• Nenhum resultado encontrado

PREJUÍZOS E BENEFÍCIOS NA UTILIZAÇÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO Esta categoria retrata a visão geral que os participantes têm em relação ao

LISTA DE SIGLAS

7. RESULTADOS E DISCUSSÃO

7.8 PREJUÍZOS E BENEFÍCIOS NA UTILIZAÇÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO Esta categoria retrata a visão geral que os participantes têm em relação ao

uso do cartão de crédito. Os participantes foram indagados quanto aos possíveis benefícios e prejuízos pessoais na utilização do cartão. A frequência das respostas está disposta na tabela 10 e, segundo os dados obtidos, dentre as mulheres com 20 anos de idade, duas afirmam que a utilização do cartão acarreta em prejuízos, duas afirmam que há mais benefícios e uma afirma que fica tudo na mesma, não tendo nem prejuízos nem benefícios. Dos homens com 20 anos, dois veem benefícios na utilização do cartão e três acham que fica tudo igual. Dos participantes com 40 anos de idade, três mulheres apontam os benefícios e duas acham que não há nem prejuízos nem benefícios na utilização do cartão e todos os homens de mesma idade declaram que só há benefícios na utilização do cartão de crédito.

TABELA 10: PREJUÍZOS E BENEFÍCIOS NA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE CRÉDITO PARA OS USUÁRIOS E PARA AS FINANCIADORAS

Para os usuários Para as financiadoras Total de

Seguem falas exemplificando os benefícios e prejuízos apontados pelos participantes deste estudo a partir da utilização do cartão de crédito. Iniciando pela opinião dos participantes com 20 anos quanto aos benefícios:

Benefícios.

Por quê?

Porque, geralmente, você tem aquela parcelinha lá: “não, essa parcelinha eu posso pagar”. Agora se você for comprar, o valor à vista do que você pretende comprar, às vezes, você não tem, né?

(ANDRESSA, 20 anos)

Eu acho que tem mais benefícios. Pela questão de quando você não tem o dinheiro ali em espécie você pode utilizar o cartão.

(ANSELMO, 20 anos)

Benefícios. Se for bem usado, é benefício.

Por quê?

Por exemplo, no meu caso, eu compro, eu uso o meu cartão de crédito quando eu quero comprar uma coisa maior, que daí eu parcelo. Então, tem vantagem. Agora, porque eu consigo controlar minhas finanças. Agora, por exemplo, alguém que, que não consegue controlar o dinheiro, gasta mais do que tem, muitas vezes, aí é uma grande desvantagem, porque a pessoa acha que tem aquele dinheiro, porque tem o limite, mas na verdade não tem. E daí a pessoa descobre isso quando tem que pagar os juros que os bancos cobram. (ANDERSON, 20 anos)

Um dos principais benefícios da utilização do cartão de crédito, segundo os participantes, é a possibilidade de poder comprar sem ter dinheiro, vantagem que apareceu no estudo semelhante de Cooper e Stoltz (2008) em que os participantes, com idades entre 18 e 35 anos, também relataram a vantagem de comprar sem dinheiro e a vantagem relacionada à segurança, por não precisar portar dinheiro e, assim, não correr o risco de ser assaltado. Não precisar andar com dinheiro também foi apontado, pelos participantes do presente estudo, como uma das vantagens do cartão, como no exemplo a seguir:

Mais benefícios. [demora em responder] Facilidade na compra, né?

De repente, alguma coisa, você não tem o valor em dinheiro, e tal, e você consegue parcelar... (CELSO, 40 anos)

Pra mim há benefícios.

Por quê?

Porque... São vários motivos, mas um é o seguinte, eu não uso dinheiro, né? Tudo com cartão. O cartão, se tiver na mão, você gasta, você paga. Se você não tiver aquilo não, não é um gasto, né?

Dinheiro não uso mesmo. (CÉLIO, 40 anos)

Pra mim, benefícios.

Por quê?

Ah. Porque, eu não sei. Eu não costumo ter o dinheiro pra pagar mensalista. Eu não tenho muita disciplina em guardar o dinheiro, né?

É uma questão de disciplina pessoal. Como eu não tenho... Eu

compro e a fatura vem pra mim, pra eu pagar, então eu me sinto na obrigação de quitar aquilo, né? Então eu tenho, como eu te falei, tenho o controle sobre os meus gastos, né? Eu quito a fatura integral, então eu posso, posso... O correto seria eu guardar e pagar tudo à vista, né? Mas eu não tenho esse tipo de disciplina. Então é uma forma de eu, de eu me controlar com conta ou alguma coisa, não sei se é bem isso, mas eu utilizo muito bem, administro muito bem meu cartão, então eu acho que ele tem vantagens. (BERENICE, 40 anos)

Os exemplos retratam que, na verdade, o que os sujeitos entendem por segurança refere-se ao dinheiro, uma vez que este estaria seguro em suas contas correntes. No entanto, o que parece passar despercebido pelos participantes, de modo geral, é que, não portar dinheiro, não implica estar livre dos riscos de ser assaltado. E mais, os sujeitos parecem não lembrar os vários casos de sequestros relâmpagos, em que as vítimas ficam em posse dos sequestradores até que se consiga sacar, como o cartão, todo o dinheiro que possuem em contas bancárias.

Sem contar que, quando se tem o hábito de só fazer compras com o cartão, raramente os sujeitos fazem o controle de seus gastos, o que seria mais fácil quando se porta dinheiro em espécie. Como afirma a participante Angela que entende que há prejuízo na utilização do cartão de crédito, pois acredita ser mais fácil controlar os gastos pagando à vista que com o cartão:

Eu acho que, pra mim, seria mais prejuízo porque eu gosto de pôr tudo na ponta do lápis, então... Aí eu não saberia ao certo. Mas, eu prefiro mais débito mesmo. (ANGELA, 20 anos)

A forma como os participantes realizam o controle das faturas, categoria apresentada no subcapítulo 7.4, demonstra que, ao invés de controlar, muitos participantes se limitam a conferir as faturas. Assim, sem saber ao certo quanto já gastou com o cartão, aumenta o risco de sobre-endividamento.

Prosseguindo com a análise dos dados expostos na tabela 10, agora em relação aos prejuízos e benefícios para as financiadoras, segundo os participantes, os principais benefícios das financiadoras são as taxas de manutenção, de aluguel das máquinas para os lojistas e da cobrança de juros nas faturas em atraso:

Pra ela, [financeira] com certeza é um benefício porque, se não, ela não criava isso, eu acho.

Mesmo quando você paga em dia, como você disse?

Com certeza. Alguma coisa ela deve ganhar, não sei, com o que se ganha com a utilização do cartão e do imposto, da, de ela fornecer pra loja também, né? Esse cartão... ela deve ganhar alguma coisa em cima. Com certeza. (AGUINALDO, 20 anos)

Ela obtém mais benefícios, com certeza. Justamente pelo fato de, se eu for, sei lá, comprar pão, tem o juro embutido ali na compra do pão, na hora de passar na máquina deles, né? Que o cara que ta vendendo o pão paga. Então, é sempre benefício pra financiadora ter um utilizador de cartão de crédito. (AIRTON, 20 anos)

Tem benefícios. Ela obtém mais benefícios. Porque às vezes eu não pago no dia que tem que pagar, às vezes. O juros é mais. Maior.

(AMANDA, 20 anos)

Eu não acredito que ela tenha prejuízo e que não tenha benefícios. É óbvio. Ninguém trabalha de graça, então, quanto mais eu utilizar mais eles ganham, né? Como eu te falei, eles cobram taxas, eles, é, é... Existem muitas pessoas que não pagam a fatura integral, eles ganham um absurdo de juros, né? Então, eu acredito que, quanto mais as pessoas... Se não essa briga... Se não tivessem, não tinha essa briga imensa pra que as pessoas fizessem cartão. Todo o dia, no teu telefone, é alguém ligando pra te oferecer. (BERENICE, 40 anos)

De modo geral, os participantes acreditam que sempre há benefícios para as financiadoras quando os sujeitos utilizam o cartão de crédito. Mas há quem afirme que não é sempre que as financiadoras ganham alegando que se o pagamento das faturas estiver em dia, a financiadora não recebe juro, mas não perde nada, pois recebe o valor investido no financiamento:

Ah. Acho que fica na mesma, né? Porque no final eles vão receber o mesmo. A mesma coisa que receberiam se fosse, se fosse, à vista.

(ANDRÉIA, 20 anos)

Eu acho que fica na mesma, né? Porque... Ai, como que eu posso falar? [pensa em silêncio por um instante] Que se não... Ah, isso aí também não vou poder te responder. Não. Tanto faz, né? Pra eles também, né? Né? Porque já tem... Ele já cobra essa taxa. Tem os juros pra eles, né? Você pagando atrasado ou pagando o mês seguinte. Se você não pagar no mês e pagar a metade, pagar no outro, já tem lucro pra eles, né? É benefício pra eles, né? Pra gente não tem benefício nenhum, né? [risos]. (BÁRBARA, 40 anos)

Em relação às vantagens e desvantagens para as financiadoras, nenhum participante afirma que elas possam obter algum tipo de prejuízo. Todos os homens, com 20 e 40 anos, três mulheres com 20 e quatro com 40 anos de idade, afirmam

que as financiadoras obtêm benefícios com a utilização do cartão. Apenas três mulheres, duas com 20 e uma com 40 anos, acreditam que as financiadoras possam obter prejuízo com a utilização do cartão, conforme exposto na tabela 10, anteriormente apresentada.

Tendo exposta a visão que os participantes têm em relação à utilização do cartão, a categoria que segue, apresenta as recomendações que os sujeitos fazem aos amigos ou amigas quanto à aquisição, ou não, do cartão de crédito.