• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE SIGLAS

6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE INVESTIGAÇÃO

Esta pesquisa insere-se no campo dos estudos sobre o conhecimento social e fundamenta-se a partir da abordagem construtivista piagetiana e trata das representações de adultos jovens de Curitiba sobre os processos de obtenção de lucro das instituições financeiras a partir da utilização do cartão de crédito.

O método clínico de Piaget foi adotado para a realização da coleta de dados desta pesquisa por se tratar de um método cuja “essência é a intervenção sistemática do pesquisador em função do que o sujeito vai fazendo ou dizendo. [...]

O pesquisador, mediante suas ações e suas perguntas, procura compreender melhor a maneira como o sujeito representa a situação e organiza sua ação”

(DELVAL, 2002, p.12). Este método foi criado por Piaget e apresentado, na obra A representação do mundo na criança (1926), em que aborda a forma como o pesquisador pode desenvolver a entrevista e os variados tipos de respostas que podem ser alcançados com a utilização do método clínico.

Para a realização de uma coleta de dados satisfatória, este método exige algumas considerações importantes, dentre elas, a necessidade de que o investigador tenha a dupla habilidade de observar atentamente e de saber exatamente o que está buscando durante todo o processo de entrevista:

O bom experimentador deve, efetivamente, reunir duas qualidades muitas vezes incompatíveis: saber observar, e, ao mesmo tempo, saber buscar algo de preciso, ter a cada instante uma hipótese de trabalho, uma teoria, verdadeira ou falsa, para controlar. (DELVAL, 2002, p.12).

O método clínico permite acompanhar o curso do pensamento dos sujeitos ao longo de uma dada situação, fazendo sempre novas perguntas para esclarecer respostas anteriores. Para a coleta de dados, a entrevista deverá ser constituída por perguntas básicas, que deverão ser respondidas por todos os participantes, e por perguntas que serão acrescentadas conforme as respostas dadas pelos sujeitos, estando sempre orientadas pelo objetivo da pesquisa que está sendo realizada (DELVAL, 2002). Por ser um método flexível, o entrevistador conduzirá a entrevista buscando sempre elucidar a maneira como o sujeito chega às suas concepções, visando a tornar claras e conscientes as explicações destes.

Para este estudo, como instrumento de coleta de dados34, foi desenvolvido um roteiro de entrevista que, após sua elaboração, foi submetido à análise de um especialista. Um estudo piloto permitiu a reformulação e reconsiderações de algumas perguntas visando a aprimorar este instrumento que objetiva identificar:

1. as representações que os sujeitos possuem em relação ao lucro das instituições financeiras;

2. quais benefícios ou prejuízos acreditam que podem ser obtidos com o cartão, tanto para si como para a instituição;

3. como utilizam e controlam o crédito ofertado pelas instituições financeiras por meio do cartão e como efetuam as compras e o pagamento das faturas.

6.1 CAMPO DE ESTUDO

A pesquisa foi realizada com adultos jovens, moradores da cidade de Curitiba, com 20 e 40 anos de idade, usuários de cartão de crédito provenientes de contas bancárias ou de estabelecimentos comerciais.

6.2 SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA

A idade dos participantes deste estudo foi definida a partir da definição de adulto jovem de Papalia, Olds e Feldman (2006) que corresponde ao indivíduo com idade entre 20 e 40 anos. Neste estudo foram selecionados participantes com 20 e com 40 anos de idade, caracterizando o início e o fim dessa fase do desenvolvimento. Sendo 5 participantes do sexo feminino e 5 do sexo masculino

________________

34 O roteiro de entrevista, elaborado para coleta de dados deste estudo, está disponibilizado no apêndice.

com 20 anos de idade e 5 do sexo feminino e 5 do sexo masculino com 40 anos de idade, totalizando.

Os participantes foram selecionados a partir dos contatos pessoais da autora e por intermédio de indicações. Estando o sujeito dentro do perfil da amostra da pesquisa e concordando em participar do estudo, a entrevista foi marcada e realizada em local de melhor conveniência para o participante.

6.3 PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS

Para a coleta dos dados os participantes, primeiramente, leram, concordaram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE35. Em seguida foram coletados os dados pessoais como, nome, idade, sexo, data de nascimento, profissão e escolarização. Então foram realizadas entrevistas individuais, seguindo o roteiro de perguntas, previamente elaborado. As entrevistas foram gravadas com a autorização dos participantes, para possibilitar a transcrição literal das respostas.

Após as transcrições as gravações das entrevistas foram apagadas conforme previa o TCLE.

6.4 PROCEDIMENTO DE ANÁLISE DE DADOS

Os protocolos com as transcrições das entrevistas36 foram analisados, inicialmente, de forma individual. Para a análise do conjunto de dados, as respostas dos participantes foram dispostas em planilhas descritivas37, o que possibilitou a análise do conjunto de respostas dadas por todos os participantes da pesquisa. A partir dessas planilhas e de acordo com a apresentação de regularidades nas respostas, foram instituídas categorias representativas do pensamento dos sujeitos ________________

35 Para o TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – ver apêndice.

36 No apêndice encontram-se protocolos com as transcrições de dois participantes de cada grupo pesquisado (2 homens e 2 mulheres com 20 anos e 2 homens e 2 mulheres com 40 anos de idade).

37 As planilhas descritivas com a tabulação das respostas dos participantes estão disponibilizadas no apêndice.

em relação às suas concepções de lucro das instituições financeiras e ao uso do cartão de crédito. Foram analisados os dados de cada sujeito e do conjunto dos participantes. Durante a análise, os dados foram cruzados para averiguar se ocorrem semelhanças e/ou diferenças nas concepções dos participantes.

7. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados deste estudo foram obtidos a partir de entrevistas junto a adultos jovens de Curitiba que utilizam cartão de crédito. Participaram deste estudo 20 indivíduos, sendo 10 indivíduos com 20 anos de idade e 10 indivíduos com 40 anos de idade. Para cada grupo etário foram entrevistados 5 homens e 5 mulheres.

Antes da apresentação e análise dos resultados seguem os quadros 3 e 4 com as características dos participantes segundo sexo, idade, formação e profissão. Os dados referentes à formação e profissão são apresentados conforme o informado pelos participantes e, a fim de proteger a identidade dos mesmos, utilizou-se neste estudo, nomes fictícios.

QUADRO 3: CARACTERÍSTICAS DOS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO COM 20 ANOS DE IDADE

NOME SEXO FORMAÇÃO PROFISSÃO

ANGELA F Ensino Médio (Incompleto) Bartender

ALICE F Estudante de Pedagogia Telefonista

ANDRÉIA F Publicidade e Propaganda

Estudante de Artes Cênicas Estágio como Atriz

ANDRESSA F Ensino Médio Secretária

AMANDA F Ensino Fundamental Balconista de Panificadora

ANSELMO M Estudante de Administração Autônomo

AGUINALDO M Estudante de Administração Não trabalha

ANDERSON M Estudante de Engenharia Mecânica Estagiário

AIRTON M Estudante de Engenharia Mecânica Bolsista de Iniciação Científica

ANTÔNIO M Cursando Ensino Superior Estagiário

Fonte: A autora.

De acordo com o quadro 3, quanto à formação, dentre os participantes com 20 anos de idade, os do sexo masculino são todos estudantes universitários. Quanto às mulheres, três são universitárias, uma concluiu o Ensino Médio, uma não concluiu