendo, na verdade, são pessoas que treinaram um punhado de hábitos em suas vidas. Isso faz com que pareçam “disciplinadas”, quando, na verdade, não são.

Ninguém é.

E quem gostaria de ser, afinal? Só de pensar em ter cada com portam ento m oldado e m antido por treinam ento parece assustadoram ente im possível por um lado e com pletam ente chato, por outro. A m aioria das pessoas acaba chegando a essa conclusão, m as, não vendo alternativa, redobra seus esforços em direção ao im possível ou desistem , caladas. A frustração aparece, e a resignação finalm ente se instala.

Você não precisa ser um a pessoa disciplinada para ter sucesso. Na verdade, você pode ter sucesso com menos disciplina do que pensa, por um simples motivo: o sucesso se trata apenas de fazer a coisa certa, não de fazer tudo certo.

O truque para ter sucesso é escolher o hábito certo e reunir disciplina suficiente para estabelecê-lo. Só isso. Não precisa m ais disciplina do que isso. Conform e esse hábito se torne parte da sua vida, você vai com eçar a parecer disciplinado, m as não será. Será alguém que tem algo que trabalha regularm ente por você, porque você trabalhou regularm ente por isso. Será um a pessoa que usou a disciplina selecionada para construir um hábito poderoso.

DISCIPLINA SELECIONADA FUNCIONA SEM DIFICULDADES

O nadador olím pico Michael Phelps é praticam ente um estudo de caso da disciplina selecionada. Quando foi diagnosticado com TDAH, enquanto criança, a professora do j ardim disse à m ãe dele: “Michael não fica parado. Michael não fica quieto... Não tem talento. Seu filho nunca será capaz de focar em nada”. Bob Bowm an, técnico do rapaz desde seus onze anos, com enta que Michael passava bastante tem po fora da piscina, ao lado do estande do salva-vidas, por com portam ento inadequado. Esse m esm o com portam ento pipocou tam bém na vida adulta dele vez por outra.

No entanto, Phelps quebrou dúzias de recordes m undiais. Em 2004, ganhou 6 m edalhas de ouro e 2 de bronze em Atenas, e, depois, em 2008, bateu o recorde, ganhando 8 em Pequim , ultrapassando o lendário Mark Spitz. Suas 18 m edalhas fixaram um recorde para todo atleta olím pico, de qualquer m odalidade. Antes de pendurar os óculos de piscina, aposentando-se, suas vitórias nos Jogos Olím picos de Londres, em 2012, elevaram sua contagem total de m edalhas para 22, rendendo-lhe o status de atleta m ais condecorado de todos os esportes, de todos os tem pos. Falando em Phelps, um repórter disse: “Se ele fosse um país, sozinho j á estaria em 12º lugar no quadro de m edalhas”. Hoj e em dia, a m ãe com enta: “A habilidade de Michael em focar m e im pressiona”. Bowm an cham a essa habilidade de “seu m ais forte atributo”. Com o isso foi acontecer? Com o o m enino que “nunca será capaz de focar em nada” alcançou tanto?

Phelps tornou-se um a pessoa com disciplina selecionada.

Dos catorze anos até as Olim píadas de Pequim , Phelps treinou sete dias por sem ana, 365 dias por ano. Ele entendeu que, treinando aos dom ingos, ganharia a vantagem de 52 dias de treinam ento a m ais que os outros com petidores. Passava até seis horas na piscina todo dia. “Canalizar a energia é um a das m aiores habilidades dele”, diz Bowm an. Sem querer sim plificar dem ais, não é equívoco dizer que Phelps canalizou toda sua energia em um a disciplina que se desenvolveu até tornar-se hábito: nadar diariam ente.

O resultado de desenvolver o hábito correto torna-se bastante óbvio: é o sucesso que se procura. O que m uitas vezes passa despercebido, contudo, é um ganho secundário: isso sim plifica a sua vida, que fica m ais clara e m enos com plicada porque você sabe o que tem e o que não tem que fazer bem . O fato é que investir em disciplina focada no hábito certo lhe dá perm issão para que sej a m enos disciplinado em outras áreas. Quando você faz a coisa certa, isso pode liberá-lo de ter que monitorar tudo.

Michael Phelps encontrou seu ponto-chave na piscina. Com o tem po, encontrar a disciplina adequada para fazer disso um hábito acabou m udando a vida dele.

FIG 7 Quando um novo comportamento se transforma em hábito, demanda menos disciplina para ser mantido.

66 DIAS PARA O PONTO-CHAVE

Disciplina e hábito. Honestam ente, a m aioria das pessoas nunca quer falar de verdade sobre am bos. E quem pode criticar? Eu é que não. As im agens que essas palavras conj uram em nossa cabeça são chatas e desagradáveis. Fico cansado só de ler. Mas tenho boas notícias. A disciplina certa dura bastante, e os hábitos são chatos apenas no início. Com o tem po, hábitos tornam -se cada vez m ais fácil de se m anter. É verdade: hábitos requerem m uito m enos energia e esforço para ser m antidos do que para com eçá-los (vej a a figura 7). Ature a disciplina o bastante para transform á-la em hábito, e a j ornada vai ter um a aparência com pletam ente diferente, a partir de então. Foque-se em um único hábito de form a que ele sej a parte da sua vida, e você poderá conduzir a rotina efetivam ente com m uito m ais facilidade. O que era difícil se torna hábito, e o hábito torna fácil o que era difícil.

Então, por quanto tem po você tem que m anter a disciplina? Pesquisadores da University College de Londres têm a resposta. Em 2009, eles perguntaram : quanto tem po um novo hábito leva para ser estabelecido? Procuravam descobrir o m om ento em que um novo com portam ento se torna autom ático ou arraigado, o ponto de “autom aticidade”, quando os participantes se encontravam 95% além da curva de poder e o esforço necessário para sustentá-la era o m enor possível. Pediram aos alunos que assum issem obj etivos de exercícios e dieta por um período de tem po e m onitoraram o progresso. Os resultados sugerem que se leva um a m édia de 66 dias para se adquirir um novo hábito. A variação total foi de 18 a 254 dias, m as os 66 dias representaram um ponto-chave – com com portam entos m ais fáceis levando m enos dias em m édia, e os difíceis exigindo m ais tem po. Círculos de autoaj uda tendem a pregar que o tem po para m udar é 21 dias, m as a ciência m oderna não sustenta essa ideia. Desenvolver o hábito certo leva tem po, então não desista logo. Decida qual é o certo, depois dê todo o tem po necessário a si m esm o e aplique toda a disciplina que puder conj urar para desenvolvê-lo.

Os pesquisadores australianos Megan Oaten e Ken Cheng descobriram evidências de outros efeitos positivos em torno da criação de um hábito. Em seus estudos, alunos que adquiriram com sucesso um hábito reportaram m enos estresse, m enos consum o im pulsivo, m elhores hábitos alim entares, m enor consum o de álcool, tabaco e cafeína, m enos horas assistindo à TV e até m enos louça suj a. Sustente a disciplina por tem po suficiente para criar um hábito, e não som ente ele se torna m ais fácil, m as o m esm o acontece com várias outras

coisas. É por isso que as pessoas com os hábitos corretos parecem ser melhores que as outras. Estão fazendo a coisa mais importante regularmente, e, como resultado, tudo mais fica mais fácil.

BOAS IDEIAS

1. Não seja uma pessoa disciplinada. Sej a um a pessoa de hábitos poderosos e use

Outline

Documentos relacionados