• Nenhum resultado encontrado

Tome as rédeas de seu ambiente Certifique-se de que as pessoas ao seu redor e o am biente físico o apoiam em seus obj etivos As pessoas certas em sua

No documento A Unica Coisa - o Foco Pode Tra - Gary Keller (páginas 159-177)

vida e o am biente correto em seu cam inho diário o apoiarão para chegar até sua ÚNICA Coisa. Quando am bos estão alinhados com sua ÚNICA Coisa, eles oferecerão o otim ism o e a sustentação de que você precisa para fazê-la acontecer.

O roteirista Leo Rosten resum iu tudo quando disse: “Não acredito que o propósito da vida é ser feliz. Acho que o propósito da vida é ser útil, ser responsável, ser com passivo. Acim a de tudo, ser im portante, válido e lutar por algo, ter feito algum a diferença por ter vivido”. Viva com propósito, viva com prioridade e viva com produtividade. Siga esses três princípios pelo m esm o m otivo pelo qual você fez os três com prom issos. Evite os quatro ladrões, caso queira deixar um a m arca, caso queira que sua vida sej a im portante.

A JORNADA 18

“Para percorrer a jornada mais difícil, precisamos apenas dar um passo por vez; só não podemos parar de andar.” Provérbio chinês

“Um passo por vez” pode ser trivial, m as é verdade, m esm o assim . Não im porta o obj etivo, não im porta o destino, a j ornada para qualquer coisa que você desej a com eça com um único passo.

Esse passo é cham ado a ÚNICA Coisa.

Quero que faça um a coisa para m im : feche os olhos e im agine sua vida tão grande quanto você puder. Tão grande quanto você algum dia ousou sonhar. Está vendo?

Agora, abra os olhos e escute. Tudo aquilo que você viu, você tem capacidade de alcançar. E quando aquilo a que você se lança é o m ais vasto que pode visualizar, você passará a viver a vida m ais grandiosa possível.

Viver grande é sim ples assim .

Vou com partilhar com você um m odo de conseguir isso. Escreva seu salário atual. Multiplique-o por um núm ero: 2, 4, 10, 20 – não im porta. Escolha um , m ultiplique seu salário por ele, e escreva o núm ero. Olhando para o núm ero, ignorando se você está assustado ou excitado, pergunte-se: “Minhas ações atuais m e levarão a esse valor nos próxim os cinco anos?”. Se sim , continue duplicando o núm ero até que não m ais. Se, em seguida, você tom ar atitudes que com binem com sua resposta, estará vivendo grande.

Eu uso o salário apenas com o exem plo. Esse m odo de pensar pode ser aplicado à sua vida espiritual, seu condicionam ento físico, seus relacionam entos, às realizações de sua carreira, ao sucesso do seu negócio ou a qualquer outra coisa que lhe sej a im portante. Quando você am plia os lim ites do seu pensam ento, você expande os lim ites da sua vida. Apenas quando você consegue im aginar um a vida m aior, você pode esperar conquistá-la.

O desafio é que viver a vida m ais grandiosa possível requer não apenas pensar grande, m as tam bém tom ar as atitudes necessárias para chegar lá.

Alcançar resultados extraordinários requer que você sej a sim ples. Tornar seu foco o m ais sim ples possível sim plifica seu pensam ento e cristaliza o que você deve fazer. Não im porta quão grande você pense; quando você sabe aonde está indo e direciona seu pensam ento até o que precisa ser feito prim eiro para chegar lá, sem pre descobrirá que tudo com eça com a sim plicidade. Anos atrás, eu queria ter um a m acieira no m eu j ardim . Descobri que não há com o com prar um a árvore m adura. A única opção era com prar um a m uda e cuidar dela. Eu poderia pensar grande, m as não tinha escolha a não ser com eçar com o pequeno. Foi o que eu fiz; cinco anos depois, colhíam os m açãs. Mas pensei o m aior que podia, e adivinhe o que aconteceu? Acertou. Não plantei só um a. Hoj e, tem os um pom ar.

Sua vida é assim . Você não ganha nada pronto. Ganha tudo pequeno, m ais a oportunidade de cultivar – se quiser. Pense pequeno e sua vida, m uito provavelm ente, vai perm anecer pequena. Pense grande e sua vida terá a chance de crescer. A escolha é sua. Quando você escolhe um a vida grandiosa, por padrão, terá de com eçar do sim ples para chegar a ela. Deve pesquisar alternativas, selecionar opções, alinhar prioridades e fazer o que é m ais im portante. Você precisa se sim plificar. Deve encontrar sua ÚNICA Coisa.

“Apenas aqueles que se arriscam a ir longe demais tem a chance de descobrir quão longe podem ir.” T. S. Eliot Não existe algo garantido, m as existe sem pre algum a coisa, a ÚNICA Coisa, que dentre as dem ais é a m ais im portante. Não estou dizendo que haverá apenas um a única coisa, ou a m esm a coisa para sem pre. Estou dizendo que em qualquer m om ento do tem po pode haver apenas um a ÚNICA Coisa, e quando essa ÚNICA Coisa está alinhada com o propósito que você tem e se encontra no topo das suas prioridades, ela será o m ais produtivo a se fazer para lançá-lo em direção ao m elhor que pode ser.

Ações constroem -se sobre ações. Hábitos constroem -se sobre hábitos. Sucesso constrói-se sobre sucesso. O dom inó certo derruba outro e outro e outro. Então, sem pre que quiser ter resultados extraordinários, procure a ação correta, que vai deflagrar um a queda de dom inós. Grandes vidas surfam na poderosa onda das reações em cadeia, sendo construídas sequencialm ente, o que significa que, quando você alm ej a o sucesso, não há com o pular diretam ente para o final. O extraordinário não funciona assim . O conhecim ento e o momentum constroem ,

enquanto você vive, a ÚNICA Coisa a cada dia, a cada sem ana, a cada m ês e a cada ano. E eles dão a você a habilidade de construir um a vida extraordinária.

Mas isso não acontece do nada. Você tem de fazer acontecer.

Certa noite, um idoso índio cherokee contou ao neto a batalha travada dentro de todas as pessoas. Disse ele: “Meu filho, a batalha ocorre entre dois lobos que existem em você. Um é o m edo. Ele traz ansiedade, preocupação, incerteza, hesitação, indecisão e inércia. O outro é a fé. Ela traz calm a, convicção, confiança, entusiasm o, decisão, em polgação e ação”. O neto pensou no que ouvira por um m om ento e perguntou, de m ansinho, ao avô: “Qual lobo ganha?”. O velho índio respondeu: “Aquele que você alim enta”.

“Daqui a vinte anos, você vai ficar mais desapontado com as coisas que não fez do que com as que fez. Então solte as amarras. Vá para longe da segurança da margem. Pegue os ventos alísios em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.” Mark Twain Sua j ornada em busca de resultados extraordinários será construída, sobretudo, com fé. Som ente quando tiver fé em seu propósito e em suas prioridades você buscará sua ÚNICA Coisa. E, assim que estiver certo de qual é, terá o poder pessoal necessário para rom per a hesitação, pondo-se em ação. Fé leva a ação, e, quando tom am os atitudes, evitam os j ustam ente o que poderia m inar ou desfazer tudo pelo que trabalham os: o arrependim ento.

CONSELHO DE AMIGO

Por m ais satisfatório que o sucesso sej a, por m ais prazerosa que a j ornada pareça, existe, na verdade, um m otivo ainda m elhor para se levantar da cam a todos os dias e tom ar atitudes para com a sua ÚNICA Coisa. No cam inho para viver um a vida que vale a pena, fazer seu m elhor para ter sucesso no que m ais im porta não apenas o recom pensa com sucesso e felicidade, m as com algo ainda m ais precioso.

A ausência de arrependim entos.

Se você pudesse voltar no tem po para falar consigo m esm o aos dezoito anos, ou saltar para o futuro e visitar seu eu aos oitenta, de quem gostaria de ouvir conselhos? É um a proposta interessante. Eu escolheria m inha versão m ais velha. Seria um ponto de vista carregado do conhecim ento reunido por lentes m ais am plas.

m áxim o, sem m edo. Viva com propósito, dê tudo de si e não desista j am ais.” Esforço é im portante, j á que sem ele você nunca vai alcançar o m aior sucesso que puder. Realizações são im portantes, visto que sem elas você nunca vai vivenciar seu verdadeiro potencial. Correr atrás de um propósito é im portante, porque, se você não o fizer, talvez nunca encontre a felicidade duradoura. Acredite que falo a verdade aqui. Vá viver um a vida que vale a pena viver, na qual, no fim , você poderá dizer: “Sou feliz por ter feito”, em vez de “Gostaria de ter feito”.

Por que penso assim ? Porque, m uitos anos atrás, com ecei a tentar entender com o é um a vida que vale a pena viver. Decidi sair por aí e descobrir com o ela seria. Foi um a viagem m uito válida. Visitei gente m ais velha, m ais sábia que eu, m ais bem -sucedida. Pesquisei, li, procurei conselho. De cada fonte im aginável, procurei pistas e sinais. Acabei chegando a um sim ples ponto de vista: um a vida que vale a pena viver pode ser m ensurada de várias m aneiras, m as a que m ais se sobressai é viver um a vida sem arrependim entos.

A vida é m uito curta para acum ularm os pilhas de “poderia”, “seria” e “deveria”.

A conclusão chegou até m im quando m e perguntei quem seriam as pessoas que enxergavam a vida com m ais clareza. Entendi que eram as que se estavam se aproxim ando do fim . Com eçar tendo o fim em m ente é um a boa ideia, então não há lugar m elhor que o final da vida para procurar pistas sobre com o viver. Fiquei pensando no que as pessoas que não têm nada m ais a fazer a não ser olhar para o passado m e diriam sobre com o seguir adiante. Seu discurso foi incrível, e a resposta, clara: viva sua vida para m inim izar os arrependim entos que pode vir a ter no final.

Que tipo de arrependim ento? Poucos livros m e fazem chorar, m enos ainda m e fazem parar e buscar um lencinho, m as The Top Five Regrets of the Dying [Os cinco maiores arrependimentos de quem está prestes a falecer], escrito em 2012 por Bronnie Ware, conseguiu essa façanha. Ware passou m uitos anos cuidando de gente que enfrentava a própria m ortalidade. Quando perguntava a essas pessoas sobre seus arrependim entos, ou sobre algo que fariam diferente, descobriu tem as sim ilares em todas. Em ordem decrescente, os cinco m ais com uns eram estes: gostaria de ter me deixado ser mais feliz – dem oraram m uito a descobrir que a felicidade é um a escolha; gostaria de ter mantido contato com meus amigos – falharam m uito constantem ente em dar-lhes o tem po e a atenção que m ereciam ; gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos – frequentem ente foi pesado dem ais lidar com bocas caladas e sentim entos presos, gostaria de não ter trabalhado tanto – causou m uito rem orso tem po dem ais gasto com ganhar a vida em vez de construí-la.

prim eiro lugar: gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse. Sonhos sem irrealizados e esperanças não concretizadas: esse foi o arrependim ento núm ero um expresso por quem estava prestes a m orrer. Com o Ware colocou: “A m aioria das pessoas não honrou nem m etade dos sonhos e teve de m orrer sabendo que isso foi causado pelas escolhas que fizeram , ou que deixaram de fazer”.

As observações de Bronnie Ware não pertencem só a ela. Na conclusão de sua exaustiva pesquisa, Gilovich e Medvec, em 1994, escreveram : “Quando as pessoas olham para o passado, são as coisas que não fizeram que lhe geram o m aior arrependim ento... As ações das pessoas podem ser problem áticas a princípio; são as inações que as assom bram com sentim entos de rem orso”.

Honrar nossas esperanças e correr atrás de viver produtivam ente tendo fé em nosso propósito e em nossas prioridades é a m ensagem dos m ais idosos. De seu ponto de vista m ais sábio, a m ensagem não podia ser m ais clara.

Nada de arrependim entos.

Então, certifique-se de fazer a cada dia o que é m ais im portante. Quando você sabe o que é m ais im portante, tudo faz sentido. Quando não sabe, nada faz sentido. As m elhores vidas não são vividas assim .

O SUCESSO É UM TRABALHO INTERNO

Portanto, com o viver um a vida sem arrependim entos? Do m esm o j eito que você com eça sua j ornada em busca de resultados extraordinários. Com propósito, prioridade e produtividade; sabendo que o arrependim ento deve ser evitado, e pode ser; com a ÚNICA Coisa no topo da m ente e no topo da agenda; com um prim eiro sim ples passo que todos podem os dar.

Acredito que o m elhor j eito de com partilhar essa ideia sej a contar um a história.

Certa noite, um m enino pulou no colo do pai e sussurrou: “Pai, a gente não passa m uito tem po j untos”. O pai, que am ava m uito o filho, sabia que ele tinha razão, e respondeu: “Você tem razão; peço desculpas. Mas prom eto que vou recom pensá-lo. Já que am anhã é sábado, por que não passam os o dia inteiro j untos? Só você e eu!”. Fechado o plano, o m enino foi para a cam a naquela noite com um sorriso no rosto, im aginando o dia seguinte, anim ado com as possibilidades das aventuras que viveria com o pai.

Na m anhã seguinte, o pai acordou m ais cedo do que o habitual. Queria certificar-se de poder ainda desfrutar o ritual de tom ar um a caneca de café lendo j ornal antes que o filho acordasse, todo anim ado e pronto para brincar. Perdido em pensam entos, lendo a seção de negócios, foi pego de surpresa quando o filho puxou o j ornal de repente e gritou, entusiasm ado: “Pai, acordei.

Vam os brincar!”.

O pai, em bora anim ado em ver o filho e a fim de com eçar o dia j untos, percebeu-se desej ando um pouco m ais de tem po para term inar o ritual da m anhã. Botando a m assa cinzenta para funcionar, chegou a um a ideia prom issora. Pegou o filho, deu um grande abraço nele e anunciou que a prim eira brincadeira seria m ontar um quebra-cabeça j untos, e, quando term inassem , “vam os lá fora brincar até o fim do dia”.

Mais cedo, enquanto lia, vira um anúncio de página inteira com um a foto do m undo. Achou-o rapidam ente, rasgou-o em pedacinhos e espalhou-os sobre a m esa. Pegou fita-crepe para o filho e disse: “Quero ver quanto tem po você leva pra m ontar esse quebra-cabeça”. O m enino em barcou na brincadeira com entusiasm o, enquanto o pai, achando que conseguira um pouco de tem po extra, m eteu-se novam ente no j ornal.

Em questão de m inutos, o m enino puxou novam ente o j ornal do pai e anunciou, orgulhoso: “Pai, term inei!”. O pai ficou atônito. O que tinha em frente – inteira, intacta e com pleta – era a foto do m undo, colada do j eito que estava no anúncio, nem um pedaço fora de lugar. Num tom m isto de orgulho e assom bro, ele perguntou: “Com o foi que você conseguiu fazer isso tão rápido?”.

O m enino ficou radiante. “Foi fácil, pai! Não estava conseguindo, no com eço, e pensei em desistir, porque estava m uito difícil. Mas então eu coloquei um pedaço no chão, e porque o tam po da m esa é de vidro, olhei por baixo dela e vi que, atrás, tinha a foto de um hom em . Isso m e deu um a ideia! Quando m ontei o hom em , o m undo se arrum ou j unto”.

Ouvi essa inocente narrativa pela prim eira vez na adolescência e nunca m e esqueci dela. É um a história que reconto continuam ente para m im m esm o; é o tem a central em m inha vida. O que m e m obilizou não foi o problem a aparente do equilíbrio na vida do pai, algo que certam ente captei. O que m e sensibilizou e perm aneceu com igo foi a solução inspirada do filho. Ele desvendou um segredo m ais profundo: um a abordagem m ais sim ples e direta para viver. Um ponto inicial para qualquer desafio que possam os enfrentar pessoal ou profissionalm ente. A ÚNICA Coisa que devem os entender se querem os alcançar resultados extraordinários no m ais alto nível possível. Sem dúvida. Sem questionar.

O sucesso é um trabalho interno.

Monte-se, e o m undo se arrum a j unto. Quando você coloca propósito em sua vida, sabe suas prioridades e alcança alta produtividade na prioridade que m ais im porta a cada dia, sua vida faz sentido e o extraordinário se torna possível.

Todo sucesso na vida com eça dentro de você. Você sabe o que fazer. Sabe com o fazer. O próxim o passo é sim ples.

COLOCANDO A ÚNICA COISA PARA FUNCIONAR

“Na demora não existe abundância.” William Shakespeare E agora?

Você leu o livro. Entendeu tudo. Está pronto para vivenciar resultados extraordinários em sua vida. Então, o que fazer? Com o acessar a ÚNICA Coisa do m odo m ais eficiente? Vam os revisitar o núcleo do livro e pensar em m aneiras de colocar sua ÚNICA Coisa para funcionar agora m esm o.

Para ser m ais sucinto, vou encurtar a Pergunta Foco, então se lem bre de acrescentar “... de m odo que, ao fazê-la, o restante se torna m ais fácil ou desnecessário?” no final de cada pergunta!

SUA VIDA PESSOAL

Deixe a ÚNICA Coisa trazer clareza para as áreas-chave da sua vida. Abaixo, alguns exem plos:

• Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer esta sem ana para descobrir e afirm ar o propósito da m inha vida...?

• Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer em noventa dias para conseguir a form a física que desej o...?

• Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer hoj e para fortalecer m inha fé...?

• Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer para arranj ar tem po para praticar guitarra por vinte m inutos a cada dia...? Acertar m ais buracos no golfe em noventa dias...? Aprender a pintar em

seis m eses...?

SUA FAMÍLIA

Use a ÚNICA Coisa com sua fam ília para ter experiências divertidas e satisfatórias. Aqui vão algum as opções:

• Qual é a ÚNICA Coisa que podem os fazer esta sem ana para m elhorar nosso casam ento...?

• Qual é a ÚNICA Coisa que podem os fazer toda sem ana para passar m ais tem po j untos, em fam ília...?

• Qual é a ÚNICA Coisa que podem os fazer esta noite para aj udar nossos filhos na lição de casa...?

• Qual é a ÚNICA Coisa que podem os fazer para ter as m elhores férias das nossas vidas...? O m elhor Natal de nossas vidas...? O m elhor alm oço de Ação de Graças...?

Por favor, saiba que esses são apenas exem plos. Caso se apliquem a você, ótim o. Se não, use-os para descobrir quais áreas você pode explorar, que im portam para você.

E não se esqueça de dividir o tem po em blocos. Aj a assim para garantir que as coisas im portantes sej am feitas e as atividades m ais relevantes sej am dom inadas. Em alguns casos, você vai querer dividir o tem po para encontrar a resposta, em outros, vai dividir o tem po apenas para im plem entá-la.

Agora, vam os ao trabalho; verem os com o você pode levar consigo o poder da ÚNICA Coisa.

SEU TRABALHO

Coloque a ÚNICA Coisa para funcionar, levando sua vida profissional para o nível seguinte. Aqui seguem algum as m aneiras de com eçar:

• Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer hoj e para com pletar m eu proj eto atual antes do prazo...?

• Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer este m ês para produzir um trabalho m elhor...?

• Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer antes da próxim a avaliação para obter o aum ento que desej o...?

• Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer todo dia para term inar o trabalho e ainda chegar em casa no horário...?

SUA EQUIPE DE TRABALHO

Coloque a ÚNICA Coisa para funcionar com as outras pessoas. Não im porta se você é um gerente, executivo ou dono de em presa, traga as ideias da ÚNICA Coisa para as situações diárias do trabalho, a fim de increm entar a

No documento A Unica Coisa - o Foco Pode Tra - Gary Keller (páginas 159-177)

Outline

Documentos relacionados